23 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 924

VERÃO PADRÃO (I)
Este ano será implantado na Praia do Tucunaré, o projeto Verão Padrão, elaborado pelo Departamento de Turismo Municipal. A primeira modificação significativa na estrutura da praia é a retirada do palco central. A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM, Ísis Mourão, disse que o Detur fez o projeto baseado em uma avaliação da Paratur feita no Estado, sobre segurança e atendimento nas praias paraenses.
A avaliação da Paratur detectou que em Marabá, os maiores problemas na Praia do Tucunaré são causados em torno do palco central montado na areia. Tumulto, vandalismo, embriaguez constantes, brigas, além da diminuição das vendas nas barracas de alimentação e bebidas, privilegiando apenas os ambulantes. Ísis disse que o palco acabava causando repercussão negativa do turismo de Marabá e a praia deixava de ser um atrativo de qualidade.
O prefeito Tião Miranda aprovou a proposta de realização do projeto Verão Padrão, que vai dar mais qualidade ao lazer do turista na Praia do Tucunaré.
A secretaria de Meio Ambiente (Semma), Defesa Civil, Secdetur, Sevop, Saúde e DMTU participam da organização na Praia do Tucunaré. Semma faz o trabalho de educação ambiental, Sevop cuida da limpeza da praia, Saúde oferta cursos e controla a qualidade da alimentação através da equipe de Vigilância Sanitária, Secdetur cuida das atrações culturais e o DMTU organiza as embarcações, determina a quantidade de passageiros, locais de embarque e desembarque. O Código de Postura do Município deverá regulamentar o número de barracas, banheiros e lixeiras a serem colocados na praia.

VERÃO PADRÃO (II)
O Detur vai trabalhar para divulgar ao máximo o veraneio em Marabá e toda a infra-estrutura que o município oferece aos turistas. Muitos cursos de qualificação e capacitação de pessoas que atuam no setor hoteleiro, alimentício e prestação de serviços devem acontecer até 2007, para desenvolver as ações do projeto Verão Padrão.
Isis Mourão disse que só receberá os benefícios do projeto, quem fizer parte do processo para alavancar o Turismo de Qualidade em Marabá. As empresas e associações com representantes participado dos cursos - ofertados em parceria com a Paratur - vão receber o selo de qualidade, muito importante para que o turista dê mais credibilidade aos serviços.

PREMIAÇÃO DO CONCURSO DE REDAÇÃO
A Semed premia hoje, 23, os vencedores do projeto didático “Re-escrevendo Marabá”, que teve 113 trabalhos inscritos de 23 escolas municipais. A premiação será no Centro de Formação Cine Marrocos, às 18:30h.
O projeto didático foi desenvolvido em abril, por ocasião do aniversário de 93 anos de emancipação político-administrativa de Marabá. A proposta leva os alunos a uma reflexão sobre a história da cidade através da produção textual, estabelecendo uma estreita relação entre o ser sujeito da história e o sujeito da linguagem.
Marlene Chavito, do Departamento de Ensino/Semed, disse que as escolas participantes realizaram um concurso interno para escolher os melhores textos e enviar à coordenação do certame.
Os alunos da Educação Infantil trabalharam com desenhos e colagem, com o sub-tema “Coisas de Marabá”; os estudantes do 1º Ciclo e do projeto Brasil Alfabetizado desenvolveram cartões com o sub-tema “Marabá é Aniversariante”; os matriculados no 2º ciclo fizeram clippings e discorreram sobre “Meus olhos sobre Marabá”; os alunos do 6º ano produziram narrativa com o sub-tema “Algo assim só acontece em Marabá”; O pessoal do 7º ano e 3ª etapa elaboraram poemas com o sub-tema “Uma grande cidade chamada Marabá”; os estudantes do 8º ano fizeram Carta sobre “A Marabá que está a sua espera”; e, por último, os alunos do 9º ano e 4ª etapa produziram uma dissertação com o sub-tema “Meu projeto de Marabá”.
O vencedor da Educação Infantil e 1º Ciclo recebem vídeo game; 6º ano e 4ª etapa ganham um aparelho de DVD; Brasil Alfabetizado, 2º ciclo, 3ª etapa, 8º e 9º ano levam de presente um aparelho celular; o campeão do 7º ano recebe um micro sistem. Os professores dos estudantes vencedores ganham uma máquina fotográfica, enquanto as escolas participantes recebem certificado de participação no concurso.

MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
A Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove hoje no auditório Eduardo Bezerra, localizado nas dependências da própria secretaria, o curso de Manipulador de Alimentos para cerca de 50 barraqueiros que vão trabalhar nos balneários de Marabá, em especial a Praia do Tucunaré.
Dentre outros tópicos, o curso aborda os cuidados com a cozinha, no que tange ao trânsito de pessoas, que deve ser restrito a quem prepara os alimentos, devendo, portanto, está à parte da área comercial. Assim, a partir do modelo ora utilizado pelos barraqueiros é traçado um layout de cozinha simples, porém eficiente para as barracas de praia, contendo área comercial, cozinha, depósito e vestiário, que isola a cozinha do trânsito de estranhos.
Outro tópico bem destacado diz respeito à conservação dos alimentos que pode ser através do calor ou frio, sendo especificadas as temperaturas ideais e tempo necessário para manter os alimentos em boas condições de consumo. Também é chamada a atenção ao processo de descongelamento, muitas vezes feito no meio ambiente, enquanto a recomendação é transferir o alimento para o resfriamento lento no refrigerador ou levá-lo imediatamente do freezer para o cozimento.
As palestras são proferidas pelo veterinário da Divisa, Roger Lobo, que também é orientador da manipulação de alimentos; e pelos estagiários do curso de Tecnologia Agroindustrial, com ênfase em alimentos, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Iran Medrada, Adilson Marinho e Milton Viana.
Os participantes do curso de manipulação de alimentos terão ainda que passar por avaliação médica na tarde de hoje, recebendo em seguida do médico a Carteira de Manipulador de Alimentos, a qual tem validade de seis meses. Diante do elevado número de pessoas inscritas, o curso que é inteiramente grátis, será repetido nos dias 30 de junho e 5 de julho.

AÇÕES DE SAÚDE
A divisão Extramuro da SMS atende hoje, 23, das 8h às 17h horas as 90 crianças e adolescentes do AABB Comunidade e respectivas mães, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizada na Transamazônica Km 7. Serão disponibilizados consultas médicas e procedimentos odontológicos, extensivos às mães, que também podem fazer o preventivo do câncer do útero.

TRIAGEM DE CATARATA
Nesta sexta-feira, às 12h, acontece triagem para cirurgia de catarata na Sala de Atendimento da SMS, com o dr Marcelo, da Clínica de Olhos Dr. Couto. Além dessa seleção na sede da SMS, também ocorre o atendimento itinerante com o dr Luiz Madeira, que nesta sexta-feira, a partir das 8h, atende na Associação dos Moradores da Folha 11; e à tarde, às 16h, na Assembléia de Deus Madureira, na Folha 13.
No sábado, 24, às 8h, Luiz Madeira atenderá o pessoal do Projeto Conviver, na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), Agrópolis do Incra; no domingo, 25, o oftalmologista estará às 8h na divisa do município de São João do Araguaia, para atender as vilas 1º de Março e Ponta de Pedras; na segunda-feira, 26, Madeira atenderá a população da Vila Espírito Santo, também às 8h.
A cirurgia de catarata é um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Marabá, através da SMS, destinado às pessoas com 50 anos ou mais.

QUADRA JUNINA
Hoje, a partir das 15h, os 14 pares de dançarinos da quadrilha do Projeto Conviver apresentam-se para os internos do Lar São Vicente de Paula. O Conviver é mantido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) e conta com mais de 370 idosos cadastrados, dos quais mais de 200 participam das atividades oferecidas por aquela secretaria, hoje sob o comando de Ronaldo Yara.
Dia 24, sábado, o grupo do Conviver se apresenta na Folha 28, na abertura da Quadra Junina da Prefeitura; e dia 27 (terça-feira), a mesma equipe estará na praça de São Félix de Valois, na Marabá Pioneira.
Dentre outras atividades a Seasp oferece aos idosos cursos de alfabetização, informática, trabalhos manuais em tecidos e, a partir do próximo semestre, também vai disponibilizar educação física, com vista a atender o que preconiza o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), ou seja, os idosos devem ter atendimento integral, inclusive na saúde, que é feito em parceria com a Secretaria de Saúde.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 923

CURSO DE CULINÁRIA REGIONAL PARA MARABÁA coordenadora do Departamento de Turismo/PMM, Ísis Mourão, fechou parceria com a Diretora de Turismo da PARATUR Conceição Silva, para realização do curso de Culinária Regional destinado aos cozinheiros e barraqueiros da Praia do Tucunaré que possuem carteira de manipuladores de alimentos fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Esse grupo de pessoas será preparado para o primeiro passo do processo de implantação do Programa Turismo Qualidade. A qualificação das ações na Praia do Tucunaré tem o objetivo de melhorar os serviços e a comercialização dos produtos oferecidos na praia.
O curso será realizado no período de 26 de junho a 01 de julho. São 30 vagas e a inscrição é gratuita. Interessados devem dirigir-se ao Departamento de Turismo (Detur) na Galeria Municipal de Artes (Gama), na Praça Duque de Caxias,1010, das 8h ás 14h, de segunda a sexta.
Ísis Mourão explica que a participação neste curso é muito importante, pois vai inserir os barraqueiros no processo de implantação do Programa Turismo Qualidade, através da atuação na Praia do Tucunaré.

PONTO DE CULTURA
Trinta alunos da Escola Municipal “Judith Gomes Leitão” participam do projeto “Galpão de Artes de Marabá – Ponto de Cultura”, realizado pela Associação dos Artistas Plásticos de Marabá em convênio com o Ministério da Cultura e Programa Cultura Viva. A primeira turma finaliza suas atividades no dia 29 de junho, às 9h, na Trav. Carlos Leitão, 381 – Centro – Marabá/PA.
A diretora do Galpão de Artes de Marabá (GAM), Deíze Botelho convidou a secretária de Educação Kátia Américo Garcia, a diretora de ensino/Semed Vera Froz e demais coordenadores da Semed, a participarem do encerramento do curso com a garotada. Na ocasião será apresentado o resultado das oficinas de artes (xilogravura, serigrafia, pintura e desenho) e os alunos receberão Declaração de Participação no Curso.

SEMMA PREPARA VERANEIO
Com a aproximação da abertura oficial do veraneio em Marabá, a Prefeitura, através das secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras e Saúde, está prestes a concluir os preparativos para receber os milhares de visitantes nos finais de semana a partir de 1º de julho.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Antônio Rosa de Macedo Rodrigues, o Tony Rosa, uma das preocupações de todos os anos é a limpeza da praia do Tucunaré, principal balneário do município, para o que está previsto uma ou duas gincanas no decorrer do veraneio, o que ainda depende do apoio do empresariado de Marabá e alguns detalhes como a definição de tarefas e quando serão realizadas essas competições. Ainda no quesito limpeza, serão disponibilizados 12 banheiros químicos nos espaços de maior fluxo de veranistas.
Aliás, é comum a Semma promover premiação, através da troca de sacolas de lixo por brindes; fazer a distribuição de sacolas e colocar receptores de lixo em toda a extensão daquele balneário. Mas, este ano a equipe da Semma pretende inovar principalmente depois do Maraluar, visto que nos arredores da festa fica muito lixo.
Como já foi divulgado neste informativo, a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo (Secdetur) não participará da gestão da Praia do Tucunaré, sua estrutura estará no controle da orla Sebastião Miranda, de frente para aquele balneário, com objetivo de valorizar a orla e integrá-la ao projeto veraneio.
Estão previstos ainda trabalhos relativos à poluição, como controle sonoro das aparelhagens nas barracas, que muitas vezes abusam do volume, bem como verificação da balneabilidade à altura da praia. Acerca desse último pormenor, Tony Rosa disse que em janeiro passado foi realizado um exame das condições da água do Tocantins, quando estava bem caudaloso, cujo resultado apresentou baixa quantidade de coliformes fecais.

CARTILHA DA GESTANTE
Tida como um grande instrumento na orientação às grávidas e mães de recém-nascidos, a Cartilha da Gestante, lançada recentemente pelo Ministério da Saúde e impressa pelas administrações municipais, traz uma série de informações bem detalhadas para o pré-natal e, consequentemente, um parto bem-sucedido, assim como os cuidados a ser dispensado aos bebês.
Dentre os cuidados com o recém-nascido, a cartilha dispõe de um calendário de vacinação, lembra a obrigatoriedade do teste do pezinho e chega até a desaconselhar o uso de pipo ou chupeta, priorizando a amamentação no peito durante os primeiros seis meses de vida.
Segundo essa cartilha, a sucção da chupeta (principalmente as convencionais) pode causar os seguintes malefícios para o bebê: Faz com que o bebê mame menos: quando o bebê chupa chupeta, pode ter a sensação de que está com a barriga cheia devido à produção de maior quantidade de saliva, além de cansar a musculatura da região oral, ocasionando a diminuição da mamada e conseqüente perda de peso.
O pipo também pode causar problemas para o desenvolvimento da face, boca, dentes e língua: o bico da chupeta faz com que a língua do bebê fique numa posição errada (no assoalho da boca) e se exercite de forma incorreta, causando uma hipotonia (músculos flácidos, moles e com pouca força). Os lábios ficam virados para fora e também moles. Causa também problemas nas arcadas dentárias: os dentes ficam tortos e mal formados.
A soma desses problemas faz com que a criança possa ter problemas de fala mais tarde, pois não conseguirá articular corretamente os fonemas, devido a falta de postura de lábios, língua e dentes.
Além desses e outros problemas, a mãe perde chances de estabelecer um vínculo afetivo com o bebê, pois a mamadeira pode ser dada por qualquer pessoa. E esse vínculo é fundamental para o bem desenvolvimento emocional da criança.

TRIAGEM DE CATARATA
Os oftalmologistas fazem atendimento itinerante pelos diversos bairros da cidade. Hoje, 22, o doutor Luiz Madeira está atendendo pela manhã na Associação dos Moradores do Cabelo Seco e às 16h será a vez dos sócios da Associação dos Moradores do Amapá. Sexta-feira, 23, o oftalmologista estará pela manhã na Associação dos Moradores da Folha 11; e à tarde, 16h, na Assembléia de Deus Madureira, na Folha 13.
A cirurgia de catarata é um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Marabá, através da SMS, destinado às pessoas com 50 anos ou mais.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas