10 novembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1008

SEMINÁRIO SOBRE MINERAÇÃO NO PARÁAmanhã, 11 de novembro, às 20h, será realizada a solenidade oficial de posse da 1ª Diretoria da Associação dos Municípios Mineradores do Estado do Pará (AMMEPA). O presidente da AMMEPA/prefeito Sebastião Miranda Filho, participa da solenidade, a realizar-se no salão de recepções da Revemar. Às 22h será realizado um jantar de confraternização.
A programação é a seguinte: 1º seminário sobre atividade mineral no Estado do Pará, de 14 às 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com os palestrantes Abrózio Ichihara (Geólogo do DNPM), que vai tratar da potencialidade mineral do Pará; Izaías de Carvalho (Consultor da Assoc. dos Municípios Mineradores de Minas Gerais), que vai falar da organização de uma Associação de Municípios Mineradores; Aristoginton Moura (Strategia Consultores Ltda), que explana o tema: Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento e Wellington Valente (Consultor da ACIM), que vai abordar a importância da AMMEPA e o fortalecimento dos Municípios Mineradores do Pará.
VÔLEI E FUTEBOL NOS JOGOS DA CASTANHA
Os jogos da Castanha prosseguem nesta sexta-feira (10) com 18 partidas de futsal, nas categorias sub-14 e sub-17 masculino. As competições são realizadas no ginásio Poliesportivo da Folha 16, com 32 equipes. O futsal é a modalidade com maior número de escolas inscritas. A grande final acontece dia 14, terça-feira.
Ontem, dia 9, foram realizadas as finais do vôlei masculino e feminino, no ginásio Osorinho, na Velha Marabá. Na categoria sub-14 feminino, a escola vencedora foi Cisne Branco, tendo como vice o colégio Monte Castelo. No sub-17, o campeão foi o colégio Geraldo Veloso, com o Monte Castelo na segunda colocação. O terceiro lugar ficou com o Anísio Teixeira.
O campeão do vôlei masculino sub-14 foi o Monte Castelo, que levou a melhor sobre o rival Geraldo Veloso. Os quatro jogos finais do masculino sub-17 foram adiados para o dia 16 deste mês. Os vencedores do futebol de campo também foram definidos esta semana, no estádio Zinho Oliveira. No sub 14, o campeão foi o Geraldo Veloso ao derrotar o Inácio Moita na final. No sub-17, o vencedor foi o colégio Liberdade, que aplicou 2 a 0 sobre o Gaspar Vianna.
Segundo o regulamento dos Jogos da Castanha, o vencedor de cada modalidade ganha 15 pontos, o segundo 10 e o terceiro 7 pontos. A escola que marcar mais pontos nas sete modalidades disputadas ao longo da competição será declarada campeã. Por enquanto, as três escolas que disputam a liderança dos jogos são Anísio Teixeira, Geraldo Veloso e Monte Castelo.
A realização dos JESC é da Secretaria Municipal de Educação e tem o objeto de selecionar os representantes do município para os JEPs (Jogos Estudantis Paraenses). O encerramento da programação esportiva acontece dia 21 deste mês. O Departamento de Educação Física da Semed vai divulgar nesta segunda-feira a pontuação parcial alcançada por cada escola.
Já foram disputadas as modalidades de atletismo, futebol de campo, voleibol, além de futsal, que está em andamento. Na próxima semana serão disputados basquete, handebol e xadrez.
BANCOS NÃO CONVENCEM AÇOUGUEIROS
Reuniram-se na tarde de ontem, 9, com gerentes de bancos, representantes do Sebrae e da Divisão de Vigilância Sanitária, um grupo de aproximadamente 80 açougueiros para tratar de um possível financiamento do mercado varejista de carne em Marabá.
Embora a maioria não tenha se convencido de que o empréstimo
seria a melhor solução, diante da burocracia demonstrada pelo setor, acredita-se que uma dos empreendedores deve recorrer aos bancos para agilizar a adequação de seus talhos.
Segundo o técnico em Controle de Alimentos da Divisa, Roger Lobo, um número significativo de açougueiros não ficou muito satisfeito com o que lhe foi apresentado pelos bancos (Banpará, Banco do Brasil, Basa e Caixa), em razão de terem primado pela formalidade, em função de melhores garantias e tetos de financiamentos mais altos, sendo que a maioria dos açougueiros trabalha na informalidade e não dispõe de
recurso para constituição de empresa.
Roger garante, no entanto, que a Divisa vai prosseguir com incentivo, inclusive com apoio do Sebrae, no sentido dos açougueiros se adequarem às normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alcançando o padrão de higiene e qualidade desejável pelas autoridades em saúde alimentar.
Confirmando esse apoio, no decorrer da reunião de ontem, o Sebrae propôs orientar os açougueiros para a constituição de uma cooperativa ou associação, garantindo suporte técnico com capacitação e consultoria. Depois de mostrada a legislação de uma e outra entidade de classe, as benesses e entraves de cada uma, os açougueiros vão decidir qual a melhor escolha. A idéia, por sinal, foi o ponto mais positivo, do ponto de vista dos interessados.
50% ESTÁ ADEQUADO
Ainda de acordo com Roger, hoje 50% dos açougues de Marabá já alcançaram essa adequação, faltando pouco coisa para o licenciamento da Divisa. No entanto, quando iniciou a fiscalização, uns 15 talhos fecharam as portas porque os proprietários consideraram impossível o cumprimento das normas. Hoje, ainda existem cerca de seis açougues em casa de madeira, sendo que duas já estão em construção em material permanente.
Além das condições físicas do ambiente e equipamentos (câmara fria, balcão refrigerado e outros), os açougueiros devem preencher os seguintes requisitos para o primeiro licenciamento: preencher requerimento padronizado da SMS - Secretaria Municipal de Saúde -, assinado pelo proprietário e reconhecido em cartório; cópia da constituição da empresa; cópia do CNPJ; cópia do RG e do CPF do proprietário; cópia do laudo de desinsetização e desratização dos ambientes (por empresa licenciada pela Divisa); relação de todos os funcionários da empresa, com suas respectivas funções (incluindo proprietário, se este atender ao público); cópia de atestado médico-funcional dos funcionários ou carteira de manipulador de alimentos dos mesmos; taxa (DAM).
ENTREGA DE EXAMES
Uma equipe da Divisão Extra-muro volta a visitar a zona rural, desta feita levando consultas médicas e entrega de resultado dos exames do Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), inicialmente em
quatro localidades.
Nesta ocasião, em função dos exames até agora concluídos, serão visitadas as comunidades de: Vila Cristalândia, dia 15; vilas Canaã e Monte Sinai, dia 18; Acampamento 26 de Março, dia 19; e Vila Itainópolis, no dia 20 deste mês.
A medida que foram chegando a Extra-muro os resultados do laboratório, as demais comunidades da zona rural vão sendo visitadas. Acredita-se que, a partir de agora, as análise do material coletado até
meados do mês passado sejam mais céleres, devendo está concluída em breve a entrega de todos os resultados do PCCU.
AMANHÃ TEM VACINA ANTI-RÁBICA
No período das 08 às 17 horas deste sábado, 11, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), através de mais de 70 postos espalhados pela cidade, estará vacinando todos os cães e gatos da área urbana de
Marabá, compreendendo os três núcleos principais mais São Félix e Morada Nova. A meta é alcançar mais de 35 mil animais das duas espécies.
A raiva é a principal zoonose monitorada pela Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), uma doença causada por vírus, que tem o cão como maior transmissor ao ser humano no ambiente urbano, seguido pelo gato.
Diante dessa situação e devido à região ser endêmica para esta doença que facilmente circula através de morcegos hematófagos, o CCZ pretende vacinar toda a população de cães e gatos, porque embora a raiva seja facilmente controlada por vacina, é uma doença fatal, depois que seus sintomas aparecem.
EXAMES ESPECIALIZADOS
Graças a um convênio com o governo do Estado, a
partir desta segunda-feira todos os laboratórios de análises clínicas da SMS vão realizar diversos exames especiais no próprio município e com maior celeridade, ou seja, previsão de entrega em no máximo 10 dias, o que em relação as análises feitas em Belém (até mais de 90 dias) é bastante rápido.
Dentre outros exames, aqui serão feitos para: HIV, toxoplasmose, rubéola, doença de chagas e outros. O trâmite para o paciente é o mesmo, fazer a coleta no laboratório indicado pela unidade de saúde do município.
ALIMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO PARA SEASP
O presidente da Comissão Municipal de Licitação (CML) e pregoeiro oficial do município, Fledinaldo Lima informa que dia 27 de novembro, realiza-se o Pregão Eletrônico nº.50/06 para aquisição de gêneros alimentícios estocáveis e perecíveis a serem utilizados no programa de educação em creches da secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp). Também no dia 27, a prefeitura de Marabá realiza o Pregão Eletrônico nº. 51, para aquisição de material didático para as creches.
As empresas participantes deste Pregão Eletrônico devem cadastrar-se no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, um sistema automatizado de informações, através do qual os fornecedores se cadastram gratuitamente, com a finalidade de fornecer materiais ou prestar serviços para os órgãos da Administração Pública Federal Direta, Autarquias e Fundações.
MEDICINA DO TRABALHO
O pregão presencial para contratação de empresa especializada na prestação de serviços de engenharia e medicina do trabalho, será realizado dia 24 de novembro.
Segundo o pregoeiro oficial do município, Fledinaldo Oliveira, devido a impugnações no edital, foram necessários alguns ajustes. O edital completo pode ser adquirido na sede da Comissão Municipal de Licitação, localizada nos altos da Auto-Escola Unicar, na F-32; QD-09; LT 1-B. Nova Marabá ou no site www.comprasnet.gov.br.
A prefeitura vai contratar a empresa que definirá os locais periculosos e insalubres existentes na administração municipal, para que os funcionários recebam as gratificações adequadas, de acordo com as funções que exercem.
A empresa contratada fará a elaboração de Laudo Técnico de Condições Ambientais no Trabalho (LTCAT); Programa de Controle Médica de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
SERVIÇO DE TRANSPORTE
No dia 21 de novembro, às 10h, será aberto o Pregão Eletrônico nº. 48/06, para a contratação de empresa de prestação de serviços de transporte funerário, via Belém/Marabá.
O trabalho será utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para traslado de pessoas do município, cujo óbito tenha ocorrido em Belém e que tenham sido encaminhadas à capital por meio do serviço de Transferência para Fora do Domicilio (TFD).
MAIS EQUIPAMENTOS PARA HOSPITAIS
A licitação realizada para aquisição de equipamentos e materiais específicos para o Hospital Materno-Infantil não contemplou os seguintes itens: carro de anestesia e aparelho de raio x. Por esta razão a Comissão Municipal de Licitação, fez novo edital de licitação para a realizar Pregão Eletrônico, dia 29 de novembro.
ANIVERSÁRIO DA CASA DA CULTURA
Dia 15 de novembro, o aniversário dos 22 anos da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), será comemorado com uma programação especial, com funcionários, ex-funcionários e convidados especiais.
Às 19h, o presidente da Fundação, Noé von Atzingen e sua equipe recepcionam os convidados; às 19:30h tem início mostra de vídeos e exposição de fotos em data show, sobre a História da Casa da Cultura e em seguida será servido coquetel aos convidados.
PREVISÃO DO TEMPO
O período das chuvas prestes a começar De acordo com o site canaldotempo.com, o tempo em Marabá, hoje, 10 de novembro, encontra-se a 26°C, nublado e sensação de 29°C. Há previsão de trovoadas esparsas para hoje e amanhã.
O instituto de meteorologia Clima Tempo prevê sol com muitas nuvens durante esta sexta-feira. Período nublado com chuva a qualquer hora. No sábado, pode chover rápido durante o dia e à noite, as chances são de 90%.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1007

SEGURO DE PESCADORES
Começa na próxima segunda-feira, 13, no Sine – Sistema Nacional de Emprego –, a solicitação do seguro-desemprego do pescador artesanal, ou seja, aquele que exerce a profissão de forma artesanal, individualmente ou em regime de economia familiar, sem contratação de terceiros, durante o período de proibição da pesca para a preservação de espécies marinha, fluvial ou lacustre, a cuja captura o pescador se dedique.
Em Marabá esse abono é concedido aos pescadores cadastrados na Colônia Z-30. No entanto, para ter direito ao valor de um salário mínimo no decorrer do período entre 1º de novembro/2006 a 28 de fevereiro/2007, é necessário que o pescador tenha pelo menos um ano de cadastro naquela cooperativa.
Aqueles que não têm um ano de cadastro ou que vão completar no decorre da piracema, não podem usufruir desse benefício. O Sine está localizado no Centro Administrativo da Prefeitura, terceiro piso do Saci, na Nova Marabá.
CICLO DE PALESTRAS
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo um ciclo de palestras sobre temas específicos destinado a diversos públicos. Ontem, 8, aconteceu a primeira dessas palestras versando sobre “as formas de controle para doenças veiculadas pela água”, proferida pela coordenadora da Divisão de Vigilância Ambiental, Thays Mesquita, e que teve como público alvo professores da rede pública de ensino.
Segundo Thays, os métodos de prevenção de doenças hídricas são basicamente a manutenção da higiene pessoal e doméstica e a boa qualidade da água.
Ao final da palestra foi lançado o projeto denominado “Dr. Água: De olho no ambiente”, o qual visa a mobilização dos professores da rede pública de ensino (municipal e estadual) na divulgação dos conhecimentos relacionados à água, em prol da conservação e promoção da sustentabilidade ambiental.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM NOVA IPIXUNA
Nos dias 06 e 07 de novembro, a equipe de Educação Ambiental da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) realizou em Nova Ipixuna uma oficina de Educação Ambiental, para 22 alunos da Escola Municipal Chico Mendes.
A mobilizadora do setor de Educação Ambiental da FCCM, Paula Brenda Barreto, graduada em Biologia/UEPA, informou que o trabalho foi desenvolvido na Reserva Extrativista Agro-Florestal Núcleo: Maçaranduba 2. Os alunos participaram de caminhada ecológica; dinâmicas de sensibilização ambiental junto à natureza e confecção de bijuterias de sementes coletadas na área da reserva como açaí e inajá, entre outras.
O trabalho foi coordenado por Tânia Nascimento (Habilitação em Biologia e Especialista em Educação Ambiental/ Universidade Estadual de Lavras/MG) e Adriana Márcia Varão (Bacharel em Geografia e Especialista em Gestão Ambiental/UFPA), que participam do projeto de educação ambiental, da FCCM em convênio com a ENTE (Empresa Norte de Transmissão de Energia).
Mário Antônio da Silva ensinou a confecção de bijouterias e pequenos objetos de papel de jornal e revista, enquanto Laércio Severo Paz ministrou oficina de confecção de bijouterias e artesanatos de sementes.
O projeto, com carga horária de 16h, ainda será desenvolvido em outros núcleos da região. O trabalho inclui conscientização ecológica e atividades práticas com oficinas de reciclagem e confecção de bijuterias de jornal e/ou revistas.
Este projeto faz parte do programa de valorização da Educação Ambiental, realizado pela FCCM – Programa de Educação Ambiental LT 500 KV – Tucuruí – Marabá – Açailândia, para a Empresa Norte de Transmissão de Energia.
SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Noé von Atzingen, participa em Belém, da Conferência de Responsabilidade Social da Amazônia 2005, cujo tema central é “Trabalho e Renda para uma Sociedade Sustentável”. A conferência iniciada ontem, 8, segue até amanhã, 10 de novembro.
O evento é realizado no Teatro Sylvia Nunes para um público aproximado de 400 pessoas, que representam Ong’s, empresas e órgão públicos, com programas voltados para as questões sociais e comunitárias.
Noé Atzingen apresenta Marabá sobressaindo-se no cenário estadual através de suas experiências, na área da responsabilidade social dentro de questão cultural, através da palestra sob o tema: A cultura como caminho à inserção no mercado de trabalho - a experiência da Fundação Casa da Cultura de Marabá.
LIMPEZA DA CRIMINOSA
Em virtude da aproximação do período chuvoso e também em conseqüência do aumento de áreas pavimentadas próximas às margens da Grota Criminosa, que serve como divisor de águas das folhas 15, 16, 17 e 18 de um lado e 9, 10, 11 e 12 do outro, a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) começou esta semana a limpeza do canal e rede de canalização de águas pluviais no entorno daquela vertente, com o objetivo de evitar transtornos com alagamentos.
O material encontrado tanto no canal da grota, quanto nos bueiros e rede de canalização, é bem diversificado e certamente teria melhor destino do que impedir a vazão da água da chuva: são pneus, restos de geladeiras, sofás e muitas garrafas plásticas. Lixo que em vez de ir para o Aterro Sanitário, através da coleta regular, servirá para causar alagamentos, se não for retirado antes do inverno que se aproxima.
DENGUE
Também em conseqüência do período de chuvas, voltam os cuidados com o controle do mosquito do dengue. O único meio de combater a doença é não permitir que o mosquito nasça, se prolifere. Por isso, os cuidados devem ser redobrados nesse período.
Eliminar os criadouros internos, como: vasos, pratos de xaxim, enfeites e todo tipo de situação que possa acumular água limpa; providenciar a limpeza de calhas, lajes, caixas d'água; remover entulhos provenientes de restos de construção e lixos em geral.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social
- Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas