24 janeiro 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1276

INAUGURAÇÃO DE ESCOLA

Confirmada a presença da governadora Ana Júlia Carepa na inauguração da Escola Albertina Moreira do Reis, na Folha 6, no dia 30 de janeiro. A escola construída com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Governo do Estado será repassada ao município para funcionamento do ensino fundamental.

A escola possui 08 salas de aula, biblioteca e laboratório de informática, sala de professores e da equipe gestora, com ambientes climatizados com ar condicionado, pátio, cantina e quadra de esportes. Cerca de 700 alunos da Escola Folha 12, que funciona no prédio da Maçonaria, serão transferidos para a nova escola, construída nos padrões de qualidade das demais escolas do município, bem arejada e confortável para alunos e professores.

VP-6 MAIS DINÂMICA

O trecho entre a rotatória Verdes Mares (Vp-8) e a Transamazônica, ora asfaltado e que terá a pista antiga reformada, é denominado VP-6 e ganhará urbanização de primeira qualidade.

Trata-se de via importante, porque serve de acesso a inúmeros serviços naquela área, como bancos, postos de gasolina, Farmácia Popular, Estação Rodoviária, Detran, Centro Administrativo da Prefeitura, dentre outros.

A pista recém-construída, com pavimentação e drenagem profunda, vai ganhar meio-fio, sarjeta e iluminação a vapor de sódio com luminárias em postes altos. O trânsito, no sentido VP-8/Transamazônica, dará acesso aos núcleos Cidade Nova e Marabá Pioneira. A antiga pista, que será recapeada, dando acesso à Nova Marabá, pela Transamazônica.

As paradas de ônibus serão construídas com base em novo layout, a exemplo daquelas em frente ao Hospital Municipal. As laterais serão dotadas de calçadas em bloket, rampas para portadores de deficiência, faixa de pedestre e sinalização para melhor segurança, por se tratar de área de grande movimento.

SEAGRI PARTICIPA DE CONFERÊNCIA

Coordenada pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, acontece nesta sexta-feira e sábado (25 e 26) a I Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, no auditório do Incra, envolvendo 14 municípios regionais.

O evento que tem participação efetiva da Prefeitura de Marabá, através Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) e Conselho Municipal de Agricultura, e servirá para discutir propostas e eleger delegados para a primeira conferência estadual do gênero, a acontecer em Belém, no período de 26 a 28 de março.

As conferências territoriais terão a presença de até nove delegados por município, além de representações de quilombolas, indígenas, extrativistas florestais, de marinha e pescadores artesanais. Nessa representação, um terço deve pertencer a organizações governamentais e dois terços à sociedade civil, sendo que desse total 30% devem ser mulheres.

Cada Conferência Territorial irá eleger até quatro delegados por município para participar da Conferência Estadual. Os municípios que não pertencerem a nenhum território poderão ter representação, desde que seja aprovado pela Conferência Territorial mais próxima. “A realização dessas conferências vai permitir o aumento do grau de participação social nas decisões governamentais”, avalia Avelino Ganzer, secretário executivo do Conselho Estadual Rural Sustentável.

PROGRAMA EXIGE CUMPRIMENTO DO ECA

Preste a completar sua maioridade, o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8069/90, é, segundo os especialistas, uma norma de primeiro mundo difícil para cumprimento num país em desenvolvimento, daí a existência de vários gargalos a ser cumpridos nas três esferas de governo brasileiro. Mesmo tendo se comprometido na garantia dos direitos humanos, em especial os das crianças e adolescestes, e aderido aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), em 2000, o Brasil ainda possui sérios indicadores que retratam a ausência da garantia de direitos, principalmente para os meninos e meninas da Amazônia Legal.

Diante da situação, o Unicef lançou o Programa Agenda Criança Amazônia, com objetivo de uma ampla mobilização social para assegurar o cumprimento desta importante lei, que objetiva prioridade absoluta à criança e adolescente nas políticas públicas da Amazônia Legal, quanto à efetivação Lei Estatuto da Criança e do Adolescente.

Hoje, 24, nas dependências da Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – será apresentado às autoridades e a imprensa o Agenda Criança Amazônia. Uma das primeiras ações previstas no projeto é a análise de situação da criança e do adolescente, com o intuito de conhecer e compreender quem são os meninos e as meninas da Amazônia, como vivem, onde estão e em que condições. Estas ações também objetivam a articulação política entre instituições dos governos e da sociedade.

Marabá foi pré-selecionado com outros 31 municípios do Estado para compor as bases iniciais do Agenda Criança Amazônia, tendo o prefeito Tião Miranda assinado ficha de adesão ao programa, se comprometendo a indicar um articulador municipal para aglutinar os diferentes atores da sociedade, com afinidade nessa área, para trabalhar na construção da agenda local.

O projeto que se destina a 711 municípios da Amazônia Legal insere 9 objetivos e 11 indicadores das áreas de saúde, educação e proteção social, inicialmente traçará o perfil situacional de Marabá, através de levantamento de dados infanto-juvenis nos três setores, levando em conta dentre, outros parâmetros, a taxa de mortalidade infantil, desnutrição na faixa etária de 0 a 2 anos, número de crianças em creches, percentual no ensino fundamental, programas de aleitamento materno e como funcionam os conselhos ligados a essas área.

CONFERÊNCIA EDUCACIONAL

Marabá participou da I Conferência Estadual de Educação realizada de 20 a 22 de janeiro, com cerca de 40 delegados com direito a voz e voto, para ajudar a construir o Plano Estadual de Educação. A delegação constituía-se de representantes do setor educacional do município e do estado, através da Semed e da 4ª Unidade Regional de Educação (4ª URE). O evento contou com cerca de 2.500 professores, gestores e técnicos educacionais dos 143 municípios paraenses.

A orientadora educacional Lúcia Batista, do Departamento de Ensino Rural/Semed, participou como delegada e explicou que as delegações participaram da construção do Plano Decenal de Educação do estado do Pará. “As diretrizes, os objetivos e as metas foram discutidos e votados de acordo com as necessidades de cada município”.

O Plano Estadual de Educação vai reger a educação no período de 2008 a 2018, razão pela qual a participação de cada município é muito importante para atender seus anseios de forma precisa. No dia 14 de abril será realizada a Conferência Nacional de Educação em Brasília, na qual cada estado levará seu plano decenal para compor o Plano Nacional de Educação (PNE).

O Pará terá 38 representantes no PNE entre conselheiros, gestores, diretores, Ministério Público, pais, alunos e movimentos sociais ligados ao setor educacional. De Marabá, só participará em Brasília, a presidente do Conselho Municipal de Educação Lúcia Bichara para discutir e defender os temas educacionais de interesse do sul e sudeste paraense.

TEMAS INSERIDOS NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Entre os temas defendidos pela delegação de Marabá inseridos no Plano Estadual de Educação (PEE) está a obrigatoriedade de criação do Conselho Municipal de Educação em todos os municípios paraenses, pois a maioria não o possui. Com relação à Educação Infantil, um ponto importante é a manutenção de crianças de zero a três anos nas escolas.

Para a Educação Especial, foi defendido no PEE a adequação dos espaços para atender as crianças e adolescentes especiais, além da formação continuada para professores voltada ao trabalho com alunos inclusos em outras turmas.

VAGAS PARA ALFABETIZADORES

Os educadores interessados em ministrar aulas no 22º módulo de Educação Solidária/Vale Alfabetizar, devem levar currículo no Departamento de Ensino/Semed com Maria de Nazaré Silva Costa até fevereiro de 2008, em horário comercial.

A coordenadora do Programa Educação Solidária/Vale Alfabetizar em Marabá, Nazaré Costa, explica que os profissionais que estão cursando licenciatura, já cursaram ou têm alguma afinidade com a área educacional podem participar da seleção de currículos.

A Educação Solidária é voltada duração do módulo é de 8 meses e as aulas são ministradas em escolas, associações de bairros e igrejas, entre outros espaços onde os coordenadores mostrem interesse em levar a educação às pessoas que necessitam aprender a ler e a escrever.

Este ano, 40 turmas serão formadas nesse programa especial para atendimento à educação de jovens e adultos. As pessoas que tiverem currículo selecionado para ministrar as aulas participarão do curso de capacitação em março e em seguida ajudam no processo de matrícula dos novos alunos. As aulas devem iniciar no final de março ou início de abril. Este programa é resultado de uma parceria entre prefeitura, Vale, UFPa e Alfabetização Solidária (Ong).

AVISO DO DMTU

O DMTU divulga através de edital afixado nas dependências do órgão e da 3ª Ciretran, a relação dos proprietários de veículos autuados e que não foram notificados pelos agentes de trânsito. Mais informações pelo fone 33221444.

TRANSITE COM SEGURANÇA

Viva muitas carnavais, transite com segurança”, este é o tema da campanha educativa do DMTU, realizada pela equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito, a partir de 29 de janeiro.

A equipe de Educação para o Trânsito realizará a campanha nos principais cruzamentos e faixas dos três núcleos urbanos com a participação de palhaços e distribuição de folders educativos. Também será feito um trabalho intenso na orla do Tocantins durante a programação oficial de carnaval coordenada pela Secdetur.

MAIS CHUVA NO FIM DE SEMANA

De acordo com o Climatempo, no período de hoje a sábado, 26, tem sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Para esta quinta e sexta-feira são esperados 25 mm de chuva, devendo aumentar a precipitação pluviométrica a partir de sábado.

Há previsão de chuva para os próximos 10 dias em Marabá e região, segundo o canaldotempo.com. Imagens de satélite, no entanto, mostram hoje nuvens de pequena densidade em Marabá e região, mas também existem camadas mais densas do oceano em direção ao continente. Temperatura com máxima de 31º C.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas