06 fevereiro 2007

INFORMATIVO 1058

PREGÃO ELETRÔNICO PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
No dia 14 de fevereiro, às 10h (horário de Brasília), será aberto o Pregão Eletrônico 001/2007 para aquisição de alimentos perecíveis e estocáveis a serem distribuídos nas escolas de Marabá, neste primeiro semestre de 2007. As empresas interessadas em participar devem obter maiores informações no site www.comprasnet.gov.br.
Para participar dos Pregões Eletrônicos, as empresas devem cadastrar-se no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, um sistema automatizado de informações, através do qual os fornecedores se cadastram gratuitamente, com a finalidade de fornecer materiais ou prestar serviços para os órgãos da Administração Pública Federal Direta, Autarquias e Fundações.
O coordenador da Alimentação Escolar, Walter Silva, informou que neste Pregão Eletrônico serão adquiridos 35 itens, para a alimentação escolar na zona urbana e rural do município de Marabá. A participação de empresas e indústrias nessa licitação é importante, pois com mais empresas cadastradas, cai o preço dos alimentos a serem adquiridos, o que possibilita a compra de mais alimentos.
Entre os perecíveis estão leite, banana, chuchu, maçã e iogurte e entre os estocáveis estão achocolatados, flocão para cuscuz, sucos, salsicha e sardinha. “Existem escolas que ficam há cerca de 300km de distância da sede do município, na fronteira com São Félix do Xingu (Vila Macaco Careca) e algumas até sem rede elétrica. Para as escolas mais distantes fornecemos mais enlatados, mas sempre verificamos a qualidade e validade dos produtos”.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Apesar do primeiro pregão eletrônico para aquisição de alimentação escolar em 2007, ser realizado apenas dia 10 de fevereiro, as escolas da rede municipal já estão abastecidas desde o dia 22 de janeiro, quando iniciaram as aulas.
Walter Silva disse que a alimentação distribuída nas escolas é continuamente supervisionada pelo Conselho de Alimentação Escolar, por sete supervisoras da Merenda Escolar que visitam sempre as escolas do município, por ele próprio e pela nutricionista, para verificar a qualidade e quantidade, para que nenhuma escola fique desprovida.
A Alimentação Escolar é balanceada num cardápio feito por nutricionista, que dá os alunos os nutrientes e vitaminas necessárias para terem mais disposição para a aprendizagem.
NOVAS VAGAS PARA ESCOLA DE MÚSICA
A Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na sede da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), abriu 45 novas vagas para interessados que tenham aptidão e interesse pelos ritmos e pela musicalidade. Os interessados podem se dirigir ao local ou ligar para 3322-2315, falar com Francisca.
Há 15 vagas para Aulas de Cavaquinho, cujas aulas serão ministradas às sextas-feiras, de 8 às 10h. Para inscreverem-se, os alunos devem ter idade mínima de 12 anos.
Para Musicalização Infantil, há 15 vagas para alunos que tenham 4 anos de idade. As aulas serão às segundas-feiras, de 8h às 10h. Também há 15 vagas para crianças com 5 anos de idade, para aulas de Musicalização Infantil, às segundas-feiras, no horário de 10h às 12h.
MULTIPLICADORES DE INFORMAÇÃO
Com significativa participação de estudantes, média de 25 por escola, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) promoveu em sete escolas a Oficina de Jovens Multiplicadores de Informação Sobre DST/Aids, no período de setembro a dezembro de 2006, objetivando irradiar esclarecimentos quanto a prevenção dessas doenças nas comunidades, a partir do apoio da Semed, por intermédio das escolas.
O trabalho, realizado sempre às sextas-feiras, contemplando escolas de Morada Nova, Liberdade, Folha 8, Folha 11, dentre outras, atingiu o total de 153 alunos na faixa etária de 12 a 17 anos. As atividades educativas, visando o envolvimento dos jovens, consistiram de vídeos, debates e reflexões sobre os temas: sexualidade, gravidez na adolescência e DST/Aids; exposição dialogada sobre doenças sexualmente transmissíveis, confecção de cartazes sobre DST/Aids; e dinâmica de gripo, visando a apresentação, integração e sensibilização dos adolescentes para o tema.
Esse trabalho foi fundamental para o engajamento de todo o pessoal das escolas trabalhadas, inclusive diretores, o que favoreceu a participação desses estabelecimentos numa gincana em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
A intenção das coordenadoras do projeto (psicóloga Raquel Soares e assistentes social Tatiana Sales) é dá seguimento das ações em 2007, abrangendo um maior número de estabelecimentos escolares, visto que algumas escolas que estavam na programação do ano passado, não foram contempladas.
CICLO DE MOTIVAÇÃO ENCERROU ONTEM
Resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Universidade Adventista de São Paulo, o ciclo de palestras de incentivo ao funcionalismo da saúde pública, principalmente aquele destinado às atividades fins em centros de saúde e Hospital Municipal (HMM), encerrou-se ontem (5), no Centro de Saúde Mariana Moraes, no Km-7, Nova Marabá.
Os universitários da Adventista de São Paulo estiveram em praticamente todos os centros de saúde, auditório da SMS, CAPS e HMM desde o dia 15 janeiro, ministrando palestras sobre Motivação e Qualidade de Vida, com objetivo de melhorar o astral dos servidores da saúde.
ESTERILIZAÇÃO DIMINUI RISCO DE INFECÇÃO
Uma das grandes preocupações em toda casa de saúde é a infecção hospitalar, a qual tem como uma das principais ferramentas para seu combate a esterilização de roupas, instrumentos e o próprio ambiente hospitalar. Pensando nessa situação, a diretoria de enfermagem do Hospital Regional do Sudeste do Pará, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove o I Encontro de Esterilização do Sudeste do Pará, na sexta-feira (9), no auditório Eduardo Bezerra.,
Dirigido a enfermeiros, técnicos e estudantes de enfermagem, o encontro tem como investimento no ato da inscrição um quilo de leite (nível superior); e para nível médio e estudantes, um quilo de alimento não perecível (exceto sal). As inscrições serão realizadas momentos antes da abertura do evento, prevista para as 8 horas da próxima sexta-feira.
Veja a programação: esterilização, limpeza e desinfecção; processos de esterilização a vapor saturado, calor seco e peróxido de hidrogênio; monitoramento do processo de esterilização a vapor; e modelos de registros.
O encontro tem como palestrantes Terezinha Neide de Oliveira, enfermeira do Hospital Geral César Carls (Fortaleza – CE); Eliana Lobato, enfermeira do Hospital Metropolitano (Belém – PA); e Cândido Freitas, enfermeiro da 3M do Brasil (São Paulo – SP), empresa fornecedora de equipamentos para esterilização.
INFECÇÃO NA MÉDIA E BAIXA COMPLEXIDADE
Segundo o infectologista Alex Freitas, do Hospital Municipal Marabá (HMM), a infecção hospitalar é mais freqüente na medicina de alta complexidade, principalmente nas casas de saúde com UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), mesmo assim, todo hospital que se preza tem sua Comissão de Controle de Infecção, inclusive consta como um dos avanços do HMM no segundo semestre de 2006 a instalação desse instrumento de controle interno.
Ainda conforme Alex, para uma doença ser considerada infecção hospitalar é necessário uma série de observações do paciente para confirmação de doença adquirida dentro de um hospital, porque em muitos casos o paciente pode ter dado entrada na casa de saúde já contaminado. Na UTI é mais fácil detectar isso por causa dos respiradores mecânicos, utilizados geralmente em pessoas debilitadas, que fáceis de ser contaminadas por germes (bactérias, fungos e vírus).
INAUGURAÇÃO DO CEACA
O prefeito Sebastião Miranda Filho entrega mais duas grandes obras à população de Marabá: a Escola “Pequeno Príncipe” e o Centro de Atenção à Criança e Adolescente (CEACA). A escola completamente transformada será inaugurada dia 9 de fevereiro e o CEACA, no dia 10.
O Projeto CEACA, cujo lema é “Incentivando à cidadania”, desenvolve três oficinas com o firme propósito de elevar as potencialidades de crianças e adolescentes, estimulando à construção de ideais, autonomia e responsabilidade, respeitando sua condição peculiar de desenvolvimento, e considerando as dimensões histórico, social e cultural de cada faixa etária. Desta forma destacamos as seguintes atividades:
Oficina Sócio-pedagógica: atendendo 100 crianças e adolescentes (07 a 10 e 11 a 13 anos) com atividades sócio-educativas.
Oficina de Artes: atendendo a 20 adolescentes a partir dos 13 anos, com atividades voltadas, inicialmente, à capacitação em Pintura e confecção de bijouterias;
Oficina de Artesanato em Madeira, atendendo 30 adolescentes no desenvolvimento de habilidades na confecção de peças diversas em madeira e, claro, contribuindo com a preservação do meio ambiente.



PREFEITURA DE MARABÁAssessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas