05 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1207

CARNE SEM FISCALIZAÇÃO

Embora contrariando interesses financeiros, é dever de quem lida com a imprensa primar pelo bem-estar da sociedade. O retorno ou não do serviço de inspeção municipal (SIM) da carne bovina ainda vai se manter por alguns dias na mídia, até uma decisão final do Tribunal de Justiça do Estado, prevista para os próximos dias, porque há muito que se publicar sobre os riscos de um produto contaminado por doenças como a raiva e a tuberculose.

Segundo a juíza Maria Aldecy de Souza Pissolati, a carne em Marabá deve ser comercializada sem inspeção sanitária porque isso vem acontecendo há muitos anos e não deve ser interrompido abruptamente.

De fato, até o ano passado não se ouvia falar em inspeção de carne em Marabá, embora isso acontecesse no Frigorífico Bertin, ou seja, a carne produzida em Marabá para outras regiões do Brasil e para o mundo, passa por inspeção federal, enquanto àquela destinada a população local é comercializada de qualquer jeito.

Segundo o veterinário Neuder França, responsável pelo SIM e que também é servidor público do Estado, disse que no mês de agosto, no município de Jacareacanga, uma rês morreu vítima de raiva, no pátio de um matadouro, que não dispõe de inspeção.

Ainda de acordo com Neuder, devido a solicitação de um produtor, foram realizadas capturas de morcegos numa fazenda de Marabá, porque o proprietário alega a morte de gado com suspeita de raiva, provocada pela mordedura de morcegos hematófilos.

O veterinário do SIM explica que a planilha dos matadouros oficiais, com os números de reses, carcaças e vísceras condenadas, assim como os respectivos motivos das condenações, são enviados ao Ministério da Agricultura, com vista a implantação de políticas para a melhoria dos rebanhos.

Desta forma, Neuder acredita numa decisão favorável ao prosseguimento da inspeção da carne bovina em Marabá e conseqüente fechamento de matadouros clandestinos, porque a população está consumindo 100% das vísceras e carne do gado ora abatido, estejam doentes ou não.

COLIBRI NÃO PARTICIPOU DE AÇÃO EM BOATES

Na qualidade de membro da Comissão de Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual em Marabá, o Colibri/Sentinela não foi convidado a participar da ação que resultou no fechamento de casas noturnas (bares, boates e outros), ocorrido na semana passada.

Uma reunião na próxima semana entre membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão fiscalizador do Conselho Tutelar, vai discutir medidas com vista às próximas ações conjuntas, visando integrar os setores ligados à Prefeitura, visto que integrantes da Polícia Militar reclamaram a ausência do Conselho Tutelar, que é o principal responsável pela defesa de criança e adolescente em situação de risco.

NOVA EDIÇÃO DO PENTA

A edição nº. 48 do Penta, informativo da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), acaba de chegar a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, com informações importantes da Casa da Cultura.

O Penta divulga atividades da Sociedade dos Orquidófilos de Marabá, como a 5ª Exposição de Orquídeas de Marabá; da Escola de Música “Moisés Araújo”; setor de botânica, zoologia, museu e pinacoteca entre outros assuntos.

O presidente da FCCM, Noé von Atzingen, explica que a Fundação dá sua grande contribuição à cultura e ao conhecimento amazônico disponibilizando-os ao grande público, “cumprindo assim sua pricipal missão de preservar e difundir nossa memória”.

Por que Penta? O nome do periódico da FCCM, “O Penta”, deve-se ao fato de que durante muito tempo essas embarcações foram o único meio de comunicação no interior do Pará.

Os pentas nada mais são do que canoas (algumas com capacidade de 12 toneladas), na popa das quais é instalado um motor diesel de 4,5 a 30HP. Seu nome provém da marca dos primeiros motores, cuja potência era 5 HP. Tais embarcações vieram solucionar o transporte da castanha dos igarapés para Marabá.

BOLETIM CIENTÍFICO DA CASA DA CULTURA

O 4º Boletim Científico da FCCM está em fase de conclusão e deve ser lançado em novembro. A publicação trará artigos de pesquisadores da Fundação Casa da Cultura em diversas áreas: zootecnia, arqueologia, etnologia, meio ambiente e botânica, entre outras.

MÚSICA INDÍGENA

O Núcleo de Arqueologia e Etnologia de Marabá (NAM/FCCM) participou da Festa das Mulheres na Aldeia Xikrin “Djudjêkô” a 460 km de Marabá, próximo aos municípios de Tucumã e Água Azul.

A festa é o momento em que a família apresenta a menina como novo membro da comunidade, através de uma comemoração com rituais de dança realizado pelas índias da aldeia.

O registro da festa faz parte do Projeto Música Indígena, desenvolvido pela pesquisadora Mirtes Emília em parceria com a Funai/Marabá e comunidades indígenas.

Segundo Mirtes Emília o objetivo principal do projeto é registrar músicas indígenas das comunidades pesquisadas, guardando assim para as futuras gerações, esse momento tão importante para a cultura amazônica.

CASA DA CULTURA EM REVISTA DE BORDO

Uma equipe da TV Cultura de Belém e jornalistas da editora Trip, responsável pela revista de bordo da Gol Linhas Aéreas, visitaram a Casa da Cultura. A equipe conheceu o trabalho desenvolvido pela FCCM e oferece a oportunidade de mostrar ao Brasil, o trabalho realizado pela instituição.

MARABÁ PEDE PAZ

A Caminhada da Paz será realizada no sábado, 6 de outubro, às 8h, com saída da Praça São Francisco, Cidade Nova. O clima de impunidade e violência toma dimensões que agridem o dia-a-dia dos moradores, razão pela qual diversos órgãos juntaram-se para realizar esse manifesto.

Entre os órgãos envolvidos estão: Prefeitura de Marabá; OAB/Subseção Marabá; Conselho Interativo de Segurança e Justiça de Marabá (Cisju); ACIM; Câmara Municipal de Marabá; Semed; Igrejas Católicas e Evangélicas.

O convite para a caminhada expressa o desejo por uma Marabá não violenta, distante das ameaças e do medo constante, onde cada um possa mostrar seu melhor e aprender com o melhor do outro.

TEMPO E TEMPERATURA

Para hoje e amanhã (5 e 6) o segundo o canaldotempo prevê trovoadas esparsas. Temperatura entre 22º C e 36ºC. Existem 50% de possibilidade de chuva até às 18 horas, mas essa chance vai minguando no decorrer da noite. Temperatura entre 22ºC e 33ºC. Umidade relativa do ar elevada, com mínima de 63% no decorrer desta sexta-feira.

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. Esta é a previsão do site Climatempo para o período de hoje (5) a segunda-feira, 08 de outubro. A partir de terça-feira sol com algumas nuvens, não chove.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1206

FORMAÇÃO DO GESTAR

A Semed dá continuidade ao Gestar, curso de formação para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais. O objetivo é ofertar subsídios para que os gestores escolares estimulem o ensino de conteúdos atraentes e úteis aos alunos.

As datas da Formação são: 09/10- Escola “Elinda Simplício Costa”, no núcleo Cidade Nova; 10/10- Escola “José Mendonça Vergolino”, na Marabá Pioneira e Escola “Walquize Viana”, no núcleo São Félix;11/10- Escola “Luzia Nunes”, núcleo Nova Marabá.

Os diretores e coordenadores dirigem-se ao Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar (Gestar) em Língua Portuguesa e Matemática, na escola do núcleo urbano em que trabalham.

O Gestar é um programa de formação continuada na modalidade presencial e semipresencial para capacitação de professores de 1º ao 9º ano das disciplinas Matemática e Língua Portuguesa, orientado pelo MEC, com abordagem de uma nova metodologia para ensinar aos alunos.

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

Como preparo às análises curriculares do Ministério da Educação (MEC) diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino que participam do da Semed (Secretaria de Educação), estão fazendo estudo de matrizes de avaliação a serem aplicadas aos alunos do 5º e 9º ano.

A coordenadora de ensino/Semed, Vera Froz, disse que o estudo das matrizes de avaliações dos alunos do 5º e 9º ano está sendo realizado para que as escolas não sejam pegas de surpresa quanto às avaliações do MEC que serão aplicadas no final do ano. “As avaliações têm um comando que necessitam de uma leitura crítica. Não são apenas de responder ou marcar objetivamente”.

MARABÁ PEDE PAZ

A Caminhada da Paz será realizada no sábado, 6 de outubro, às 8h, com saída da Praça São Francisco, Cidade Nova. O clima de impunidade e violência toma dimensões que agridem o dia-a-dia dos moradores, razão pela qual diversos órgãos juntaram-se para realizar esse manifesto.

Entre os órgãos envolvidos estão: Prefeitura de Marabá; OAB/Subseção Marabá; Conselho Interativo de Segurança e Justiça de Marabá (Cisju); ACIM; Câmara Municipal de Marabá; Semed; Igrejas Católicas e Evangélicas.

O convite para a caminhada expressa o desejo por uma Marabá não violenta, distante das ameaças e do medo constante, onde cada um possa mostrar seu melhor e aprender com o melhor do outro.

DST NA ZONA RURAL

A exemplo do que acontece na cidade, onde muitas pessoas são contaminadas pelas doenças sexualmente transmissíveis, mesmo havendo fácil acesso ao preservativo, na zona rural não é diferente. Embora se suponha maior fidelidade entre os parceiros no mundo, inclusive limitados pela distância entre as localidades, o número de mulheres infectadas é muito elevado.

Segundo dados da Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 80% do material coletado para exame do Programa de Câncer do Colo do Útero (PCCU) têm alguma doença sexualmente transmissível.

O problema é de tal importância que, ao fazer a entrega dos exames de PCCU na zona rural, a equipe responsável leva medicamentos especiais, ou seja, fora dos compostos da farmácia básica, para o combate às diversas DST.

A campanha do PCCU na zona rural está prevista para começar dia 18 deste mês. A intenção é coletar mais de atender mais de 10 mil mulheres em idade fértil.

CARNE BOVINA – PERIGO IMINENTE

É interessante o despertar da população para o perigo iminente da carne bovina sem fiscalização. Marabá é uma cidade de onde prolifera muita tuberculose, câncer e outros males, cuja origem não é do conhecimento popular. Na carne bovina não inspecionada pode ter origem parte dessas doenças, conforme comprova o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) realizado em parceria da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) e Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).

Conforme o relatório do SIM, no mês de agosto deste ano, duas carcaças, oriundas da Fazenda Paloma, de propriedade de José Antônio Coelho, foram condenadas. Uma por contusão e outra por brucelose e tuberculose. A tuberculose tem efeitos bem conhecidos no ser humano; a brucelose, geralmente atinge a fertilidade masculina e provoca aborto nas rezes e também no ser humano. Em tempo: Antônio Coelho é proprietário de um dos matadouros clandestinos.

Também em memorando de 01/2007, de 28 de setembro, do SIM ao Secretário de Agricultura Rubens Sampaio, estão detalhadas as condenações de vísceras bovinas ocorridas no Frigonorte durante o mês de setembro. São 1035 pulmões, 77 corações, 337 fígados, 687 rins e 27 línguas.

Ainda de acordo com o veterinário Neuder França, responsável pelo SIM, alguns bovinos são condenados no pátio de acesso ao matadouro, sem a necessidade de abate, porque suas configurações são de animais doentes.

Na Justiça – Os despachos judiciais a favor dos matadouros considerados pela Seagri e Adepará como clandestinos têm prazo de 10 e 15 dias para recurso ao Tribunal de Justiça do Estado, por parte da Procuradoria Geral do Município e pelo Ministério Público do Estado.

Quanto à fiscalização da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) nos açougues, segundo Carlos Nunes, procurador geral do Município, não existe impedimento legal. Mas, por uma questão de bom senso, o serviço foi temporariamente suspenso por conta daquela Divisão da Secretaria Municipal de Saúde.

TEMPO E TEMPERATURA

Para hoje, segundo o canaldotempo.com, o tempo será parcialmente nublado em Marabá. Para sexta-feira e sábado (5 e 6) estão previstas trovoadas esparsas. Temperatura entre 22º C e 36ºC. Existe 30% de possibilidade de chuva pela manhã, mas essa chance vai minguando no decorrer da tarde.

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. Esta é a previsão do site Climatempo para o período de hoje (4) a segunda-feira, 08 de outubro.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1205

CTA NOTIFICA 50 PESSOAS COM DST

Dentre os resultados de exames entregues pelo CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento – no mês de setembro 08 foram positivos para vírus da imunodeficiência humana (HIV), cinco eram de homens e três de mulheres. Outros 25 resultados deram positivos para sífilis (cinco homens; 20 mulheres, sendo oito gestantes).

Quanto às notificações de pessoas com Aids, ou seja, aquelas em que o HIV passa a manifestar os sintomas da síndrome foram 02, um homem e uma mulher. Pacientes notificados com outras DST foram 50: 12 homens e 38 mulheres, das quais 18 gestantes. O CTA também registrou um óbito em conseqüência da Aids.

Note-se que as mulheres aparecem em maior número na lista porque são elas que mais se apresentam para fazer exames no CTA, que é obrigatório no pré-natal. Assim, nos 470 testes realizados mês passado, apenas 16% de homens, ou 77 pessoas; as mulheres foram responsáveis por 84% do total ou 393 testes, sendo 239 de grávidas.

É evidente que se os homens fizessem o teste na mesma proporção das mulheres, deveriam superar os casos positivos para DST/HIV. Mesmo assim é lamentável o crescimento da contaminação pelo vírus da Aids nas mulheres, visto que no início, lá pela década de 1980, a circulação viral estava praticamente restrita aos homens, dentro dos chamados grupos de riscos (drogados e homossexuais).

Prevenção – No decorrer de setembro o CTA proferiu 79 palestras, das quais duas fora da unidade. Também foram distribuídas 5.541 preservativos, sendo 2.583 para portadores de HIV/Aids.

DMTU TAMBÉM TEM MUITO TROTE

Dentre os assuntos a serem tratados no próximo informativo do Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) está a quantidade de trotes para o telefone gratuito 194, destinado principalmente para a comunicação de acidentes. O trote faz com que as equipes se desloquem para atendimentos inexistentes, quando deveriam ocupar-se em na desobstrução do trânsito e ajudar o Samu no socorro a possíveis acidentados.

O informativo do DMTU, segundo Roseli Silva, coordenadora da Divisão de Relações com a Comunidade, no DMTU, trará importantes informações sobre a educação no trânsito e dados estatísticos das ocorrências de trânsito em Marabá.

Uma novidade será a divulgação de um concurso destinado às escolas de ensino fundamental para escolha do melhor desenho e/ou nome de uma mascote para as campanhas de Educação no Trânsito.

APERFEIÇOAMENTO NO PLANO DIRETOR

Com o objetivo de aperfeiçoar as ações do Plano Diretor Participativo de Marabá (PDPM), o Ministério das Cidades coordena uma série de oficinas nos dias 8 e 9 de outubro, em Belém, na sede da Assembléia Legislativa do Pará.

O coordenador do Plano Diretor, Sebastião Almeida vai participar das oficinas. “Queremos aperfeiçoar os conhecimentos sobre a atuação do Plano Diretor da Cidade, com maior ênfase sobre seu poder decisório e em que ele pode ajudar a desenvolver o município”.

Tão logo retorne da capital, Sebastião Almeida reúne-se com os membros do PDPM, para repassar as informações adquiridas nas oficinas realizadas em Belém.

JOGOS ABERTOS DO PARÁ

Têm início na quinta-feira, 4, às 19h, os Jogos Abertos do Pará na região sudeste do estado, sediados em Marabá. A abertura será no Ginásio Poliesportivo da Folha 16. Na ocasião, as delegações dos 13 municípios participantes estarão presentes. O evento é coordenado pelo Governo do Estado/SEEL e Prefeitura de Marabá/Secdetur.

A abertura contará com a presença do prefeito Tião Miranda, secretários Wilson Teixeira (Cultura e Desporto) e Kátia Américo Garcia (Educação), além de autoridades da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, entre outras.

O coordenador de Desporto/Secdetur, Itamar Chaves disse que a cerimônia conta com acendimento da Pira Olímpica, Juramento do Atleta, Execução de Hinos Pela Banda do Exército e apresentação de grupos folclóricos. “Todos devem prestigiar o evento que terá surpresas agradáveis na abertura”.

Os Jogos ocorrem até dia 14 de outubro, nas modalidades Handebol, Futsal, Basquete, Vôlei, Tênis de Mesa e Atletismo. Todos com equipes masculinas e femininas. No Atletismo, os homens terão que correr 5 mil metros (5 voltas em torno do Ginásio da Folha 16) e as mulheres 3 mil metros (equivale a 3 voltas em torno do Ginásio).

Todas as competições contam com o apoio do DMTU, Corpo de Bombeiros, SMS, PMM, Exército, 4ª URE e Semed.

Os Jogos Abertos do Pará foram criados para movimentar e incentivar a prática de esportes no interior do Estado. No ano passado, cerca de 8.270 atletas de 78 municípios participaram dos jogos. Este ano, a organização do evento espera a confirmação de 9.646 atletas inscritos nas seis modalidades disputadas, que representariam 91 das 143 cidades do Estado. No total, entre técnicos, chefes de delegação e representantes da SEEL, cerca de 10.750 pessoas vão estar diretamente envolvidas no evento.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o site Canaldotempo.com, de hoje a domingo (7) o tempo em Marabá é de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. A temperatura oscila entre a mínima de 22ºC e máxima de 36ºC. A umidade relativa do ar pode chegar ao mínimo de 37% entre as 14 e 15 horas.

O canaldotempo.com prevê baixa possibilidade de chuva hoje à tarde, há somente 20% de chance de precipitação. Mas esse site prevê maior volume de vapor de água na atmosfera, principalmente a partir das 19h, quando pode atingir 93%.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1204

DETUR INCENTIVA FEIRA DE ARTE

Por ocasião do feriadão do Círio de Nazaré o Departamento de Turismo da Prefeitura de Marabá (Detur), em parceria com a Associação Mãos e Artes, vai promover a primeira Feira de Artes na Praça Duque de Caxias. O evento, previsto para os dias 12, 13 e 14 deste mês, soma-se ao “Pit Tur do Coreto”, implantado em julho deste ano.

Enquanto o Pit Tur é um ponto de venda de artesanatos e bijuterias, a Feira de Artes será montada em barriquinhas em diversos pontos daquela praça, com objetivo de mostrar e vender a produção artística local, inclusive com apresentação de dança e música.

Segundo a coordenadora do Detur, Isis Mourão, conforme a aceitação do público, a feira de arte voltará a ser apresentada periodicamente na alta estação ou em conjunto a outros eventos significativos, a exemplo do final de ano e aniversário do município.

VIAJA MAIS – MELHOR IDADE

No decorrer do Fórum de Turismo, previsto para os dias 25 e 26 deste mês, na cidade de Jacundá, os secretários de turismo regionais vão discutir a implantação do programa do Ministério do Turismo “Viaja Mais – Melhor Idade”, destinado a pessoas da terceira idade, aposentados e pensionistas, que a partir de janeiro de 2008 chegará ao Pará.

O programa apresentado em 24 de agosto deste ano pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, a integrantes da Federação dos Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo (Fapesp), já está implantado naquele Estado e deverá ser operacionalizado em todo o País até janeiro que vem.

Ele visa reduzir as taxas de desemprego no setor, durante o período de baixa ocupação. O Viaja Mais oferece pacotes turísticos a custos reduzidos, durante período de baixa estação, com a possibilidade de parcelamento.

Quem é aposentado ou pensionista do INSS pode optar pelo parcelamento em folha (crédito consignado) com juros abaixo de 1%. Quem não recebe benefício pelo INSS pode escolher outra forma de parcelamento.

CADASTRO TÉCNICO DO MUNICÍPIO

O Curso de Cadastro Técnico Municipal Multifinalitário (CTM), iniciado ontem para 70 alunos do CEFET, dos cursos de Informática, Agrimensura e Edificações, está sendo realizado no Itacaiúnas Hotel, no período de 2 a 6 de outubro, de 8 às 12h e de 14 às 18h. Esta é uma exigência do Plano Diretor Participativo de Marabá.

O CTM dará uma visão geral do município, por núcleo, bairro, quadra e rua. Os dados deverão ter número de moradores, escolas, fazer identificação das áreas saneadas e servidas com pavimentação, entre outros números identificadores. Todos os dados serão expostos na Homepage da Prefeitura, possibilitando a qualquer pessoa conhecer diversas informações sobre Marabá.

Carlos Brito, coordenador geral do CTM, explica que o cadastro dos alunos interessados em participar do curso, na sede da Seplan, foi feito até ontem, 1º de outubro. “Devemos contratar 40 pessoas como estagiárias, mas 70 serão capacitados, pois ao longo do trabalho, se houver desistência ou faltas teremos uma reserva técnica apta a trabalhar no cadastro.”

FEIRA DE CIÊNCIAS DE MARABÁ

A Semed, através do Departamento de Ensino, está trabalhando na elaboração da 1ª Feira de Ciências de Marabá (FEICIMA), a ser realizada em novembro, no Ginásio Poliesportivo da Folha 16.

O coordenador de ensino de 5º ao 9º ano/Semed, Nilton Rios, explica que o objetivo da Feira é socializar experiências das escolas e dar oportunidade para os alunos conhecerem novos amigos.

As escolas municipais já começaram elaborar a programação para realizar as feiras internas e escolher os melhores trabalhos a serem apresentados na FEICIMA.

No sábado, 29, muitas escolas públicas tiveram um dia letivo especial, com a reunião de professores para a elaboração de projetos científicos a serem apresentados nas Feiras de Ciências. Na Escola “Oneide Tavares”, a professora Núbia apresentou slides mostrando passo a passo como se elabora um projeto científico. Os slides foram elaborados a partir de sua experiência em projetos anteriores, que resultou inclusive em sua participação, com alunos do “Oneide Tavares” na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada em São Paulo.

TEMPO E TEMPERATURA

São remotas as possibilidades de chuva nesta terça-feira. Segundo o Canaldotempo.com, tem 20% de chance de precipitação a partir das 20 horas. O dia começou com predominância de sol, passando a parcialmente nublado. Esta é a mesma previsão para 4ª e 5ª feira. Para sexta-feira estão previstas trovoadas esparsas. Depois o tempo volta a ficar parcialmente nublado. A temperatura, hoje (2), entre a mínima de 24ºC e máxima de 36ºC.

Conforme o site Climatempo, hoje tem sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. A mesma previsão é válida para o período de amanhã (3) a sábado, 06 de outubro. Umidade relativa entre 41% e 70%.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1203

OBRAS NO KM 7 E FOLHA 29

A prefeitura de Marabá está com diversas frentes de trabalho de drenagem e pavimentação no município. No Km-7 estão sendo realizadas obras de drenagem e asfaltamento nas ruas G, I, C, e D, ligando o eixo principal do bairro à BR-222, escolas, igrejas e comércio do setor, totalizando R$ 339.837,13 de investimento. Na Folha 29, a mesma estratégia do prefeito Tião Miranda, a de drenar e asfaltar primeiro os eixos principais, as zonas mais densamente povoadas e ligações com serviços do bairro. A pista asfaltada vai unir a Br-222 à rua do Cemitério e terá investimentos de R$ 619.721,17, tudo recurso próprios.

MAIS ESCOLAS NA ZONA RURAL

Novas escolas na zona rural, desta vez, com obras em assentamentos e vilas mais povoadas, como a escolas Maravilha, nas 4 Bocas, escola do assentamento Tapirapé, na Vila Cupu, escola Princesa Isabel, na Vila Conquista, escolas Ayrton Senna no PA Volta do Tapirapé, escolas Darci Ribeiro, no PA – Jatobá/Piranheiras na PA-150, escolas Jardim Esperança, na estrada Cristalândia, no Centrão, escolas Bela Vista no PA Volta Grande na Vila Boa Vista e escolas União do Povo, na vila Macaco Careca, na gleba Plano Dourado.

TREINAMENTO PARA CADASTRO TÉCNICO DO MUNICÍPIO

Hoje, 1º de outubro, às 15:30h, tem início o Curso de Cadastro Técnico Municipal Multifinalitário (CTM), para 70 alunos do CEFET, dos cursos de Informática, Agrimensura e Edificações. O curso será realizado no Itacaiúnas Hotel, no período de 2 a 6 de outubro, de 8 às 12h e de 14 às 18h. Trata-se de uma exigência do Plano Diretor Participativo de Marabá.

O CTM dará uma visão geral do município, por núcleo, bairro, quadra e rua. Os dados deverão ter número de moradores, escolas, fazer identificação das áreas saneadas e servidas com pavimentação, entre outros números identificadores. Todos os dados serão expostos na Homepage da Prefeitura, possibilitando a qualquer pessoa conhecer diversas informações sobre Marabá.

O coordenador geral do CTM, Carlos Brito, informa que está sendo feito o cadastro dos alunos interessados em participar do curso, na sede da Seplan, até hoje, 1º de outubro. “Devemos contratar 40 pessoas como estagiárias, mas 70 serão capacitados, pois ao longo do trabalho, se houver desistência ou faltas teremos uma reserva técnica apta a trabalhar no cadastro.”

1ª ETAPA DO CADASTRO DO MUNICÍPIO

A primeira etapa do Cadastro Técnico Municipal Multifinalitário será feita nos núcleos Nova Marabá, Marabá Pioneira, Cidade Nova e Distrito Industrial.

O cadastro deve ser formalizado em um ano a partir da coleta de dados em campo, no final de outubro, conforme informou Carlos Brito.

Os estagiários receberão uma bolsa custeada através de uma parceria entre Prefeitura de Marabá/Seplan e Governo do Estado/Sedurb.

CALENDÁRIO ELEITORAL

Os possíveis candidatos às Eleições de 2008, devem ficar atentos às datas do calendário eleitoral. Este calendário vai reger as eleições municipais de 2008 e começa a vigorar a partir do dia 5 de outubro, exatamente um ano antes do dia da eleição. Os candidatos a vereador e a prefeito devem realizar a filiação partidária, até a sexta-feira, 5.

Até dia 5 de outubro, os partidos devem registrar seus estatutos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), conforme determina a Lei 9.504/97, denominada de Lei das Eleições, e ainda os candidatos precisam ter seus domicílios eleitorais definidos na mesma circunscrição onde vão concorrer aos cargos eletivos.

COLETA DO PCCU NA ZONA RURAL

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro, começa este mês a coleta de material para exame referente ao programa do câncer de colo do útero (PCCU) nas comunidades fora do núcleo urbano.

No decorrer de 2006 aconteceram 443 casos positivos de alteração celular em Marabá (zona rural e urbana), a partir da realização de mais de 10 mil exames preventivos do PCCU, ou seja, resultados atípicos em células escamosas, com lesão intra-eptelial de baixo grau (compreendendo efeito citopático pelo HPV e neoplasia intra-eptelial cervical grau I).

De acordo com a Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil, o câncer de colo do útero é a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, sendo superado pelo câncer de pele (não-melanoma) e pelo câncer de mama. É a quarta causa de morte por câncer em mulheres. A cada ano ocorrem mais de 20 mil novos casos de câncer do colo do útero.

Os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero são inúmeros, sendo que alguns dos principais estão associados às baixas condições sócio-econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo (diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados), à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais. Estudos recentes mostram ainda que o vírus do papiloma humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento da neoplasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero.

LICENCIAMENTO DE HOSPITAIS

Esta semana a Divisão e Vigilância Sanitária (Divisa) da SMS dá seqüência à fiscalização de hospitais e clínicas de Marabá com vista à renovação de licenciamento. O trabalho iniciou pelo Hospital Regional, devendo passar pelo Hospital de Guarnição do Exército, Hospital Municipal, Santa Terezinha e Climec.

Uma segunda equipe da Divisa fiscaliza consultórios médicos e odontológicos, trabalho este que deverá ser concluído esta semana. Esta mesma equipe deve começar semana que vem a fiscalização nos supermercados da cidade.

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

No Brasil o Dia do Idoso foi comemorado em 27 de setembro, mas a partir de 2008 será festejado em 1º de outubro, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional do Idoso, data esta que integra o calendário de celebrações daquela instituição.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10% da população brasileira, o que corresponde a cerca de 19 milhões de pessoas, têm 60 anos ou mais. Diante desse contingente e do descaso para com essa parcela da sociedade no Brasil, o Estatuto do Idoso, em vigor desde 2003, regulamentou uma série de dispositivos legais para garantir direitos das pessoas com mais de 60 anos.

Entre as medidas está à criação de delegacias especiais, a garantia de assistência social, o direito à gratuidade dos transportes públicos urbanos e a reserva de duas vagas por veículo interestaduais para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Apesar dos avanços do estatuto, ainda há situações de preconceito, exploração e violência contra os idosos no Brasil. Uma campanha lançada pelo Ministério do Desenvolvimento Social quer que o Dia Internacional seja marcado pelo respeito aos direitos das pessoas com mais de 60 anos. A iniciativa "Envelhecer com Dignidade" pretende sensibilizar sociedade, organismos governamentais e não-governamentais (ONGs) para a importância da construção de uma cultura de respeito aos idosos.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o site Canaldotempo.com, de hoje ao dia 4 o tempo em Marabá será parcialmente nublado. Para sexta-feira e sábado estão previstas trovoadas esparsas. Depois o volta a ficar parcialmente nublado. A temperatura oscila entre a mínima de 22ºC e máxima de 37ºC. A umidade relativa do ar está bem melhor esta semana, podendo chegar ao mínimo de 52% entre as 14 e 15 horas.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1202

FISCALIZAÇÃO DE AÇOUGUES SUSPENSA

Reunião ocorrida na manhã de hoje (28) na sede do Ministério Público do Estado (MPE), reunindo representantes das secretarias municipais de Saúde, Agricultura, Meio Ambiente e do próprio MPE, decidiu que as ações do município referentes à fiscalização de carne bovina nos açougues, realizadas pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), serão temporariamente suspensas, em razão de decisão judicial.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Rubens Borges Sampaio, os promotores ligados à questão da carne bovina consideraram absurda a decisão da juíza Maria Aldecy de Souza Pissolati, porém não há outra saída além de cumprir o mandado de segurança, enquanto não a outra parte não requerer outra medida judicial. Com esse objetivo, o procurador geral da Prefeitura, Carlos Nunes, está hoje em Belém para entrar com recurso contra a medida de Aldecy em favor dos matadouros clandestinos.

Outra reunião no MPE está marcada para quarta-feira, 3 de outubro, quando serão discutidas novas estratégias para a fiscalização da carne nos açougues, desta feita com a presença de Carlos Nunes. No Frigonorte, único matadouro em condições de abater bovinos para consumo em Marabá, a inspeção municipal vai prosseguir, embora seu proprietário tenha alegado prejuízo frente à concorrência, que ele considera desleal, mas Rubens Sampaio afirma que é seu dever zelar pela saúde dos munícipes.

Diante da alegação de prejuízo, caso a situação perdure, Rubens orientou ao proprietário do Frigonorte tomar medidas legais para suspender a inspeção.

COMPACTAÇÃO E DRENAGEM

O prefeito Tião Miranda autorizou à Secretaria Municipal de Obras dar início ao serviço de limpeza, compactação e macrodrenagem na Folha 27, na rua principal e na paralela a VP-8.

Os serviços estão sendo realizados com recursos próprios da prefeitura. Em breve, terá início o serviço de pavimentação da área, melhorando bastante o acesso naquela área.

PREMIAÇÃO PARA ALUNOS DE MATEMÁTICA

Hoje, 28 de setembro, será realizada a entrega de medalhas e prêmios aos alunos da rede pública de Marabá, que ficaram entre os primeiros colocados nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBMEP/2006). A entrega será no auditório da UFPA, na Folha 31, com a participação de representantes da Semed, Seduc e UFPA, a partir das 18h. A UFPA não realizou a cerimônia no ano passado, em virtude de ter ocorrido alguma mudanças na equipe de coordenação.

Os alunos, pais e professores participarão do evento que representa uma forma de estímulo ao estudo da matemática. Mais surpresas aos participantes serão apresentadas no decorrer do evento.

RESULTADO DAS OLIMPÍADAS SAI EM OUTUBRO

O resultado da 1ª etapa das OBMEP sai em outubro e os 5% dos alunos com melhor classificação realizarão a segunda prova, marcada para o dia 18 de novembro, que será composta de questões discursivas. O local ainda será informado pelo MEC.

Os estudantes vencedores receberão medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). Os professores dos cem melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

As provas da primeira fase elaboradas pela coordenadoria da Obmep, forma aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas. Serão selecionados 5% dos alunos inscritos por escola, que farão a segunda fase da competição em 18 de novembro, com a aplicação e a correção das provas feitas por fiscais da olimpíada.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que a Olimpíada motiva o estudo da matemática através da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

CCZ NÃO PÁRA DE VACINAR CÃES

Embora tenha diminuído drasticamente a ocorrência de cães raivosos em Marabá, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) segue com a vacinação para total bloqueio dos focos da doença. O último caso confirmado de hidrofobia aconteceu em agosto deste ano, depois de mais de três meses sem ocorrência.

Esta semana uma equipe de 10 pessoas, incluindo o gerente do CCZ, Walder Melo, está na zona rural, vacinando cães e gatos em todos os vilarejos ao longo da Estrada do Rio Preto. A partir de 15 de outubro, uma nova campanha de vacinação anti-rábica volta acontecer na área urbana, a exemplo da anterior, de casa em casa, cumprindo recomendação técnica do Ministério da Fazenda.

Segundo Melo, nas regiões onde não há circulação do vírus rábico a primeira vacina de um cão pode ser feita até o quarto mês de vida, mas numa região endêmica como Marabá, gatos e cachorros devem ser vacinados contra raiva no primeiro mês de existência. Por isso, caso o animal nasça no intervalo das campanhas, seu dono deve procurar o posto de vacinação permanente do CCZ para imunizá-lo o quanto antes.

É importante observar que, mesmo os órgãos de saúde pública fazendo a imunização duas vezes por ano, Marabá e região não estão livres da raiva, porque existem fatores que contribuem para a circulação viral da doença por aqui, através de animais silvestres como os morcegos hematófagos.

AQUECIMENTO GLOBAL

A Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio ambiente (Semma) está atendeu pelo menos oito escolas esta semana, tanto públicas quanto privadas, no que a pesquisa para trabalhos de feiras ciência ou para fazer palestras nesses estabelecimentos. Os alunos querem principalmente conhecer mais sobre os danos do aquecimento global.

Umas das escolas palco da palestra ambiental foi a “Monteiro Lobato”, ligada ao Colégio Alvorada. Nesta sexta-feira (28), pela manhã e á tarde, os técnicos da Semma estão na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, no bairro Liberdade, onde será apresentado teatro de fantoches, mural de fotografias e realização de palestras sobre temas diversos, como escassez de água, resíduos sólidos, queimadas urbanas e outras.

SEASP ENCERRA SEMANA DO IDOSO

Depois da 5ª Caminhada “Integrando a 3ª Idade” pelas ruas da Marabá Pioneira, a Seasp (Secretaria de Assistência Social da Prefeitura) encerra nesta sexta-feira (28) as atividades relativas à Semana do Idoso com o 2º Forrozão da Melhor Idade.

A concentração para a caminhada acontece às 8h30, na Praça Duque de Caxias, que também é ponto final do passeio, com recepção pela Banda do Exército. Em seguida os idosos deslocam-se até a Maçonaria, no mesmo núcleo, para a finalização da festividade. A Seasp conta com a presença de representantes da 3ª idade de Itupiranga e Nova Ipixuna.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1201

REFORMA E AMPLIAÇÃO DE ESCOLAS

A Secretaria Municipal de Obras dará início a reforma e ampliação de três escolas no núcleo Nova Marabá. Uma delas, a Emília Ferrero, localizada na Folha 29, será aumentada em mais quatro salas de aula, ficando com o total de sete. O estabelecimento também ganhará quadra de esporte, copa, cozinha, espaços separados para material de limpeza e merenda escolar. O piso será de alta resistência, pias em granito, banheiros novos e uma caixa de água.

As outras escolas que receberão tratamento semelhante são a Jonathas Athias (Folha 22) e Martinho Mota, na Folha 27.

Enquanto isso, as obras do novo trecho da Orla do Tocantins seguem em ritmo acelerado rumo ao contorno da foz do Rio Itacaiúnas, preparando também o nivelamento do terreno por onde será criada a rua que circundará o bairro Francisco Coelho.

Outra frente de trabalho está preparando as pistas laterais do canteiro central da VP-8, a principal avenida da Nova Marabá, que está sendo beneficiada no trecho entre a Vila Militar Presidente Castelo Branco e o Campo do Piçarrão. O canteiro central desta pista dupla será ajardinado, com plantas regionais; receberá passarelas, por caminhos já traçados pela população, para facilitar a transposição de pedestres.

Além de uma nova iluminação, está prevista sinalização de tráfego (horizontal e vertical) e calçadas nos dois lados das pistas e na bordadura do canteiro central. Dois metros para cooper, passeio, trânsito seguro e civilizado. Enfatiza o prefeito que este detalhe será uma grande conquista do pedestre. Porque as calçadas serão construídas no padrão exigido pela Caixa Econômica Federal, banco pelo qual a obra está sendo financiada.

CAMPEONATO POPULAR

O coordenador do Departamento de Desporto da Secretaria de Cultura Desporto e Turismo, Itamar Chaves, está empenhado na matrícula de atletas e seleção de professores de educação física para os Jogos Abertos do Pará, a acontecer no período 11 a 14 de outubro.

Em seguida, a pedido do prefeito Tião Miranda, aquele departamento dará início aos preparativos para um torneio popular de futebol, o qual deve começar por volta de 25 de outubro.

LAR SÃO VICENTE EM FESTA

Hoje, Dia do Idoso e de São Vicente de Paula, os idosos do Lar São Vicente de Paula, localizado na Folha 6, recebem uma significativa representação da turma da terceira idade do Projeto Conviver para uma confraternização mútua que se inicia com um apetitoso café da manhã, promovido pela Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura. Ainda no decorrer da manhã, os idosos participam naquele espaço de torneio de jogos de mesa.

Segundo a coordenadora do Conviver, Onete Silva, o lar São Vicente de Paula tem 30 pessoas idosas, que vivem principalmente de doações do empresariado local. A Seasp, em parceria com outros órgãos da prefeitura e instituições não-governamentais, a exemplo da APAE, oferece a eles serviços de saúde, terapia ocupacional e fisioterapia.

Embora haja espaço, a instituição não pode alojar maior quantidade de idosos devido à falta de servidores para cuidá-los, exceto em caso de substituição. Este mês, por exemplo, o Lar São Vicente internou mais três pessoas, chegando ao máximo de sua capacidade operacional.

Amanhã, 28, a Seasp encerra as ações relativas à Semana do Idoso com a 5ª Caminhada “Integrando a 3ª Idade”, nas ruas da Marabá Pioneira, com presença de representantes de Itupiranga e Nova Ipixuna. A concentração será na Praça Duque de Caxias, que também é ponto final do passeio, com recepção pela Banda do Exército. Em seguida os idosos deslocam-se até a Maçonaria, no mesmo núcleo, para o 2º Forrozão de Integração da Melhor Idade.

DIA MUNDIAL DO TURISMO

Hoje também comemora-se o Dia Mundial do Turismo, que este ano, segundo a coordenadora do Departamento de Turismo da Prefeitura de Marabá, Isis Mourão, tem como destaque o trabalho da mulher no desenvolvimento de atividades voltadas para incentivos turísticos.

Desde o dia 24 até amanhã (28) a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal e a Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados promovem no Congresso Nacional a Semana do Turismo, visando discutir o tema "O turismo abre as portas para as mulheres".

A escolha do tema vai ao encontro do esforço da Organização Mundial do Turismo (OMT) que, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), definiu como meta combater a desigualdade e promover um melhor posicionamento da mulher também neste campo de atividade.

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) explica que a semana pretende chamar a atenção para várias mulheres que têm se dedicado à promoção do turismo no país. “Queremos mostrar a ação dessas mulheres em cada região, em cada estado”.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de emprego informal entre as mulheres, no setor turístico, é bem superior à de homens. Sua remuneração, assim como acontece em outros setores, também é inferior: em média, as mulheres ganham R$ 929,73, enquanto os salários dos homens chegam a R$ 1.144,54. Em paralelo a essa discussão, a senadora Lúcia Vânia lembrou que a Semana do Turismo também será uma excelente oportunidade de incentivar a utilização do turismo pela mulher para seu lazer e crescimento pessoal. Ela destacou que o mesmo princípio vale para a terceira idade, público-alvo de programa do governo federal para estimular o setor.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1200

CARNE CLANDESTINA SERÁ MONITORADA

A fiscalização de alimentos é dever da Prefeitura de Marabá, através da Secretaria de Saúde. Além da qualidade da carne bovina, essencial à saúde da população, outros itens também são analisados como higiene do ponto de venda, dos açougueiros e exposição do produto, porque fazem parte do conjunto de medidas profiláticas, por isso, a carne sem origem declarada será monitorada.

Daniel Soares, coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), garante estar havendo confusão, por parte da advogada dos proprietários de matadouros considerados clandestinos, quanto à competência da fiscalização. A Secretaria de Agricultura age na fonte, na inspeção do gado no curral de acesso ao abate e em seguida a carcaça e suas vísceras, na procura de possíveis doenças; enquanto a Divisa trabalha nos pontos de venda, os açougues. A primeira foi notificada pela juíza, mas a segunda, não.

A fiscalização da Divisa está amparada no Código Sanitário Municipal vigente e legislação federal e estadual, não só para carne in natura como para todo tipo de alimentação, saneantes, medicamentos e outros. Por outro lado, a inspeção nesses matadouros pela Seagri é matéria já julgada pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado, o que segundo o veterinário Neuder França, não deveria caber uma nova inicial sobre o mesmo assunto.

Ainda de acordo com Daniel Soares, a Divisa vai prosseguir com sua fiscalização, periodicamente, porque existem outros serviços que devem ser monitorizados, o que poderá resultar, além da apreensão de carne, como os 648 quilos retirados do comércio na segunda-feira (24), também na suspensão das atividades dos açougues que insistirem na venda de produto de origem clandestina ou porque não seguem os padrões de higiene exigidos em lei.

Outras medidas legais serão tomadas, além da proposição da derrubada da nova liminar junto ao Tribunal de Justiça, com vista a resguardar a integridade física dos fiscais da Divisa, diante da ameaça da advogada dos matadouros em solicitar à Justiça a prisão dos mesmos, sob alegação da prática de abuso junto aos açougueiros.

INTERCÂMBIO ENTRE IDOSOS

Dando seqüência aos acontecimentos inerentes à Semana do Idoso, hoje (26) os representantes da melhor idade de Marabá vão até Nova Ipixuna, acerca de 80 quilômetros, fazer o intercâmbio cultural com o pessoal da terceira idade de daquele município. Dos mais 480 cadastrados no Projeto Conviver da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura local, 150 deles seguiram em três ônibus para participar dessa confraternização.

Amanhã, 27, é o Dia do Idoso e também de São Vicente de Paula. Na ocasião a Seasp promove a confraternização dos idosos de seu cadastro com os internos do Lar são Vicente de Paula, localizado na Folha 6. A festividade começa com café da manhã, seguido de competições, jogos de mesa.

No encerramento, dia 28, também pela manhã, os idosos e comunidade da Marabá Pioneira farão a 5ª Caminhada “Integrando a 3ª Idade”. A concentração será na Praça Duque de Caxias, que também é ponto final do passeio, com recepção pela Banda do Exército. Em seguida os idosos deslocam-se até a Maçonaria, no mesmo núcleo, para uma festa dançante, à base de muito forró.

CIRURGIAS ELETIVAS

A Secretaria de Saúde (SMS) acaba de receber R$ 60.371,00 referentes a 83 cirurgias de catarata, realizadas durante os meses de junho e julho deste ano. O programa destinado às cirurgias eletivas (catarata, varizes e laqueadura) do Ministério da Saúde e Governo do Estado, que deveria ter iniciado em abril só começou em junho, por isso carece de prorrogação em pelo menos mais dois meses.

Segundo relatório da Divisão de Controle de Produção Ambulatorial da SMS, a meta para este ano é realizar 262 cirurgias de varizes, 766 de catarata e 120 laqueaduras (tubária e vasectomia). No entanto, até o mês de agosto, foram feitas somente 75 de varizes, 279 de catarata e 33 laqueaduras.

FEIRA DE CIÊNCIAS DE MARABÁ

A Semed, através do Departamento de Ensino, está trabalhando na elaboração da 1ª Feira de Ciências de Marabá (FEICIMA), a ser realizada no início de novembro, no Ginásio Poliesportivo da Folha 16.

O coordenador de ensino de 5º ao 9º ano/Semed, Nilton Rios, explica que o objetivo da Feira é socializar experiências das escolas e dar oportunidade para os alunos conhecerem novos amigos.

As escolas municipais já começaram elaborar a programação para realizar as feiras internas e escolher os melhores trabalhos a serem apresentados na FEICIMA.

ORQUIDÁRIO MARGRETH MEE

O Orquidário “Margareth Mee”, localizado na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), recebe diariamente a visita de alunos da rede pública e privada de ensino. A entrada é franca. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre essa planta, pode dirigir-se à Casa da Cultura, localizada na Folha 31, Qd- Especial, Lote 1; em horário comercial. Mais informações pelos fones 3322-2315/4176 ou e-mail fccm@leolar.com.br.

Este ano, o orquidário completou 10 anos de existência. Nele estão diversas espécies de orquídeas da Serra das Andorinhas e de outras regiões. São mais de 200 plantas, com 100 espécies diferentes.

O presidente da FCCM Noé von Atzingen, que também faz parte da Sociedade dos Orquidófilos de Marabá (SOM), coordena a realização anual de uma exposição de orquídeas, com espécies de todo o país, com o objetivo de difundir o interesse e a curiosidade das pessoas para a beleza natural dessas plantas.

DIA MUNDIAL DO TURISMO

A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM, Ísis Mourão, informa que em 27 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Turismo e este ano enfatiza o trabalho da mulher no desenvolvimento de atividades voltadas para incentivos turísticos.

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal e a Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados estão promovendo, de 24 a 28, no Congresso Nacional, a Semana do Turismo, que discute o tema "O turismo abre as portas para as mulheres".

A escolha do tema vai ao encontro do esforço da Organização Mundial do Turismo (OMT), que, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), definiu como meta combater a desigualdade e promover um melhor posicionamento da mulher também neste campo de atividade.

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) explica que a semana pretende chamar a atenção para várias mulheres que têm se dedicado à promoção do turismo no país. “Queremos mostrar a ação dessas mulheres em cada região, em cada estado”.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de emprego informal entre as mulheres, no setor turístico, é bem superior à de homens. Sua remuneração, assim como acontece em outros setores, também é inferior: em média, as mulheres ganham R$ 929,73, enquanto os salários dos homens chegam a R$ 1.144,54. Em paralelo a essa discussão, a senadora Lúcia Vânia lembrou que a Semana do Turismo também será uma excelente oportunidade de incentivar a utilização do turismo pela mulher para seu lazer e crescimento pessoal. Ela destacou que o mesmo princípio vale para a terceira idade, público-alvo de programa do governo federal para estimular o setor.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o site Climatempo, prevê que esta quarta-feira será de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. De quinta-feira a domingo, não chove. A temperatura hoje chega a máxima de 36ºC.

Por sua vez, o canaldotempo.com sinaliza tempo parcialmente nublado de hoje até 05 de outubro. Nesta quarta-feira há aumento da possibilidade de precipitação à tarde e à noite. A umidade relativa do ar melhorou muito de ontem para hoje, podendo chegar à mínima de 56% entre 14 e 15h.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1199

EDUCAÇÃO SEXUAL PARA OS JOVENS

No início da semana, as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e uma equipe de formadores da Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) estiveram reunidos para tratar da formação de membros que serão multiplicadores do programa de Educação Sexual e Reprodutiva, a ser desenvolvido em escolas públicas do município.

O programa Vale Juventude está sendo desenvolvido em Marabá, numa parceria entre (FVRD), Semed, Seasp e SMS, além de ONG’s que atendem a menores. O programa teve início ano passado, com a realização de um levantamento das potencialidades e desafios, detectados através de 120 entrevistas realizadas com jovens de áreas periféricas da cidade.

O coordenador do Departamento de 5ª ao 9º ano/Semed, Nilton Cardoso, disse que desde o primeiro semestre de 2007, a equipe da FVRD e Instituto Aliança estão realizando em Marabá encontros com as secretarias envolvidas para desenvolver o trabalho. Inicialmente as escolas Inácio Moita (KM 07) e Irmã Teodora (Liberdade) são as primeiras em que o projeto é desenvolvido.

VALE JUVENTUDE

A formação ofertada em Marabá na semana passada contou com a participação de professores da Semed e demais profissionais da secretaria de Saúde e Seasp. O programa Vale Juventude terá três anos de vigência, com apoio da FVRD e depois os multiplicadores darão sustentabilidade ao programa em Marabá.

A FVRD desenvolve um trabalho em parceria com quatro municípios do Pará, onde há influência de projetos da Vale, priorizando dois eixos temáticos: “Desenvolvimento social, pessoal e reprodutivo de adolescentes e jovens” e “Educação pela Arte e pelo Esporte”. Os municípios são Marabá, Parauapebas, Barcarena e Abaetetuba.

O coordenador da Semed, Nilton Cardoso Rios, explica que através de pesquisas detectou-se que 25% da população marabaense é jovem. “Portanto é necessário que façamos algo para ajudar essa população, seja estimulando através da arte e também oferecendo informações adequadas sobre os cuidados com o corpo e com a sexualidade”.

OLÍMPIADAS DE MATEMÁTICA

Será divulgado dia 5 de outubro, o resultado dos alunos do 5º ao 9º ano da rede pública, aprovados na 1ª fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Na ocasião, o MEC faz a divulgação nacional dos classificados para a 2ª Fase.

Nilton Cardoso explica que na segunda etapa, participam 5% dos estudantes com melhor desempenho na 1ª fase, em cada nível. A prova será discursiva e realizada sob a responsabilidade de aplicadores escolhidos pela organização da olimpíada. Em Marabá, a informação sobre local de realização desta 2ª fase também será divulgada em 5 de outubro.

Os competidores são divididos em três níveis de escolaridade e participam de duas fases eliminatórias. Na primeira etapa, foram aplicadas provas objetivas de 20 questões que os alunos fizeram na própria escola. A correção foi feita pelos professores, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela Direção Acadêmica da OBMEP.

Entre os prêmios estão medalhas de ouro, prata e bronze, bolsas de iniciação cientifica para alunos, cursos de aperfeiçoamento destinados a professores, um notebook com kit de datashow e livros para composição de uma biblioteca de matemática para os estabelecimentos de ensino. Os municípios com maior pontuação em seus Estados e no quadro geral do país também recebem troféus.

CALENDÁRIO DA OBMEP 2007

5 de outubro – Divulgação nacional dos classificados para a 2ª Fase (com informação sobre local de realização das provas) ;

20 de outubro – Provas da 2ª Fase – 14h30min (horário de Brasília);

10 de dezembro – Divulgação dos premiados

A Obmep é promovida pelo governo federal por meio dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC) e realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição tem como principal objetivo o incentivo ao ensino da matemática e a descoberta de talentos entre estudantes das escolas públicas brasileiras da 5ª a 8ª séries e ensino médio.

DMTU ENCERRA SEMANA DO TRÂNSITO

A última ação alusiva a Semana do Trânsito, que tem o jovem como alvo principal, acontece a partir das 15h de hoje (25), com evento na Praça de São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, reunindo cerca 50 estudantes de 10 escolas municipais, que participarão de brincadeiras, teatro de fantoche e de uma transitolância, representação em miniatura do trânsito ideal.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com base nos índices de morbimortalidade, garante que os jovens de todo o mundo, são considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de mortes em acidentes de trânsito. Eles circulam como pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e, principalmente, como passageiros. Por isso escolheu o tema: Jovem – Paz e Amor no Trânsito.

De acordo com especialistas, as condições emocionais da adolescência, como a busca de intensas e prazerosas sensações, a necessidade de auto-afirmação, competitividade, exibicionismo, onipotência, em conjunto com a bebida alcoólica, fazem do jovem um forte candidato ao grupo de risco de acidentados no trânsito. Os “rachas” são um exemplo desse comportamento, onde as demonstrações de onipotência e exibicionismo são procuradas nas altas velocidades e manobras radicais. Já a bebida responde às necessidades emocionais e sociais de aceitação, valorização e de poder típicas da idade.

Ainda conforme o Contran, muitos jovens interpretam a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como um “ritual de passagem” para a vida adulta e que lhe dará o direito de participar ativamente na sociedade. Nesta fase, o jovem possui autoconfiança acentuada e, mesmo havendo exemplos de sobra, acredita que nada de ruim vai lhe acontecer quando está na direção de um automóvel.

APREENSÃO DE CARNE CLANDESTINA

Daniel Soares, coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), garante estar havendo confusão, parte da advogada dos proprietários de matadouros considerados clandestinos, quanto à competência de fiscalização. A Secretaria de Agricultura age na fonte, na inspeção antes e depois do abate do gado; a Divisa trabalha nos pontos de venda, os açougues. A primeira foi notificada pela juíza , mas a segunda, não.

A fiscalização da Divisa está amparada no Código Sanitário Municipal vigente e legislação federal e estadual, não só para carne in natura como para todo tipo de alimentação, saneantes, medicamentos e outros. Por outro lado, a inspeção nesses matadouros pela Seagri é matéria já julgada pelo Tribunal de Justiça, o que segundo o veterinário Neuder França, não deveria caber uma nova inicial sobre o mesmo assunto.

Ainda de acordo com Daniel Soares, a Divisa vai prosseguir com sua fiscalização, o que poderá resultar, além da apreensão de carne, como os cerca de 600 quilos retirados do comércio na segunda-feira (24), mas também na suspensão das atividades dos açougues que insistirem na venda de produto de origem clandestina.

IDOSOS TÊM DIA DE ESPORTE E LAZER

Hoje (25) os idosos do Projeto Conviver, coordenado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), têm uma manhã de esporte e lazer na Chácara Recanto da Nascente (ex-Chácara Botelho), como parte das comemorações da Semana do Idoso.

Na ocasião a Secretaria Municipal de Saúde oferece serviços de verificação de pressão arterial e teste glicêmico rápido, aqueles que julgarem necessário, principalmente em função de alguns exercícios físicos na água e no solo.

Amanhã, 26, acontece o intercâmbio entre os idosos de Marabá e os de Nova Ipixuna, naquele município. Três ônibus levarão 150 pessoas de Marabá até aquela cidade para participarem de uma confraternização pela manhã. Aliás, por recomendação da geriatra Márcia Zveiter todas as atividades com essas, em função do clima atual, devem ser realizadas pela manhã.

No Dia do Idoso (27) ocorre a integração e socialização dos idosos do Conviver com os internos do Lar são Vicente de Paula, localizado na Folha 6. A festividade inicia com café da manhã, seguido de competições, jogos de mesa. Devido a idade muito avançada e alguns deles adoentados, os idosos do São Vicente de Paula participam de atividades fora daquele abrigo.

No encerramento da Semana do Idoso, dia 28 pela manhã, está prevista a 5ª Caminhada “Integrando a 3ª Idade”, nas ruas da Marabá Pioneira, com concentração na Praça Duque de Caxias, que também é ponto final do passeio, com recepção pela Banda do Exército. Em seguida os idosos deslocam-se até a Maçonaria daquele núcleo para uma festa dançante, à base de muito forró.

TEMPO E TEMPERATURA

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Isso é o que prevê o site Climatempo para Marabá nesta terça-feira. De amanhã até sábado, sol com algumas nuvens. Não chove.

Segundo o canaldotempo.com, há pouca possibilidade de chuva. Pela manhã e primeiras horas da tarde predominância de sol. A partir das 15h pode chover. Temperatura entre 25ºC e 36ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas