27 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1239

MARABÁ SEDIA CURSO DE CONDUTORES AMBIENTAIS

Desde o dia 23 de novembro, Marabá sedia o Curso de Condutores Ambientais em Ecoturismo, na Escola Êxito, Marabá Pioneira. O curso é realizado através de uma iniciativa da Paratur com o Departamento de Turismo/PMM.

O curso conta com a participação de 30 pessoas dos municípios de Marabá, São João do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e Paraupebas. O objetivo é capacitar mão-de-obra para trabalhar no turismo ecológico receptivo.

A coordenadora do Detur Ísis Mourão explica que entre os participantes estão professores e alunos de Educação Ambiental, pescadores, barqueiros, bombeiros e biólogos. “A diversidade de profissões é muito importante, pois muitas pessoas ganham capacitação para trabalhar na recepção em ecoturismo”.

Amanhã, 27, o grupo participa de uma aula prática na Fundação Zoobotânica de Marabá, sob coordenação de Socorro Almeida, turismóloga e especialista em Ecoturismo.

HOTELARIA

De 23 a 25 de novembro, a Paratur em parceria com o Detur/PMM realizou o curso de Hotelaria para pequenos hoteleiros da região, na Escola Êxito. O curso teve a participação de gerentes, trabalhadores dos hotéis como camareiras e garçons, estudantes de Administração e Engenharia de Produção.

Ísis disse que o curso esteve sob coordenação de Francisco Rocha, especialista em Gestão de Negócios, da empresa Caxiunã contratada pela Paratur para ministrar o curso em Marabá. “O bom aproveitamento durante as aulas é muito importante para o desenvolvimento da região, na questão do atendimento ao turista, por esta razão o Detur já pleiteia junto a Paratur novos cursos para 2008, que atendam ao programa de qualificação e capacitação no setor de Turismo”.

Em 2008, o Detur/PMM vai intensificar as atividades que ajudem a melhorar o turismo receptivo de Marabá e região. De acordo com Ísis Mourão as pessoas que participaram destes cursos transformam-se em multiplicadores de ações para trabalhar o turismo receptivo em Marabá e região.

SEMINÁRIO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE EM MARABÁ

Nos dias 28 e 29 de novembro realiza-se no auditório do Centro de Formação Profissional “Cine Marrocos”, o 1º Seminário Regional da Cadeia Produtiva do Leite. O evento é uma iniciativa do Escritório Regional da Emater e tem como público alvo produtores familiares, estudantes e técnicos.

Com o objetivo de discutir as tendências mercadológicas do segmento leiteiro e debater sobre as tecnologias no sistema de produção e processamento de leite e seus derivados, o Seminário será realizado através de uma parceria entre Governo do Pará, Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Prefeitura de Marabá, Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar (Fecat), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) – Regional Sudeste, Cooperativa de Prestação de Serviços de Marabá (Coopserviços), Banco da Amazônia e Banco do Brasil.

O assessor de Comunicação da Emater Eleutério Gomes informa que a iniciativa leva em conta que o setor leiteiro registra considerável crescimento na região sudeste do Estado, mas muitos estabelecimentos familiares ainda apresentam pouca produtividade e baixa qualidade do produto. “Essa situação pode ser revertida com o emprego de tecnologias alternativas eficientes e de custo acessível ao produtor familiar. Após o seminário deve acontecer a elaboração de um plano de ações que envolva produtores familiares, técnicos e agentes financeiros para o desenvolvimento do Pólo Regional da Bovinocultura do Leite no Sudeste do Pará”.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 28

MANHÃ

8 horas – Abertura e composição da mesa

9 horas – Palestra "Cadeia produtiva do leite", Mário Amin, Unama/Ceplac

10 horas – Milk braek

10h30 – Palestra "Associativismo e Cooperativismo", Milton Zimer

11h30 – Plenária

TARDE

14 horas, palestra "Manejo e melhoramento de pastagens para a produção leiteira", Norton, Embrapa Amazônia Oriental

15 horas – Palestra "Nutrição animal para produção de leite", Adérito, Embrapa Amazônia Oriental

16 horas – Milk break

16h30 – Palestra "Melhoramento genético em bovinos de leite para propriedades familiares", Newton, Emater Marabá

17h30 – Plenária

Quinta-feira, 29

MANHÃ

8 horas – Palestra com Talmir, da Embrapa Amazônia Oriental

9 horas – Palestra "Derivados de Leite", Maria Luzineuza, Sebrae

10 horas – Milk braek

10h30 – Palestra "Legislação Sanitária", Liziane Basgal, Adepará

11h30 – Plenária

TARDE

14 horas – Palestra com representante da Sagri

14h30 – Participação da Fetagri

15 horas – Fala do Representante do Banco do Brasil

16 horas – Milk break

16h30 – Pronunciamento do representante do Banco da Amazônia

17h30 – Plenária/Encerramento

CASA DA CULTURA NO PROLER

O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá Noé von Atzingen participará de uma reunião com Eliane Pszczol, coordenadora do Proler, no período de 4 a 8 de dezembro. O XII Encontro Nacional do Proler será na sede da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, para tratar da reativação do Proler, programa de incentivo à leitura, do qual a Casa da Cultura participou em anos anteriores. Nesse período realiza-se no Rio de Janeiro o II Simpósio Latino-Americano de Bibliotecas Públicas, XII Encontro Nacional do Proler e XIV Encontro Nacional do Sistema De Bibliotecas Públicas, sob o tema: Biblioteca Pública e Leitura. O Livro - Do Mundo ao Cibermundo.

Através do Proler, Marabá recebeu apoio da Biblioteca Nacional em cursos para atrair à comunidade para as bibliotecas do município. Quando Proler estava ativo, foram realizados cursos técnicos para treinar bibliotecários, além de cursos para dinamizar e tornar as bibliotecas mais atrativas. Marabá recebeu curso de teatro, doação de cerca de 600 livros de literatura infanto-juvenil, editados pela Biblioteca Nacional, para cada biblioteca do município.

Noé explica que a reativação do Proler tem grande importância para Marabá, pois oferece oportunidade dos jovens entenderem o quanto a leitura pode ampliar o universo de conhecimento, além de ser uma opção saudável de diversão e cultura.

VALE JUVENTUDE

O prefeito Tião Miranda e o diretor de Ferrosos Norte da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Luiz Veloso, assinaram na manhã de hoje (26) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o convênio relativo ao Programa Vale Juventude, que visa trabalhar com jovens de Marabá, por intermédio das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social

O Vale Juventude é uma parceria entre a CVRD o Instituto Aliança e prefeituras e visa contribuir para com a comunidade por meio do desenvolvimento integral da juventude de cada município um dos quatro municípios paraenses onde foi implantado (Abaetetuba, Barbacena, Marabá e Parauapebas).

O Vale Juventude prevê um programa de educação afetivo-sexual nas escolas e nas unidades de saúde e de assistência social próximas às escolas. Para o público de 11 a 14 anos, busca ampliar o acesso a atividades de educação pelo esporte e de educação pela arte.

Com jovens entre 15 e 19 anos, o Programa trabalha a formação em agentes de desenvolvimento territorial, aproveitando as oportunidades de participação social, especialmente nos bairros onde moram. Além disso, o Vale Juventude promove a inserção sócio-produtiva desses jovens, preparando-os para o mundo do trabalho.

Em Marabá o trabalho começou com capacitação do pessoal das secretarias inclusas no programa. Hoje atende cerca de 144 jovens no que tange a inserção sócio-produtiva. Em 2008 terão início as demais ações.

RESPONSABILIDADE TÉCNICA

No período de 29 de novembro a 1º de dezembro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho de Medicina Veterinária do Pará realiza o Curso de Responsabilidade Técnica para os veterinários do sul e sudeste do paraense. O treinamento é obrigatório é será cobrado futuramente dos profissionais da área.

Paralelamente também será realizado curso de manejo de caprinos e ovinos. Maiores informações (91) 3249-0444/8864.

DIA DE COMBATE A AIDS

No período de 29 de novembro a 1º de dezembro o CTA desenvolve ampla programação relativa ao Dia Mundial de Combate a Aids, que transcorre justamente em 1º de dezembro. Sob o tema “o jovem e seu direito de exercer sua sexualidade e de usar preservativo”, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) tem a intenção de afirmar os direitos do jovem à informação sobre a Aids.

Da programação constam gincana entre as escolas, distribuição de preservativos, caminhada ou blitz educativa, dentre outras atividades, com a intenção de informar a população sobre os riscos de contrair o HIV – vírus da imunodeficiência humana.

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids.

FARMÁCIA POPULAR INAUGURA DIA 7

Está confirmada a inauguração da Farmácia Popular do Brasil em Marabá para o próximo 7 de dezembro. Uma comissão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coordenadora do Programa Farmácia Popular, virá a Marabá naquela data exclusivamente para esta solenidade.

A Farmácia Popular visa atender população, em especial a de baixa renda, com medicamentos considerados essenciais. A Fiocruz adquire os medicamentos de laboratórios públicos ou privados, quanto necessário, e disponibiliza-os nessas farmácias a baixo custo.

A unidade de Marabá está instalada na Folha 32, em frente à Estação Rodoviária. Em todo o Pará a Farmácia Popular do Brasil tem 32 unidades, instaladas em mais de 25 municípios. Aqui, caso o programa funcione dentro das expectativas, haverá possibilidade de outras unidades nos núcleos mais populosos.

CHÁ BENEFICENTE

A Seasp realizará em 06 de dezembro, a partir das 17h, o I Chá Beneficente em Prol da Terceira Idade, na Maçonaria do Novo Horizonte. O evento tem como objetivo angariar recurso para a confraternização natalina dos idosos do Lar São Vicente de Paula, prevista para 19 de dezembro; e do Projeto Conviver, que deverá acontecer no próximo dia 15.

Os convites, ao valor individual de R$ 15,00, poderão ser adquiridos na Secretaria de Assistência Social/Convier, localizada na Agrópolis do Incra ou no Lar são Vicente de Paula, na Folha 6 – Nova Marabá.

Durante o chá os convidados participarão de brincadeiras e de sorteios de valiosos brindes. Maiores informações com Maria Onete Silva. Fones 3324-1382/1282.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº1239

MARABÁ SEDIA CURSO DE CONDUTORES AMBIENTAIS

Desde o dia 23 de novembro, Marabá sedia o Curso de Condutores Ambientais em Ecoturismo, na Escola Êxito, Marabá Pioneira. O curso é realizado através de uma iniciativa da Paratur com o Departamento de Turismo/PMM.

O curso conta com a participação de 30 pessoas dos municípios de Marabá, São João do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e Paraupebas. O objetivo é capacitar mão-de-obra para trabalhar no turismo ecológico receptivo.

A coordenadora do Detur Ísis Mourão explica que entre os participantes estão professores e alunos de Educação Ambiental, pescadores, barqueiros, bombeiros e biólogos. “A diversidade de profissões é muito importante, pois muitas pessoas ganham capacitação para trabalhar na recepção em ecoturismo”.

Amanhã, 27, o grupo participa de uma aula prática na Fundação Zoobotânica de Marabá, sob coordenação de Socorro Almeida, turismóloga e especialista em Ecoturismo.

HOTELARIA

De 23 a 25 de novembro, a Paratur em parceria com o Detur/PMM realizou o curso de Hotelaria para pequenos hoteleiros da região, na Escola Êxito. O curso teve a participação de gerentes, trabalhadores dos hotéis como camareiras e garçons, estudantes de Administração e Engenharia de Produção.

Ísis disse que o curso esteve sob coordenação de Francisco Rocha, especialista em Gestão de Negócios, da empresa Caxiunã contratada pela Paratur para ministrar o curso em Marabá. “O bom aproveitamento durante as aulas é muito importante para o desenvolvimento da região, na questão do atendimento ao turista, por esta razão o Detur já pleiteia junto a Paratur novos cursos para 2008, que atendam ao programa de qualificação e capacitação no setor de Turismo”.

Em 2008, o Detur/PMM vai intensificar as atividades que ajudem a melhorar o turismo receptivo de Marabá e região. De acordo com Ísis Mourão as pessoas que participaram destes cursos transformam-se em multiplicadores de ações para trabalhar o turismo receptivo em Marabá e região.

SEMINÁRIO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE EM MARABÁ

Nos dias 28 e 29 de novembro realiza-se no auditório do Centro de Formação Profissional “Cine Marrocos”, o 1º Seminário Regional da Cadeia Produtiva do Leite. O evento é uma iniciativa do Escritório Regional da Emater e tem como público alvo produtores familiares, estudantes e técnicos.

Com o objetivo de discutir as tendências mercadológicas do segmento leiteiro e debater sobre as tecnologias no sistema de produção e processamento de leite e seus derivados, o Seminário será realizado através de uma parceria entre Governo do Pará, Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Prefeitura de Marabá, Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar (Fecat), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) – Regional Sudeste, Cooperativa de Prestação de Serviços de Marabá (Coopserviços), Banco da Amazônia e Banco do Brasil.

O assessor de Comunicação da Emater Eleutério Gomes informa que a iniciativa leva em conta que o setor leiteiro registra considerável crescimento na região sudeste do Estado, mas muitos estabelecimentos familiares ainda apresentam pouca produtividade e baixa qualidade do produto. “Essa situação pode ser revertida com o emprego de tecnologias alternativas eficientes e de custo acessível ao produtor familiar. Após o seminário deve acontecer a elaboração de um plano de ações que envolva produtores familiares, técnicos e agentes financeiros para o desenvolvimento do Pólo Regional da Bovinocultura do Leite no Sudeste do Pará”.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 28

MANHÃ

8 horas – Abertura e composição da mesa

9 horas – Palestra "Cadeia produtiva do leite", Mário Amin, Unama/Ceplac

10 horas – Milk braek

10h30 – Palestra "Associativismo e Cooperativismo", Milton Zimer

11h30 – Plenária

TARDE

14 horas, palestra "Manejo e melhoramento de pastagens para a produção leiteira", Norton, Embrapa Amazônia Oriental

15 horas – Palestra "Nutrição animal para produção de leite", Adérito, Embrapa Amazônia Oriental

16 horas – Milk break

16h30 – Palestra "Melhoramento genético em bovinos de leite para propriedades familiares", Newton, Emater Marabá

17h30 – Plenária

Quinta-feira, 29

MANHÃ

8 horas – Palestra com Talmir, da Embrapa Amazônia Oriental

9 horas – Palestra "Derivados de Leite", Maria Luzineuza, Sebrae

10 horas – Milk braek

10h30 – Palestra "Legislação Sanitária", Liziane Basgal, Adepará

11h30 – Plenária

TARDE

14 horas – Palestra com representante da Sagri

14h30 – Participação da Fetagri

15 horas – Fala do Representante do Banco do Brasil

16 horas – Milk break

16h30 – Pronunciamento do representante do Banco da Amazônia

17h30 – Plenária/Encerramento

CASA DA CULTURA NO PROLER

O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá Noé von Atzingen participará de uma reunião com Eliane Pszczol, coordenadora do Proler, no período de 4 a 8 de dezembro. O XII Encontro Nacional do Proler será na sede da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, para tratar da reativação do Proler, programa de incentivo à leitura, do qual a Casa da Cultura participou em anos anteriores. Nesse período realiza-se no Rio de Janeiro o II Simpósio Latino-Americano de Bibliotecas Públicas, XII Encontro Nacional do Proler e XIV Encontro Nacional do Sistema De Bibliotecas Públicas, sob o tema: Biblioteca Pública e Leitura. O Livro - Do Mundo ao Cibermundo.

Através do Proler, Marabá recebeu apoio da Biblioteca Nacional em cursos para atrair à comunidade para as bibliotecas do município. Quando Proler estava ativo, foram realizados cursos técnicos para treinar bibliotecários, além de cursos para dinamizar e tornar as bibliotecas mais atrativas. Marabá recebeu curso de teatro, doação de cerca de 600 livros de literatura infanto-juvenil, editados pela Biblioteca Nacional, para cada biblioteca do município.

Noé explica que a reativação do Proler tem grande importância para Marabá, pois oferece oportunidade dos jovens entenderem o quanto a leitura pode ampliar o universo de conhecimento, além de ser uma opção saudável de diversão e cultura.

VALE JUVENTUDE

O prefeito Tião Miranda e o diretor de Ferrosos Norte da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Luiz Veloso, assinaram na manhã de hoje (26) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o convênio relativo ao Programa Vale Juventude, que visa trabalhar com jovens de Marabá, por intermédio das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social

O Vale Juventude é uma parceria entre a CVRD o Instituto Aliança e prefeituras e visa contribuir para com a comunidade por meio do desenvolvimento integral da juventude de cada município um dos quatro municípios paraenses onde foi implantado (Abaetetuba, Barbacena, Marabá e Parauapebas).

O Vale Juventude prevê um programa de educação afetivo-sexual nas escolas e nas unidades de saúde e de assistência social próximas às escolas. Para o público de 11 a 14 anos, busca ampliar o acesso a atividades de educação pelo esporte e de educação pela arte.

Com jovens entre 15 e 19 anos, o Programa trabalha a formação em agentes de desenvolvimento territorial, aproveitando as oportunidades de participação social, especialmente nos bairros onde moram. Além disso, o Vale Juventude promove a inserção sócio-produtiva desses jovens, preparando-os para o mundo do trabalho.

Em Marabá o trabalho começou com capacitação do pessoal das secretarias inclusas no programa. Hoje atende cerca de 144 jovens no que tange a inserção sócio-produtiva. Em 2008 terão início as demais ações.

RESPONSABILIDADE TÉCNICA

No período de 29 de novembro a 1º de dezembro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho de Medicina Veterinária do Pará realiza o Curso de Responsabilidade Técnica para os veterinários do sul e sudeste do paraense. O treinamento é obrigatório é será cobrado futuramente dos profissionais da área.

Paralelamente também será realizado curso de manejo de caprinos e ovinos. Maiores informações (91) 3249-0444/8864.

DIA DE COMBATE A AIDS

No período de 29 de novembro a 1º de dezembro o CTA desenvolve ampla programação relativa ao Dia Mundial de Combate a Aids, que transcorre justamente em 1º de dezembro. Sob o tema “o jovem e seu direito de exercer sua sexualidade e de usar preservativo”, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) tem a intenção de afirmar os direitos do jovem à informação sobre a Aids.

Da programação constam gincana entre as escolas, distribuição de preservativos, caminhada ou blitz educativa, dentre outras atividades, com a intenção de informar a população sobre os riscos de contrair o HIV – vírus da imunodeficiência humana.

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids.

FARMÁCIA POPULAR INAUGURA DIA 7

Está confirmada a inauguração da Farmácia Popular do Brasil em Marabá para o próximo 7 de dezembro. Uma comissão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coordenadora do Programa Farmácia Popular, virá a Marabá naquela data exclusivamente para esta solenidade.

A Farmácia Popular visa atender população, em especial a de baixa renda, com medicamentos considerados essenciais. A Fiocruz adquire os medicamentos de laboratórios públicos ou privados, quanto necessário, e disponibiliza-os nessas farmácias a baixo custo.

A unidade de Marabá está instalada na Folha 32, em frente à Estação Rodoviária. Em todo o Pará a Farmácia Popular do Brasil tem 32 unidades, instaladas em mais de 25 municípios. Aqui, caso o programa funcione dentro das expectativas, haverá possibilidade de outras unidades nos núcleos mais populosos.

CHÁ BENEFICENTE

A Seasp realizará em 06 de dezembro, a partir das 17h, o I Chá Beneficente em Prol da Terceira Idade, na Maçonaria do Novo Horizonte. O evento tem como objetivo angariar recurso para a confraternização natalina dos idosos do Lar São Vicente de Paula, prevista para 19 de dezembro; e do Projeto Conviver, que deverá acontecer no próximo dia 15.

Os convites, ao valor individual de R$ 15,00, poderão ser adquiridos na Secretaria de Assistência Social/Convier, localizada na Agrópolis do Incra ou no Lar são Vicente de Paula, na Folha 6 – Nova Marabá.

Durante o chá os convidados participarão de brincadeiras e de sorteios de valiosos brindes. Maiores informações com Maria Onete Silva. Fones 3324-1382/1282.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas