25 maio 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 905

CCZ TREINA VOLUNTÁRIOS
Desde ontem, 24, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) treina voluntários das escolas técnicas de enfermagem de Marabá para colaborarem na campanha de vacinação anti-rábica. O treinamento consiste de aulas teóricas e práticas, sendo que a teoria está sendo ministrada nas ditas escolas, enquanto a prática será realizada nos dias 30 e 31 de maio, nas dependências do Centro de Zoonoses.
As palestras nas escolas versam sobre os vetores e transmissão do vírus rábico na cidade e na zona rural, os riscos de contrair a doença e as medidas necessárias para evitar que os primeiros sintomas apareçam. Enquanto a prática terá simulações com animais, inclusive como abordar os mais ferozes, locais onde devem ser aplicadas a vacina e os cuidados necessários ao manuseio com esse imunobiológico.

CAPACITAÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS
A Caixa Econômica Federal, em parceria com a Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat), promove nos dias 31 de maio e 1º de junho, na escola de informática Microlins, uma oficina de capacitação em elaboração de projetos sociais e relatórios junto a Caixa.
O treinamento tem como público alvo técnicos de municipais da área social que trabalham com projetos financiados pela Caixa e que precisam reciclar-se sobre as novas exigências daquele agente financeiro.

STAND DO PÓLO ARAGUAIA-TOCANTINS NA FITA
Marabá contribui para a aquisição do stand do Pólo Araguaia-Tocantins, da qual faz parte a Rota do Minério (Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Itupiranga). A comissão articuladora está captando patrocinadores para a confecção de folders e material promocional a ser apresentado na FITA (Feira Internacional de Turismo da Amazônia). Os interessados deverão contactar com Departamento de Turismo (DETUR), no seguinte endereço: Praça Duque de Caxias, 1010; através do fone (94) 3321-1829 ou e-mail: isis.mourao@ig.com.br .
Segundo os organizadores do evento, está prevista a visita de 20 mil pessoas à FITA. Esta é uma oportunidade de Marabá ser apresentado no setor turístico internacionalmente.
A III FITA será realizada no período de 15 a 18 de junho, no Centro de Eventos Júlio César, em Belém. Na ocasião reúne empresários do setor de turismo de todos os estados brasileiros e também representantes internacionais de países pan-amazônicos como Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Venezuela e norte-americanos.

LIVRO NOVO NA PRAÇA
O escritor João Brasil, 80 anos, lança o livro “Mayrabá Coração de Mãe”, dia 27, às 19h, no Centro de Formação Cine Marrocos. O livro fala da colônia árabe em Marabá (responsável por parte da miscelânea de costumes e culturas da cidade), da instalação do Exército em Marabá, do grupo de escoteiros e algumas lendas da cultura marabaense. Todos estão convidados a participar desse lançamento.

SMS CAPACITA SERVIDORES
Desde o dia 22, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participam de cursos de capacitação para melhorar o atendimento em suas respectivas áreas. A enfermeira Ana Raquel Santos Miranda, coordenadora da Divisão de Vigilância em Saúde no Centro de Controle de Zoonoses, está em Belém, participando do Curso de Geoprocessamento Aplicado a Vigilância em Saúde Ambiental na FAP – Faculdade do Pará.
Também estão em Belém, no período de 22 a 26, em treinamento de Auditoria Avançada na Administração Pública, com ênfase no processo de auditagem, os contadores Ruberleu Maia Geber e Ana Helena Rodrigues, o biomédico João Heleno Pinto e a administradora Leonor Socorro Maia Rodrigues.
No mesmo período o bioquímico do Centro de Saúde Hiroshi Matsuda, Antonio Carlos Machado de Souza participa na capital do Estado do treinamento Diagnóstico Laboratorial da Leishmaniose Tegumentar Americana e reação de Montenegro.

IV FESTIVAL DE DANÇA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Amanhã, 26, no Centro de Formação “Cine Marrocos”, a Semed realiza o VII Festival de Dança das Escolas Municipais sob a coordenação do Departamento de Educação Física, com exploração do tema “Superação: O alimento da alma”. O evento acontece das 16h às 20h com a participação de 21 escolas.
De acordo com Aparecida Miranda, do Departamento de Educação Física/Semed, as apresentações incluem alunos dos segmentos de Educação Infantil, 1º ao 5º ano, 6º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adultos, assim como alunos portadores de necessidades especiais inclusos em turmas do ensino regular.

NÍVEL DO RIO VOLTA A SUBIR
Nesta quinta-feira o nível do Tocantins amanheceu em 10,02 metros, mas, segundo o Boletim da Eletronorte emitido 10h30 de hoje, as águas voltam a elevar-se nas próximas horas, podendo atingir os 10,19 metros amanhã.
Conforme o mesmo informativo, o novo repique não dá para assustar, porque nele também está prevista vazante logo no sábado, quando as águas amanhecerão ao nível de 9,97 metros, podendo atingir na terça-feira, 30, os 9,31 metros.

PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com o site www.canaldotempo.com, hoje, 25, o tempo está sujeito a trovoadas esparsas. Essa situação deve permanecer até o dia 30, a partir de então, passará a parcialmente nublado e com o mínimo de chance de precipitação. Temperatura hoje entre a mínima de 23ºC e máxima de 31ºC.
Segundo o Clima Tempo, esta quinta-feira é de sol e nebulosidade variada com pancadas isoladas de chuva. O volume esperado, no entanto, é de apenas 02mm. E a partir de amanhã, zero de chuva.

PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas