21 novembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1011

PRESTAÇÃO DE CONTAS
Amanhã, 22 de novembro, o prefeito Sebastião Miranda Filho apresenta a Prestação de Contas dos recursos da administração municipal em sessão na Câmara Municipal de Marabá, às 9h.
A equipe técnica da secretaria de Planejamento e do Ipasemar estão elaborando as planilhas e todo o material a ser apresentado pelo prefeito durante a prestação de contas. Qualquer cidadão interessado em conhecer sobre os gastos da administração pública pode comparecer a Câmara.
Os gastos em todos os setores da administração municipal atendem à Lei Complementar Federal nº. 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal) A equipe da Seplan e Ipasemar elaboram o material através de gráficos e relatórios da Execução Orçamentária e da Gestão Fiscal.
Com a prestação de contas, o prefeito Tião Miranda reforça a transparência com que atua a administração, oportunizando à sociedade saber onde é investido cada centavo no município.
MUSICAL DOS ALUNOS DA CASA DA CULTURA
Os alunos da Escola de Música “Moisés Araújo”, na Casa da Cultura, fizeram a primeira apresentação do musical “Canção da Momô”, ontem, à noite, na Igreja Quadrangular da Folha 21. Cerca de mil crianças assistiram à apresentação.
A coordenadora da Escola de Música, Mirtes Emília, disse que as roupas da garotada são confeccionadas pela equipe da Escola de Música. “O material utilizado inclui TNT, espuma, arame, tinta, brilho, paetê e lantejoulas”.
A Canção da Momô traz um cenário vivo com personagens como árvores, animais, cogumelo, sol e lua. A Momô é uma tartaruga em torno da qual se deslancha o enredo. São 8 personagens principais e 60 crianças que formam o jardim com borboletas, flores, entre outros personagens.
PRÉ-MATRÍCULA 2007
A Coordenação de Ensino/Semed em recente reunião com diretores de escolas municipais, tratou da pré-matrícula 2007 e diversos assuntos relacionados ao processo ensino-aprendizagem no município.
As matrículas têm datas diferenciadas de acordo com o perfil do aluno: 1. Para alunos aprovados na 4ª avaliação e aos reprovados direto sem recuperação, serão realizadas no período de 19 a 22 de dezembro de 2006; 2. para alunos aprovados após a recuperação e para os novatos vindos de outras escolas ou municípios, a matrícula será de 2 a 5 de janeiro de 2007.
A Semed somente receberá as estatísticas finais das escolas em 2006, após o termino do ano letivo e recuperação em 29 de dezembro. “Mas os dados do ano de 2005 representaram um índice de 3% de redução no número de reprovações dos alunos do Ensino Fundamental, em relação aos anos de 2002 para cá”, disse Vera Froz.
Em 2006, este índice deve ter melhorado ainda mais. Os dados estatísticos bimestrais das escolas fazem uma prévia sobre a aprovação e evasão em 2006, o que representa uma melhoria considerável em relação a 2005. Mas os resultados exatos só poderão ser conhecidos no final de dezembro, quando cada escola apresenta a sua estatística final.
MARABÁ TEM 17 CASOS DE RAIVA
No início deste semestre o Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou seis casos de raiva em Marabá, espalhados em diversos núcleos, principalmente Nova Marabá. No decorrer da semana em que ocorreu a Campanha de Vacinação Anti-rábica mais 11 encéfalos caninos enviados aquele laboratório deram positivos para a doença, resultando agora em 17 casos somente neste semestre.
Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Mauro Lima, esses resultados são reflexos ainda daquele primeiro surto, ocorrido entre julho e setembro, mas que somente agora o Lasen confirmou os resultados. O foco, nesta última remessa, está mais ampliado, atingindo as folhas 15, 28 e os bairros Belo Horizonte e Liberdade.
Providências – Mais uma vez acontecerá um arrastão, de casa em casa, para vacinar animais nesses bairros onde foi constatada a presença da raiva. Neste caso, em razão da recente campanha de vacinação, os donos de cachorros e gatos devem apresentar o certificado de vacinação do seu bicho de estimação ou apresentá-lo para que seja vacinado.
Os donos desses animais também podem e devem procurar espontaneamente o CCZ caso seu bicho não tenha sido vacinado, porque lá existe um posto permanente de vacinação anti-rábica. Por outro lado, se alguém foi ferido por animal doméstico deve ir ao posto de saúde mais próximo procurar orientação, porque a raiva mata, depois de apresentados os sintomas.
O que é? – A raiva é uma doença infecciosa aguda do sistema nervoso central, que afeta quase todos os mamíferos, inclusive o homem. É causada por um vírus, que geralmente é disseminado através de mordidas de animais raivosos pela contaminação com saliva, embora a infecção por via respiratória e transmissão através de transplantação ou ingestão de tecidos infectados possa ocorrer.
São animais vetores importantes o cão, gato, morcego hematófago, mangusto, gambá, lobo, guaxinim e raposa. O período de incubação em humanos e animais é variável, dependendo da quantidade de vírus inoculada e do local da mordida, sendo mais curto quando a mordida é mais próxima ao cérebro.
Os sinais típicos exibidos pelos indivíduos raivosos incluem parestesia e sensação de ardência ou dor no local da inoculação; períodos de hiperexcitabilidade, agitação, delírio, alucinações e comportamento bizarro, entre os quais o indivíduo muitas vezes é cooperativo e lúcido; espasmos dolorosos dos músculos faríngeos e laríngeos, hipersalivação, e medo de beber ou mesmo ver líquidos (hidrofobia); convulsões; meningismo; paralisia; e coma. A recuperação é extremamente rara, a morte geralmente sendo associada com depressão respiratória progressiva e insuficiência cardiorrespiratória.
Vacinação – Nas áreas de invasão e na zona rural a campanha de vacinação prossegue. Recentemente foi concluída na área próxima à Coca-cola e nas vilas Brejo do Meio, Murumuru e Assentamento 26 de Março. A seguir o CCZ vai imunizar os animais de Josinópolis, Capistrano de Abreu, Vila União e Três Poderes.
Carrocinha – A apreensão de animais errantes continua na área urbana, porém, muito cuidado ao tentar resgatar seu animal a qualquer custo, ele pode estar doente. Dias atrás, um cachorro foi capturado e seu dono foi ao CCZ retirá-lo. Devido à insistência, quase o cão era liberado por um servidor inexperiente. Um veterinário do órgão chegou a tempo e proibiu a soltura do animal, que morreu três dias depois. Enviado o encéfalo para Belém, foi confirmado que estava com raiva.
TEMPO E TEMPERATURA
De acordo com o Canal do tempo, nesta terça-feira a temperatura varia entre a mínima de 23ºC e máxima de 31ºC em Marabá. O tempo está sujeito a trovoadas esparsas no decorrer do período (hoje, 21, a domingo, 26). Previsão de parcialmente nublado a encoberto na segunda e terça-feira da próxima semana.
Para o Clima Tempo de hoje a sábado a previsão é de sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Porém o volume de precipitação está elevado, marcando 25 mm para hoje, 20 mm diário de quarta a sexta-feira e 10 mm no sábado.
Em razão do horário de verão a parte diurna está mais longa, o sol está nascendo às 5h51 e se pondo por volta das 18h14. Isso se prolongará até o final de fevereiro.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas