12 abril 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 879

O Trabalho Continua
Marabá, terça-feira, 11 de abril de 2006 – Ano V – Edição nº 879

www.prefeituramaraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá


ESTADO DE EMERGÊNCIA EM MARABÁ
O Prefeito de Marabá Sebastião Miranda Filho assinou Decreto Nº. 227/06, onde declara situação de emergência nas áreas do município de Marabá, atingidas pela enchente dos rios Tocantins e Itacaiúnas.
A medida foi tomada em virtude da elevação do nível das águas dos rios Tocantins e Itacaiúnas, que circundam a cidade de Marabá, ter alcançado a cota de 12,28 metros, no dia 10 de abril de 2006.
A elevação do nível das águas vem causando a inundação de vários bairros e quarteirões da cidade, atingindo inúmeras residências, estabelecimentos comerciais e prédios públicos, afetando os núcleos urbanos da Marabá Pioneira: Santa Rosa, Francisco Coelho (Cabelo Seco) e Santa Rita; Cidade Nova: Independência, Amapá e Bela Vista (invasão); Nova Marabá: Folha 33, Povoado de São Félix e Geladinho.
A situação de emergência é válida, apenas, para as áreas do Município, comprovadamente afetadas pela enchente, conforme prova documental, croqui da área afetada e do formulário de avaliação dos danos causados feitos pela Comissão de Defesa Civil.

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM XADREZ
A Semed, através do Departamento de Ensino, realiza no período de 19 a 21 de abril, o Curso de Capacitação em Xadrez (iniciação), no horário de 8h às 12h e de 14h às 16h, nas dependências da UEPA. O objetivo do curso é a inclusão do Xadrez como suporte pedagógico nas escolas municipais de 6º ao 9º ano.
Segundo o coordenador do Departamento de Ensino de 6º ao 9º ano, Nilton Cardoso Rios, o convite enviado aos estabelecimentos escolares solicita a participação de 02 professores de cada escola para prepará-los ao ensino do Xadrez no local em que trabalham.
Os pré-requisitos básicos para participar são: ser concursado; ter no mínimo 100h; ser responsável e comprometido com a escola; ter vontade de aprender a ciência do xadrez. O professor pode ser de qualquer disciplina e deve ter bom relacionamento com o alunado.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que o ensino de xadrez nas escolas justifica sua existência porque estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação, capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo; oferece uma base matemática; estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe; pode ser utilizado como elemento estruturador do tempo livre do indivíduo e proporciona prazer em seu estudo e prática.
As escolas municipais de Marabá vão inserir o xadrez no contexto ensino-aprendizagem, o que representa um grande avanço. Trata-se de uma atividade lúdica de origem milenar, um jogo de regras que dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais. Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.

INSCRIÇÕES PARA FESTIVAL DE DANÇA
Estão abertas as inscrições para o VII Festival de Dança das Escolas Municipais, no Departamento de Educação Física/Semed, no período de 06 de 20 de abril, no horário de 08 às 12h e 14 às 17h. O tema do festival este ano é “Superação, o alimento da alma”.
Cada professor desenvolverá um sub-tema para a montagem de sua coreografia e o tempo máximo de apresentação por escola é de 5 minutos. Podem ser inscritos até 20 alunos por escola.
Segundo Aparecida Miranda, do Departamento de Educação Física/Semed, o Festival de Danças tem por objetivo proporcionar aos alunos o estímulo da expressão natural de cada um, independente de idade e sexo, assim como incentivar professores de Educação Física a incluir a dança no seu conteúdo programático.

APRESENTAÇÕES DO VII FESTIVAL DE DANÇA
O VII Festival de Danças será realizado no Centro de Formação “Cine Marrocos”, dia 26 de maio, de 16 às 20h. As apresentações seguem a seguinte ordem: 1- 1º ao 5º ano/Ciclos; 2- 6º ao 9º ano e 3- Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As apresentações não podem ser de danças folclóricas e nem de mídia (músicas com danças já coreografadas). As apresentações devem primar pela expressão corporal e pelo ineditismo das coreografias.

BOLETIM TÉCNICO DA CASA DA CULTURA
As escolas públicas e privadas interessadas em adquirir o Boletim Técnico nº 03 da Casa da Cultura podem se dirigir à Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) levando um ofício da direção para recebê-lo gratuitamente. Também está disposto à venda para qualquer pessoa por R$15,00.
O presidente da FCCM Noé von Atzingen explica que o Boletim traz originais de pesquisas e comunicações sobre a Amazônia, nas diversas áreas do conhecimento. Os textos são todos de funcionários da Casa da Cultura. O texto “Resto de Gente/Resto de Bicho” traz alguns casos curiosos de acidentes com Sucuris e Onças. Segundo as autoras Marcilene Caldas e Eliane Lima, o registro se faz necessário porque são cada vez mais raros os acidentes de pessoas atacadas por grandes animais. “Esses registros são necessários para a conservação de nossa memória”.
Entre 20 textos do Boletim Técnico estão: “Águia de Marabá: Construindo uma identidade local a partir da relação torcedor e clube”; “Da Beira do Rio e da Festa do Divino – Um olhar sobre o processo de formação histórica da Vila Espírito Santo”; “Estudos Temáticos na Região da Serra Buritirana/Tapirapé” e “Orquídeas no Norte do Tocantins”. O Boletim aborda temas de interesse regional.

NÍVEL DO RIO
Nesta terça-feira as águas do Tocantins amanheceram ao nível de 12,34 metros, o que supera a cheia do ano passado em dois centímetros. A previsão da Eletronorte é a lâmina d’água chegar aos 12,39 metros amanhã, devendo iniciar processo de vazante no dia seguinte. O Boletim Informativo daquela estatal sinaliza 12,05 metros no domingo, 16 de abril.

PREVISÃO DO TEMPO
Segundo o Canal do Tempo, há possibilidade de trovoadas esparsas no decorrer desta terça-feira. O mapa de satélite aponta um razoável volume de nuvens sobre Marabá. Temperatura entre a mínima de 24ºC e máxima de 32ºC.
O instituto de meteorologia Clima Tempo prevê tempo aberto no centro-sul e no oeste do Pará nesta terça-feira. O sol aparece entre muitas nuvens, mas podem ocorrer pancadas de chuva, principalmente à tarde. No norte e no nordeste do Estado áreas de instabilidade tropical causam chuva na maior parte do dia. Há risco de chuva forte em todo o Pará. O volume de precipitação esperado para Marabá é de 85 mm até sexta-feira.





PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá. CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas