20 março 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1082

TUBERCULOSE CONTRIBUIU PARA ÓBITOS
As mortes não são diretamente provocadas pela tuberculose (TB), mas em conseqüência dela, através das chamadas doenças oportunistas, que pegam o organismo já debilitado em suas defesas naturais e matam o indivíduo. No ano passado foram registrados 05 óbitos relacionados à tuberculose em Marabá.
O movimento da doença de Koch (descobridor do bacilo em 1882) em Marabá no ano de 2006 foi o seguinte: ocorreram 51 curas; 05 óbitos; 04 abandonos de tratamento; e 06 transferências. Em 2007 foram registrados 13 casos novos e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com 41 pessoas em tratamento este mês.
A TB é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado bacilo de Koch. É contagiosa, ou seja, passa de uma pessoa para outra. Ela atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer noutras partes, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.
Esta semana, em razão do Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, a transcorrer no sábado (24), a SMS intensifica em todos os centros de saúde a busca ativa de novos casos da doença, objetivamente envio de material para exame e respectivo tratamento das pessoas que estejam desenvolvendo infecções causadas pelo bacilo.
Também serão realizadas palestras educativas e outras atividades, com linguagem acessível ao entendimento da população, acerca da gravidade da TB, doença contraída anualmente no Brasil por cerca de 800 mil pessoas e quase 05 mil mortes.
SEMMA COMEMORA DIA DA ÁGUA
Em alusão ao Dia Mundial da Água, que acontece nesta quinta-feira, 22, a Prefeitura de Marabá através de parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Educação, promove extensa programação no decorrer desta semana educativa, visando a preservação das fontes de água potável.
Na quinta-feira, das 8 às 18 horas, acontecem duas atividades. A primeira delas numa escola do bairro Liberdade, tendo como público alvo crianças de 03 a 07 anos; à tarde a equipe desloca-se para a Vila Espírito Santo, onde dará palestra para os alunos da escola local e comunidade.
As equipes de educação ambiental, que terão as palestras proferidas pela coordenadora da Divisão de Vigilância Ambiental, Thays Mesquita, também utilizam recursos de teatro de fantoches e murais bem ilustrativos das situações de degradação de nosso ecossistema, a exemplo das queimadas, destruição de matas ciliares e outros aspectos de grande impacto ambiental na região.
SARAU EM HOMENAGEM A ARTISTA DE MARABÁ
Entidades de setores culturais de Marabá realizam um sarau até o final de março, como forma de cumprir a primeira etapa para realização da Conferência Intermunicipal de Cultura, que deve ocorrer em Marabá, no mês de junho.
O sarau foi decidido na sexta-feira (16), na secretaria municipal de Cultura e Desporto, com representantes da área de educação e de vários setores artísticos, entre eles o GAM (Galpão de Artes de Marabá). O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira, falou sobre o interesse do Estado em trazer para Marabá a Conferência Municipal de Cultura. Para isso, será necessária a realização do sarau até o final deste mês.
ATIVIDADES DA CONFERÊNCIA DE CULTURA
O local e as atividades a serem desenvolvidas devem ser definidos ainda esta semana, na segunda reunião entre as entidades para discutir a realização da I Conferência Intermunicipal de Cultura.
Wilson Teixeira informou que a Secretaria de Estado de Cultura deixou claro a necessidade das entidades locais homenagearem um escritor marabaense durante o sarau, que deve acontecer por ocasião da Feira Pan-Amazônica do Livro, em setembro. “O secretário Edílson Moura garantiu a realização de uma feira do livro em Marabá, com apoio e logística do Estado”.
Para que Marabá tenha boa representatividade na Conferência Intermunicipal, é necessário que cada categoria discuta as pautas a serem apresentadas no município e posteriormente na Conferência Estadual, em julho.
OFICINA DE FOTOGRAFIA
O Galpão de Artes de Marabá em parceira com a Fundação Curro Velho, de Belém e a prefeitura de Marabá inicia hoje, 20, um curso de fotografia: “Do artesanal ao Digital”, com o objetivo de formar agentes multiplicadores, com idade mínima de 18 anos.
A instrutora do curso é Simone Machado, da Fundação Curro Velho, que vai ministrar aulas até o dia 29 deste mês, de 14 às 20 horas, totalizando carga horária de 60 horas.
Segundo a direção do GAM, a pedida da instrutora, cada participante do curso deve levar uma máquina fotográfica comum (analógica), uma garrafa peti, uma lata de leite em pó e uma lupa com lente de aumento.
O curso de fotografia é um dos vários ofertados pelo GAM, Ponto de Cultura, que recebe financiamento do Ministério da Cultura. A entidade oferece ainda cursos de xilogravura, desenho, pintura, teatro, dança, música, serigrafia, cinema e artesanato.
NÍVEL DA ÁGUA
Em Marabá, hoje, 20, as águas do rio Tocantins amanheceram a 10,69m acima do nível normal, conforme medida hidrológica às 7h, na régua pluviométrica da antiga Portobrás. Segundo o Boletim da Eletronorte, o rio sofrerá pequena alteração, aumentando um pouco o volume de água nos próximos dias e torna a baixar no dia 25 de março. A previsão da Eletronorte é a seguinte:
21/03 - 10,69
22/03 - 10,88
23/03 - 10,87
24/03 - 10,79
25/03 - 10,69
O boletim também está disponível na Internet no site da Eletronorte, no endereço: http://www.eln.gov.br/usinas/bvn.pdf
PREVISÃO DO TEMPO
Para hoje o Climatempo prevê dia chuvoso tanto no período diurno quanto noturno. Para amanhã, sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Para quinta, sexta e sábado (22 a 24) sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A precipitação média é de 15 mm de chuva/dia, sendo esperados 75 mm de chuva até sábado.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1081

VIGILÂNCIA SANITÁRIA X AÇOUGUES
No decorrer da semana passada mais de 300 quilos de carne exposta de forma irregular foram apreendidos pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que iniciou dia 13 uma nova fase de fiscalização de açougues, com vista ao cumprimento da legislação vigente sobre a comercialização de carne bovina.
A Divisa está de olho principalmente quanto à exposição de carnes in natura ao ar livre, carne pré-moída e carne-de-sol exposta sem proteção. Também fazem parte da fiscalização a higiene do ambiente e dos servidores dos açougues, que devem estar de jaleco, calçados de sapato fechado e gorro.
A fiscalização também visa a interdição dos açougues que não se ajustaram ao padrão exigido pela Anvisa. Segundo o coordenador da Divisa, Daniel Soares, a maioria dos estabelecimentos de venda de carne preparou a estrutura, mas uma parte não requereu licenciamento. Esses que relutam para se regularizar terão prazo de três dias para fazê-lo, sob pena de ter a venda interditada. Outros serão obrigatoriamente fechados porque não tiveram condições de fazer as adaptações.
No período de 13 a 16 deste mês a fiscalização concentrou-se nos açougue dos núcleos Pioneiro (Centro, Cabelo Seco, Santa Rosa e Santa Rita) e Cidade Nova (Cidade Nova, Novo Horizonte, Belo Horizonte, Laranjeiras, Liberdade e outros). Esta semana a fiscalização estará nos núcleos Nova Marabá, São Félix e Morada Nova.
A carne apreendida, por motivos óbvios, não pode ser doada, embora muita gente esteja necessitando, principalmente os desabrigados da enchente. Porém, não há como obter um laudo técnico sobre as condições do produto, que está moído ou em pedaços, por isso, toda a carne apreendida será incinerada na próxima sexta-feira.


BPC TEM AGENDA FECHADA ATÉ JUNHO
Idosos e portadores de deficiência que precisam requerer o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não poderão fazê-lo até o mês de junho, porque o INSS está com o agenda lotada, não podendo receber novos pedidos.
Em todos os plantões da Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – está lotado de pessoas ávidas por esse benefício, mas mesmo sendo feito o cadastro social, não há como agendar para que sejam atendidas na Previdência Social.
CONTROLE DE INALANTES
Está previsto para iniciar em 1º de abril a fiscalização para controle de inalantes, através da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), subordinada a Secretaria Municipal de Saúde, nos estabelecimentos que se credenciaram a venda de produtos de cola de sapateiro, thinner e adesivos que contenham substâncias inalantes, que afetam o sistema nervoso central, muito utilizados como droga por estudantes e meninos de rua.
Os comerciantes que já requereram licenciamento pediram um prazo para se adaptarem ao controle desse material. Porém, quem for pego vendendo clandestinamente terá seus estoques confiscados.
O comércio varejista deveria cumprir o que determina a resolução RDC nº. 345/2005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde meados de junho/2006, porém foi concedido prazo de 180 dias para o setor se ajustar à regulamentação.
Com as novas regras, fica proibida a venda destes produtos para menores de 18 anos. Todo estabelecimento comercial, que trabalha com esses produtos, terá de providenciar para cada uma das embalagens, um número de controle individual, que permita relacioná-lo à nota fiscal de compra. Tal medida visa o controle da quantidade disponível em estoque.
Além disso, a resolução determina a identificação do comprador. No ato da venda, será preenchida uma ficha, elaborada pela Anvisa, onde constam o número do documento de identidade, assinatura do comprador e dados como data da venda, o nome do estabelecimento, o número de controle e o produto que foi vendido.
A indústria, por sua vez, já está lançando no comércio os mesmos produtos sem o cheiro característico, o que deve contribuir para a redução do uso de thinner e cola como entorpecente.

CONVIVER TEM TERAPEUTA OCUPACIONAL E PSICÓLOGA
Os cerca de 490 idosos assistidos pelo Projeto Conviver, mantido pela Seasp, agora contam com os serviços de uma terapeuta ocupacional e duas psicólogas para orientá-los nos casos de stress e depressão, o que tem ocorrido com freqüência em razão da morte de entes queridos e também por doença.
Também no sentido de melhorar o nível de vida dos idosos, a Seasp oferece opções variadas de atividades, como aulas de informática, agora com dois computadores, visto que ganharam mais um do Fórum de Marabá, e alfabetização de adultos, que vai até o 3º ano do Ensino Fundamental.
E ainda são ministradas palestras, sempre com temas variados, que neste período está ocorrendo as quintas-feiras à tarde. Na última delas foi abordado o tema Sexualidade na 3ª Idade e, anteriormente, a respeito da Campanha da Fraternidade.
Está previsto para o próximo dia 29, em parceria com o Colégio Alvorada, a apresentação de uma peça teatral. O forró, geralmente oferecido também às quintas-feiras, foi suspenso porque muitos idosos são tradicionais e não concordam com festas no decorrer da quaresma, devendo retornar no 12 de abril.
TROCA DE LÂMPADAS
O Departamento de Iluminação Pública (DIP) está fazendo a constante troca de lâmpadas dos postes da cidade. De acordo com Idelfran Aires, coordenador do DIP, a equipe inicia esta semana o trabalho de reposição na Folha 35, mas continua atendendo aos demais chamados da população nos outros bairros da cidade. “O nosso objetivo é deixar a cidade iluminada, que além de facilitar o tráfego nas áreas, contribui para diminuir a violência”.
No sábado, a Sevop adquiriu mais 100 reatores a serem utilizados na rede de iluminação pública. No período de chuvas, muitas vezes a equipe tem que parar o trabalho externo, pois a água é um grande condutor de eletricidade e pode provocar acidentes graves na equipe do DIP, mas a cada vez que tem estiagem, a equipe volta a fazer o trabalho externo.
ANIVERSÁRIO DE MARABÁ
Em comemoração aos 94 anos de emancipação político-administrativa do município de Marabá em 5 de abril, a Fundação Casa da Cultura organiza uma série de exposições com histórico e fotografias antigas e atuais de Marabá, a serem colocadas em pontos estratégicos da cidade.
As exposições históricas estarão na anti-sala do gabinete do prefeito, no Aeroporto e no Pátio Ferroviário. No coreto da Praça Duque de Caxias a partir do dia 5 de abril haverá exposições histórica, fotográfica e de lendas da região. As exposições históricas também ficarão disponíveis nas escolas que solicitarem. As escolas municipais “Josineide Tavares” e “Raimundo José de Souza”, no bairro Liberdade, são duas que já têm exposição confirmada sobre a história de Marabá.
MÚSICA NAS HOMENAGENS A MARABÁ
Na programação do aniversário de Marabá, em 5 de abril, o coral da Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na FCCM, homenageia o município em uma apresentação na Praça Duque de Caxias.
Na ocasião, apresentam-se também as bandas do Exército, da Polícia Militar e Shalom, grupos Yaguara e Mayrabá, Abadá Capoeira, projeto Dançando e Educando, do Cine Marrocos e haverá exposições de arte da Arma (Associação dos Artistas Plásticos de Marabá) e da FCCM.
SEVOP E SEMED ARTICULAM TRABALHO AMBIENTAL
Na semana passada, foi realizado o lançamento do Programa de Educação Ambiental a ser implementado na Marabá Pioneira com apoio de 11 Escolas públicas e particulares daquele núcleo. O objetivo do programa é promover ações de educação ambiental e sanitária que estimulem reflexões e mudança de comportamento, discutindo com os participantes a co-responsabilidade na melhoria da qualidade sócio-ambiental no referido distrito. O programa é articulado pela equipe do setor Social/Sevop e do Departamento de Ensino/Semed para incentivar a preservação do meio ambiente.
A pedagoga Irismar Sampaio, do Setor Social/Sevop, disse que a iniciativa busca levar às gerações presentes a importância de cuidar bem do planeta para melhor qualidade de vida.
O Programa será desenvolvido durante todo o ano. Serão realizadas 04 oficinas para professores, coordenadores pedagógicos e equipe operacional (servente e vigia) das escolas envolvidas, com a finalidade de disseminar informações referentes ao lixo e às soluções formuladas para reduzir ou evitar seus prejuízos.
A Assistente Social Marlene Santos, do Setor Social/Sevop, entre as ações do programa estão: Oficinas para professores; Produção de cartazes; adesivos; faixas; bottons; folhetos; exposição em bibliotecas; artigos para jornal escolar; artigos para imprensa/cartas ao editor; cartilha educativa; literatura de cordel; produção diversificada; “blitz” educativa e Avaliação.
A escolha dos locais das ações será feita de acordo com o andamento do programa de Educação Ambiental. As secretarias de Obras e de Educação farão o mapeamento dos pontos críticos que necessitem de mais conscientização. A proposta da campanha ambiental é que os alunos organizem com professores e coordenação pedagógica para ampliar a conscientização sobre o assunto.
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
No próximo dia 22 de março, quinta-feira, comemora-se o Dia Mundial da Água, criado pela ONU em 1992. Este ano, o tema em discussão é “Lidando com a escassez de água”.
Um documento contendo compromissos a serem cumpridos sobre a gestão da água no Brasil deve ser entregue à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na próxima quinta-feira (22), em um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Pesquisas recentes indicam que, se forem mantidas as tendências atuais, 70% da população mundial sofrerá com a escassez de água em 20 anos.
Os programas educativos desenvolvidos nas escolas municipais de Marabá, voltados para a preservação ambiental tratam também da importância da água potável para o ser humano.
NÍVEL DA ÁGUA
Em Marabá, hoje, 19, as águas do rio Tocantins amanheceram a 10,63m acima do nível normal, conforme medida hidrológica às 7h, o que representa um acréscimo de 23 cm de sexta-feira,16, até hoje.
Segundo a crendice popular, o rio atinge o ápice no dia de São José em 19 de março, a partir daí começa a regredir e volta ao seu nível normal. Na verdade, não se pode confiar nisso, mas na maioria das vezes as águas começam a baixar realmente neste período.
PREVISÕES CLIMÁTICAS
Segundo a Climatempo hoje será chuvoso durante o dia e à noite, com volume de chuva esperado de 20mm. Amanhã, sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Temperatura entre mínima de 24º e máxima de 30ºC.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1080

PROCURA POR SEGURO É 35% MAIOR
Na qualidade de órgão credenciado junto ao Ministério do Trabalho para recepcionar o pescador em busca do Seguro do Pescador Artesanal, o que ocorre todos os anos no período de 1º de novembro a 28 de fevereiro, o Sine/Marabá recebeu 1040 solicitações para esse benefício referente ao Defeso da Piracema (época de desova dos peixes) 2006/2007, o que é 35,06% maior em comparação a 2005/2006, quando houve apenas 770 requerimentos.
Segundo a coordenadora do Sine/Marabá, Ismaelka Queiroz Tavares, o órgão dá suporte a três colônias de pescadores: Z-43, localizada em Jacundá, com 150 beneficiados; Z-45, situada no povoado de Apinagés, que dispõe de 140 credenciados; e a Colônia Z-30, de Marabá, com 750 pleitos ao seguro.
A piracema é o fenômeno migratório de determinadas espécies para possibilitar a sua reprodução. Na região Amazônica acontece na época do período chuvoso, onde exista água bem oxigenada e em abundância. Os cardumes sobem os rios onde a pressão da correnteza nos abdomens facilita a desova e a fecundação. A Lei 7.679/88 determina que o poder público (IBAMA, com a colaboração de órgãos, instituições e associações envolvidas com à pesca em cada bacia hidrográfica) exerça a fiscalização para garantir a reprodução das espécies.
Durante a piracema, o esforço para conservação da espécie é tão intenso que os peixes se descuidam de suas estratégias de proteção. Tornam-se presa fácil. A viagem de centenas de quilômetros os deixa extenuados, e muitos pescadores aproveitam-se dessa fragilidade para capturá-los em grandes quantidades. Agindo desse modo, interferem em todo o processo de perpetuação da espécie e renovação dos estoques, que será sentido na diminuição do tamanho dos peixes e na quantidade disponível para a pesca nos anos subseqüentes. Por isso é tão importante a proteção dos peixes na época da piracema.
A pesca, no entanto, é permitida exclusivamente para subsistência das famílias de pescadores, com utilização de linha, vara (caniço) e anzol, na quantidade máxima de 5 quilos por pescador, obedecendo o tamanho mínimo de cada espécie. É proibida a pesca com malhadeiras de quaisquer dimensões.
SAÚDE DEVE CRIAR MAIS PSF
Ainda sem definir uma quantidade mínima, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Departamento de Ações Básicas, deve elaborar projeto para expansão do Programa Saúde da Família (PSF) em Marabá, a ser apresentado ao Governo do Estado, através da Sespa, que manifestou interesse em liberar R$ 14 mil para colaborar com cada equipe formada nos municípios regionais, durante visita do titular da Sespa a Marabá, Halmélio Sobral Neto.
De acordo com o próprio Halmélio, Marabá com 200 mil habitantes, deveria ter 60 equipes do PSF, mas devido ao custo de manutenção tem apenas duas. Isso está provocando uma inversão na porta de entrada do paciente que, não tendo atendimento básico, procura a medicina de média e alta complexidade, elevando os custos da saúde pública no Estado.
As duas equipes de PSF de Marabá funcionam no mesmo local (Posto de Saúde João Batista Bezerra), atendendo os bairros Santa Rosa e Santa Rita. Essas equipes são formadas de médico, odontólogo, enfermeira, técnico de enfermagem e agentes comunitários de Saúde. E a função básica é atender, de casa em casa e nos consultórios, prioritariamente gestantes, diabéticos, hipertensos e crianças.
O maior custo na criação dessas equipes é médico, que além da inexistência de profissionais para esse fim, ninguém quer vir para Marabá ganhar a remuneração oferecida pelo SUS – Sistema Único de Saúde.
SINE E SEMANA DA MULHER
No período de 05 a 09 deste mês o A Prefeitura de Marabá, através do Sistema Nacional de Emprego (Sine/Marabá) promoveu uma série de atividades em alusão a passagem do Dia Internacional da Mulher, transcorrido dia 8. Dentre as atividades o Sine ofereceu à oficina de artesanato de Arranjos Florais, que iniciou com uma palestra sobre a mulher e seu papel no mercado de trabalho, destacando sua importância na sociedade, à conquista de espaços antes ocupados somente por homens e conseqüente reflexo na geração de emprego e renda, através de ações empreendedoras.
Segundo a coordenadora do Sine/Marabá, Ismaelka Queiroz Tavares, a oficina de Arranjos Florais, que teve lugar no prédio do Saci (Serviço de Atendimento ao Cidadão) foi prestigiada por cerca de 100 mulheres ligadas a associações e sindicatos, como a Associação dos Moradores do Jardim União, da Gleba Geladinho, Beneficente das Folhas 06, 12, 13 e 16; Associação dos Feirantes do Bairro Laranjeiras, dos Moradores da Liberdade e Sindicato dos Feirantes de Marabá.
No dia 8 de março, o Sine também promoveu, com a ajuda de voluntários, um trabalho filantrópico no Hospital Regional de Marabá, com atendimento prioritário às mulheres, quando foi oferecido às pacientes e funcionários daquela casa de saúde corte de cabelo, retoque de sobrancelhas, penteados e maquiagem para cerca de 120 pessoas.
Além desses eventos o Sine/Marabá participou ainda de várias festas em comemoração ao Dia da Mulher, realizadas pela Associação da Mulher de Morada Nova e Associação de Moradores da Gleba Geladinho, inclusive com direito a sorteios de brindes.
LANÇAMENTO DE LIVRO DE CHARGES
Hoje, 16, às 20h, será o lançamento do livro de charges e cartuns ecológicos “Vou rir agora, para não chorar depois”, do cartunista paraense Rildo Brasil, no Salão de Exposições da Fundação Casa da Cultura de Marabá.
A preocupação com a preservação da Amazônia deve ser de todos, pois a instabilidade climática e o conseqüente aquecimento global têm levado o mundo a catástrofes que o ser humano poderia evitar se cuidasse melhor do meio ambiente. Os cartuns ecológicos de Rildo Brasil representam uma forma crítica de educar para a preservação ambiental.
De acordo com o IBGE, o desmatamento em grande escala atinge 46% das matas primitivas da terra. Dos 62.200.000 Km2 de florestas originais, somente 33.400.000 ainda cobrem a superfície do planeta.
Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o recordista no mundo em desmatamento, sendo derrubados anualmente na Amazônia em torno de 15 mil Km2 de floresta.
CONFERÊNCIA DE CULTURA
Hoje, 16, o secretário municipal de Cultura e Desporto, Wilson Teixeira, reúne-se com representantes de todos os segmentos da cultura de Marabá para discutir propostas de interesse de cada área para levar os temas à 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura. A Conferência deverá ser realizada em Marabá até junho.
Wilsão esteve em reunião com o secretário de Estado de Cultura, Edilson Moura, que anunciou a realização da Conferência para inserir o Estado no Programa de Cultura do governo federal.
Em 2007, as Conferências Municipais de Cultura serão realizadas até julho, quando ocorrerá a 1ª Conferência Estadual de Cultura, em Belém. A Secult pretende fazer 16 conferências municipais em cidades pólo do Pará: Marabá, Ananindeua, Marapanim, Bragança, São Miguel do Guamá, Soure, São Sebastião da Boa Vista, Abaetetuba, Acará, Rondon do Pará, Tucuruí, São Félix do Xingu, Redenção, Altamira, Almerim e Itaituba.
PREGÃO ELETRÔNICO
Hoje, 16 de março, a prefeitura de Marabá realiza Pregão Eletrônico para aquisição de gases medicinais a serem utilizados pelo Hospital Municipal de Marabá - HMM, Hospital Materno Infantil - HMI e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. As empresas participantes são cadastradas no site http://www.comprasnet.gov.br/.
O pregão eletrônico é a mais rápida e barata modalidade de licitação do Governo Federal. A constatação é de pesquisadores que realizam um mapeamento dos processos e custos operacionais das contratações públicas realizadas no âmbito federal. A pesquisa será concluída nos próximos dias, mas já é capaz de confirmar estimativas realizadas pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.
A pregoeira oficial do município de Marabá, Lucimara Andrade, disse que a partir da publicação do Decreto Federal nº. 5.504/06, as aquisições de bens e serviços que envolvam verbas federais devem ser feitas através da licitação na modalidade pregão, preferencialmente eletrônico, o que tem agilizado bastante as aquisições pela prefeitura.
NÍVEL DA ÁGUA
Em Marabá, hoje, 16, as águas do rio Tocantins amanheceram a 10,46m acima do nível normal, conforme medida hidrológica às 7h. De acordo com o Boletim de Vazões e Níveis divulgado pela Eletronorte, a previsão para os próximos dias é a seguinte:

Este boletim também está disponível na Internet no site da Eletronorte, no seguinte endereço: http://www.eln.gov.br/usinas/bvn.pdf


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas