06 novembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1004


ROTATÓRIAS GANHAM ILUMINAÇÃO ESPECIAL

A prefeitura de Marabá melhora a iluminação pública da cidade com a iluminação das rotatórias da cidade e a constante troca de lâmpadas nas vias públicas. A comunidade pode ligar para o Departamento de Iluminação Pública (DIP), Fone 156, para solicitar troca de lâmpadas queimadas nas ruas e avenidas.
O coordenador do Departamento de Iluminação Pública (DIP), Ildefran Aires, disse que o trabalho foi iniciado em cinco rotatórias da Nova Marabá. “Foram beneficiadas com iluminação especial, do tipo vapor de sódio, de 400 wats de potência. A iluminação proporciona maior segurança aos moradores e demais pessoas que trafegam no local, pois aumentam a visibilidade na área”.
As rotatórias beneficiadas são: Folha 15; próximo ao Posto Verdes Mares (VP-8); na interligação das Folhas 28, 29, 30 e 31 (VP-8); praça da Criança (em construção na rotatória que liga F-29, 18 e 19, próximo ao Hotel Vale do Tocantins); praça da Bíblia (Cidade Nova) e às proximidades do Ginásio Poliesportivo da Folha 16.
Cada rotatória ganhou quatro postes, com quatro luminárias cada um. Os postes têm a altura especial de 22,5m para dar uniformidade e nivelamento na iluminação, considerando que as rotatórias apresentam um desnível em relação às pistas principais.
COMEMORAÇÃO DO DIA DA CULTURA
Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, que transcorreu ontem, 5 de novembro, a Secdetur promoveu noite cultural na orla do rio Tocantins, no sábado dia 4. O evento contou com exposição de artistas plásticos, apresentação teatral, grupos de dança regional e músicos da cidade.
Cerca de mil pessoas acompanharam a programação, que aconteceu em um palco montado no meio da avenida Marechal Deodoro. O trânsito foi interrompido e a orla e a rua se tornaram a galeria dos expectadores. Trabalhos de cinco profissionais ligados à Associação dos Artistas Plásticos de Marabá ficaram em exposição para o público que visitava a
O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira disse que as apresentações tinham duplo objetivo. Primeiro, comemorar o Dia Nacional da Cultura e também valorizar os artistas da terra.
SEMMA INCREMENTA PAISAGISMO
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está trabalhando no melhoramento do paisagismo de Marabá, com ornamentação de praças e plantio de árvores ao longo das grandes avenidas da cidade. O trabalho, além de melhorar o aspecto visual da cidade, vai contribuir para redução do calor e conseqüentemente a melhoria da qualidade de vida da população marabaense.
Recentemente foram plantadas mais de 3,5 mil plantas ornamentais na Praça da Bíblia, a qual também foi dotada de gramado em cerca de 1.600 m². Como já estava bem arborizada, a Divisão de Paisagismo da Semma orientou a construção do logradouro com a permanência das árvores, muitas ainda em crescimento.
Esta semana, a Semma inicia a ornamentação da Praça da Criança, na rotatória próxima ao Hospital Municipal de Marabá. Bem como o plantio de mudas de árvores para a produção de sombra, e plantas ornamentais na frente da Secretaria de Assistência Social (Seasp), em seguida o plantio de mudas será feito na Nova Marabá.
COMEÇA REVISÃO DO BPC
Começa hoje, 6, a sexta revisão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinada principalmente às pessoas que foram chamadas e não compareceram na primeira, segunda e terceira revisões desde o ano de 1996, ou seja, quando iniciou o cadastramento desse benefício em Marabá.
A partir de agora, todos os cadastrados como portadores de necessidades especiais que auferem BPC serão obrigados a passar por perícia médica para continuar recebendo o benefício equivalente a um salário mínimo. O total de pessoas a ter os benefícios revisados são 333, sendo 151 idosos e 182 portadores de necessidades especiais.
Quem não comparecer a mais esta chance, durante os próximos três meses, poderá ter em seguida o BPC suspenso. Para fazer essa nova etapa de revisão, a Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – contratou uma assistente social para trabalhar no BPC no decorrer desse período.
O BPC é um benefício assistencial de um salário mínimo pago mensalmente a pessoas idosas de 65 anos ou mais e pessoas portadoras de deficiência, impossibilitados de prover sua manutenção ou tê-la provida por sua família. Em ambos os casos, devem pertencer a famílias com renda por pessoa inferior a ¼ do salário mínimo.
VACINA ANTI-RÁBICA
Está tudo pronto para mais uma campanha de vacinação anti-rábica em Marabá no próximo dia 11, sábado. O imunobiológico estará disponível em mais de 70 postos de vacinação em toda a área urbana, compreendendo os três núcleos principais mais São Félix e Morada Nova.
A raiva é a principal zoonose monitorada pela Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), uma doença causada por vírus, que tem o cão como maior transmissor ao ser humano no ambiente urbano, seguido pelo gato.
Diante dessa situação e devido a região ser endêmica para esta doença que facilmente circula através de morcegos hematófagos, o CCZ pretende vacinar 100% toda a população de cães e gatos, porque embora a raiva seja facilmente controlada por vacina, é uma doença fatal, depois que seus sintomas aparecem.
1.500 ALUNOS NOS JOGOS DA CASTANHA
Em Marabá, cerca de 1.500 estudantes participam da 23ª edição dos JESC (Jogos Estudantis da Semana da Castanha), competição que reúne 42 escolas das redes pública e privada. Eles disputam sete modalidades e o evento tem o objetivo de selecionar os representantes do município para os JEPs (Jogos Estudantis Paraenses).
A abertura realizada dia 1º de novembro, no Ginásio Olímpico da Folha 16, reuniu os atletas envolvidos na competição. Um dos destaques foi a apresentação de alunos do projeto Dançando e Educando, do Centro de Formação, que mostraram coreografia do tema dos jogos: “O universo do esporte, suas cores e formas”.
Hoje, dia 6, iniciam-se as competições de futsal masculino sub 14 e sub 17 e feminino sub 17.
O xadrez é a grande novidade entre as modalidades deste ano. Começou a ser praticado nas escolas municipais como ferramenta pedagógica. Na sexta-feira, dia 3, o atletismo abriu nas disputas, no quartel do Batalhão Logístico de Selva.
Ney Alves, do Departamento de Educação Física/Semed, a diferença desta para as demais edições é que os as modalidades não acontecem paralelas, o que beneficia as escolas que têm atletas que participam de mais de uma prova. A exceção é o futebol de campo, que acontece paralelamente com o voleibol masculino e feminino.
Outra mudança é o critério para definir o campeão geral dos jogos de 2006. Será através da pontuação, ou seja, a escola que conquistar uma modalidade receberá 15 pontos, 2° lugar 10 pontos, 3° lugar 7 pontos, a somatória desses pontos indicará a escola vencedora dos jogos.
Para garantir a organização do evento, a equipe que abandonar a disputa de uma modalidade por qualquer que seja o motivo, será eliminada de toda a competição. E a escola que perder por W x 0 cairá 5 pontos na classificação geral.
SEMINÁRIO DE HOSPEDAGEM
Hoje, 06 de novembro, às 19h, será realizado o Seminário de Hospedagem e Hospitalidade, no Centro de Formação Cine Marrocos, Marabá Pioneira. O evento é realizado pela PARATUR e ABIH/PA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis). A inscrição gratuita é aberta a todos os interessados.
A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM, Ísis Mourão, disse que o seminário tem por objetivo a sensibilização na melhoria da qualidade da prestação de serviços de hospedagem; despertar o empreendedorismo; desenvolver a competitividade dos pequenos e médios meios de hospedagem e o combate à exploração sexual infanto-juvenil.
A programação do ciclo de palestras é a seguinte: 1. Programa de Competitividade dos Meios de Hospedagem(ABIH Nacional, SEBRAE Nacional;IBH - Inst. Bras. de Hospitalidade, Ministério do Turismo e a UNB - Universidade de Brasília - Alessandro Gomes - Supervisor do Programa Competitividade; Srª Elizângela Silva - monitora do Programa Competitividade; 2. Curso à distância "Como promover o turismo sustentável no mercado internacional" (ABIH Nacional, Sebrae Nacional, MTur, Apex - Brasil e o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento) –Carlos Freire - Presidente da ABIH-PA; 3. Campanha contra a exploração sexual infanto-juvenil "Hotéis de Portas Fechadas para Exploração"(CEDECA - Centro de Defesa da Criança e do Adolescente); Janaína Pinheiro - Coordenadora do Projeto “Jepiara”.
O seminário também fará uma abordagem sobre o CADASTUR (Novo sistema de cadastramento do Ministério do Turismo para prestadores de serviços turísticos – MTUR/PARATUR); e sobre o Programa SERVITUR (Viagens de férias para os servidores públicos - Operadora Turística RDC Férias/ PARATUR).
O seminário conta com apoio da Prefeitura de Marabá/SEMAD/Depto. de Turismo e SINDHOTEL.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas