19 janeiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1046

DMTU DISPONIBILIZA BATEDORES PARA PROJETO RONDON
Hoje e amanhã, 19 e 20 de janeiro, a equipe de trânsito do DMTU dará ao apoio ao Exercito Brasileiro, disponibilizando batedores para acompanhar o general reformado Celso Krause Schramm, coordenador do Projeto Rondon, demais militares e estudantes universitários que participarão da Operação Amazônia Oriental 2007, do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa.
O chefe de divisão de Trânsito/DMTU, Gilvan Monteiro, informa que duas viaturas e duas motos serão utilizadas pelos agentes para acompanhar os militares no trecho Aeroporto-Vila Militar e Vila Militar a 23ª Brigada.
Ações voluntárias de estudantes universitários do Projeto Rondon serão realizadas até 4 de fevereiro nos municípios paraenses de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás e Curionópolis. A cerimônia de abertura será amanhã, 20, no auditório da secretaria de Saúde, às 10:30h.
COMEÇAM AS AULAS NA REDE MUNICIPAL
Na próxima segunda-feira, 22 de janeiro, iniciam as aulas do Ensino Fundamental nas escolas do município. Os preparativos para o novo ano letivo estão sendo orientados pela equipe técnica da Semed, desde o ano passado, com planejamento sistemático realizado junto à direção e coordenação pedagógica das escolas.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que o trabalho pedagógico é contínuo para que os professores fiquem sempre atualizados das novas tendências educacionais e contribuam para o crescimento da educação no município.
Na última semana de janeiro, os coordenadores pedagógicos das 39 escolas do 6º ao 9º ano reúnem-se com a equipe de formadores da Semed para discutir questões metodológicas e didáticas relacionadas às competências e habilidades necessárias para cada disciplina.
A secretária Kátia Américo Garcia disse que nos dias 8 a 9 de fevereiro, as aulas serão paralisadas para que a equipe pedagógica de cada escola reúna-se com seus professores para montar o planejamento anual.
CURSOS DE GERAÇÃO E RENDA
O Sistema Nacional de Empregos (Sine) localizado no Saci, 3º piso do Centro Administrativo da Prefeitura, está fazendo a programação de cursos para geração de trabalho e renda à comunidade. Inicialmente é feita um levantamento das prioridades da população, para a oferta de cursos de acordo com os interesses de cada comunidade.
SEGURO DEFESO
A coordenadora do Sine, Ismaelka Queiroz Tavares, encontra-se hoje, 19, na Vila Apinagés, para apresentar aos pescadores o resultado do cadastramento feito desde novembro de 2006, para habilitação de pessoas ao seguro-desemprego do Pescador Artesanal. Na ocasião conversa com pescadores para verificar as pendências que interferem para o recebimento do seguro.
Em dezembro de 2006, os pescadores deram entrada no Seguro-desemprego do Pescador Artesanal. Mais de 700 pessoas pleitearam esse abono, equivalente a um salário mínimo e que vigora desde 1º de novembro de 2006 até 28 de fevereiro de 2007, considerado período do defeso da piracema.
O Sine trabalha com três colônias de pescadores, a Z-30, de Marabá, uma de Jacundá e outra da Vila Apinagés, no município de São do Araguaia.
COLA E THINNER
Apenas quatro estabelecimentos comerciais, em Marabá, estão dentro dos padrões para a venda de thinner e cola de sapateiro, conforme determina a Resolução RDC nº 345/2005 da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os quais têm visitas programadas pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde, no sentido de orientá-los acerca do controle desses produtos e sobre o licenciamento. Os comerciantes já providenciaram fichas para controle de estoque e livro para controle da clientela.
As outras (60) empresas comunicadas pela Divisa e que não apresentaram resposta formal, uma parte delas disse informalmente que não vai trabalhar com os produtos tóxicos, objeto da resolução da Anvisa. As demais, cerca de 40, não deram nenhum tipo de resposta.
A partir do licenciamento das quatro empresas que pleiteiam a legalização, a Divisa começará a fiscalizar o comércio de cola de sapateiro, thinner e outros produtos com poder entorpecente, devendo ficar, provavelmente, a venda desses materiais restrita a pouquíssimos comerciantes em Marabá.
As novas regras proíbem a venda desses produtos a menores de 18 anos. Todo estabelecimento comercial, que trabalha com esses materiais, terá de providenciar para cada uma das embalagens, um número de controle individual, que permita relacioná-lo à nota fiscal de compra. Tal medida visa o controle da quantidade disponível em estoque.
Além disso, a resolução determina a identificação do comprador. No ato da venda, será preenchida uma ficha, elaborada pela Anvisa, onde constam o número do documento de identidade, assinatura do comprador e dados como data da venda, o nome do estabelecimento, o número de controle e o produto que foi vendido.
A nova legislação também regulamentou o rótulo e demais impressos desses produtos, os quais deverão trazer advertências sobre riscos à saúde. Os fabricantes têm até dezembro deste ano para efetuar as alterações necessárias. Outra exigência é que as empresas desenvolvam pesquisas para adicionar substâncias de odor repugnante aos produtos, respeitando a especificidade e a diversidade de uso, para impedir sua inalação abusiva. Isso deve ser feito até dezembro de 2007.
O uso indevido de solventes é alto no Brasil: é a droga mais consumida entre menores de idade, inclusive estudantes, independentemente da classe social, nas 27 capitais brasileiras, segundo levantamento feito em 2004 pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), com alunos do ensino fundamental e médio.
Se aspirados propositalmente, esses produtos geram efeitos tóxicos, levam o usuário à dependência química e podem causar danos irreparáveis ao sistema nervoso.
DROGARIAS
A Divisa começará na próxima semana a executar sua programação/2007, relativa à fiscalização de farmácias e drogarias de Marabá. Algumas delas já se antecipam com o pedido de renovação do licenciamento anual, que vence em 31 de março. Aquelas que não se licenciaram em 2006, portanto, na ilegalidade, estão sujeitas à interdição.
Marabá tem hoje 92 farmácias e drogarias cadastradas na Vigilância Sanitária, a maioria delas apta a pleitear novo licenciamento. Quando foi iniciado o controle desse serviço no município eram 102 estabelecimentos e, segundo Daniel Soares, coordenador da Divisa a quantidade de drogarias ainda é muito alta, o ideal seria em torno de 60 estabelecimentos.
Diante dessa situação, Daniel acredita que até o final de março esse número deverá ser reduzido para 80 farmácias, em conseqüência da falta de condições exigidas para o funcionamento. E até o final do ano é provável que sejam reduzidas à quantidade ideal a população do município.
PREVISÃO DO TEMPO E NÍVEL DAS ÁGUAS
O canaldotempo.com expõe as condições climáticas em Marabá, hoje, 18 de janeiro: 28°C, sol encoberto e sensação térmica de 33°C, umidade relativa do ar de 74%, sujeito a chuvas e trovoadas esparsas.
Hoje, 18, as águas do rio Tocantins amanheceram a 6,19m acima do nível normal, conforme medida feita na régua pluviométrica na base do exercito, o que representa um decréscimo de 1 cm em relação ao dia de ontem.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas