15 fevereiro 2008

Boletim informativo Nº1288

TECENDO O SABER

A secretaria Municipal de Educação (Semed), Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) e Fundação Roberto Marinho (FRM) realizam a formatura de 94 alunos do Projeto Tecendo o Saber. A solenidade será no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, amanhã, 15, às 19h.

Entre os presentes à cerimônia estarão o prefeito Tião Miranda, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia e representantes da FVRD e FRM, parceiras no projeto.

A coordenadora do projeto pela Semed, professora Iolete Orquisa, explicou que as aulas do Tecendo o Saber são ofertadas para jovens e adultos em 10 turmas em 09 escolas da cidade. São quatro escolas na Cidade Nova; duas na Velha Marabá e três na Cidade Nova.

O Tecendo o Saber atende jovens e adultos no ensino de 1ª a 4ª série (1º ao 6º ano do Ensino Fundamental). As fundações fazem o acompanhamento direto do programa em Marabá, ofertaram cursos de formação as professores em 4 módulos relacionados à leitura e escrita. As atividades incluem temas como meio de comunicação, emprego e solidariedade, cultura e meio ambiente. Cada aluno recebe as aulas através de vídeo em tele-salas e 2 livros de leitura e reflexão, também participam de diversas atividades em grupo.

RESSOCIALIZAÇÃO PELO TECENDO O SABER

O Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes também oferece ressocialização dos detentos, através projeto Tecendo o Saber. Vinte detentos participaram das aulas e receberam acompanhamento psicológico.

A sala de aula no Crama é dotada de 30 carteiras, quatro ventiladores, um quadro negro, um televisor, um aparelho DVD e um kit com 20 livros, lápis e borrachas. Dentro da metodologia do Tecendo o Saber, os alunos cursam da 1ª à 4ª séries em um ano, o que motiva os presos-estudantes a concluírem essa etapa em apenas 25% do tempo.

O programa Tecendo o Saber é resultado da parceria entre a Fundação Roberto Marinho (FRM), a Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) e o Ministério da Educação. Possibilita a conclusão, em menos tempo e com qualidade, das primeiras séries do ensino fundamental. O material didático usado integra livros para alunos e professores e vídeos como material de apoio. O Instituto Paulo Freire foi parceiro na elaboração dos textos dos 12 volumes que compõem a coleção de material impresso.

FORMAÇÃO TÉCNICA PARA TECENDO O SABER

Professores de escolas municipais de Marabá participaram de cursos de formação técnica para participar do projeto Tecendo o Saber. As formações foram realizadas na Biblioteca do Professor, na Marabá Pioneira. Num dos cursos realizados em Marabá esteve como palestrante a técnica em Educação da Fundação Roberto Marinho, Antonieta Alencar, com propostas pedagógicas do projeto, além de Renata Nogueira, da ONG Alfabetização Solidária, que monitora as atividades, e Ana Sena, da Universidade Federal do Pará.

Após a formação as aulas foram ministradas em tele-salas. Ao todo, 960 alunos do Pará acompanharam as aulas nas 32 tele-salas instaladas nos quatro municípios paraenses: Marabá, Eldorado do Carajás, Parauapebas e Curionópolis. O Tecendo o Saber é uma iniciativa da Fundação Vale do Rio Doce e da Fundação Roberto Marinho, com o apoio do Ministério da Educação. Trata-se de uma parceria com as secretarias de Educação dos municípios contemplados para a implementação do projeto nas escolas da rede municipal de ensino.

SMS DOA ALIMENTOS ARRECADADOS

Os 1.200 quilos de alimentos arrecadados com a venda de abadás do Bloco da Saúde estão sendo doados esta semana para as pessoas carentes cadastradas nos diversos programas mantidos pela SMS – Secretaria Municipal de Saúde –, conforme foi sugerido no projeto de carnaval deste ano.

Segundo o secretário de Saúde, Pedro Corrêa Lima, é sempre bom poder ajudar ao próximo, ainda mais quando a pessoa é doente crônico e está em dificuldade financeira, como é o caso dos pacientes cadastradas na Divisão de Tuberculose e Hanseníase.

A tonelada de alimentos será distribuída entre os hansenianos; soropositivos, atendidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento; doentes mentais cadastrados no Centro de Atendimento Psicossocial; e hemofílicos tratados na Clínica de Doenças Renais.

EVENTOS

Seminário – Na sexta e sábado (15 e 16), no auditório do Ministério Público do Pará, acontece o I Seminário de Psicanálise de Marabá. O evento, patrocinado pela Unimed e Climec, tem como palestrante a psicanalista Elizabete Bittencourt.

A abertura, às 19h de sábado, o tema é "Se entregar de corpo e alma ou de corpo com alma", é destinada ao público em geral.

No sábado, às 9h, sob o tema: O nascimento da Psicanálise – Transferência e Histeria – é destinado a psicólogos e profissionais ligados à psicanálise. Mais informações 3322-4860/91327505 e 9663-9396.

Saúde do Trabalhador – Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforço Repetitivo, a transcorrer em 28 de fevereiro, o Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – promove palestra sobre esse tipo de lesão e distúrbio ósseo muscular.

O encontro acontece no Auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria Municipal de Saúde, no horário das 9h às 12h, e terá como palestrante o fisioterapeuta Gustavo Célio Rodrigues.

Congresso – No período de 27 a 30 de abril acontece no Hangar, em Belém, o Congresso Médico-Cirúrgico Amazônico – Saúde e Meio Ambiente Compromisso Pan-amazônico e Responsabilidade de Todos.

O evento é uma realização da Sociedade Paraense Médico-Cirúrgica, com patrocínio do G0verno do Estado, através da Sespa. Maiores informações no site www.congressomedicocirurgico.com.br.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Boletim informativo Nº1287

MATERNO INFANTIL

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ultima preparativos para inaugurar a primeira etapa do Hospital Materno Infantil dia 29 deste mês. Inicialmente aquele hospital terá somente a parte relativa à maternidade, com funcionamento previsto para 10 dias após a inauguração oficial. Nesse ínterim, o atendimento às parturientes da rede pública de saúde prossegue no HMM – Hospital Municipal de Marabá.

O prazo para início das atividades, a exemplo do que ocorreu com o Hospital Regional do Sudeste do Pará, é para desinfecção e organização das alas hospitalares. Diante desta situação, o secretário de Saúde Pedro Corrêa alerta para que as mulheres em trabalho de parto não procurem a nova unidade de saúde logo após sua inauguração.

A maternidade é constituída de enfermarias, centro cirúrgico, UCI Neonatal, dentre outros setores; enquanto a segunda etapa, referente ao pronto atendimento infantil, necessita de um anexo. A autorização do recurso da ordem de R$ 1.000.000,00, para construção desse prédio e aquisição de equipamentos, já está garantida. No entanto, depende ainda da aprovação do projeto e de uma planilha de custo da SMS, em poder do Ministério da Saúde, para o início das obras, previsto ainda para este semestre.

Neste primeiro momento o HMI deve atender cerca de 420 parturientes/mês, sendo mais de 300 partos normais e o restante à moda cesariana. O hospital deve empregar cerca de 160 servidores nesta fase, sendo a maioria convocada do último concurso público e uma pequena parcela de veteranos, incluindo aqueles que militam na área de ginecologia e obstetrícia do HMM, que serão transferidos à nova casa de saúde.

COMBATE AO MOSQUITO

Nesta quarta-feira, 13, a SMS – Secretaria Municipal de Saúde – promoveu ampla campanha de mobilização da sociedade marabaense contra o Aedes Aegypti. Os munícipes foram convocados pelas divisões de Endemias e Educação em Saúde a participar de passeatas simultâneas em todos os núcleos urbanos de Marabá. O objetivo é alertar a comunidade quanto à necessidade de combate ao mosquito transmissor da dengue. A doença, neste período, tem atacado impiedosamente a população, incluindo várias suspeitas do tipo hemorrágico.

Até ontem os registros da Divisão de Vigilância Epidemiológica da SMS davam conta de 60 diagnósticos de dengue clássica este ano. Aquele setor aguarda resultado de dois exames de pessoas com suspeita de dengue hemorrágica e uma terceira moradora do município foi a óbito sob suspeita da forma mais grave da doença, mas não foi retirado material para exame.

Devido a essa ocorrência, bem a propagação da existência de dengue hemorrágica em Marabá, Pedro Corrêa Lima, secretário municipal de Saúde, determinou uma equipe de profissionais, sob o comanda da enfermeira Ana Raquel Miranda, para atenção especial às suspeitas de dengue no HMM (Hospital Municipal de Marabá), inclusive quanto à solicitação de exames especiais para confirmação dos diagnósticos do tipo mais grave.

Pedro Corrêa entende que a população é peça fundamental no combate ao mosquito, porque 90% dos larvários do inseto estão na área das moradias, por isso toda comunidade foi convidada a colaborar no controle do aedes. As caminhadas aconteceram na Marabá Pioneira, a partir do início da Avenida Antônio Maia; Núcleo Cidade Nova, na Avenida Nagib Mutran; Nova Marabá, a partir do Paço Municipal, seguindo pela Folha 27 e em Morada Nova.

Ainda de acordo com o secretário de Saúde, nessa mobilização foram utilizados todos os meios possíveis de comunicação: faixas, cartazes, panfletos e carros de som, para sensibilizar a comunidade quanto a sua participação no combate à dengue; reforçar medidas preventivas à doença; melhor divulgação das medidas a serem tomadas em casos suspeitos da doença; e lembrar sobre a importância da procura do serviço de saúde para o tratamento correto, notificação dos diagnósticos e solicitação de exames laboratoriais.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Ontem, 12, a equipe do Plano Diretor Participativo de Marabá esteve em audiência com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb), do Planejamento Territorial Participativo (PTP/Governo do Estado) e líderes comunitários do bairro Francisco Coelho, para tratar da regularização fundiária no município. Na ocasião ficou definida a realização de uma oficina de capacitação técnica às pessoas que vão atuar na realização da regularização fundiária nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Itacaiúnas Hotel.

O coordenador do Plano Diretor, Sebastião Almeida, informa que a prefeitura assinou um termo de cooperação técnica com a Sedurb que tem por objeto a promoção de ações e atividades de capacitação e apoio à elaboração de projetos de regularização fundiária urbana. Os projetos devem beneficiar famílias em assentamentos urbanos, prioritariamente de baixa renda, em áreas irregulares demarcadas pelo Plano Diretor Municipal, de interesse social.

CAPACITAÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

A Sedurb inicia o trabalho em parceria com os municípios pólos Belém, Santarém, Marabá e Castanhal para a regularização fundiária de 19 municípios paraenses. As equipes que receberão o treinamento serão formadas por sete pessoas em cada pólo, sendo 3 representantes da prefeitura, 1 da Câmara Municipal, 1 do Conselho Gestor, 1 do PTP e 1 da comunidade a ser atendida.

O termo de cooperação técnica assinado pelo prefeito Sebastião Miranda e pela secretária de Estado de Desenvolvimento Urbano Regional, Ana Suely Maia de Oliveira tem vigência de 12 meses. Durante este período serão realizadas ações conjuntas de capacitação e assistência técnica para implementação dos planos diretores municipais: regularização fundiária. As ações devem obedecer aos preceitos do Estatuto da Cidade, implementados pela política de regularização fundiária do Ministério das Cidades.

SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS – REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

A Sedurb selecionou os municípios para realizar a capacitação e assistência técnica em regularização fundiária obedecendo aos seguintes critérios: possuir Plano Diretor; ter demanda de Ordenamento Territorial do Planejamento Territorial Participativo no PTP ou participar do Programa Pará Rural e estar inserido no PAC (pólo de capacitação).

A capacitação em regularização fundiária será realizada durante oito meses através da cooperação técnica entre prefeitura de Marabá e Sedurb. As oficinas microrregionais acontecerão também em Belém, Castanhal e Santarém.

O coordenador do Plano Diretor Participativo de Marabá Sebastião Almeida explica que com essa capacitação será possível a regularização, com entrega de títulos em áreas urbanas reconhecidamente irregulares demarcadas no Plano Diretor Municipal.

PREGAO ELETRÔNICO Nº 12008

A Comissão Municipal de Licitação (CML) realiza o Pregão - Eletrônico nº 12008 cujo objeto é a aquisição de material odontológico a ser utilizados nos centros odontológicos do município. O início dos lances será às 09:30h, do dia 18 de fevereiro.

Mais informações pelo fone (94) 33225272 ou pelo e-mail cml@skorpionet.com.br ou na CML, na Fl. 32, Qd. 09, Lt. 01, N. Marabá. Marabá/PA.

DEFESA DE AUTUAÇÃO NO TRÂNSITO

O DMTU informa que os condutores de veículos autuados por infrações no trânsito podem apresentar a Defesa da Autuação na sede do órgão até 15 dias contados a partir do recebimento da Notificação de Autuação (art. 3º, § 2º, Resolução 149/03).

Caso o recurso de Defesa Prévia seja acolhido, o Auto de Infração será cancelado e arquivado. Se não acolhido o recurso, a multa será processada, mas o condutor poderá interpor recurso administrativo na Junta Administrativa de Recurso de Infração (Jari) até a data constante na Notificação de Aplicação de Penalidade (NAP) enviada ao proprietário do veículo.

Caso haja improvimento pela Jari, pode-se, ainda, impetrar novo recurso ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) que funciona no Detran em Belém.

Para a defesa é necessário apresentar ao DMTU, alem de suas razoes de defesa, cópia dos seguintes documentos: RG; Carteira de Habilitação; certificado de Registro e Licenciamento do Veículo; Notificação recebida pelo correio e auto de infração recebido no momento da autuação (se possível). Se o requerimento for assinado por terceiro ou o veículo pertencer a pessoa jurídica, deve-se anexar uma procuração para legitimar o representante da parte.