31 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1224

ESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES INTERNOS

No dia 5 de novembro, a prefeitura de Marabá/Semed e Fundação da Criança e do Adolescente do Pará – Funcap/Centro de Internação de Adolescente Masculino (CIAM) realizam cerimônia de assinatura do convênio de cooperação técnica para implantação do Processo de Escolarização dos adolescentes internos. A cerimônia será às 15h, no CIM-Marabá localizado na Trav. Tancredo Neves, s/nº. São Félix III- Marabá/PA.

A secretária de educação Kátia Américo Garcia explica que a escolarização dos adolescentes internos é fundamental para que aprendam a ler ou continuem os estudos, pois ao voltar para o convívio social precisam ter o básico de educação. “Não podem ficar ociosos no CIAM, precisam ter a mente ocupada com atividades que sirvam realmente para sua ressocialização”.

CIDADANIA NOS TRILHOS

A CVRD em parceria com municípios cortados pela Ferrovia Carajás – São Luís desenvolve um trabalho de conscientização sobre a importância do trem na vida dos moradores desses locais.

Em Marabá, a parceria firmada com a Semed oferece a realização de diversas oficinas voltadas para a preservação do meio ambiente. Inicialmente o trabalho é ofertado na Escola “Inácio Souza Moita”, aos professores e alunos. A educação ambiental é feita por uma equipe de profissionais da Vale para a comunidade escolar transformando-os em multiplicadores das ações.

Mais de 1000 alunos da Escola “Inácio Moita” receberam informações básicas sobre cidadania e meio ambiente em linguagem acessível. A equipe de Educação Ambiental utiliza palestras, vídeos, jogos, dinâmicas, desenhos e grafitagem. Com brincadeiras, os garotos aprendem mais sobre água, mananciais hídricos, desmatamento, queimada, caça e pesca predatória, coleta seletiva, entre outros temas. Após o lanche recebem dicas importantes sobre higiene, saúde e descarte de resíduos.

O coordenador de Ensino do 5º ao 9º ano/Semed, Nilton Cardoso Rios, disse que o objetivo da parceria é melhorar a relação entre comunidade e Vale. “A ferrovia também faz parte do meio ambiente e todos devem ajudar a preservá-la e também combater o vandalismo no trem, pois é um meio de transporte muito importante para todos”.

CONFERÊNCIA DE SAÚDE

A 7ª Conferência Municipal de Saúde, sob coordenação do Conselho Municipal de Saúde, prevista para realizar-se no período de 13 a 15 de dezembro, está em fase de organização. Para que aconteça conta com apoio de vários segmentos, principalmente da saúde pública.

Sob o tema "Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento", a conferência de Marabá, que segundo os organizadores não causa nenhum contratempo o atraso de alguns meses, acontece no auditório “Eduardo Bezerra”, da Secretaria Municipal de Saúde. Estão previstos diversos palestrantes de renome, como promotores de justiça, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, médicos e outros.

Os subtemas também são bastante variados e atraentes: Financiamento da Saúde; Saúde da Mulher; Saúde do Trabalhador; Atenção Básica na Saúde Familiar; Controle Social, dentre outros, que carecem de maior empenho dos governantes nas três esferas de administração.

Quatro anos após a realização da 12ª Conferência Nacional de Saúde, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Poder Executivo convocam a 13ª Conferência Nacional de Saúde para 2007.

O tema foi aprovado na reunião ordinária do CNS, de fevereiro de 2007. E segundo o calendário inicialmente proposto por aquele conselho, o andamento das conferências municipais e da estadual, cujas sugestões aprovadas servem de base à Conferência Nacional, está muito atrasado no Pará. Veja a proposta federal: Etapa Municipal – 1º de abril a 5 de agosto; etapa Estadual – 15 de agosto a 15 de outubro; etapa Nacional – 14 a 18 de novembro, em Brasília-DF.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas