18 dezembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1254

SAÚDE 2008

Os desafios da administração municipal para 2008 são muitos. Mas, em primeiríssimo lugar, o prefeito Tião Miranda está empenhado na inauguração do Hospital Materno Infantil (HMI). A nova casa de saúde está praticamente pronta, faltando pequenos acabamentos na estrutura física e entrega de uma parte dos equipamentos. O mobiliário já está no local e será instalado até o final do mês.

Ainda esta semana, em reunião na Secretaria de Administração, será definida uma data para chamada de servidores, do último concurso público, para compor o quadro de funcionários do HMI, os quais devem somar-se às possíveis transferências do Hospital Municipal, a partir das áreas de ginecologia e obstetrícia.

AMPLIAÇÃO DE SERVIÇOS NO HR

Na visão do secretário municipal de Saúde Pedro Corrêa Lima o Hospital Regional (HR) do Sudeste do Pará, deve ampliar seu atendimento a outras especialidades, incluindo um pronto socorro. Nesse sentido o município vai empenhar-se junto ao Governo do Estado no sentido dessa ampliação, que pode ser tanto no que se refere à estrutura física quanto à oferta de serviços.

Segundo Pedro, dentre as necessidades de Marabá e região, que o município não tem condições de implantar e principalmente manter, está o tratamento de câncer. O serviço de oncologia está entre os mais caros, não só pelo nível dos especialistas, mas também pelo dispêndio na aquisição e manutenção de equipamentos usados no tratamento dessa doença muito comum na região.

Um segundo serviço de suma importância são as cirurgias cardíacas, incluindo-se aí aquelas preventivas, de desobstrução de artérias, como o cateterismo e angioplastia, cujos pacientes de agora têm de ser enviados para Belém, mesmo existindo por aqui um Hospital de média e alta complexidade do porte do Regional.

Pedro Corrêa ainda pretende que o HR disponha de uma emergência (Pronto Socorro) para acesso direto do público, como acontece no Hospital Metropolitano de Belém, que foi concebido nos mesmos moldes do Regional em Marabá. Esse serviço servirá para desafogar a demanda do HMM, porta de entrada da maioria dos casos de emergência, seja de Marabá ou de municípios vizinhos que aqui chega sem ser referenciada ao Hospital Regional.

UM NOVO PRONTO SOCORRO

Diante das dimensões de Marabá, o secretário de Saúde considera necessária a implantação de mais um pronto socorro para atender o núcleo Cidade Nova, o qual deve ser instalado nas imediações dos bairros Liberdade/Independência, o que além de facilitar e agilizar o atendimento a quem necessita de uma urgência, também contribui para reduzir a procura pelo Hospital Municipal.

Pedro Corrêa reconhece como remota a possibilidade de uma nova casa de saúde desse porte ainda na administração de Tião Miranda, mas acredita seja uma bandeira de luta da próxima gestão municipal, que certamente contará com todo apoio da população de Marabá.

URBANIZAÇÃO DA VP-8

A pista de cooper da VP-8 encontra-se em fase adiantada. A obra vai da Vila Militar Presidente Castelo Branco até o Piçarrão, já tem bloquetes em grande parte. Esta outra obra dá um novo aspecto urbanístico ao núcleo Nova Marabá. O canteiro central da pista dupla será ajardinado com plantas regionais.

A obra feita pela PMM em parceria com a Caixa Econômica, deve consumir mais de R$ 1,5 milhão. Postes altos, boa iluminação, sinalização (horizontal e vertical) e calçadas nos dois lados das pistas e na bordadura do canteiro, 2 metros para cooper, passeio, trânsito seguro e civilizado. O prefeito Tião Miranda explica que a obra representa uma grande conquista do pedestre.

PREFEITURA CONVOCA VENCEDOR DO PREGÃO Nº42/07

O prefeito Sebastião Miranda Filho convoca representantes da empresa Centergás Sponchiado Ltda a comparecer à Comissão Municipal de Licitação (CML), localizada na Fl. 32, Qd. 09, Lt. 01-B, N. Marabá, no horário de 08:00 às 14:00, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, para contratar o fornecimento de utensílio, móveis e eletrodomésticos destinados à SEMED, a serem pagos com recursos financeiros do Programa Salário Educação.

A não assinatura do Contrato caracterizará o descumprimento integral das obrigações assumidas, ensejando a rescisão contratual, sem prejuízos da aplicação de penalidades previstas no Edital Pregão Eletrônico nº 42/07.

INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS

As empresas Rei-Labor Comércio de Produtos Para Laboratórios Ltda; Imprint do Brasil Ltda; Lima & Duarte Ltda ME; Comercial Evolução Produtos Médicos e Odontológicos Ltda; SERCON-Inds e Com de Aparelhos Med e Hospitalares Ltda; Comércio de Materiais Médicos Hospitalares Macrosul Ltda estão sendo convocadas pela prefeitura de Marabá a comparecerem à CML, na Fl. 32, Qd. 09, Lt. 01-B, N. Marabá, de 8 às 14h, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, para contratarem o fornecimento de instrumentais cirúrgicos, equipamentos e mobiliários destinados à Secretaria Municipal de Saúde, a serem pagos com recursos financeiros do Convênio Salobo Metais e PMM.

As empresas são vencedoras no Pregão Eletrônico nº. 44/07. A não assinatura do Contrato caracterizará o descumprimento integral das obrigações assumidas, ensejando a rescisão contratual, sem prejuízos da aplicação de penalidades previstas no Edital.

CONVOCAÇÃO – PREGÃO ELETRÔNICO 048/2007

As empresas vencedoras no Pregão Eletrônico Nº 48/07 estão sendo convocadas pela prefeitura a comparecerem à CML, de 8 às 14h, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, para contratarem o fornecimento de medicamentos diversos destinados à SMS.

As empresas são: Novafarma Indústria farmacêutica Ltda; Instituto Biochimo Ind. Farmacêutica Ltda; Cristália Prod. Químicos Farmacêuticos Ltda e União Química Farmacêutica Nacional Ltda. A não assinatura do Contrato caracterizará o descumprimento integral das obrigações assumidas, ensejando a rescisão contratual, sem prejuízos da aplicação de penalidades previstas no Edital.

UNIFORMES ESCOLARES

A prefeitura convoca as empresas H F Comercial Ltda e L & G Ind. e Comercio de Fardamentos Ltda ME, vencedoras do Pregão Eletrônico nº 55/07 para assinar o contrato de fornecimento de uniformes escolares destinados a SEMED, a serem pagos com recursos financeiros do Erário Municipal/FUNDEB.

A não assinatura do Contrato caracterizará o descumprimento integral das obrigações assumidas, ensejando a rescisão contratual, sem prejuízos da aplicação de penalidades previstas no Edital.

PREVISÃO DO TEMPO

O canaldotempo.com prevê trovoadas esparsas para período de hoje (18) a 27 de dezembro. Imagens de satélite mostram nuvens de chuva aproximando-se desta região, mas a maior possibilidade de precipitação (50%) deve acontecer depois das 18h desta terça-feira.

Segundo o site Climatempo, hoje tem sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva no fim da manhã, à tarde e à noite. A partir de amanhã até sábado (22), é praticamente a mesma previsão: sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Diante do período nublado, seguido de chuva, a temperatura varia entre a mínima de 22ºC e máxima de 32ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1253

ORTOPEDIA E ULTRA-SOM

A SMS informa que devido ao feriadão de fim de ano, a marcação de consultas de ortopedia e exames de ultra-som para o mês de janeiro foi antecipada. Os interessados em ultra-sonografia devem marcar seus exames na quinta-feira (20); enquanto as consultas de ortopedia serão agendadas na sexta-feira, 21 de dezembro.

Observa Nazaré Calixto, coordenadora da Divisão de Serviços Especializados da SMS, que o exame e consulta podem ser marcados até a outra sexta-feira, 28, caso haja vaga, visto que o número de procedimentos é limitado. São 20 ultra-som/dia e 12 consultas ortopédicas pela Secretaria de Saúde.

Os ultra-sons de maior complexidade são enviados para o Hospital do Exército, que oferece 60 exames/mês ou para o Hospital Regional, que também carece de agendamento. Quanto às consultas, essa quantidade distribuída pela SMS é exclusiva para a primeira ida ao especialista. Em verdade são 40 consultas/dia, mas 28 são destinadas à emergência, retorno e acompanhamento de pacientes do Hospital Municipal.

HR AJUDOU A ENCURTAR DISTÂNCIAS

Na visão do secretário de Saúde Pedro Corrêa Lima, o Hospital Regional do Sudeste do Pará (HR) mesmo tendo aumentado a demanda do Hospital do Municipal (HMM) aumentou significativamente a oferta de serviços médicos em Marabá e facilitou o tratamento de pacientes de alta/média complexidade, que antes teriam de ir para Belém, via TFD – Tratamento Fora de Domicílio.

Outro serviço de suma importância em 2007 foi a ortopedia do HMM. Com cerca de 100 cirurgias/mês, em diversas modalidades (correções congênitas, fêmur e amputações) esse atendimento reduziu sobremaneira as reclamações naquele hospital, contribuindo também para diminuir os encaminhamentos para Belém.

Depois de Luiz Sérgio Matos e sua equipe, aliados ao bom desempenho dos servidores, o Hospital Municipal, dentro de suas possibilidades, tornou-se uma casa de saúde tranqüila em relação à administração anterior.

CONTRIBUIÇÃO ALÉM DA META

Marabá, nos últimos anos, tem contribuído em média com 17% de recursos próprios para a saúde pública. Isso também foi um fator positivo na garantia dos serviços, fazendo com que o município mantivesse suas metas e ainda tivesse condições de ampliá-las.

De acordo com o secretário de Saúde, a contribuição além da meta mostra o compromisso do gestor Tião Miranda na melhoria dos serviços de saúde em 2007, com a garantia de avanços para 2008.

A SAÚDE PÚBLICA EM 2007

Embora não seja a ideal, mas diante da crise nacional do SUS, a saúde pública de Marabá esteve muito bem em 2007, superando a oferta de serviços dos grandes centros. Mais notável ainda, é ter conseguido ampliar suas atividades com o incremento da Farmácia Popular do Brasil, que vai oferecer medicamentos mais em conta a população; o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que tem como atribuições o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de saúde do trabalhador.

O Cerest atua ainda na prevenção, promoção e recuperação da saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, formais e informais, de qualquer classe. Também vai desenvolver ações para a redução das doenças e agravos relacionados ao trabalho, procurando tornar o ambiente mais saudável e seguro.

Também no que tange a expansão da oferta de serviços, a SMS ultima preparativos para a inauguração do Hospital Materno Infantil (HMI), que deve acontecer no decorrer de janeiro/2008. Trata-se do maior investimento dos últimos anos, mas o prefeito Tião Miranda garante só o inaugura quando 100% pronto.

A estrutura está praticamente concluída, necessitando apenas de pequenos acabamentos. O mobiliário já está sendo arrumado, mas cerca de 30 contratos referentes à aquisição de equipamentos aguardam conclusão, ou seja, a entrega dos bens, que deve acontecer até o final deste mês.

O HMI contém dois pavilhões, Unidade de Cuidados Intensivos para recém-nascidos, exames de ultra-som, enfermarias; centro cirúrgico, exclusivo para cesarianas e curetagens; e tudo para um bom atendimento nas áreas de ginecologia/obstetrícia e pediatria.

Assim como aconteceu na inauguração do Hospital Regional do Sudeste do Pará, o HMI só entra em funcionamento cerca de 10 dias depois de inaugurado. Esse tempo será necessário a treinamento in loco de pessoal, higienização da casa de saúde e transferência do serviço materno-infantil do Hospital Municipal.

TREINAMENTOS

Hoje, em Belém, acontece treinamento de Atualização no Sistema de Planejamento e Informática do Projeto VigiSUS (SPIV), com a participação de duas servidoras desta secretaria: Leonor do Socorro Rodrigues, do Setor de Contratos e Convênios; e Ana Raquel Santos Miranda, coordenadora da Vigilância em Saúde.

E também hoje e amanhã (18) estão em Belém Maria Goretti Costa Frazão, coordenadora do Cerest (Centro de Referência em Saúde o Trabalhador); e a enfermeira Janaina Santos Costa, também do Cerest, para participarem da Oficina de Capacitação Para a Construção do Processo de Trabalho de Implantação dos Protocolos em Saúde do Trabalhador.

OBRAS PARA VOCÊ

A prefeitura de Marabá tem diversas frentes de trabalho no município em parceria com a Vale. São obras importantes para melhor qualidade de vida dos cidadãos. Entre elas: Pavimentação da Estrada das Mangueiras, no valor de R$ 3 milhões, 510 mil, 971 reais e 23 centavos; construção de Escola em São Félix Pioneiro, no valor de 1 milhão, 135 mil e 454 reais; Ginásio da Laranjeiras (R$760.678.14); Reconstrução da Escola “Jonathas Athias” (R$ 719.104,12); Reconstrução da Escola “Martinho Mota” (R$ 689.766,14) e Clube de Mães (R$682.064,72).

MARABÁ - TERCEIRA FROTA DE VEÍCULOS DO PARÁ

De acordo com levantamento feito pelo Detran/PA, atualmente Marabá possui uma frota de 35.507 veículos, ultrapassando a frota de Santarém que tradicionalmente ocupava a terceira posição entre as cinco maiores frotas paraense. Belém contabiliza 209.682 veículos licenciados e Ananindeua com a segunda maior frota registra 44.230 veículos, segundo dados fornecidos pelo DETRAN até outubro deste ano.

As campanhas educativas do DMTU visam atingir toda a sociedade. Crianças, adultos, idosos, todos são vítimas do trânsito e muitos cometem irregularidades, desde avançar o sinal vermelho até atravessar as ruas fora das faixas de pedestres.

O diretor do DMTU, Antônio Ferreira de Araújo, explica que essas infrações contribuem para ocasionar acidentes, por isso cada um deve fazer sua parte, tomando os cuidados necessários para tornar o nosso trânsito mais seguro. “A frota aumenta em um ritmo que Marabá tenta acompanhar através da realização de obras de infra-estrutura no trânsito e no transporte público, mas, a educação é o principal meio de diminuir os índices de acidentes e mortes no trânsito”.

ESPELEOLOGIA – INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) publicou no Diário Oficial do Estado nº. 31068 o processo de inexigibilidade de Licitação n°. 002/2007, cujo objeto é a contratação de profissionais para realizar levantamento espeleológico e mapeamento espeleotopográfico nas Serra Norte, Sul e Leste (Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionopólis/PA).

O presidente da FCCM, Noé von Atzingen explica que em virtude da impossibilidade de competição para a escolha da equipe técnica em Espeleologia, a Fundação contratou os serviços sem licitação, porque têm características especiais e o universo de competidores na região se restringe apenas aos participantes contratados.

Os auxiliares técnicos em Espeleologia contratados são: Adriano Carvalho da Paixão; Claudimar Borges; Hélio de Oliveira Melo; Marcos Pereira da Silva; Wladimy Lins de Medeiros e Sônia dos Santos Moreira. Os técnicos em Espeleologia Nível I são Amailton Araújo Pedrosa e Sheimon Pereira da Silva. Enquanto os técnicos em Espeleologia Nível II são Cleidiane Carvalho dos Santos e Maria Betânia Fonseca Furtado e os técnicos em Espeleologia Nível III são Fernando Alves Ribeiro e Diego de Macedo Rodrigues. Os técnicos em Espeleologia Nível IV contratados são Maria de Jesus Santos Almeida e Rosilda Carvalho da Paixão. Os coordenadores de campo. são Rafael Scherer e Rafael Luiz Araújo Freitas. Os auxiliares técnicos contratados são Bruno Scherer, Maíra Atzingen Pereira de Araújo e Pâmela Lima do Carmo.

O trabalho da equipe técnica em Espeleologia tem vigência de 04 meses, com recursos do 15° Termo de Ajuste ao Convênio 001/2004, firmado entre a FCCM e Vale.

MÚSICA

O projeto Banda de Música, desenvolvido pela Semed no Centro de Formação “Cine Marrocos”, pode se transformar em orquestra. Para tanto necessita de alguns instrumentos especiais como o Barítono, que custa em torno de R$ 11 mil.

Os instrutores da Banda Municipal buscam apoio do empresariado para tornar realidade a primeira Orquestra de Marabá.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que o trabalho desenvolvido no Centro de Formação oferece novas oportunidades para crianças e adolescentes fora do horário de aula. Assim ficam livres dos perigos que as ruas oferecem e têm condições de participar de atividades saudáveis que contribuem para o seu desenvolvimento psico-social.

ANO LETIVO 2008

No dia 20 de dezembro, a Semed reúne-se com gestores escolares da rede municipal de ensino, no Itacaiúnas Hotel, às 17h, para tratar de assuntos referentes ao planejamento de ensino 2008.

A coordenadora de Ensino/Semed Vera Froz disse que na ocasião será realizada a votação para a escolha da data do início do ano letivo 2008. “Inicialmente pensávamos em começar as aulas dia 8 de janeiro, mas surgiram outras propostas para o dia 14, então resolvemos consultar os diretores e decidir de acordo com a maioria”.

TEMPO E TEMPERATURA

O site Clima tempo prevê para esta segunda-feira (17) Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Amanhã, sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. A temperatura entre 24º e 32ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1252

PONTO FACULTATIVO

Através do Decreto 456/2007-GP o prefeito Tião Miranda decretou ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro (segundas-feiras) para todos os funcionários das repartições públicas municipais, respeitadas as exceções, quando se trata de serviços essenciais ou que tenham calendário próprio.

Desta forma, ficam sujeitos a trabalhar os servidores da educação; da área de segurança e vigilância dos setores e prédios públicos; emergência da saúde; servidores do DMTU (Departamento de Trânsito e Transporte Urbano), incluindo aqueles da fiscalização do trânsito; funcionários do Espaço de Acolhimento Provisório.

PÁTIO DE RETENÇÃO DE VEÍCULOS

Construído em área contígua ao Hospital Municipal, o Pátio de Retenção de Veículos do DMTU – Departamento de Trânsito e Transporte Urbano – tem uma grande área para depósitos de veículos apreendidos em Marabá.

Antes, o DMTU utilizou-se de uma pequena área junto ao Centro Administrativo da Prefeitura, na Folha 32; em seguida, através de convênio, retinha os veículos no Pátio do Detran. Agora a Secretaria de Obras acaba de terraplenar o novo espaço de retenção, para onde já foram transferidos cerca de 200 motos e 100 automóveis e caminhões.

Para oferecer melhor estética do local, prefeito Tião Miranda autorizou a pintura do muro do pátio de retenção de veículos, que está situado na Folha 17.

MATADOURO INTERDITADO

Mais um matadouro será interditado hoje. Segundo Daniel Soares, coordenador da Divisa, o Matadouro Morada Nova não foi beneficiado pela liminar que permite o funcionamento de outros três abatedouros que vão trabalhar até decisão do Tribunal de Justiça do Estado.

Hoje, 14, uma comissão da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) interdita o Matadouro Morada Nova, porque ele não atende as condições de higiene impostas pela legislação vigente, tal qual os demais que foram interditados e recorreram à justiça para funcionar.

A solução da inspeção da carne bovina em Marabá deve ficar para 2008, diante do recesso do judiciário a parte de meados deste mês. A inspeção da carne para consumo no município de Marabá foi iniciada em março passado, mas foi suspensa até que sejam resolvidas as pendências judiciais.

ALIMENTOS APREENDIDOS

A fiscalização da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) em parceria com Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Pará), Procon e Serviço de Inspeção Federal, ocorrida esta semana, apreendeu mais de meia tonelada de alimentos com registro irregular no Estado.

Segundo o coordenador da Divisa, Daniel Soares, foram retirados do comércio mais de 400 quilos de queijo, 119 quilos de charque e 46 quilos de doce de leite. O queijo, sem selo de inspeção, é fabricado em Itupiranga; o charque, proveniente de Roraima, tem apenas o SIE – Selo de Inspeção Estadual – daquele Estado, por isso tem mercado restrito à origem; assim como o doce de leite, produzido em Minas Gerais.

Ainda de acordo com Daniel Soares, os comerciantes receberam um Termo de Apreensão, com as respectivas especificações e quantidades do material apreendido, com o qual poderão requerer junto aos produtores/fornecedores o ressarcimento do valor dos gêneros alimentícios.

FORMATURA DO VALE ALFABETIZAR

Ontem, 13 de dezembro, a PMM/Semed, Fundação Vale do Rio Doce e Alfabetização Solidária realizaram a formatura de 911 alunos de alfabetização, no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso (Folha 16). Os alunos das 53 turmas estudaram durante oito meses através de módulos preparados especificamente para motivar jovens e adultos a aprenderem a ler e escrever.

Participaram da solenidade, o prefeito Sebastião Miranda Filho, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia, a coordenadora do programa Alfabetização Solidária/Vale Alfabetizar Maria de Nazaré Silva Costa, a gestora da UFPa Ana Borges Senna e representantes da Vale e FVRD

A coordenadora da Semed Maria de Nazaré Silva Costa, responsável pelo programa Alfabetização Solidária/Vale Alfabetizar disse que para o ano de 2008, a intenção é formar mais 40 turmas de alfabetização através do programa da Vale. “A participação dos alunos foi maciça durante a formatura. Isso nos deixa muito felizes, pois significa que eles acreditaram no programa e se empenharam para aprender”.

COMO FUNCIONA O VALE ALFABETIZAR

No início de 2008, a Semed começa a recrutar professores interessados em trabalhar com Alfabetização Solidária/Vale Alfabetizar. Os professores recebem um treinamento de 80h ministrado pela UFPa, com apoio pedagógico da FVRD e Semed, antes de começarem a trabalhar efetivamente com os alunos.

As aulas são ministradas em escolas que têm Educação de Jovens e Adultos, associações de bairros, igrejas e centros comunitários. O importante é dirimir o número de analfabetos no município. Nazaré Silva Costa explica que os professores vão de casa em casa para verificar as pessoas analfabetas existentes e convida-las a participar do programa. Depois de levá-las à escola fazem constante acompanhamento para que não abandonem os estudos.

Em 2007, cada professor recebia uma bolsa de R$ 120,00 da FVRD e mais R$ 7,00 por aluno que freqüentava a sala de aula. O edital para contratar novos professores deve sair em janeiro de 2008. As vagas contemplam pessoas que têm formação em magistério, alunos de pedagogia e também licenciados.

REUNIÃO DA SEMED COM GESTORES ESCOLARES

No dia 20 de dezembro, a Semed reúne-se com gestores escolares da rede municipal de ensino, no Itacaiúnas Hotel, às 17h, para tratar de assuntos referentes ao planejamento de ensino 2008.

A coordenadora de Ensino/Semed Vera Froz disse que na ocasião será realizada a votação para a escolha da data do início do ano letivo 2008. “Inicialmente pensávamos em iniciar dia 8 de janeiro, mas surgiram outras propostas para o dia 14, então resolvemos consultar os diretores e decidir de acordo com a maioria”.

PREVISÃO DO TEMPO

Segundo o canaldotempo.com, hoje e amanhã o tempo será parcialmente nublado. A partir de domingo, 16, pode ocorrer trovoadas esparsas. Temperatura entre a mínima de 24ºC e máxima de 32ºC.

O site Climatempo prevê para o período de hoje (14) a 18 de dezembro Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Imagens de satélite mostram nuvens carregadas de chuva na direção do alto Tocantins.

NÍVEL DAS ÁGUAS

Como as chuvas ainda não chegaram pra valer, principalmente às nascentes dos rios Tocantins/Araguaia, o nível da lâmina d’água do Tocantins em Marabá ainda está modesto, aos 3,92 metros na manhã desta sexta-feira, com recuo de um centímetro em relação ao mesmo horário de ontem.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1251

VÁ AO TEATRO

Estréia neste sábado, 15, em Marabá, a peça teatral infantil João e Maria, da Companhia de Teatro Izar, com a participação dos alunos do Centro de Formação Cine Marrocos e do professor Félix Urano (Tibirica). A peça dirigida pela arte-educadora Edilene Brito será apresentada no Centro de Formação Cine Marrocos, Marabá Pioneira.

A coordenadora do Departamento de Turismo, Ísis Mourão, disse que sua equipe apóia o teatro, pois o incentivo às artes é muito importante para que todos tenham acesso fácil à cultura. “Leve suas crianças, seus amigos e valorize o teatro local. Presenteie-se neste Natal com uma ida ao teatro e divirta-se“.

Mais informações no Detur, com Félix Urano, pelos fones (94) 3321-1829/3322-5238, de 8h às 12h. As sessões ocorrem no sábado e domingo: Dia 15/12 - estréia às 1730h com apenas uma sessão; Dia 16/12 - haverá duas sessões: às 18h é a 1ª sessão e às 19h tem início a 2ª sessão. O ingresso é R$ 5,00 (crianças até 3 anos não pagam).

ARTESANATO NO PIT TUR

Caixa de texto:  O pit tur Coreto estará funcionando nos finais de semana que antecedem ao Natal. As artesãs da Associação Mãos e Artes recepcionam os visitantes que chegam para passar as festas de fim de ano em Marabá. O PITUR CORETO, na Praça Duque de Caxias estará aberto das 8h às 20h, aos sábados e domingos e durante a semana até 18h.

Artesãs com alguns dos produtos à venda no Pit Coreto

Neste período natalino, a exposição traz muitos produtos artesanais com motivos da festa. Ísis Mourão sugere às pessoas da cidade e visitantes a darem uma passadinha no pit tur e adquiram souvenirs para presentes.

A associação tem uma variedade de produtos, desde utensílios em crochê e madeira, bijouterias, decoração, camisetas, bombons, bonecas, brinquedos em madeira, entre outros.

Isis Mourão explica que o Pit Tur Coreto funciona numa parceria com o Detur, como parte do programa de boas vindas ao turista e visitante local, valorizando e agregando valores ao artesanato local.

AULA INAUGURAL DO PROGRAMA BOLSA TRABALHO

Hoje, 13, realiza-se a aula inaugural de Qualificação Profissional do Programa Bolsa Trabalho da Unidade Executora Fundação Agrícola Tocantins Araguaia (Fata), em Marabá. O evento será no auditório da Escola Municipal “Judith Gomes Leitão”, na Marabá Pioneira, a partir das 19h. Os cursos têm início na segunda-feira, 17 de dezembro. A prefeitura de Marabá é parceira da Fata e da secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda, na realização dos cursos.

Serão oferecidos 10 cursos: cozinheiro de hotel; manicure e pedicure; corte e costura, moda íntima e praia; culinária, doces e salgados; chapista e atendente de lanchonete; manutenção de celular; camareira de hotel; eletricista de alta e baixa tensão; garçom e garçonete e bijouterias. As pessoas interessadas que ainda não recebem o auxílio financeiro do Bolsa Trabalho devem comparecer à aula inaugural, nesta quinta, à noite.

Na cerimônia de inauguração estarão presentes o prefeito Tião Miranda, o deputado federal José Roberto Faro e os deputados estaduais Carlos Bordalo e Bernadete ten Caten; o diretor de Qualificação Profissional da Fata, Idalécio Rodrigues e a secretária estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Ivanise Gasparim.

JOVENS CONTEMPLADOS COM BOLSA TRABALHO

Cerca de 2 mil jovens entre 18 e 29 anos são contemplados pelo Programa Bolsa Trabalho do governo Estado, que em Marabá é intermediado pelo Sine – Sistema Nacional de Emprego –, cujo propósito é qualificá-los ao primeiro emprego. Como ajuda de custo, cada inscrito receberá R$ 70, por um período de até dois anos.

O governo oferece dinheiro e cursos de qualificação, enquanto o Sine ainda vai intermediar mão-de-obra junto ao mercado de trabalho ou incentivar à criação de negócios àqueles que optarem em trabalhar por conta própria. Os cursos são voltados para o mercado local de trabalho, mas cada pessoa deve fazer sua escolha.

CONFRATERNIZAÇÃO DO DMTU

O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), a exemplo das demais secretarias e departamentos municipais já programou sua festa de confraternização de final de ano. A festa será dia 22 de dezembro, às 12h, na sede da Maçonaria da Folha 16.

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Hoje e amanhã, 13 e 14 de dezembro, realiza-se a VII Conferência Municipal de Saúde de Marabá, no auditório da SMS. O objetivo é apreciar o regimento eleitoral para aprovação e votação das entidades que irão compor o Conselho Municipal de Saúde de Marabá para o biênio 2007-2009.

Presentes à cerimônia de abertura estavam o secretário de Saúde Pedro Corrêa, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Marabá, sr. Malta; o promotor público federal Marcos Mazon e o promotor público estadual José Edvaldo Sales, entre outras autoridades.

Entre os temas que serão discutidos em mesa redonda durante os dois dias da Conferência estão: “Saúde e Qualidade de Vida – Desafios e Perspectivas”; “Financiamento na Saúde”; “Saúde da Mulher”; “Saúde da Família”; “Saúde do Trabalhador”; “Controle Social”. Os palestrantes são: Raimundo Nonato Costa (FNS), Daniela Cavalcanti (Sespa), Pedro Corrêa Lima (SMS), Francisco Batista Júnior (Conselho Nacional de Saúde), Vera Moraes (psicóloga), entre outros.

ABERTAS INSCRIÇÕES AOS CONSELHEIROS DE SAÚDE

As entidades e/ou chapas que desejarem concorrer às vagas no Conselho Municipal de Saúde de Marabá devem se inscrever perante a comissão eleitoral das 8:30h às 17:30h, do dia 14 de dezembro, onde receberão um número por ordem de inscrição. Os interessados devem se inscrever durante a VII Conferência Municipal de Saúde de Marabá, que está sendo realizada no auditório da SMS.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1250

ANO LETIVO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

A coordenadora do Departamento de Ensino/Semed, Vera Froz, informa que as aulas nas escolas da rede municipal, para os alunos que passaram direto sem recuperação, encerraram ontem, 11 de dezembro.

O calendário de matriculas para os alunos que receberam aprovação na 4ª avaliação, inicia hoje, 12 e vai até dia 21 de dezembro. Aos aprovados com recuperação, alunos novatos e para os reprovados o período de matrícula vai do dia 26 de dezembro a 4 de janeiro de 2008.

Ainda não há dados estatísticos de quantos alunos encerraram o ano letivo de 2007. Mas o número de alunos matriculados em Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano totalizam 57.400 estudantes.

Vera Froz disse que somente após o período de recuperação o setor de estatística da Semed terá condições de fazer o cruzamento de dados e informar quantos concluíram o ano, quantos foram aprovados, reprovados ou desistentes.

FECHADO ACORDO DO HMI

A pendência entre a Secretaria Executiva de Estado de Saúde (Sespa) e Prefeitura de Marabá quanto ao recurso de custeio do Hospital Materno Infantil (HMI) está resolvida, depois da intervenção do Cosems – Conselho de Secretários Municipais de Saúde – junto a Sespa.

Segundo a Portaria nº 2.878, de 8/11/2007, o Ministério da Saúde liberou o aporte financeiro de R$ 28,37 milhões ao Estado do Pará com objetivo de incorporá-lo ao limite financeiro anual da Assistência Ambulatorial e Hospitalar de Média e Alta Complexidade do Estado e Municípios do Pará.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Corrêa Lima, que em agosto passado havia entregue a Halmélio Sobral (secretário de Saúde do Estado) proposta no valor de R$ 755 mil referente ao custeio do HMI, sugeriu que o recurso poderia sair dessa novo repasse da União. No entanto, foi necessário convidar Jader Gardeline (presidente do Cosems) a vir a Marabá olhar a situação do novo hospital, que dispõe de ótima estrutura física, está com equipamentos do Reforsus desde 2005, investimentos do município e do Estado equivalente a R$ 5 milhões.

O presidente do Cosems reuniu-se com Halmélio, que já conhecia tudo já o HMI, e ambos se convenceram em apoiar o empreendimento de Marabá, que deverá atender cerca de 340 parturientes/mês e dispensar maior atenção às crianças, incluindo as recém–nascidas, o que certamente vai contribuir para a redução da mortalidade infantil regional.

Diante da situação será liberado para despesas do HMI R$ 300 mil/mês, o restante será custeado pelo município, com recursos próprios, devendo aquele hospital ser inaugurado até o final de janeiro do próximo ano, o que depende apenas de alguns ajustes e da agenda do prefeito Tião Miranda.

CAPS DOA CESTAS A USUÁRIOS

O espírito natalino chega a muitos corações, que diante da necessidade das pessoas procura amenizar as dificuldades do seu semelhante ao menos no decorrer do Natal. Diante da realidade de muitas famílias assistidas pelo CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), a coordenação angariou cestas básicas junto à Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – e 11ª Regional de Proteção Social para doá-las às famílias mais necessitadas de sua clientela.

Recebem a alimentação aquelas famílias que passaram no crivo de uma análise sócio-econômica, que observou, dentre outros detalhes ser o assistido paciente ativo e ter seus familiares diretos desempregados.

O CAPS tem cerca de 400 pacientes ativos, apesar de sua capacidade ser apenas de 220 pessoas. Estes usuários estão passando por uma seleção, devendo uma parcela significativa passar ao atendimento no Centro de Saúde Enfermeira Zezinha, ficando no CAPS somente aqueles doentes mentais crônicos.

FISCALIZAÇÃO DE SUPERMERCADOS

Hoje (12) tem ação conjunta de fiscalização no comércio de Marabá, desencadeada pelo Procon, Adepará e Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisa (Divisão de Vigilância Sanitária), com objetivo de retirar de apreender produtos que estejam fora do padrão de consumo ou sem registro dos órgãos competentes para venda em Marabá.

Segundo o coordenador da Divisa, Daniel Soares, a fiscalização de hoje analisa três principalmente três produtos: Doce de leite, queijo e charque. No entanto, devido a uma denúncia anônima há cerca de 30 dias, também está sendo lacrado o consultório de falso-médico de prenome Otoniel, que atua há algum tempo no Km 6, próximo à rodoviária Miguel Pernambuco.

A questão do charque, já reportada em boletim anterior, diz respeito a uma marca de autorização de venda restrita a outro Estado, mas seus produtores resolveram atravessar fronteiras sem registros nas demais unidades da federação onde pretendem comercializá-lo. Para vender aqui eles deveriam ter licenciamento dos órgãos de Defesa do Pará ou do SIF – Serviço de Inspeção Federal.

ANIVERSÁRIO DO CISAT

Nesta quarta-feira, 12, o Cisat – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia Tocantins – completa nove anos de existência e de bons serviços prestados à população de 11 municípios a ele conveniados. A cerimônia aconteceu na manhã de hoje, no auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria Municipal de Saúde.

Marabá, embora o prefeito seja um dos admiradores do trabalho do Cisat, não integra o consórcio porque Tião Miranda considera elevado o valor que teria de pagar. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde e a coordenação daquele órgão estudam um valor intermediário com vista à participação do município mais importante da região.

AÇÕES DE SAÚDE

A Divisão de Atenção a Zona Rural e Extra Muro, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza duas ações integradas de saúde na sexta e sábado, a pedido da Justiça do Trabalho e da Associação de Moradores do bairro Laranjeiras.

No dia 14, a ação denominada Natal com Saúde, acontece na Associação de Moradores do Bairro Laranjeiras, devendo oferecer diversos serviços como consulta médica, de enfermagem, procedimentos odontológicos, verificação de pressão arterial e teste rápido de glicemia.

A parceria com a Justiça do Trabalho, denominada Natal Solidário, acontece dia 15, no bairro Bela Vista. Todos os procedimentos da ação do dia anterior serão ofertadas, assim como vacinação. Por seu turno, a Justiça do Trabalho vai ofertar os serviços de sua competência, incluindo outros por ela convidados.

BILHETAGEM ELETRÔNICA

A prefeitura de Marabá, o SET Marabá (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros), as empresas Transbrasiliana e Viação Cidade Nova, aderem ao sistema de Bilhetagem Eletrônica, nos transportes coletivos urbanos. Marabá avança à frente de outros municípios e de algumas capitais brasileiras ao implantar o Sistema de Bilhetagem Eletrônica na frota de ônibus regular do Município, dispondo de tecnologia avançada que beneficia usuários, operadores e empresas concessionárias do transporte coletivo de passageiros.

O coordenador da Seplan, Sebastião Almeida explica que o Sistema de Bilhetagem Eletrônica é um modelos eficiente de controle e automação para ônibus. O serviço regulamentado através do Decreto nº. 027/2007-GP de 13/02/2007, representa uma das premissas básicas para a modernização e controle do sistema de transporte coletivo em Marabá.

COMO VAI FUNCIONAR A BILHETAGEM ELETRÔNICA

Com a sistemática que deve ser implantada em todos os ônibus urbanos em 2008, passar pela roleta será mais fácil e mais rápido. O usuário utilizará o SMART CARD (cartão inteligente) recarregável para o pagamento da passagem. Os cartões eletrônicos possuem sensor de aproximação, que ao serem apresentados aos equipamentos instalados no interior dos ônibus (validadores) efetuarão o débito da tarifa, liberando a roleta para passagem do usuário, o que garante mais agilidade no embarque e desembarque de passageiros.

A bilhetagem eletrônica oferece ainda agilidade e segurança nos procedimentos de compra e distribuição do vale-transporte pelas empresas; os créditos poderão ser adquiridos e carregados a bordo do ônibus; redução no tempo de embarque, uma vez que o cobrador não precisará recolher o vale-transporte; possibilidade de bloqueio do cartão com a recuperação dos créditos não utilizados em caso de perda ou roubo.

A comercialização de créditos eletrônicos e distribuição de cartões inteligentes são de responsabilidade do SET-MARABÁ, localizado na Avenida VP 08, Folha 28, Lote 12, Nova Marabá. Fone: (94) 3321-4218.

PROGRAMAÇÃO NATALINA DA SEASP

A secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) inicia hoje, 12 de dezembro, a programação natalina para os projetos sob sua coordenação. Hoje, a confraternização é do Centro de Atenção à Criança e Adolescente (Ceaca), localizado na área da Escola Caic, Folha 13, às 15h. No Ceaca, as crianças e adolescentes recebem aulas em horário diferenciado do que estudam nas escolas regulares, participam de atividades desportivas e recreativas e da Oficina de Brinquedos de madeira.

No dia 14 de dezembro, a programação natalina é para os participantes do Crescer Cidadão, projeto da Seasp em parceria com a Semed e Polícia Militar, que atende crianças em situação de risco. A festa será na Estância Recanto da Nascente (antiga Chácara Botelho).

Os idosos do Conviver têm sua festa natalina programada para dia 15, de 8 às 16h, no sítio São Benedito, estrada do Espírito Santo. Os idosos que participam desse programa coordenado pela Seasp, participam de aulas de alfabetização, costura, bordado, tricô, entre outros trabalhos manuais. Além de momentos recreativos com bailes dos aniversariantes do mês, participação em festejos juninos e momentos cívicos como os desfiles de 7 de setembro.

Todas as escolas que atendem alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) fazem sua programação natalina de acordo com o calendário próprio. O PETI atende crianças e adolescentes, com idade inferior a 16 (dezesseis) anos que estão submetidos às diversas situações de trabalho. O desafio do programa criado pelo Governo Federal e encampado pelos municípios é combater o trabalho infantil.

O secretário de Assistência Social Ronaldo Batista Chaves vai reunir com a equipe para definir o local e horário da confraternização da equipe que trabalha na sede.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1249

ENTREGA DE CERTIFICADOS

Nesta terça-feira (11), a partir das 14 horas, no auditório da Obra Kolping do Brasil, a Vale, Prefeitura de Marabá, através do Sine, Obra Kolping e Senai farão entrega de cerca de 600 certificados referentes aos cursos do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho.

Segundo a analista de Comunicação do Salobo, Joseana Mesquita, o convênio tem como objetivo a formação de mão-de-obra para o Projeto Salobo. Nessa parceria a Vale entra com o custeio, a Prefeitura/Sine com a logística, incluindo o cadastro de pessoal a ser convidado a trabalhar no Salobo, enquanto a Obra Kolping e Senai são responsáveis pelos treinamentos.

Dentre os cursos estão ferreiro amador, pedreiro, carpinteiro de forma, garçom, cozinheiro industrial, camareira, confeiteiro, açougueiro e operador de moto-serra. A carga horária vária de acordo com o objetivo. Os técnicos têm maior duração, enquanto aqueles voltados a prestação de serviços dependem de menor tempo.

Ainda de acordo com Joseana, está previsto para 2008 a assinatura de um convênio nos mesmos moldes com o Cefet – Centro Federal de Educação Tecnológica – também com vista à formação técnica, devendo os possíveis interessados ficar atentos.

No período anterior a extração de cobre, o Projeto Salabo vai oferecer muito trabalho, destinado às instalações, ou seja, é um serviço mais pesado e que abrigará um número elevado de trabalhadores. A partir da extração, esse contingente diminui, dando lugar às pessoas mais qualificadas, principalmente engenheiros e técnicos.

CONFRATERNIZAÇÕES

A Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – promove até o final de semana três confraternizações de final de ano em setores específicos. Amanhã (12), os instrutores, coordenadores e alunos do Centro de Atendimento à Criança e Adolescente (Ceaca) realiza sua festa de fim ano para mais de 160 pessoas em suas dependências na Folha 11.

O Ceaca trabalha com 160 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, oferecendo diversas atividades em parceria com a Secretaria de Educação e Companhia Vale do Rio Doce, como reforço escolar, fábrica de brinquedos, pintura em tecido e outros.

No dia 14, das 8h ao meio dia, na Seasp, acontece a festinha com os meninos do Projeto Crescer-Cidadão. Este é um projeto destinado a cerca de 60 menores em situação de risco social, que também recebem reforço escolar, aulas de civismo e esporte através da Prefeitura. Eles recebem o equivalente a R$ 25,00 e vale-transporte para participarem das atividades sócio-educativas, com a obrigatoriedade de freqüentarem o ensino fundamental regular.

O Projeto Conviver, que congrega mais de 400 representantes da terceira idade, tem programação marcada para o próximo dia 15. Enquanto os idosos do Lar São Vicente de Paula, em quantidade restrita, terão programação natalina efetivada dia 19 de dezembro.

PROGRAMA BOLSA TRABALHO

Hoje, 13, realiza-se a aula inaugural de Qualificação Profissional do Programa Bolsa Trabalho da Unidade Executora Fundação Agrícola Tocantins Araguaia (Fata), em Marabá. O evento será no auditório da Escola Municipal “Judith Gomes Leitão”, na Marabá Pioneira, a partir das 19h. Os cursos têm início na segunda-feira, 17 de dezembro. A prefeitura de Marabá é parceira da Fata e da secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda, na realização dos cursos.

Serão oferecidos 10 cursos: cozinheiro de hotel; manicure e pedicure; corte e costura, moda íntima e praia; culinária, doces e salgados; chapista e atendente de lanchonete; manutenção de celular; camareira de hotel; eletricista de alta e baixa tensão; garçom e garçonete e bijouterias. As pessoas interessadas que ainda não recebem o auxílio financeiro do Bolsa Trabalho devem comparecer à aula inaugural, nesta quinta, à noite.

Na cerimônia de inauguração estarão presentes o prefeito Tião Miranda, o deputado federal José Roberto Faro e os deputados estaduais Carlos Bordalo e Bernadete ten Caten; o diretor de Qualificação Profissional da Fata, Idalécio Rodrigues e a secretária estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Ivanise Gasparim.

JOVENS CONTEMPLADOS COM BOLSA TRABALHO

Cerca de 2 mil jovens entre 18 e 29 anos são contemplados pelo Programa Bolsa Trabalho do governo Estado, que aem Marabá é intermediado pelo Sine – Sistema Nacional de Emprego –, cujo propósito é qualificá-los ao primeiro emprego. Como ajuda de custo, cada inscrito receberá R$ 70, por um período de até dois anos.

O governo oferece dinheiro e cursos de qualificação, enquanto o Sine ainda vai intermediar mão-de-obra junto ao mercado de trabalho ou incentivar à criação de negócios àqueles que optarem em trabalhar por conta própria. Os cursos são voltados para o mercado local de trabalho, mas cada pessoa deve escolher o que melhor aprouver.

PREVISÃO DO TEMPO

O canaldotempo.com prevê trovoadas esparsas no período de hoje (11) a quinta-feira (13). A sexta-feira terá apenas tempo encoberto, podendo voltar a chover a partir de sábado até o dia 20. Temperatura entre a mínima de 23ºC e máxima de 31ºC nesta terça-feira.

Segundo o Climatempo, hoje tem sol e aumento de nuvens de manhã. A mesma previsão é válida para o período que se estende até sábado, 15 de dezembro. A temperatura prossegue máxima fica moderada durante esses dias.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1248

CADASTRO MUNICIPAL EM ANDAMENTO

A equipe do setor de cadastro multifinalitário, coordenada pela Seplan,está nas ruas coletando dados para elaborar um material que conste informações de diversos setores do município. Entre eles, setor imobiliário e capacidade socioeconômica.

O engenheiro civil da Seplan, Carlos Brito, disse que a equipe de 70 pessoas foi preparada durante dois meses antes de iniciar a efetivação do cadastro. Hoje, a Seplan mantém em campo quatro equipes à tarde e três equipes pela manhã. Até janeiro, a coleta de dados será realizada na Velha Marabá. Neste mês de dezembro, o trabalho é feito no Bairro Francisco Coelho.

Carlos Brito explica que o Cadastro Multifinalitário tem este nome exatamente porque poderá servir de base para as ações de todas as secretarias e subsidiar projetos de investidores na região. “São dados precisos sobre os tipos de imóveis da cidade, educação e capacidade econômica dos moradores, entre outros.”

PARA QUE SERVE O CADASTRO MULTIFINALITÁRIO

Atualmente, o cadastro municipal existente é utilizado pelo Setor de Tributação e não contempla todas as áreas. O Multifinalitário será utilizado como base do Planejamento Municipal e Estadual, pois Marabá é um dos sete municípios paraenses referência nesse tipo de trabalho.

A primeira fase do cadastro nos núcleos urbanos do município (distritos da sede municipal, como adota o Plano Diretor Participativo), deve ficar pronto em novembro de 2008. A partir de fevereiro do próximo ano, a equipe estará trabalhando no núcleo Cidade Nova.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O Plano Diretor Participativo de Marabá (PDP) contempla todas as áreas estratégicas do município, como Educação, Saúde, Obras, Saneamento Básico entre outras.

Carlos Brito, da Seplan, disse que entre as funções do Plano Diretor está o respaldo, inclusive jurídico, às secretarias para a realização de suas ações. Na área ambiental que possui amplos problemas a serem solucionados na região, o PDP apóia as iniciativas de preservação ao meio ambiente.

A iniciativa da Casa da Cultura de Marabá para salvamento do Igarapé Murumuru é vista com bons olhos pela equipe de conselheiros do PDP, pois o igarapé vem diminuindo a cada ano. Em novembro deste ano seu nível chegou a 37cm. Enquanto nos anos 90, o nível mais baixo do igarapé ocorria no verão e ficava em torno de 60cm.

Para salvar o Igarapé Murumuru cada pessoa pode contribuir tomando os seguintes cuidados: 1. não cortar plantas às suas margens, deixando pelo menos 30m de cada lado, com vegetação. Conforme previsto nas resoluções 302 e 303, do Conselho Nacional do Meio Ambiente e na Lei 6.938/81; 2. Não queimar folhas e galhos das suas margens; 3. Não limpar a vegetação próxima da margem, para evitar erosão; 4. Fazer barreiras de proteção contra enxurradas para evitar erosão; 5. Não cortar e jogar galhos dentro do igarapé; 6. Plantar açaí nas áreas onde antes eram açaizais; 7. Não jogar lixo no igarapé; Não deixar o lixo da Vila Murumuru na rua, para evitar que a enxurrada o leve para o igarapé.

PREFEITURA CONCLUI PAVIMENTAÇÃO

Dia após dia o núcleo Nova Marabá vai tomando novo visual devido o incremento em pavimentação asfáltica da Prefeitura. No sábado (8) foi concluído o asfaltamento da ligação do Km 7 a Folha 29, com ramificação para a VP-8. e também em preparação de base e sub-base da VP-7 a partir das folhas 11 e 12 à Rotatória das 20 e 21 (Praça Monsenhor Baltazar).

A prefeitura também concluiu o trecho da Rua Nagib Mutran, ligando-a a Afro Sampaio; fazendo também uma ligação da Nagib a Avenida Manaus, melhorando o fluxo do transporte coletivo entre os bairros Cidade Nova e Belo Horizonte, que agora fica com quatro acessos pavimentados a partir da Av. Manaus.

Ainda foram contemplados com asfalto os moradores da Trav. Manaus, ligando a Sérvulo Brito a Afro Sampaio e Nagib Mutran; assim como a Rua Rio Preto entre a Avenida Itacaiúnas e Rua Curitiba.

Está em fase de implimação (camada fina de pixe – selante) algumas ruas da Folha 26, um antigo sonho dos moradores daquela área, diante da poeira no período seco e lama no decorrer do inverno.

MAIS UMA FARMÁCIA POPULAR

Na inauguração da primeira unidade da Farmácia Popular do Brasil (FPB) em Marabá, a representante do Ministério da Saúde Maria Alcidéia Cardoso Andrade declarou que o município vai ganhar outra FPB, ratificando a intenção dos enviados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mantenedora do sistema de farmácias de baixo custo.

Por sua vez, o prefeito Tião Miranda se comprometeu em assinar novo convênio com a Fiocruz nos mesmos moldes do anterior, pelo qual a Prefeitura cede um terreno, constrói com recurso em parceria e oferece a mão-de-obra para funcionamento do empreendimento, enquanto aquela fundação entra com o recurso, remédio e parte do custeio.

Ainda de acordo com o prefeito, será escolhido um local de instalação da nova farmácia popular, que possivelmente deverá se localizar nas imediações dos bairros Liberdade e Independência, por se constituírem nas áreas mais populosas do núcleo Cidade Nova.

PREVISÃO DO TEMPO

Para esta segunda-feira o canaldotempo.com prevê tempo encoberto. No período de amanhã a quinta-feira (13) podem ocorrer trovoadas esparsas. Temperatura entre a mínima de 23º e máxima de 32ºC.

Segundo o Climatempo, hoje faz sol com muitas nuvens pela manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A partir de amanhã (11), sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1247

PREFEITURA INAGURA FARMÁCIA POPULAR

O prefeito Sebastião Miranda Filho, o vice Ítalo Ipojucan e o secretário de Saúde Pedro Correa inauguraram hoje, 7 de dezembro, a Farmácia Popular do Brasil (FPB), localizada na Folha 31 – Quadra 11, Lote 9 (Nova Marabá). Entre os participantes da inauguração estavam: o presidente da Câmara Miguel Gomes Filho; os vereadores Vanda Américo e Maurino Magalhães; o coordenador da 11ª Regional de Saúde, Dr. Luís Sérgio; o diretor do Hospital Regional do sudeste do Pará Éden Nicolau e a diretora do HMM Luana Tavares Bastos. O Ministério da Saúde foi representado por Mª Alcidéia Cardoso Andrade.

O atendimento à população já começou hoje. A venda de medicamentos é feita apenas com prescrição do profissional de saúde (médico, enfermeiro, odontólogo e outros).

O farmacêutico da Fiocruz Henrique Fischer disse que há necessidade de maior familiarização dos servidores com os procedimentos, por isso as vendas ainda serão supervisionadas, na prática, até amanhã, dia 8.

Na FPB o usuário recebe atendimento personalizado, através de farmacêutico e outros profissionais qualificados para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos. A estrutura das farmácias é diferenciada, permite a adequada atenção farmacêutica e a realização de ações educativas, por meio da apresentação de vídeos, campanhas sobre Aids e o combate à doença, além de outras do interesse do Ministério da Saúde.

INSTALAÇÕES DA FARMÁCIA POPULAR

As instalações da Farmácia Popular na Folha 31 – Quadra 11, Lote 9 (Nova Marabá), atendem ao padrão de qualidade das obras feitas pela administração municipal. As atendentes, identificadas com uniforme da FPB receberam treinamento da Fiocruz para dar à população um tratamento individualizado e adequado quanto ao fornecimento dos remédios.

A Farmácia Popular visa atender população, em especial a de baixa renda, com medicamentos considerados essenciais. A Fiocruz adquire os medicamentos de laboratórios públicos ou privados, quanto necessário, e disponibiliza-os nessas farmácias a baixo custo. E uma grande vantagem da FPB é a venda de medicamentos fracionados, ou seja, na exata quantidade de comprimidos que o médico prescrever.

A Farmácia Popular do Brasil tem uma tabela válida para todo o país. Veja abaixo alguns exemplos:

Unid.

Cxa.

Medroxiprogesterona 1 50mg/mL inj.

Depo-Provera, Contracep, Tricilon

anticoncepcional

6,70

6,70

Acido acetilsalicilico 100mg 10cp

AAS, Aspirina, Melhoral Infantil

analgésico, antitérmico

0,030

0,30

Cefalexina 5OO mg 08cp

antibiótico

0,40

3,20

Cetoconazol 200 mg 10cp

Nizoral, Cetonax, Sioconazol, Candoral, Cetonil

antifúngico

0,23

2,30

Dexametasona creme 0,1% 10g

Decadronal, Deflaren

Antinflamatório

0,10

1,00

DIAZEPAM 5mg 10cp

Diempax. Valium

Tranquilizante

0,04

0,40

Estradiol + Norestiterona inj.

Mesygina

anticoncepcional

13,50

13,50

Enalapril 10 mg 10cp

Eupressim, Renitec, Vasopril, Atens

antihipertensivo

0,06

0,60

Enalapril 20 mg 10cp

0,07

0,70

Omeprazol 20mg 14cp

Omep, Gastrium, Losec, Peprazol

gastrite, úlcera

0,23

3,22

RECITAL DE FINAL DE ANO

A Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá, apresenta Recital de Natal no dia 8 de dezembro, no auditório do Centro de Formação “Cine Marrocos”, a partir das 19:00h.A entrada é 1 kg de alimento não perecível para ajudar o natal das famílias carentes.

A coordenadora da Escola Júlia Lino disse que o recital vai marcar o encerramento das atividades feitas em 2007 e apresenta as habilidades musicais dos alunos.

EDUCADORES DISCUTEM APRENDIZAGEM EM SEMINÁRIO

Entre as novidades apresentadas na IV Socialização do PDE, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia anunciou que em 2008 as 85 escolas da zona urbana do município vão atuar com o programa de desenvolvimento, para ajudar a melhorar a qualidade de ensino nas escolas municipais.

A aprendizagem no ambiente escolar foi tema de discussão entre educadores de Marabá. O assunto foi tema de encontro que reuniu representantes de diversos setores, entre eles, professores, conselheiros tutelares, pais de alunos e até padres e pastores. O encontro ocorreu na escola Judith Gomes Leitão, na Marabá Pioneira, e teve palestras, atividades culturais e música ao vivo.

O evento faz parte da IV Socialização do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), promovido pelo Fundescola com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Maria de Nazaré Silva, da coordenação de ensino/Semed disse que o principal objetivo do encontro foi “criar um espaço de reflexão rumo à educação de qualidade, na busca de alternativa que contribua de forma concreta para a melhoria do processo ensino-aprendizagem”.

DOMINGO TEM ESPETÁCULO CIRCENSE DA SEMED

Para marcar o encerramento das atividades culturais do projeto “Dançando e Educando”, no domingo, 9 de dezembro, a equipe do projeto apresenta o espetáculo “A chegada do circo”. A atração envolve diversas coreografias do universo circense, com a participação de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

O projeto Dançando e Educando, atende mais de 300 crianças e adolescentes das escolas do município e é realizado no Centro de Formação do Cine Marrocos. Bailarinas, acrobatas e palhaços transformarão o palco do Cine Marrocos em um picadeiro, com coreografias diversificadas que vão de acrobacia, dança, piruetas, duelo até sessão de ilusionismo.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas