04 janeiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1036

PERSPECTIVAS PARA 2007
O prefeito Tião Miranda inaugura importantes obras para o setor de educação de Marabá, neste ano de 2007. São escolas novas, reformadas e ampliadas que serão entregues à comunidade, na zona urbana e rural do município. As escolas fazem parte de um pacote de obras que o prefeito entrega à comunidade ainda este ano.
As escolas reformadas e ampliadas pela prefeitura passaram por uma verdadeira reconstrução. Na zona urbana, as escolas são: Escola Folha 12 (localizada na Folha 13, Q-5, Lt-1); Escola Duque de Caxias (Vila Militar), Escola Pequeno Príncipe (Folha 32) e na zona rural as escolas são “João 23”, na Vila Café e “Adão Machado”, na Vila Trindade.
MAIS OBRAS
Em breve, o prefeito Tião Miranda vai entregar à comunidade quatro praças novas. Fazem parte do pacote de obras 2007 que inclui também inaugurações na zona rural do município.
As praças são: São Felix (em São Felix II); da Criança (Rotatória do Hotel Vale do Tocantins e Hospital Municipal); Praça Menino Jesus, em frente à Paróquia do Menino Jesus (Folha 33) e Praça do bairro Belo Horizonte.
Estas novas praças ganham ajardinamento com plantas do horto municipal; têm iluminação especial, com lâmpadas do tipo vapor de sódio e postes altos para ampliar a iluminação na área; pavimentação em bloquetes; brinquedos em madeira de lei para a garotada (balanços, gangorras, casinhas, entre outros), nos moldes dos existentes nas demais praças de Marabá.

PLANO DIRETOR
O Plano Diretor Participativo de Marabá começa a ser efetivado neste ano de 2007. Algumas Leis Complementares serão elaboradas para tratar de temas importantes para o município, como: Uso e Ocupação do Solo; Parcelamento e Loteamento; Lei de Criação do Novo Perímetro Urbano.
Segundo Sebastião Almeida, da coordenação do Plano Diretor na Seplan, a Lei de Criação do novo Perímetro Urbano leva em conta a Macrozona Urbana da Sede Municipal, incluído no Plano. A nova divisão urbana cria 16 distritos em Marabá, sendo que cada um possuirá uma sede, que terá um Conselho Distrital.
Os distritos sedes são: Marabá Pioneira; Cidade Nova; Nova Marabá; Distrito Industrial e Distrito de Expansão Urbana, a ser criado, devendo sua delimitação ser definida por meio de decreto expedido pelo prefeito Sebastião Miranda Filho.
Sebastião Almeida e sua equipe de trabalho planejam a realização de uma audiência pública para eleger o Conselho Gestor do Plano Diretor, que terá grande importância para a realização de planos e aprovação de projetos em favor do desenvolvimento do município.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (I)
A Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) e Secretaria de Educação (Semed) desenvolvem um Programa de Educação Ambiental a ser realizado em 11 escolas municipais da Marabá Pioneira.
Irismar Sampaio, do Setor Social/Sevop, disse que ela e sua equipe reúnem-se hoje e amanhã, 4 e 5 de janeiro, com Nilton Cardoso, da coordenação de Ensino/Semed, para elaborar a proposta de trabalho e o planejamento de atividades a ser desenvolvidas nas escolas, cujo objetivo é criar a consciência da importância da preservação ambiental.
Para a secretária de Educação Kátia Américo Garcia, a atuação conjunta de professores e técnicos ambientais consiste em uma experiência no terreno da diversidade, que possibilita o exercício do diálogo e a busca de soluções inclusivas para as questões ambientais.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (II)
No período da piracema, iniciado em 1º de novembro e que segue até 28 de fevereiro, a Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) realiza diversas ações de educação ambiental com pescadores e ribeirinhos acerca da preservação dos rios e a respeito da desova dos peixes neste espaço de tempo.
Já ocorreram ações na Vila Espírito Santo destinada aos alunos, professores e pescadores do povoado. Também houve programação às proximidades da Colônia Z-30 e Porto das Mangueiras, no bairro Santa Rosa. A Semma pretende atingir o maior número de ribeirinhos possível, para ajudar na preservação do meio ambiente.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas