28 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 926

ADIADAS AS INAUGURAÇÕES DE ESCOLAS
As Escolas Municipais “Deuzuíta Melo de Albuquerque” e “Darcy Ribeiro”, localizadas no bairro Laranjeiras e Bom Planalto, respectivamente, não serão mais inauguradas na sexta-feira, 30 de junho, à tarde.
Dia 30 de junho é o último dia para a realização de convenções partidárias, por esta razão a completa reconstrução feita pela Prefeitura nessas escolas fica adiada para o dia 7 de julho.

ROTA DO MINÉRIO COMEÇA A TRAZER PESSOAS A MARABÁ
Por fazer parte da Rota do Minério, divulgada pela Paratur, o município de Marabá vai receber 22 pessoas no dia 29, quinta-feira, que fazem viagem pelo Programa de Familiarização do Turismo (FAMTUR), conhecendo as rotas turísticas do sul do Pará. São formadores de opinião,jornalistas e olheiros do turismo que estarão fazendo o roteiro. Os visitantes recebem apoio da Prefeitura de Marabá, através do Departamento de Turismo (Detur) e SINDHOTEL.
A equipe chega às 17h e desembarca no Itacaiúnas Hotel, será recepcionada pela coordenadora do Detur Ísis Mourão e pelo presidente do SindiHotel Dauro Remor.
Ísis Mourão, disse que a agência LECYTUR comercializa as rotas por via rodoviária em seu ônibus. A programação inclui visita à Casa da Cultura, Galpão de Artes, Galerias de Artes, City Tour na Orla de Marabá, finalizando com um by night Cultural no Hotel Itacaiúnas. O Famtur será composto por 10 diretores de Clubes da Terceira Idade e assessorias de imprensa de grandes empresas de Belém.

ORQUÍDEAS EM XINGUARA
O presidente da FCCM - Fundação Casa da Cultura de Marabá, Noé von Atzingen e o presidente da SOM-Sociedade dos Orquidófilos de Marabá, Rafael Scherer, ministraram curso de plantio e cultivo de orquídeas regionais aos integrantes da Sociedade de Orquidófilos de Xinguara (SOX).
A SOX promoveu a I Exposição de Orquídeas de Xinguara, no período de 18 a 25 de junho, durante a Feira Agropecuária de Xinguara e teve grande participação do público. Na ocasião, o presidente da SOX, Sr. Luiz Scarparo, informou que, inspirados na SOM e na SOX os municípios de Tucumã e Ourilândia estão criando suas sociedades de orquidófilos.
Noé von Atzingen disse que é bastante satisfatório saber que a SOM serve de modelo para outros municípios também cuidarem de suas orquídeas.

GEM DESCOBRE NOVA CAVERNA
No último final de semana, integrantes do GEM (Grupo Espeleológico de Marabá) e FCCM estiveram na Serra do Argeu, entre os municípios de Xinguara e Rio Maria. Documentaram uma nova cavidade geológica natural batizada com o nome de caverna Osmargeu (junção do nome do dono da fazenda próxima à cavidade ao nome da Serra).
Rafael Scherer informa que esta é a cavidade de n.º 979 documentada pelo GEM. “A cavidade tem cerca de 150m de desenvolvimento e é formada em quartzito”.
Rafael Luiz Freitas, do GEM, comenta que as dificuldades de acesso à cavidade são muitas e sua exploração requer grande esforço físico. Para a descoberta a equipe contou com o apoio do guia local Sebastião Moraes.
Maryland Bandeira, de Xinguara, acompanhou a equipe e mostrou-se entusiasmada com a primeira experiência em uma expedição espeleológica. “Vale qualquer esforço para se deparar com algo tão espetacular como é a nova caverna”.
Noé von Atzingen, conselheiro do GEM, disse que está muito satisfeito com a nova descoberta, pois a cavidade é uma das mais interessantes já documentada pelo grupo. “Apresenta um dos maiores salões conhecidos em quartzito. Para completar a beleza, a caverna tem uma nascente em seu interior”. Esta é mais uma vitória do GEM e da Casa da Cultura de Marabá que continuam promovendo a pesquisa, a ciência e o conhecimento em nossa região.

ARRAIÁ CUM SAÚDE
A badalada festa junina da SMS acontece nesta sexta-feira, 30, a partir das 20h, na área de estacionamento da própria secretaria. A idéia não é auferir lucro, por isso tudo será vendido baratinho, baratinho, a partir do ingresso que custa apenas R$ 5,00 com direito a acompanhante e criança não paga.
Cerveja, refrigerante e comidas terão uma reduzida margem de lucro apenas para pagamento do pessoal do bar e garçons. Os ingressos têm como objetivo o pagamento do pessoal da animação que ficará sob a responsabilidade da banda Caribean Hits e sanfoneiros. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no Departamento de Contratos e Convênios ou se preferir na entrada da festa.
Além das comidas típicas como maniçoba e vatapá, também têm aquelas próprias da época como canjica, pipoca e vários tipos de bolo. Ainda como animação a festa terá miss caipira, quadrilhas juninas e até sorteio de brindes.

CAPS TEM FESTA AMANHÃAntes de curtir o "Arraiá cum Saúde" é bom dá uma passada nesta quinta-feira no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II), situado na rua Rio Vermelho, 340, esquina da Rua Pedro Marinho, próximo à Praça do Novo Horizonte. Lá também vai ter muito bolo, refrigerante e comida típica a partir das 15h, mas, devido às circunstâncias dos usuários, não tem bebida alcoólica.
Com raras exceções de uma festa junina normal, o CAPS também vai ter apresentação de quadrilhas escolares e uma big exposição de trabalhos manuais dos usuários. Esta festa é uma mais restrita aos internos e respectivas famílias, mas é uma boa opção para ver como são bem atendidos em Marabá nossos doentes mentais.
O CAPS II tem 8.039 pacientes cadastrados de 14 municípios pactuados à 11ª Regional de Proteção Social, sendo que a maioria, devido a distância, não participam das atividades como oficinas terapêuticas e oficinas de grupo, as quais têm participação praticamente só dos clientes de Marabá, com freqüência de 70 a 80 pacientes.

AÇÕES DE SAÚDE NO SEMESTRE
A Divisão Extramuro levou saúde aos quatro cantos deste município no decorrer do semestre, visitando mais de 80 comunidades só na zona rural e na área urbana também tem prestado atendimento em associações, clubes e até na penitenciária Mariano Antunes. Porém, nada melhor para encerrar a metade do ano do que mostrando serviço.
Amanhã, 29, a Extramuro atende o pessoal do Centro de Internação de Adolescentes Masculino (CIAM), onde dará assistência médico-odontológica aos cerca de 18 jovens que cumprem jornadas sócio-educativas, determinas pelo juiz da Infância e da Juventude.
Na sexta-feira, uma equipe da Extramuro cuidará da saúde das crianças e adolescentes atendidas nos programas da Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – Crescer Cidadão e Abrigo Provisório, também como consultas médicas, inclusive de pediatria, e odontolologia.

CIRURGIA DE CATARATA
O doutor Luiz Madeira segue na sua peregrinação pelos bairros de Marabá e zona rural, fazendo triagem para cirurgia de catarata. Tem direito a esse benefício pelo SUS às pessoas com 50 anos ou mais. Hoje, 28, às 8h, o oftalmologista atende na Associação dos Moradores do Bairro Bela Vista; e à tarde estará na Associação dos Moradores do Bom Planalto, ambos no complexo Cidade Nova; amanhã, 29, no expediente matutino, Luiz Madeira retorna à Assembléia de Deus Madureira, no bairro Laranjeiras e as 16h dará expediente na Assembléia de Deus da Missão, no Novo Horizonte.
Na sexta-feira, 30, às 8h, será atendida a população de Itupiranga; e às 16, na Vila Cajazeiras, também naquele município. No sábado, 1º de julho, Luiz Madeira ficará o dia todo na Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Tocantins; no domingo, 2, o oftalmologista estará na Associação de Moradores da Vila Canaã/Sororó, a partir das 8h. Na segunda-feira, 3, pela manhã, no Abrigo dos Idosos, na Folha 6; e fechando as visitas na tarde de segunda, será atendida a comunidade de Morada Nova.
Enquanto isso seguem as triagens na SMS conforme calendário, devendo encerrar o atendimento dia 4 de julho. A partir desta data as clínicas oftalmológicas vão apresentar seus relatórios à SMS que por sua vez os enviará ao Ministério da Saúde para liberação dos recursos. Desde o ano passado o procedimento tem sido feito dessa forma, é verificado o número de pessoas que necessitam da cirurgia

CAMPANHA ARRECADA DOIS MIL LIVROS
O Núcleo de Educação Infantil (NEI) Rafael Barbosa Fernandes, na Folha 33, foi beneficiado com quase dois mil livros, na campanha de arrecadação de livros infantis promovida pela direção da Vivo, em Marabá.
A cerimônia ocorreu dia 23 na própria escola, com a presença da secretária de Educação, Kátia Américo Garcia, de três representantes da Vivo e de pais de alunos que estudam no NEI.
Alessandra Melo, da Vivo, explicou que a campanha é fruto do projeto Vivo Ajudando, idealizado pelo gerente local da empresa, Hélber Oliveira, o qual dividiu os funcionários em equipe e desafiou cada grupo a elaborar um projeto social, para beneficiar a comunidade local. “Nossa equipe foi vencedora, com um projeto simples. Escolhemos o Núcleo de Educação Infantil da Folha 33 para ajudarmos”.
Além dos livros arrecadados em 25 dias, a Vivo doou também uma televisão e um videocassete para equipar a sala de leitura do NEI. Alessandra disse que a empresa pretende continuar ajudando a minorar as necessidades daquele núcleo, e ainda alcançar outros estabelecimentos de educação da rede pública.
A diretora do NEI, Eude-Léia Gonçalves Ramos, disse que o núcleo não tinha sala de leitura e era um sonho antigo da equipe gestora e dos professores. “Este ano, a sala será uma ferramenta pedagógica importante que beneficiará os 260 alunos matriculados. No ano seguinte serão mais 260 crianças alcançadas. Agradecemos a sensibilidade dos funcionários da empresa Vivo”
Kátia Américo elogiou a iniciativa da Vivo e avaliou que o projeto serve de exemplo para que outras empresas privadas apóiem a educação. “Temos 17 núcleos de Educação Infantil em Marabá. Em todos eles sempre há necessidades a serem supridas”.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas