08 março 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1074

AVISO DO DMTU
O DMTU informa aos usuários de transporte coletivo urbano que a partir de 12 de março, os ônibus das linhas Liberdade/São Félix e Novo Horizonte/São Félix serão redimensionados (Via Campus II da UFPA e Hospital Municipal), no sentido de melhor atender os usuários do sistema.
DIA DA MULHER
Em razão da passagem do Dia Internacional da Mulher, a acontecer nesta quinta-feira (8), a Secretaria Municipal e Saúde (SMS) promove campanha de intensificação da coleta de material para Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU) no decorrer desta semana. Hoje, 7, a coleta acontece no Centro de Saúde Hiroshi Matsuda, na Folha 12; amanhã em todos os demais postos de saúde da área urbana e na sexta-feira (9) na Unidade de Saúde da Vila Murumuru.
No ano passado, a Divisão de Doenças Crônico-degenerativas da SMS registrou 443 casos positivos de alteração celular, a partir da realização de mais de 10 mil exames preventivos do câncer do colo de útero (PCCU), daí a necessidade dessas campanhas, porque o câncer de útero é mais comum na região do que o de mama, muito mais presente noutras regiões do Brasil.
CAFÉ REFORÇADO
Também em alusão ao Dia da Mulher, a Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – oferece as suas servidoras um lauto café da manhã nesta quinta-feira. A comemoração da Seasp se resume a este evento em virtude de ter havido vasta programação na semana passada, referente à Campanha da Fraternidade, ocasião em que também participaram os idosos (as) do Projeto Conviver.
ATENÇÃO À COMUNIDADE DO AEROPORTO
Por todo o dia de ontem, 6, a comunidade do Km 2 da Transamazônica, próxima ao Aeroporto, esteve sob os cuidados de uma equipe da Divisão Extra Muro, que contemplou aquele bairro com serviços básicos de saúde, registrando produção de 101 procedimentos odontológicos e mais de 100 consultas de enfermagem.
A ação de saúde, que teve lugar na Escola São Francisco, só faltou a presença de médico, mas o atendimento foi muito proveitoso, com ênfase na saúde infantil, gestantes, hipertensos e diabéticos. Foram ministradas palestras sobre temas variados, doação de medicamentos da farmácia básica e hipoclorito para tratamento da água.
O bairro não é servido pela Cosanpa e a maioria da população utiliza água de cacimbas ou poços semi-artesianos, por isso tem necessidade do hipoclorito para tratamento da água.
DENGUE SOB CONTROLE
As notificações (33) de ocorrência de dengue diminuíram em fevereiro em relação ao mês de janeiro (58) deste ano. Trata-se de 91 casos diagnosticados este ano, mas ainda sem confirmação laboratorial.
O período de dezembro a maio, devido ao maior volume de água empoçada, é também o de maior prevalência da dengue, em razão da proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. A Divisão de Endemias garante que o a dengue está sob controle, porque o combate aos focos do mosquito vem ocorrendo nos bairros onde se concentram os diagnósticos, bem como a pedido de escolas, associações de bairros e a própria comunidade.
Esse controle se baseia na coleta de larvas e colocação de remédio na água, quando se trata de reprodução da dengue (muitas vezes e larva de muriçoca comum), para exterminá-las quando o líquido não pode ser removido. O mosquito pode colocar seus ovos em qualquer recipiente com água, como garrafa, pneu velho, copo plástico, vaso de planta, além daqueles ambientes de poças naturais formadas pela água da chuva.
FARMÁCIA BÁSICA
A Comissão Municipal de Licitação (CML) está trabalhando na fase de aceitação e habilitação de distribuidores e fornecedores de itens para a farmácia básica do município. São 40 itens entre analgésicos, anti-térmicos, ferro e vitaminas que serão distribuídos nos postos de saúde do município.
Segundo informou a pregoeira oficial do município Lucimar de Andrade há 25 distribuidores inscritos nessa fase. Assim que terminar a análise dos documentos será comunicado o nome dos licitantes vencedores que fornecerão remédios à farmácia básica.
PREGÕES ELETRÔNICOS
No dia 14 de março, realiza-se o Pregão Eletrônico para aquisição de águas e soluções para o Hospital Municipal de Marabá, com início dos lances às 9h. As empresas participantes são cadastradas no site www.comprasnet.gov.br.
No dia 16 de março, a prefeitura de Marabá realiza o Pregão Eletrônico para a aquisição de gases medicinais para o Hospital Municipal de Marabá - HMM, Hospital Materno Infantil - HMI e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. O início dos lances está marcado para 9h.
O pregão eletrônico é a mais rápida e barata modalidade licitatória do Governo Federal. A constatação é de pesquisadores que realizam um mapeamento dos processos e custos operacionais das contratações públicas realizadas no âmbito federal. O levantamento está sob a responsabilidade do consórcio formado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), vinculada à Universidade de São Paulo, IDS-Scheer Sistemas de Processamento de Dados e Sundfeld Advogados. A pesquisa será concluída nos próximos dias, mas já é capaz de confirmar estimativas realizadas pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.
A pregoeira Lucimara Andrade explica que a partir da publicação do Decreto Federal nº. 5.504/06, todas as aquisições de bens e serviços que envolvam verbas federais devem ser feitas através da licitação na modalidade pregão, preferencialmente eletrônico. “Observamos que realmente é mais ágil para o município”.
EXCURSÃO À SERRA DAS ANDORINHAS
No final de fevereiro, o presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Noé von Atzingen, esteve na região do Gameleirinha - Serra das Andorinhas - por 04 dias, acompanhado de Maria Bethânia Furtado, Pablo de Souza, Ênio de Souza e Sheimon Silva, com o objetivo de treinar e avaliar novos integrantes do Grupo Espeleológico de Marabá e documentar novas cavidades e cachoeiras.
Noé disse que nas atividades de treinamento e exploração nas margens do Igarapé Gameleirinha, a equipe documentou uma cavidade (GEM n.º 1195 – Gruta Cachorros). “Cavidade muito interessante com 30m de desenvolvimento, apresentando 3 níveis e pelo menos cinco bocas”.
Os estagiários Pablo de Souza, Ênio de Souza e Sheimon Silva puderam observar o uso de bússola, GPS, caminhamento, preenchimento de ficha de cavidade, elaboração de croqui, normas de segurança, uso do apito, uso de equipamentos e reconhecimento de ecossistemas. Todos fizeram também treinamento de rapel.
A excursão resultou na documentação das seguintes cavidades: Gruta Cachorros (30m de desenvolvimento) e Abrigo Pablo (9m de desenvolvimento) e também na documentação das cachoeiras: Enio (desnível de 8m); Sheimon (desnível 12m); Bethânia (desnível 21m); Pablo (desnível de 10m).
A conclusão de Noé Atzingen e Bethânia Furtado é de que os três estagiários estão aptos a entrarem no GEM. Para isso devem assistir às reuniões obrigatórias. Quanto a aptidão para trabalhos em campo, Noé e Bethânia farão avaliação mais detalhada para decidir nos próximos dias.
ESCOLHA DE CONSELHEIROS DO FUNDEB
Hoje, 7, no auditório da Escola “José Mendonça Vergolino”, às 15h, terá início a reunião para escolha de representantes para o Conselho do Fundeb. A Semed convoca pais e estudantes da rede pública de ensino a participar da eleição dos representantes destas categorias no Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Para participar do Conselho, os pais precisam ter filhos na rede pública do 1º ao 9º ano e os representantes dos alunos devem ter a partir de 12 anos. O Fundeb substitui o Fundef que funcionou durante 10 anos e funcionará por 14 anos. Ele atenderá não só o Ensino Fundamental (6/7 a 14 anos), como também a Educação Infantil (0 a 5/6 anos), o Ensino Médio (15 a 17 anos) e a Educação de Jovens e Adultos, esta destinada àqueles que ainda não têm escolarização.
O Fundeb inserido na Constituição Federal, através da Emenda Constitucional nº. 53, de 19 de dezembro de 2006, tem por objetivo proporcionar a elevação e uma nova distribuição dos investimentos em educação.
NÍVEL DO RIO EM BAIXA
As águas do rio Tocantins continuam baixando. Conforme medida hidrológica feita pela Defesa Civil do município, hoje às 7h, encontra-se a 11,16 m acima do nível normal.
De acordo com a previsão do Boletim da Eletronorte, as águas continuam em baixa. A previsão para os próximos dias é a seguinte: 07/03/2007 - 11,17
08/03/2007 - 10,92
09/03/2007 - 10,73
10/03/2007 - 10,57
CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
As condições climáticas em Marabá, hoje, 7 de março, são as seguintes: 30°C, Tempo Encoberto e Sensação Térmica de 35°C, conforme informações do canaldotempo.com.
O canaldotempo.com prevê a possibilidade de trovoadas e chuvas esparsas de pequeno volume a qualquer hora do dia. O mapa de satélite mostra que não devem ocorrer chuvas fortes sobre esta região nos próximos dias, inclusive no sul do Pará e estados do Tocantins e Mato Grosso.
Segundo a Clima tempo, até a próxima sexta-feira o clima em Marabá não apresentará grandes mudanças: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Porém chove com pouca intensidade hoje e amanhã. A partir de quarta-feira (7) podem acontecer precipitações de maior volume. A temperatura fica 24º e 34ºC


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas