30 outubro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1000

Hoje (30) chegamos ao Informativo nº. 1000. Embora existissem edições anteriores, inclusive datilografadas e enviadas aos meios de comunicação por fax ou office-boy, o Boletim da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Marabá ganhou essa numeração seqüencial em fevereiro de 2002, já na administração de Tião Miranda, tendo como secretário de Comunicação Agenor Garcia.
No começo os assuntos resumiam-se a agenda do prefeito, serviço de meteorologia, porque era período de cheia, e pequenos tópicos referentes aos serviços das secretarias. Esses informativos também eram enviados a pouquíssimos destinatários. No decorrer desses quatro anos houve um aperfeiçoamento do conteúdo e emissão diária, com exceção dos sábados, domingos e feriados. Agora, o Informativo da Prefeitura dedica-se quase 100% aos serviços fins, executados pelas secretarias de Obras, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Agricultura; Cultura, Desporto e Turismo; Defesa Civil, Saci (Serviço de Atendimento ao Cidadão) e Fundação Casa da Cultura, informando com antecedência e fazendo suítes das principais ações desses órgãos, na forma de release, para cobertura da imprensa de Marabá.
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pela Ascom, foi justamente o aceite desse informativo pelos meios de comunicação. Muito material era enviado, mas pouca coisa era publicada. Embora, desde o início, os editores tenham tomado o cuidado de não produzir as chamadas notícias “chapa-branca”, o resultado não aparecia. No entanto, a persistência unida a algumas metodologias práticas de comunicação, para tornar a informação mais agradável, fez o boletim cair no gosto da imprensa, a ponto de ser solicitado quando não chega aos e-mails das emissoras de rádio, TV e jornais impressos, porque se tornou destaque nas principais colunas dos jornais do município.
No meio oficial, o Boletim da Ascom é pauta indispensável para os assuntes inerentes à administração municipal, remetido a cerca de 150 destinatários, entre setores da própria prefeitura, imprensa local, do Estado e alguns de todo o Brasil. Além disso, possui um blog (http://informativomaraba.blogspot.com) com informações atualizadas diariamente. Nos próximos meses, com a melhoria do serviço de Internet, os jornalistas esperam melhor atender sua clientela, devido à prefeitura instalar seu próprio provedor em banda larga, podendo, inclusive, ilustrar o boletim.
É importante destacar que, o serviço deve melhorar. Ainda é precária a comunicação entre alguns setores da Prefeitura e a Ascom. Devemos melhorar a infra-estrutura para coberturas de eventos (transporte e internet de boa qualidade). As pautas, na maioria, são feitas via telefone, o que reduz a qualidade da notícia. Ao contrário, de quando é colhida no local e hora do acontecimento.
ENQUETE REVELA IMPORTÂNCIA DO BOLETIM
O subeditor do Correio do Tocantins, Patrick Roberto, disse que a informação deve ser rápida e manter-se qualificada. É importante que o material de divulgação das assessorias seja atualizado e abrangente. “O Boletim Informativo da PMM, é incontestável a sua emissão diária e o fornecimento de números e comparativos, os quais têm sido aproveitados no trabalho da editoria do Correio do Tocantins. O Boletim é um importante vértice do trabalho da Ascom. A equipe está de parabéns”.
A colunista do Jornal Opinião, Cileide Tavares, disse que o Boletim Informativo da Prefeitura merece o nome que tem.”O Boletim além de trazer informações do gabinete do prefeito e das secretarias traz diversas noticias não ligadas diretamente à prefeitura e que são relevantes para a sociedade.”
Para o editor do Opinião, Eleutério Gomes, o boletim é muito útil no dia-a-dia da redação. “Além de recebermos notícias do Executivo, serve como pauta para nossos repórteres. Dois assuntos recentes, que tiramos do Boletim foi a questão da legalização do comércio de carne e outra sobre a poluição ambiental”.
Enquanto Milton Faria, diretor de Jornalismo da TV Record Marabá, garante que o seu canal de televisão tem aproveitado mais de 40% das informações do boletim como pauta do Programa Marabá em Alerta.sem contar as notícias divulgadas “Reputamos como bom, o trabalho desenvolvido pelos editores e redatores do Boletim”.
Maria Alexandra Barreiros, repórter do SBT, informa que se tornou hábito, antes de sair da redação, verificar os últimos boletins da Ascom para ver o que está acontecendo na área institucional. Cerca de 90% das informações são aproveitadas como pauta. Além disso, o boletim dá uma noção de como ela deve conduzir as matérias nele reportadas.
Enquanto o repórter cinematográfico do SBT, Elhomar do Vale, disse que além do boletim, recebe sugestões de pauta, via telefone, dos jornalistas da Ascom, o que tem contribuído para melhorar a informação ao telespectador.
PRAÇA DA BÍBLIA
Foi inaugurada em meio a um encontro ecumênico, nesta sexta-feira, a Praça da Bíblia.– Conforme programação do cerimonial, a inauguração teve início com a entrega do monumento. Uma bíblia, construída em concreto de quatro metros quadrados, contendo palavras de Jô, XII:9, descerrada pelo prefeito Tião Miranda, deputado Pio X, Maurino Magalhães, presidente da Câmara dos Vereadores, vereadora Julia Rosa, o bispo de Marabá Dom José Foralosso, pastor Salles Batista, da Assembléia de Deus, vereador Leodato e outras lideranças religiosas presentes.
Em seguida, acompanhados pelo prefeito Tião Miranda, os convidados que assistiam, todos se dirigiram para a placa inaugural, cujo descerramento obedeceu as mesmas formalidades. As autoridades destacaram a alegria das crianças que lotavam o parquinho enquanto se dirigiam para o ultimo ato da programação.
Num tablado, armado no extremo da praça, onde num amplo estacionamento de veículos, que serve para concentração de pessoas, nas ocasiões festivas, o prefeito Tião Miranda convidou para ficar ao seu lado, as lideranças religiosas, secretários municipais e pastores de diversas congregações que foram assistir a inauguração da praça.
Coube a Dom José Foralosso a primeira benção da noite, com palavras que destacaram a importância da praça para a população. Para as crianças, para o encontro das pessoas, para o descanso e prazer dos idosos, para a boa idéia da arquitetura daquele espaço.
.O deputado Pio X, autor da emenda para a construção da praça, em parceria com a Prefeitura, afirmou que “esta é a maior praça da Bíblia construída no Pará, Bem moderna, tem caráter ecumênico, tem multi- uso, é bem arborizada. A prefeitura está de parabéns”, afirmou. O vereador Leodato Marques, autor do requerimento de criação da praça; também destacou o trabalho bem feito da prefeitura e agradeceu a Deus pela oportunidade de poder participar deste evento.
A banda Doxologia executou os hinos: de Marabá e o Nacional. E o coral da Assembléia de Deus, sob a regência do pastor Amarildo, também entoou hinos. A obra tem área de 5.745 m², e resultou de convênio da Prefeitura de Marabá com o governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof).
A praça é destinada a todas as religiões. É urbanizada com flores, gramados e bancos, manteve-se a arborização que lá existia. A outra parte tem ao centro um amplo estacionamento de veículos, que nos dias de eventos servirá para a concentração de pessoas. A praça tem ainda parquinho infantil, protegido por um resistente muro de concreto do lado da Rodovia Transamazônica. E dentre outras funções, a Praça da Bíblia foi construída visando a valorização do crescente e diversificado comércio às proximidades.
COMEMORAÇÕES DO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO
A prefeitura fez uma festa especial em comemoração ao Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, no Clube da Vale, Folha 17. Nos meses de setembro e outubro, a Secdetur organizou o Torneio do Servidor, com disputa entre times formados pelas secretarias. A final, no dia 28, com o jogo DMTU (2) x Saúde (1). A premiação foi troféu aos times do 1º e 2º lugar, ao melhor goleiro e para o artilheiro (ambos do DMTU) do Torneio do Servidor.
A festa contou com a participação de cerca de 2 mil servidores. Organizada pelo secretário de Administração Nilton Medeiros e assessores Socorro Medeiros e José Scherer, teve piscina liberada para a criançada, animação de Lenine e Banda, cerveja e refrigerante a preço de custo, almoço gratuito a base de churrasco, foi servido de meio-dia às 15h.
A maioria dos brindes foi sorteada entre os servidores presentes, mas houve uma premiação especial para servidora Maria Dinalva, que se aposentou na semana passada, após 30 anos de serviço à Prefeitura de Marabá. Ela ganhou um DVD.
Nilton Medeiros disse que a distribuição de mais de 30 brindes aos servidores, incluiu eletrodomésticos e eletrônicos, adquiridos junto ao comércio local. A Semad e SMS empenharam-se na solicitação dos brindes.
FINADOS
A secretaria de Obras está realizando a limpeza de todos os cemitérios do município. São Miguel, na Cidade Velha; Cemitério da Saudade, Folha 29 da Nova Marabá; Parque da Saudade, na Cidade Nova (Km-2), São Félix Pioneiro, Murumuru e os cemitérios das vilas do interior.
O cemitério Parque da Saudade, na Cidade Nova ganhou um muro novo e área para futura expansão. Capelas foram pintadas e recuperadas, bem como pinturas de meio fio e capinagem do mato em todos os cemitérios.
HOSPITALIDADE
Está marcado para 7 de novembro, provavelmente no Cine Marrocos, em horário a definir, o Seminário de Sensibilização de Hospedagem e Hospitalidade do Pólo Araguaia-Tocantins. O evento integra o Programa de Competitividade dos Meios de Hospedagens (hotéis e similares) e será promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), com apoio do Sebrae, Detur – Departamento de Turismo da Prefeitura de Marabá e Universidade de Brasília.
Durante o seminário serão destacados assuntos como curso a distância, a respeito de turismo sustentável aos pequenos médios meios de hospedagem, o qual serve também aos interessados em entrar nesse ramo; cadastramento de hotéis e similares de Marabá a serem inseridos, via Internet, no cadastro de servidores do turismo do Estado.
Também fará parte do evento uma palestra sobre o Servitur – Serviço de Turismo do Governo do Estado – destinado a viagens de férias de servidores públicos de maneira parcelada e baixos juros, no qual Marabá está inserido. Outra palestra significativa, diz respeito ao turismo e exploração sexual.
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Também no dia 7, às 10 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está prevista reunião para instalar o Comitê Gestor dos Postos de Inovação Tecnológica (PIT). Um projeto que tem como público alvo os interessados pelo pólo joalheiro de Marabá, assim como as pessoas ligadas à produção mineral. O evento também conta com apoio do Detur. Maiores informações 3322-1223.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 999

PREFEITO INAUGURA PRAÇA DA BÍBLIA
Prevista para ser inaugurada somente no mês de dezembro, segundo previsão da Sevop – Secretaria de Viação e Obras Públicas – a Praça da Bíblia, construída no núcleo Cidade Nova, será entregue a população logo mais às 20 horas desta sexta-feira, 27, com a presença do prefeito Tião Miranda assessores e ilustres convidados.
Em razão do próprio nome e função, a inauguração será um ato ecumênico com a presença de pessoas de todos os cultos, sendo que o bispo de Marabá Dom José Foralosso; o pastor da Assembléia de Deus, Sales Batista; e o pastor da Igreja Batista, Olavo, serão convidados a dar suas bençãos ao novo logradouro.
Participam ainda da festividade o deputado Pio X, autor da emenda que resultou no recurso para construção daquela praça; e o vereador Leodato Marques, autor do requerimento de criação da praça; outros representantes da Câmara Municipal e políticos especialmente convidados pela Prefeitura.
A banda Doxologia executará dois hinos: o de Marabá e o Nacional. E o coral da Assembléia de Deus, sob a regência do pastor Amarildo, também entoará dois hinos.
Haverá o descerramento do monumento, no formato de uma bíblia onde estão gravadas as palavra de Jó, Capítulo 12:9 “Quem não entende por todas essas coisas que a mão do Senhor fez isso”.
A obra tem área de 5.745 m², e resultou de convênio da Prefeitura de Marabá com o governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof).
FUNÇÃO DA PRAÇA
Obra é de caráter ecumênico, ou seja, destinada a todas as religiões, sendo a metade dela urbanizada com flores, gramados e bancos, com o cuidado de manter a arborização que lá existia. A outra parte tem ao centro um amplo estacionamento de veículos, que nos dias de eventos servirá para a concentração de pessoas. Num dos extremos tem uma plataforma elevada destinada a eventos (palanque, teatro e outras apresentações).
A praça tem ainda parquinho infantil, protegido por um resistente muro de concreto do lado da Rodovia Transamazônica. E dentre outras funções, a Praça da Bíblia foi construída visando a valorização do crescente e diversificado comércio às proximidades.
CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA
Hoje, 27, acontece mesa redonda sobre “O Ensino de História e a Cultura Afro-brasileira e Africana”, no Centro de Formação do Ensino Fundamental, a partir de 19h30. O evento é coordenado pela Semed e tem o objetivo de valorizar, difundir e resgatar a cultura afro-brasileira e africana. Serão discutidas ações que poderão ser desenvolvidas nas escolas por meio da arte, cultura e formação, para que se implemente um processo de mudança e participação efetiva dos alunos e, conseqüentemente, da comunidade.
Os palestrantes são a secretária municipal de Educação, Kátia Garcia, que vai discorrer sobre “A obrigatoriedade do ensino de história e a cultura afro-brasileira no currículo do sistema municipal de ensino de Marabá”; Floripes do Amaral Porto vai falar sobre “A inserção do jovem negro e a escola”; Margarida Bonjardim vai apresentar o tema “A regulamentação das leis”; Eric, de Belém, vai tratar das “Conquistas do movimento negro”; e a professora Joseline Trindade vai apresentar o tema da “Obrigatoriedade do ensino de história e a cultura afro-brasileira e africana”.
Ao final, será realizado o debate sobre todos os temas, com a participação do público, a maioria composto por professores do ensino Fundamental e Médio das redes municipal e estadual.
FEIRA DE ARTE
Com abertura ontem, 26, a IV Feira de Arte e Ciência da escola Paulo Freire, no bairro Bom Planalto. Prossegue nesta sexta-feira, 27, com exposição dos projetos do Ensino Fundamental e Médio. E a partir de 18h30 tem início a Noite Cultural, com danças regionais, apresentação de artistas locais, exposição de pinturas (óleo sobre tela), desenhos, entre outras atrações.
EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE ARTES PLÁSTICAS
Acontece também hoje a noite o vernissage do artista plástico Genison Oliveira na Galeria Vitória Barros, a qual vai abrigar esses eventos artísticos até que a nova sede da Galeria Municipal de Artes de Marabá (GAMMA) fique pronta para continuidade das exposições que objetivam valorizar os artistas e a arte marabaense. A GAMMA estará em novo local que passará por reformas e adaptações.
O coquetel de abertura da exposição de Genison, denominada “Secreto” acontece a partir das 19h30, na Galeria Vitória Barros, situada na Av. Itacaiúnas, Novo Horizonte.
O Artista plástico Genison Oliveira, é natural de Jacundá e chegou a Marabá em 1998, para aperfeiçoar seu talento, participando ativamente da Associação dos Artistas Plásticos de Marabá (ARMA). A associação tem contribuído para seu crescimento artístico. Participou de cursos do Instituto de Artes do Pará (IAP) em Belém.
A coordenadora do Departamento de Turismo da prefeitura, Ísis Mourão, disse que Genison tem característica de um artista pesquisador com fundamentação no experimento de técnicas e materiais. “O seu diferencial está na apresentação dos trabalhos usando como suporte lonas usadas nas estradas do Brasil e utiliza na pintura a técnica mista, em abstrato com harmonia em desenhos”.
Genison possui obras em exposição em outras localidades do Brasil. Recentemente esteve em Goiânia, Brasília, e Anápolis. Em breve, estará divulgando sua arte em São Paulo. Ísis Mourão explica que ele é mais um artista no Circuito Nacional , divulgando as potencialidades das artes da cidade de Marabá.
HEMOPA ENCERRA TREINAMENTO
Destinado capacitar profissionais da Rede Básica de Saúde de Marabá e municípios vizinhos ao Hemocentro local, no atendimento a pacientes coagulopatas e portadores de anemias falciformes, dentro dos protocolos específicos vigentes, o treinamento multidisciplinar da Fundação Hemopa encerra na tarde desta sexta-feira no auditório Eduardo Bezerra da Secretaria Municipal de Saúde.
O curso é destinado a médicos pediatras e clínicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, odontólogos, fisiatras e fisioterapeutas atuantes na rede básica de saúde do município, Hospital Municipal e programas de agentes comunitário e saúde da família.
Os temas abordados hoje são, pela manhã, Conduta técnica de enfermagem ao paciente hematológico; Ato transfusional; e à tarde, atendimento social ao paciente hematológico; avaliação do treinamento. Todos os palestrantes do treinamento são da Fundação Hemocentro, de Belém.
PREVISÃO DO TEMPO
O Canal do tempo prevê tempo nublado para sexta-feira e sábado; no domingo há previsão de trovoadas esparsas, devendo repetir a mesma situação na segunda e terça-feira (30 e 31 de outubro). A temperatura oscila hoje entre a mínima de 25ºC e máxima de 34ºC.
Para o Clima Tempo de hoje (27) até terça-feira (31) a previsão é de Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Os maiores volumes de chuva podem ocorrer amanhã, segunda e terça-feira, mas não passam dos 10mm.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas