29 janeiro 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1279

GOVERNADORA PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO EM MARABÁ

A governadora Ana Júlia Carepa chega a Marabá, amanhã, 30 de janeiro, às 8h, no aeroporto, de onde segue para a Câmara Municipal de Marabá onde vai receber o título de Cidadã Marabaense, em seguida participa da inauguração da Escola Albertina Moreira do Reis, na Folha 6.

A escola construída com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Governo do Estado será repassada ao município para funcionamento do ensino fundamental. O prefeito em exercício Ítalo Ipojucan e a secretária de Educação Kátia Américo Garcia recepcionarão Ana Júlia.

A escola possui 08 salas de aula, biblioteca e laboratório de informática, sala de professores e da equipe gestora, com ambientes climatizados com ar condicionado, pátio, cantina e quadra de esportes. Cerca de 700 alunos da Escola Folha 12, que funciona no prédio da Maçonaria, serão transferidos para a nova escola, construída nos padrões de qualidade das demais escolas do município, bem arejada e confortável para alunos e professores.

A equipe da Semed está fazendo os preparativos para recepção da governadora em Marabá e para a inauguração da escola.

MAIS 30 DIAS DE PIRACEMA

Iniciada em 1º de novembro, a piracema 2007/2008 ainda vai durar mais 30 dias, visto que fevereiro, este ano, é bissexto. A exemplo do que aconteceu ano passado, até aqui pouco pescado foi apreendido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), diferente de períodos anteriores a 2007.

As ações fiscalizadoras fluviais apreenderam cerca de três toneladas de mapará, capturadas no Lago de Tucurui, na parte mais acima, entre Itupiranga e Nova Ipixuna. Também foram apreendidos e incinerados alguns artefatos de pesca.

Há uma razão para esse resultado, os fiscais da Semma têm feito menos incursões este ano, devido à panes no veículo utilizado para esta finalidade e, às vezes, pela falta de policiais para acompanhá-los nas fiscalizações.

Piracema (vem do tupi-guarani: pira= peixe e cema= agitação) é o período em que às sobem os rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução. Essa situação está associada à maior intensidade das chuvas e oxigenação, devido ao aumento das águas dos rios, que estimula o instinto natural dos peixes e os levam a iniciar a migração para o ciclo reprodutivo.

Este fenômeno é de vital importância para a preservação das espécies existentes nos rios e lagos, e sua época varia de uma bacia hidrográfica para outra. O desrespeito a esse período vem reduzindo a quantidade de peixes na bacia hidrográfica do Tocantins, levando algumas espécies ao risco de extinção.

Segundo o site Usina de Letras, existem 6 espécies em risco de extinção no Rio Tocantins e seus afluentes, cuja captura, embora proibida, nunca deixou de ser realizada devido a grande procura por esses animais. São eles: (1) pirarucu ou pirosca, (2) filhote ou piraíba, (3) surubim ou pintado, (4) pirarara, (5) dourada e (6) caranha, uma espécie de tambaqui gigante. Não há restrições para os peixes vindos de pisciculturas e pesque-pague, quando esses estabelecimentos estão devidamente licenciados.

FUMACÊ NÃO BORRIFA COM CHUVA

Dois carros-fumacê estão percorrendo os bairros de Marabá no intuito de diminuir a incidência de pernilongos, em especial o Aedes Aegypti, transmissor da dengue e febre amarela. A população que tanto reclama a presença desse serviço, não imagina tratar-se de um efeito paliativo, porque de nada adiante borrifar a rua se as pessoas não cuidam de suas casas e quintais.

Segundo a enfermeira Ediana Delespost, coordenadora da Divisão de Endemias do Programa Nacional de Controle da Dengue (DNCD) na Secretaria de Saúde, os carros-fumacê, por enquanto, estão borrifando somente as áreas mais infestadas pelo mosquito da dengue, que compreendem alguns setores do núcleo Nova Marabá e Morada Nova.

Os carros borrifam de segunda a sexta-feira no horário das 17h30 às 21h30, período do dia em que os mosquitos saem de seus esconderijos para a procura de sangue. Ainda de acordo com a enfermeira, o fumacê só é aplicado no meio urbano. Na zona rural o veneno também elimina outros insetos (besouros, abelhas e borboletas) essenciais ao meio ambiente.

Ediana afirma que o fumacê é paliativo porque só mata os mosquitos adultos, que estão voando, as larvas não são atingidas pelo veneno, por isso, para que surta mais efeito, a borrifação retorna sete dias depois, período em que as larvas eclodiram. Isso, no entanto, não é garantia de eliminação do mosquito.

ESTÉTICA TOCANTINA

A Associação dos Artistas Plásticos de Marabá (ARMA) apresenta a exposição “Estética Tocantina”, no Galpão de Artes de Marabá, a partir de 30 de janeiro, às 20h. De acordo com Antonio Botelho (Botelhinho), da coordenação da ARMA, a exposição é um resgate do ambiente em que vivia o ribeirinho em décadas anteriores e esta é uma oportunidade para os jovens conhecerem alguns desses objetos, como o candeeiro e o paneiro de carregar castanha.

As escolas interessadas em levar alunos para conhecer a história da região às margens do Tocantins podem marcar horário, na sede da associação, na Trav. Carlos Leitão, s/n. Marabá Pioneira. São obras de 19 artistas da região que fazem um resgate do Período da Castanha em Marabá.

MAIS ESCOLAS PARA MARABÁ

O prefeito Tião Miranda está construindo mais duas escolas em Marabá, uma servirá à comunidade da Folha 35 e sua edificação obedecerá ao padrão das modernas escolas desta administração, ou seja, amplas e arejadas salas de aula, secretaria, biblioteca, cozinha, pátio de recreação e cozinha.

Nos mesmos moldes, com 10 salas de aula, será construído um novo prédio para a Escola Municipal Josineide Tavares, na Rua coronel Manoel Bandeira, Conjunto Itacaiúnas II, no bairro Laranjeiras. Este prédio abrigará também os alunos da Escola Liberdade, hoje funcionando em casa alugada da Igreja Católica.

As duas escolas contabilizam mais de 1000 alunos que não precisarão de interrupções no calendário escolar. A Escola Josineide Tavares tem confirmada a matrícula de 450 estudantes, mas o número ainda pode ser ampliado no decorrer de 2008.

RELAÇÃO DE VEÍCULOS AUTUADOS

O DMTU divulga através de edital afixado nas dependências do órgão e da 3ª Ciretran, a relação dos proprietários de veículos autuados e que não foram notificados pelos agentes de trânsito. Portanto, quem estiver em dúvida se seu veículo recebeu alguma multa, pode verificar no edital. Mais informações pelo fone 3322-1444.

LOCAÇÃO DE TRATORES

No dia 31 de janeiro, às 10h, será a abertura da Tomada de Preços N.º 001/2008/CPL/SEVOP cujo objeto é a locação de 2 tratores de esteiras com potência mínima da 170hp destinados à execução de serviços gerais no Aterro Sanitário de Marabá.

O prefeito Sebastião Miranda tem a preocupação constante em manter a cidade limpa, para melhor qualidade de vida de seus moradores. A limpeza pública é feita constantemente em Marabá, o que evita doenças e torna o ambiente mais saudável. A locação dos tratores através do Processo de Licitação n.º 008/2008 vem contribuir com o serviço de limpeza na cidade e será custeada com recursos próprios do município. Maiores informações na Sevop, localizada na BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá - Pará – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092.

MAIS CHUVA NO FIM DE SEMANA

De hoje (29) sábado (02/02), de acordo com o Climatempo, vai ter muita chuva, principalmente na sexta-feira, quando são esperados mais de 70mm de precipitação. No mais, sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Segundo o canaldotempo.com, os próximos 10 dias em Marabá e região terão trovoadas esparsas. Imagens de satélite, no entanto, mostram muitas nuvens na direção do sul e sudeste paraense. Temperatura máxima de 30º C nesta terça-feira.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas