05 janeiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1037

CARNAVAL 2007
Na segunda-feira, 8 de janeiro, o secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira reúne-se, às 10h, com os representantes de blocos carnavalescos para discutir as condições para o desfile e receber propostas para ajuda de custo por parte da Prefeitura.
Após a reunião, a proposta será apresentada para avaliação do prefeito Sebastião Miranda Filho. A idéia do secretário Wilson Teixeira é realizar o carnaval na orla do Tocantins, no largo do bairro Santa Rosa, onde foi realizado no ano passado.
VENCENDO A VIOLÊNCIA
Uepa e Semed anunciaram projeto de judô para alunos, na manhã de quinta-feira, 4 de janeiro. O professor Carlos Lucena, assessor do campus local da Universidade do Estado do Pará (Uepa) tratou dos detalhes para implantação do projeto “Judô, Vencendo a Violência”, com a secretária municipal de Educação, Kátia Américo.
O projeto será lançado no início das atividades letivas deste ano na rede municipal, com dois locais de concentração: Campus da Uepa, bairro Amapá, e escola Rio Tocantins (Caic), na Folha 13.
O professor Carlos Lucena disse que a Uepa no projeto oferece estrutura para realização das atividades, que serão monitoradas por uma equipe multidisciplinar, formada por um pedagogo, um professor de Educação Física e um assistente social.
De acordo com Dourival Marques, do Departamento de Educação Física da Semed, inicialmente o projeto vai beneficiar 80 crianças na faixa etária de 8 a 14 anos, em duas turmas, com três aulas semanais. “Vamos percorrer as escolas levantar alunos que estejam vivendo em situação de risco. Nossa intenção ajudar a melhorar o estilo de vida dessas crianças”, ressaltou.
Para o projeto de judô funcionar, foram adquiridos dois tatames de 6 x 6 metros e 80 judogui, vestimenta apropriada para prática do esporte.
Carlos Lucena justifica que está comprovado que o judô beneficia os estudantes em vários aspectos, entre eles crescimento da auto-estima, concentração, equilíbrio, tranqüilidade, melhor desenvolvimento físico e ainda estabelece relação de respeito ao próximo. “Vamos preparar os estudantes para a principal competição, que é a da vida”, argumentou.
Segundo lembrou Carlos Lucena, a prática do judô tem crescido pelo Brasil nos últimos anos motivada pelos excelentes resultados obtidos por atletas em competições de alto nível, como as Olimpíadas.
A secretária municipal de Educação, Kátia Américo, ressaltou que a educação não se faz apenas em sala de aula, mas é preciso envolver todos os setores, reconhecendo que o esporte é uma ferramenta bastante atrativa e que tem aglutinado grandes resultados no desenvolvimento dos estudantes.
NÚMEROS DO DMTU EM DEZEMBRO
Durante o mês de dezembro, quando ocorrem freqüentes confraternizações e muitas vezes motoristas cometem acidentes devido ao excesso de bebidas, o DMTU registrou os seguintes números, conforme informou o Chefe de Divisão José Edigleys Ferreira: 27 acidentes; 41 apreensões de veículos e motos e 591 infraçoes mais freqüentes, como avanço de sinal, excesso de velocidade e estacionamento em local proibido.
Os agentes estão trabalhando em pontos críticos da cidade onde o tráfego é intenso, para ajudar motoristas e pedestres e assim evitar acidentes.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas