06 outubro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 987

CAMPANHA DO PCCU PRORROGADA
Tanto na zona urbana quanto rural a campanha de Prevenção do Câncer do Colo Cérvico-Uterino (PCCU) foi prorrogada até 19 deste mês. Pelo calendário anterior a coleta de material par o preventivo nas vilas e assentamentos se encerraria na terça-feira, 10 de outubro.
O novo calendário de visitas, a partir de segunda-feira, 9, é o seguinte: Dia 9 – Vila São José; Dia 10 – vilas Pinheiro/Boa Esperança; Dia 11- vilas Alto Bonito, São João e Conquista; Dia 13 – bairro Bela Vista; Dia 14- vila Brejo do Meio; Dia 17 – Folha 11 (Centro de Saúde Hiroshi Matsuda; Dia 18 – Folha 23 (Centro de Saúde Enfermeira Zezinha) e Dia 19 – PA Vila Santa Marta.
Todos esses locais serão atendidos pela Divisão Extra-Muro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sendo que essas [áreas da zona urbana não dispõem do programa PCCU. As mulheres desses bairros estão sendo avisadas pelos agentes de saúde e através das próprias unidades onde vai acontecer a coleta, que pode ser um centro da SMS ou associação de bairro.
Conforme levantamento preliminar, até o final de setembro, a campanha do PCCU contabilizou 1.747 exames, sendo que desse total 1.377 são referentes a mulheres na faixa etária de 25 a 59 anos, o intervalo preconizado pelo Ministério da Saúde como sendo o mais vulnerável ao câncer de colo de útero.
HANSENÍASE COM ALTA PREVALÊNCIA
O Ministério da Saúde, seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde, pretendia erradicar a hanseníase no Brasil até o ano de 2005. Não foi possível, principalmente em razão dos Estados do Norte e Nordeste, onde a prevalência ainda é muita alta em conseqüência de diversos fatores, como o clima, pobreza e falta de informação sobre a doença que é muito contagiosa.
Em Marabá, um outro fator contribui para que novos casos da doença sejam registrados a cada ano: a migração de outros Estados e municípios. Assim, no período de janeiro a setembro de 2005, foram registrados 213 novos casos da doença, restando entre transferências e aqueles que já estavam em tratamento num total de 261 casos ativos de hanseníase. No mesmo período de 2006, verificou-se um pequeno recuo, 206 novos casos e um total de 240 cadastros ativos.
As áreas de maior prevalência da hanseníase em Marabá são aquelas situadas na periferia, destacando-se os bairros Liberdade, Nova Marabá, Morada Nova e São Félix. Na zona rural a doença tem se concentrado mais nas vilas Santa Fé e União.
ANIVERSÁRIO DO CAPS
Na próxima terça-feira, 10 de outubro, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), situado na Rua Rio Vermelho nº. 340 (Novo Horizonte), completa dois anos. A data, que coincide com o Dia Mundial da Saúde Mental, será comemorada com uma programação especial, a partir das 14 horas.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe coordenadora daquela instituição, programou as seguintes atividades: Festival de sorvete, teatro de fantoches, exposição de artesanatos confeccionados pelos pacientes, exposição de fotos e sorteio de brindes.
Dentre outras ações, o CAPS obedecerá a seguinte programação: Festival de sorvete, teatro de fantoches, exposição de artesanatos confeccionados pelos pacientes, exposição de fotos e sorteio de brindes.
O CAPS tem hoje 3.500 pacientes ativos, dos quais participam cerca de 120 das oficinas diversas (flores, fuxico, pintura, artes livres, grupos terapêuticos e de familiares). O objetivo do CAPS é fazer a reinserção social, comunitária e familiar de seus pacientes, em virtude da discriminação que ainda impera, pela falta de conhecimento da sociedade que considera o doente mental um ser incapaz.
Vale ressaltar que é importante a continuidade do tratamento dos pacientes, visto que, ao deixar de fazer o acompanhamento, o paciente pode voltar a ter crises. Por isso, é muito importante a participação efetiva da família, para que o usuário tenha êxito em sua saúde mental.
FORMAÇÃO DE DIRETORES
A Semed oferece um curso de gestão escolar para diretores da rede municipal de ensino, nos dias 10 e 11 de outubro, na Escola Plínio Pinheiro. O objetivo é ofertar atualização aos gestores escolares com vista à melhoria da administração das escolas de ensino fundamental do município.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que a atualização da administração escolar influi na melhoria do rendimento escolar do município, que hoje já desponta como um dos melhores do Estado, inclusive quanto à redução de repetência e evasão.
FINAL DA COPA VOLEI
Hoje, 6, será realizada a final da Copa Vôlei que está acontecendo no Ginásio Poliesportivo da Folha 16, sob organização da Secdetur. Os times que disputam a final são: Leões de Judá x CSSM. O campeonato está sendo realizado desde 9 de setembro e participam jogadores com idade a partir de 14 anos.
O coordenador de Desporto Itamar Chaves disse que a premiação será de R$ 500,00 para o time vencedor e para o segundo lugar o valor será de R$ 200,00. Também serão distribuídos troféus e medalhas.
O secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira e sua equipe técnica farão a entrega da premiação. O campeonato é uma forma de incentivo ao lazer saudável para os jovens.
TORNEIO DO SERVIDOR
Na terça-feira, dia 10 de outubro, será realizada uma nova rodada do Torneio do Servidor Público a partir das 19h, no Clube da Vale, na Folha 17. O torneio de futebol society conta com a participação de times formados pelas secretarias municipais.
A disputa final dos jogos será no dia do Servidor Público, em 28 de outubro, quando haverá a entrega de troféus e medalhas aos vencedores.
EXPOSIÇÃO DO PETI
Uma exposição de poesias de desenhos realizada hoje, 6, na escola Elcione Barbalho, no bairro Liberdade, mostra a criatividade de alunos que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A mostra foi acompanhada por pais e vizinhos da escola, que conheceram ainda projetos de contos de fada e MPB (Música Popular Brasileira).
A diretora Alda Sousa Silva disse que a escola elegeu a data de 6 de outubro para exposição dos projetos desenvolvidos a partir do PDE (Programa de Desenvolvimento da Escola), e ao invés de aulas na sala, os alunos mostraram aos visitantes atividades que desempenharam ao longo de quatro meses, através de pesquisas.
Segundo a professora Dejanes Souza Martins, que trabalha com uma turma de 22 alunos do PETI, a grande surpresa que ela teve desde que iniciou o trabalho com os meninos, foi a criatividade que demonstraram e a vocação da maioria deles para a produção de desenhos. “Eles ficam tão entusiasmados quando estão desenhando, que nesses momentos a rebeldia de um ou de outro desaparece”, revela Dejanes.
O PETI funciona em dez escolas da rede municipal e tem ajudado a resgatar alunos que deixaram a escola para trabalhar. Cada criança cadastrada precisa estudar em um período e voltar para as atividades do programa em outro, onde recebe reforço escolar, participa de jogos e descobre aptidões artísticas. A família recebe uma complementação em dinheiro para manter a criança na escola.
Além das exposições, os visitantes podem conferir apresentação de coral da escola e dramatizações no palco montado em um dos corredores. As atividades acontecem em três sessões, às 8 horas, 11 horas e 15 horas.


PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel