26 julho 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1160

PREFEITURA E CVRD ASSINAM CONVÊNIOS

Na próxima quinta-feira (02) o prefeito Tião Miranda e representantes da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) assinarão convênios visando a garantia de investimentos nas áreas de Educação, Saúde e Infra-estrutura de Marabá. O evento está prevista para as 19 horas, no Auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria Municipal de Saúde.

Os convênios prevêem benefício para 16 escolas, incluindo reformas e a construção de um novo estabelecimento na Vila Pau Seco, na região de Murumuru; ligação da pavimentação da Marabá Pioneira à Nova Marabá; e reforma em 21 postos de saúde, incluindo o Centro de Controle de Zoonoses. O total geral das obras ultrapassa a casa dos R$ 9,65 milhões.

ILUMINAÇÃO DA VP-8

Os postes que darão sustentação a iluminação da Avenida VP-8 já podem ser vistos a partir da Vila Militar Presidente Castelo Branco. São postes altos para melhor irradiação da luz que virá de lâmpadas a vapor de sódio. As obras de construção da nova VP-8, para torná-la a mais urbanizada das avenidas de Marabá, tiveram início na semana passada com a abertura de valas para cabeamento subterrâneo, que dará suporte à nova iluminação.

A VP-8 será beneficiada no trecho entre a Vila Militar Presidente Castelo Branco ao Piçarrão. Tião Miranda quer o canteiro central desta pista dupla ajardinado, com plantas regionais, passarelas facilitando a transposição de pedestres, por caminhos já traçados pela população.

Também está prevista uma nova sinalização de tráfego (horizontal e vertical) e calçadas nos dois lados das pistas e na bordadura do canteiro. Dois metros para cooper, passeio, transito seguro e civilizado. Enfatiza o prefeito que este detalhe será uma grande conquista do pedestre. Porque as calçadas serão construídas no padrão exigido pela Caixa Econômica, parceira da obra que deve consumir mais de R$ 1,5 milhão.

CONFERÊNCIA DA CIDADE

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de Marabá, no decorrer desta quinta-feira (26) acontece na Escola Judith Gomes Leitão a 1ª Conferência Municipal da Cidade de Marabá, sob o tema Avançando na Gestão Democrática da Cidade, a qual visa o desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social.

A Conferência das Cidades se dá nas três esferas de governo: municipal, estadual e federal. Cada nível é preparatório ao nível subseqüente, ou seja, o município discute os temas e elege seus delegados para conferência estadual (em setembro) e esta, seguindo a mesma metodologia, elege os delegados para a Conferência Nacional das Cidades, que acontece em Brasília, no mês de novembro.

A 1ª Conferência Municipal das Cidades visa à interlocução entre as autoridades, gestores municipais e os demais segmentos da sociedade civil, sobre assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e as diretrizes do Plano Diretor Participativo de Marabá. Essa 1ª Conferência objetiva também a sensibilização e mobilização da sociedade na formulação de proposições, avaliação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas, bem como o estabelecimento de metas e planos de ação para implementação das políticas e ações definidas no Plano Diretor, visando a solução dos problemas do município de Marabá.

Dentre suas finalidades está também propor orientações e recomendações sobre a aplicação do Estatuto da Cidade, a construção de uma esfera pública administrativa participativa, apresentar subsídios para a estruturação do Sistema Estadual de Gestão Democrática das Cidades.

LANÇAMENTO DE CD

Amanhã e no sábado (27 e 28), com apoio da Prefeitura de Marabá, acontece o lançamento do CD “Canto a Canto” de autoria de Néviton Ferreira e Dauro Remor, no Centro de Formação “Cine Marrocos”. A entrada é apenas um quilo de alimento não perecível, exceto sal.

Dentre os sucessos estão Quintal e Urbano Blues, composições de Néviton, sendo que esse último arrebatou o primeiro lugar no último Fecam, na interpretação de Marcelo Mohri.

Os gêneros alimentícios arrecadados serão repassados à Creche da Fundação do Amparo ao Menor, localizada no bairro Amapá. O show da dupla acontece a partir das 21 horas.

RODEIO NO MURUMURU

A exemplo de anos anteriores, na noite desta sexta-feira, 27, começa 15ª Festa dos Produtores Rurais de Murumuru, acerca de 20 quilômetros do centro urbano de Marabá. Aquela bela festa, recheada de atrações, inclusive rodeio, tem apoio da Prefeitura de Marabá, através da Secretaria de Agricultura (Seagri).

O empreendimento coordenado pela Associação dos Produtores Rurais de Murumuru, visa reunir a comunidade em torno da cadeia do leite que vem se transformando aquela região de Marabá, bem como o desenvolvimento da agricultura familiar.

A festa que prossegue no sábado e domingo (28 e 29) tem patrocínio da Prefeitura no arruamento, empiçarramento e iluminação da área, contribuindo também com a construção de um palco e sonorização, dentro outros.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o Grupo Climatempo, de hoje (26) até segunda (30) Marabá terá dias de sol com algumas nuvens. Não chove. A temperatura oscila entre a mínima de 20ºC e máxima de 37ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov..br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas