13 maio 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1344

O Trabalho Continua
Marabá, terça-feira, 13 de maio de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1344
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

PROVINHA BRASIL
Desde ontem, 12, a Provinha Brasil está sendo aplicada em todas as escolas municipais de ensino fundamental menor. A aplicação teve início no núcleo Nova Marabá.
A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação da alfabetização elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC, com o objetivo de possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino, após um ano de escolaridade.
A Semed fez adesão voluntária a Provinha Brasil para verificar as habilidades da garotada e assim medir o nível de aprendizagem. Após a adesão responsabiliza-se pelo sigilo do teste, sua aplicação e correção. No Brasil, 3.133 municípios receberão o material impresso, que será entregue diretamente na secretaria de educação. Nesta primeira edição da Provinha Brasil serão avaliadas habilidades relativas ao processo de alfabetização e letramento inicial dos alunos e, posteriormente, pretende-se incluir as habilidades referentes ao letramento em Matemática.
A prova é aplicada no início do ano para possibilitar um diagnóstico precoce das possíveis deficiências, de forma que a escola desenvolva ações para sanar esses problemas. Para essas ações, você receberá orientação do MEC. No final do ano, haverá outra prova, comparável com a primeira, para detectar a eficácia das ações desenvolvidas. A secretária de Educação Kátia Américo Garcia acha importante a realização da prova, pois permite conhecer os avanços e o que é preciso melhorar para tornar o processo ensino-aprendizagem mais eficiente.
KITS ESCOLARES NA ZONA RURAL
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia e uma equipe da Semed entregam kits de uniformes e materiais escolares aos alunos da rede municipal da zona rural. A equipe viaja hoje para a região do Rio Preto para a entrega dos kits. Ontem estiveram na Vila Itainópolis para fazer entrega daquela localidade.
MAIS QUADRAS POLIESPORTIVAS NAS ESCOLAS
O Prefeito Tião Miranda autorizou a construção de 10 quadras poliesportivas nas escolas: “Vila União”; “Marechal Rondon” em Itainópolis; “Arco Íris”; “Folha 35”; “Adelaide Molinari” em Vila Canaã; Escola da Folha 16; “São José”, na Vila São José (ganha mais seis salas de aula); “Nagib Mutran”, na Capistrano de Abreu e “Faixa Linda”, na Vila Santa Fé.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que o gestor tem a preocupação de oferecer ensino de qualidade e opções saudáveis de lazer aos jovens. Por esta razão está disponibilizando recursos para a construção destas quadras. “Enquanto participam de atividades desportivas, os jovens estão livres de riscos que as ruas oferecem”.
PCCU ABAIXO DO ESPERADO
A última parcial do Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), contabilizado até o mês de abril, totaliza 3.542 exames, ou seja, pouco mais de 27% do previsto para este ano. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é chegar a mais de 12 mil em 2008.
Para este ano, ainda não se tem o quantitativo de exames com alteração celular, mas a média anual de câncer do colo do útero em Marabá é relativamente alta, ano passado, de cerca de 10 mil exames realizados, mais de 450 apresentaram resultado positivo. O TFD (Tratamento Fora do Domicílio) envia mensalmente mais de 30 pessoas com câncer para Belém, sem em maior número de próstata e colo do útero.
Diante dessa situação, o melhor remédio é o exame preventivo. A campanha do PCCU está em todos os centros de saúde, inclusive fora do núcleo urbano, em postos de saúde ou através da Divisão de Atenção à Zona Rural. Quando mais cedo for descoberto, mais simples é o tratamento do câncer.
Devem fazer o exame toda mulher que tem ou já teve vida sexual ativa, em especial aquelas da faixa etária de 25 aos 59 anos. A iniciativa de fazer o exame deve partir da mulher, mas o parceiro deve incentivá-la para tal como prova de amor e respeito à companheira.
SURTO DE CONJUNTIVITE
Assim como os moradores da capital do Estado, a população de Marabá também padece com surto de conjuntivite. Trata-se de doença própria deste período climático, que ataca os olhos, deixando-os avermelhados, com ardência e sensação de corpo estranho. No caso de Marabá, ela pode ser viral ou bacteriana e pode ser transmitidas por contato. As conjuntivites virais são as que mais freqüentemente são causas de epidemias.
Para evitar a conjuntivite é necessário tomar alguns cuidados simples, como: lavar com freqüência o rosto e as mãos, por serem veículos de transmissão de microorganismos; aumentar a freqüência de troca de toalhas ou usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos; não compartilhar toalhas de rosto; trocar fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise; lavar as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas e, ao usá-los, não encostar o bico do frasco no olho.
A doença crise dura entre quatro e sete dias, mas em alguns casos chega a períodos bem maiores. Ao perdurar por mais de oito dias o infectado deve procurar um oftalmologista. Na Secretaria Municipal de Saúde, o plantão de atendimento está encaminhando as pessoas ao especialista quando a doença ultrapassa esse limite de recuperação natural. Geralmente esses pacientes são atendidos por último, porque depois deles o consultório e equipamentos devem ser desinfetados para não contaminar outras pessoas.
ALEITAMENTO MATERNO
No período de 21 a 24 de maio acontece no Hangar – Centro de Convenções e Feira da Amazônia – em Belém, o X Encontro Nacional de Aleitamento Materno, que terá como eixo “Um Norte para Promoção, Proteção e Apoio ao aleitamento Materno”. O evento também integra o I Encontro de Bancos de Leite Humano; e o II Encontro Mil Mães Amamentando.
São inúmeros os temas a serem abordados, dentre eles se destacam: Alimentação Complementar; Amamentação e a Atenção Básica; Amamentação e Planejamento Familiar; Amamentação e Programa Saúde da Família.
O evento tem apoio do Governo do Pará/Sespa, Governo Federal (ministério da Saúde e Fome Zero), universidades como UFPA e Unama, organizações não governamentais, Unicef, sindicatos e iniciativa privada.
PREVISÃO DO TEMPO
O site Climatempo prevê para o período de hoje a sábado (17) sol com algumas nuvens. Não chove. E, a partir do dia 18, sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. A temperatura deve subir para média de 36ºC nos próximos cinco dias.
Ao contrário, o canaldotempo.com prevê trovoadas esparsas para hoje e apenas tempo nublado a partir de amanhã. Ao analisar a umidade relativa do ar, verifica-se maior possibilidade de precipitação a partir da meia noite, quando esse índice aproxima-se de 100%.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1343

O Trabalho Continua
Marabá, segunda-feira, 12 de maio de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1343
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

10 ANOS DO FÓRUM TRABALHISTA EM MARABÁ
Durante a comemoração dos dez anos de instalação do Fórum do Trabalho em Marabá “Ari Brandão de Oliveira” e da 2ª Vara do trabalho, na sexta, dia 9, houve o lançamento do selo dos Correios em homenagem ao Fórum.
Na ocasião, o Assessor de Comunicação Social da Prefeitura, Agenor Garcia, recebeu em nome do prefeito Sebastião Miranda Filho, uma placa que o agraciava pelo valioso apoio do gestor nas ações realizadas nestes 10 anos. A programação do Fórum na semana de comemoração incluiu cursos, seminários, lançamento do selo e ação global realizada no Sesi, com audiências de conciliação, serviços para retirada de certidões de nascimento, identidade, divórcio e casamento comunitário.
DIVISA RECOMEÇA FISCALIZAÇÃO DA CARNE
O tempo necessário à adaptação dos açougues para voltar à compra da carne inspecionada encerra-se nesta segunda-feira, 12, a partir de agora, quem comercializar produto clandestino está sujeito à multa, apreensão da carne e interdição do ponto de venda. Uma reunião preliminar na manhã de hoje estabeleceu os critérios e locais do início da fiscalização pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo análise da própria Divisa junto ao Frigonorte, antes da intervenção judicial na fiscalização da carne bovina em Marabá, a maioria dos açougues comprava carne inspecionada. No entanto, sempre houve um percentual que insistia na venda de carne clandestina, com maior ênfase nas áreas de São Félix e Morada Nova.
A carne não inspecionada ainda existe devido a dois fatores: Matadouros clandestinos, que teimam em prosseguir suas atividades, embora proibidos pelo Tribunal de Justiça do Estado; e fazendeiros que abatem o gado nas propriedades, principalmente reses doentes e até mordidas de cobra, para evitar prejuízos. Muitos desses fazendeiros também são donos de açougues, daí a facilidade de inserção do produto contaminado no meio da carne sadia inspecionada, comprada no Frigonorte.
Abater gado na "folha", ou seja, dentro do mato, é prática corriqueira em Marabá. E agora, também para não pagar uma taxa de abate em local apropriado, esse sistema anti-higiênico ainda consegue driblar a fiscalização, abastecendo principalmente açougues da periferia. Para se ter uma idéia da quantidade de reses abatidas fora do Serviço de Inspeção Municipal, Marabá tem potencial para consumo de 200 bois/dia, mas o Frigonorte que chegou a abater mais de 150 animais/dia, logo no início da paralisação baixou para média de 30 abates/dia.

Segundo Neuder França, responsável pelo SIM na Secretaria Municipal de Agricultura, em quatro dias de abates no FrIgonorte semana passada, a média alcançou 166 animais/dia, com total de 666 reses. A inspeção condenou nesse curto período mais de 350 vísceras, com maior volume de rins e pulmões.
DIA DO ENFERMEIRO (A)
Hoje, 12 de maio, é comemorado o Dia Mundial do Enfermeiro. A data refere ao nascimento (12/05/1820) de Florence Nightingale, considerada marco da enfermagem moderna. Ela ganhou destaque ao participar da Guerra da Criméia (1853 a 1856) ao sul da Rússia. Em alusão à data, o Hospital Climec promove um ciclo de palestras na manhã desta segunda-feira.
A profissão de enfermeiro (a) tem origem milenar, data da época do Velho Testamento. Naquela época era considerada uma referência por cuidar, proteger e alimentar enfermos, convalescentes, idosos e deficientes. Por essas funções, até o século V, era mais exercida por religiosos, que a tinham como mais um sacerdócio. As mulheres, em especial às damas da sociedade, desprezavam esse tipo de trabalho, por elas considerado inferior.
No século XVI a enfermagem começa a ser vista como profissão institucionalizada. Agora, os formados em enfermagem, a exemplo dos médicos, ganharam título de doutor e além de exercerem as mesmas atividades de há séculos, também estão em cargos de chefia e administração de hospitais e clínicas.
AÇÃO CIDADANIA
No sábado, 10 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a pedido do Tribunal de Justiça Eleitoral (TRT 8ª Região), participou com outros órgãos públicos do projeto de cidadania "Justiça Solidária", no Sesi. A SMS contribuir com mais 400 atendimentos, incluindo consultas médicas, de enfermagem, procedimentos odontológicos e outros serviços.

O Justiça Solidária visa, em especial, serviços de cidadania como casamento, divórcio, correção e expedição de documentos (Carteira de Trabalho, Identidade, Certidão de Nascimento e outros) para a população carente. Também aconteceu momento de lazer com música e dança.
LUTA CONTRA OS MANICÔMIOS
Na sexta-feira, 16, a partir das 16h, na Praça Duque de Caxias, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) promove atividade alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que transcorre no domingo, 18 de maio. O objetivo é a exclusão dos doentes mentais dos manicômios e inseri-los no convívio social/familiar.
Segundo a gerente do CAPS II, Ângela Assunção, ainda existem muitos manicômios e abrigos particulares espalhados pelo Brasil. Essas casas são verdadeiras prisões, mantidas por interesse de terceiros, excluindo o doente mental de sua família e ao mesmo tempo criando a indústria da loucura, que tem como resultado o lucro financeiro dos proprietários desses abrigos.
A luta também objetiva conscientizar a população para que as pessoas com sofrimento mental sejam cada vez mais acolhidas, cuidadas e tratadas como sujeitos com direito de estar no convívio social, e receberem apoio especial para sua inclusão na sociedade, bem como sensibilizar o Estado e o governo a implantar e aprimorar sistemas substitutivos dos manicômios.
Programação – teatro corporal: O ontem e o hoje dos portadores de transtorno mental; exposição de trabalhos confeccionados pelos pacientes do CAPS II; exposição de painéis das atividades do CAPS II; apresentação de vídeos alusivos à saúde mental; apresentação do grupo Abadá Capoeira e grupo Dançando e Educando; e palestras ministradas pelos técnicos do CAPS II sobre o que é saúde mental.
FESTIVAL DE DANÇA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
O Departamento de Educação Física/Semed (DEF/Semed) organizando o 9º Festival de Dança das Escolas Municipais a ser realizado no dia 16 de maio, no Centro de Formação “Cine Marrocos”, a partir das 15h. O evento contará com a participação de 330 alunos de 22 escolas da rede pública.
O professor Ney Alves, do DEF/Semed, informou que o tema deste ano é “Cinema, Arte e Educação”. O tema foi escolhido devido à amplitude de coreografias possíveis com base em diversos filmes musicais.
A equipe do DEF composta por Aparecida Miranda, Ney Alves e Gentil Eduardo está trabalhando na programação a ser apresentada ao público. São convidadas escolas da rede particular para fazer uma apresentação especial durante o festival.
JEP’S EM RONDON DO PARÁ
O Departamento de Educação Física (DEF) está se preparando para levar 170 atletas para a versão dos Jogos Estudantis Paraenses (Jep’s) em Rondon do Pará, no período de 28 de maio a 1º junho.
Nestes jogos serão escolhidas as equipes que representarão os municípios da região sul e sudeste do Pará na versão que será realizada em Belém. Os jogos terão a participação de alunos da rede pública e particular de ensino.
KITS ESCOLARES NA ZONA RURAL
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia e uma equipe da Semed viajam hoje à Vila Itainópolis para fazer entrega de kit de uniformes e materiais escolares aos alunos da rede municipal daquela localidade. Amanhã se desloca para a região do Rio Preto para continuar a entrega dos kits.
CURSOS PARA BIBLIOTECÁRIAS
Começa hoje, 12 de maio, a oficina “Dinamização Cultural”, na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) e vai até dia 16. A oficina é uma realização da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e FCCM direcionada a bibliotecárias e auxiliares de bibliotecas. Será ministrada por Adriana Cruz e tem por objetivo estimular o exercício da leitura, usando o teatro de bonecos como instrumento.
A metodologia da oficina inclui o uso de livros infantis e narrativas transformando-as em dramaturgia para teatro de bonecos, decupando o texto para a construção e manipulação de bonecos. Trinta bibliotecários participam do curso. Também será realizado um treinamento “Noções de organização de acervo”, com a instrutora Josiane Melo (bibliotecária da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves).
O objetivo é fornecer subsídios básicos para a organização do acervo de uma biblioteca, assim como: registro das obras para controle do acervo e instruções para empréstimo de obras. O treinamento com duração de 36h será realizado através de aulas expositivas com data show e apostila e aulas práticas na biblioteca do município.
6ª EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS DE MARABÁ
Nos dias 7 e 8 de junho, será realizada a 6ª Exposição de Orquídeas de Marabá, na sede da FCCM. A abertura será às 9h e haverá exposição e venda de orquídeas de 9h às 21h nos dois dias do evento.
Às 15h do dia 8 de junho, o presidente da Fundação Casa da Cultura, Noé von Atzingen ministra o Curso de Cultivo de Orquídeas às pessoas que têm interesse em cuidar essa planta ornamental.
Na exposição haverá espécies cultivadas no Orquidário Margareth Mee, da Casa da Cultura e também de expositores que vêm de outras regiões do país, como Minas e São Paulo.
TEMPO E NÍVEL DO RIO
Segundo o Climatempo estão previstos 11 mm de chuva para esta segunda-feira, o que até já pode ter acontecido durante a madrugada. A partir de amanhã sol com algumas nuvens. Não chove. Temperatura máxima de 31ºC.
As fortes chuvas dos últimos dias fizeram o nível do Rio Tocantins elevar-se de 9,40 metros para 9,54 metros de sexta-feira, 9, para esta segunda-feira. A tendência é estabilizar e voltar a vazar nas próximas horas.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1342

O Trabalho Continua
Marabá, sexta-feira, 9 de maio de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1342
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

CARNE CLANDESTINA
Ainda não caiu a ficha dos proprietários de abatedouros clandestinos de Marabá, no que tange a decisão de 14/04/2008, do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), que proíbe o funcionamento de matadouros sem condições higiênico-sanitárias. Quando foi para proibir a inspeção e fiscalização da carne bovina, no final de setembro de 2007, uma liminar chegou imediatamente à Prefeitura e logo foi cumprida pelas secretarias de Agricultura e Saúde. Ao contrário, para fazer valer o direito da população, muita gente quer burlar a nova decisão judicial, insistindo em vender carne não inspecionada.
Segundo Neuder França, coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que tomou conhecimento da decisão da desembargadora Albanira Bemerguy através do Diário Oficial da Justiça, os abatedouros localizados do outro lado Rio Tocantins (Morada Nova) seguem desrespeitando a decisão da presidência do TJE.
Ainda segundo Neuder, alguns donos de açougues, que também são proprietários de fazendas, estão matando gado em suas propriedades. E, para burlar a fiscalização, compram um pouco de carne no Frigonorte, único matadouro com SIM, misturam com o produto clandestino e vendem ao consumidor.
FISCALIZAÇÃO COMEÇA NA SEGUNDA
O termômetro da fiscalização é a freqüência da compra e quantidade de carne adquirida pelos açougues no Frigonorte. Com esses dados é fácil comparar, pelas carcaças, a quantidade de carne em cada ponto de venda. Na segunda-feira, 12, a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria de Saúde recomeça a fiscalização da carne nos açougues.
Não há hora, nem dias determinados, o próprio SIM determina os açougues a serem fiscalizados. Os nomes de todos aqueles que estão burlando a inspeção já estão com a Divisa e serão os primeiros a sofrer as penalidades legais.
Caso seja encontrada carne clandestina misturada à carne inspecionada, todo o produto a venda no açougue será apreendido e incinerado.
AÇÃO GLOBAL
Neste sábado, 10 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a pedido da Justiça do trabalho, integra com outros órgãos públicos uma ação global de cidadania no Sesi. A SMS vai contribuir com médico, enfermeiros e auxiliares para oferecer consultas, vacinas, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e outros serviços.
O Exército Brasileiro vai disponibilizar pessoal de saúde, inclusive médico, o que deve resultar em três clínicos, segundo informações da Divisão Extra Muro, responsável pela coordenação das atividades da Secretaria de Saúde.
DIA DAS MÃES
Hoje (9) pela manhã a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) oferece um café, às 9h, para as mães internas no Lar São Vicente de Paulo, na Folha 6. Devido à idade avançada do pessoal daquele abrigo, essa comemoração é rápida e sem barulho.
Ontem, 8, o mesmo menu foi promovido no Assera Clube. Desta feita com a turma da melhor idade do Projeto Conviver, mantido pela Seasp. A manhã festiva, além do café às 9h, incluiu música ao vivo, sorteio de brindes e brincadeiras.
Doentes mentais – As mães portadoras de doenças mentais assistidas no CAPS II (Centro de Assistência Psicossoal) e seus familiares do sexo feminino também comemoram o Dia das Mães nesta sexta-feira com um chá às 16h30. A exemplo do Projeto Conviver, a festa do CAPS vai até as 18h e terá sorteio de brindes e momento de lazer.
CURSOS PARA BIBLIOTECÁRIAS
De 12 a 16 de maio será realizada a oficina “Dinaminazação Cultural”, na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM). A oficina é uma realização da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e FCCM direcionada a bibliotecárias e auxiliares de bibliotecas. Será ministrada por Adriana Cruz e tem por objetivo estimular o exercício da leitura, usando o teatro de bonecos como instrumento.
A metodologia da oficina inclui o uso de livros infantis e narrativas transformando-as em dramaturgia para teatro de bonecos, decupando o texto para a construção e manipulação de bonecos.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Casa da Cultura até dia 11 de maio. São 30 vagas. Maiores informações ligar 3322-2315/4176.
Também será realizado um treinamento “Noções de organização de acervo”, com a instrutora Josiane Melo (bibliotecária da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves).
O objetivo é fornecer subsídios básicos para a organização do acervo de uma biblioteca, assim como: registro das obras para controle do acervo e instruções para empréstimo de obras. O treinamento com duração de 36h será realizado através de aulas expositivas com data show e apostila e aulas práticas na biblioteca do município.
PIT TUR - ARTESANATO PARA MÃES
O Pit Tur, localizado no Coreto da Praça Duque de Caxias, Marabá Pioneira, dispõe de artesanatos com motivos especiais voltados para o Dia das Mães, como bordados e crochês. O Pit Tur fica aberto em horário comercial e também aos finais de semana.
No local, os turistas também podem adquirir souvenirs feitos com materiais da região, como ouriço, castanha, açaí, material reciclável para presentear amigos. Entre as peças disponíveis estão camisetas com motivos da cidade. O Pit Tur é coordenado pela equipe de artesãos da Associação Mãos e Artes em parceria com o Departamento de Turismo/PMM.
Ísis Mourão disse que o Detur fez parceria com o Sebrae para criar mecanismos que favoreçam a comercialização do artesanato. “O objetivo é ampliar a geração de emprego e renda para os artesãos de Marabá”.
6ª EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS DE MARABÁ
Nos dias 7 e 8 de junho, será realizada a 6ª Exposição de Orquídeas de Marabá, na sede da FCCM. A abertura será às 9h e haverá exposição e venda de orquídeas de 9h às 21h nos dois dias do evento.
Às 15h do dia 8 de junho, o presidente da Fundação Casa da Cultura, Noé von Atzingen ministra o Curso de Cultivo de Orquídeas
CAMPANHA FAIXA VIVA
A equipe do Departamento de Educação para o Trânsito/DMTU desenvolve a programação da Campanha Faixa Viva, que será realizada nos próximos dias, em diversos pontos da cidade.
Segundo Rosely Silva, chefe de divisão do DMTU, a campanha envolve agentes mirins e a nova mascote do órgão, “Dmtuzinho”. Os agentes mirins atuarão nas proximidades das escolas em que estudam, acompanhados por agentes de trânsito.
PREVISÃO DO TEMPO
A partir desta sexta-feira, 9, o volume de chuva diminui acentuadamente, segundo o site meteorológico Climatempo.com, devendo passar à média de 5 mm/dia até 13 de maio. Para os dias 14, 15 e 16 a previsão é sol o dia todo sem nuvens. Noite de tempo aberto, também sem nuvens. Nesses três dias a temperatura pode chegar a 37ºC.
Certo é que as fortes chuvas têm retardado a vazão das águas do Rio Tocantins, que estão a 9,40 metros, ou seja, ainda muito próximo do nível de alerta.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1341

O Trabalho Continua
Marabá, quarta-feira, 7 de maio de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1341
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

INAUGURAÇÃO DO INFOCENTRO
Hoje, 7 de maio, a governadora Ana Júlia Carepa inaugurou o Infocentro, ao lado do Centro Administrativo, em espaço cedido pela Prefeitura. A iniciativa faz parte do programa estadual Navega Pará que deverá interligar por internet de alta velocidade, a partir de cinco ações básicas, os principais órgãos administrativos do Estado, viabilizando ações como tele-educação, tele-negócios e inclusão digital.
Segundo a governadora Ana Júlia Carepa “Um povo não pode ser livre sem acesso à informação e à educação. É isto que estamos fazendo com o NAVEGAPARÁ: possibilitando o acesso à educação. Por isso, mais do que um projeto de inclusão digital, este é um programa de inclusão social”.
Esta parceria entre Estado e Município é importante para tornar a informática mais acessível à comunidade. O infocentro de Marabá é um dos que serão disponibilizados em 13 municípios, levando internet de alta velocidade para dois milhões de pessoas no interior.
CAMPANHA FAIXA VIVA
A equipe do Departamento de Educação para o Trânsito/DMTU desenvolve a programação da Campanha Faixa Viva, que será realizada nos próximos dias, em diversos pontos da cidade.
Segundo Rosely Silva, chefe de divisão do DMTU, a campanha envolve agentes mirins e a nova mascote do órgão, “Dmtuzinho”. Os agentes mirins atuarão nas proximidades das escolas em que estudam, acompanhados por agentes de trânsito.
ATIVIDADES DOS AGENTES MIRINS
Hoje, o projeto Agente Mirim conta com 40 crianças da rede pública do município. A garotada atua nos arredores das escolas orientando motoristas e pedestres sobre a importância do respeito à faixa de trânsito e também a ter outros cuidados para um trânsito.
O Projeto Agente de Trânsito Mirim - Anjos do Trânsito - realizou treinamento dos 40 alunos da rede pública, a fim de proporcionar a participação comunitária no exercício da cidadania, na prevenção de acidentes de trânsito.
A coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU Márcia Rosa disse que Agente de Trânsito Mirim é um projeto para formar multiplicadores da educação no trânsito integrados aos núcleos escolares aos quais pertencem os alunos.
Dez escolas participam do programa escolhidas pelo critério de circulação, ou seja, aquelas com maior movimentação em seu entorno. No total são quarenta agentes de trânsito mirins, quatro de cada escola.
Entre os objetivos do projeto está a conscientização de crianças e adolescentes quanto à importância do conhecimento das leis de trânsito e, de como elas ao serem transgredidas resultam em perdas materiais e físicas para a sociedade.
INSPEÇÃO DA CARNE REINICIA HOJE
Ao reiniciar na tarde desta quarta-feira (7) a inspeção da carne bovina no matadouro Frigonorte, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), por intermédio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) também dá inicio a outra batalha, fechar os abatedouros clandestinos de Marabá, inclusive àqueles que pleitearam na justiça o direito de abater reses sem que tivessem as condições higiênico-sanitárias adequadas às normas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Para o reinício das operações do SIM, logo mais às 17h, estão convidados o prefeito Tião Miranda, vereadores e secretários municipais. Na ocasião, a imprensa que também será bem-vinda, terá oportunidade de ver in loco os procedimentos de inspeção da carne bovina e obter maiores detalhes sobre esse serviço público de vital importância para a comunidade marabaense.
O Frigonorte está situado no km 8 da Rodovia Transamazônica, no sentido de São João do Araguaia. O matadouro passou por ampla reforma para servir ao SIM, mas algumas unidades ainda não haviam sido instaladas, como a câmara de refrigeração, necessária para armazenar carne e entregá-la já resfriada aos açougues, bem como manter um estoque preventivo para abastecimento em dias que não há matança.
NOS AÇOUGUES
Um tempo será dado aos açougues para o retorno da fiscalização pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), tanto para adaptação à volta da carne inspeciona como para zerar seus estoques de carne clandestina. Por isso, a fiscalização deverá começar somente na próxima semana. A partir de então, a carne adquirida fora do Frigonorte será confiscada e incinerada.
Conforme levantamento da Divisa junto ao Frigonorte, em setembro do ano passado, poucos açougues tentavam evadir-se da compra da carne inspecionada. A maioria desses pontos de venda de carne clandestina estava situada na área de São Félix e Morada Nova. “Quem vender carne clandestina será multado e, se insistir uma segunda vez, terá o estabelecimento fechado”.
Para que os abatedouros clandestinos voltem a vender carne para o mercado de Marabá terão de se adequar às exigências da Anvisa, no que tange a inspeção do produto por veterinário credenciado pelo município. A adequação consiste também nas condições higiênicas, compra de equipamentos (caldeira, câmara fria e outros). Ainda conforme a Divisa, os açougueiros que adquirem carne sem inspeção também estão sujeitos a doenças graves e mortais, como o botulismo, carbúnculo hemático e raiva, assim como outras doenças prejudiciais em longo prazo como a brucelose e tuberculose.
AÇÃO GLOBAL
Neste sábado, 10 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a pedido da Justiça do trabalho, integra com outros órgãos públicos uma ação global de cidadania no Sesi. A SMS vai contribuir com médico, enfermeiros e auxiliares para oferecer consultas, vacinas, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e outros serviços.
O Exército Brasileiro vai disponibilizar pessoal de saúde, inclusive médico, o que deve resultar em três clínicos, segundo informações da Divisão Extra Muro, responsável pela coordenação das atividades da Secretaria de Saúde.
SAÚDE MENTAL
No 16, entre 16 e 18h, na Praça Duque de Caxias, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) promove atividade alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que transcorre no domingo, 18 de maio. O objetivo é a exclusão dos doentes mentais dos manicômios e inseri-los no convívio social/familiar.
Segundo a gerente do CAPS II, Ângela Assunção, ainda existem muitos manicômios e abrigos particulares espalhados pelo Brasil. Essas casas são verdadeiras prisões, mantidas por interesse de terceiros, excluindo o doente mental de sua família e ao mesmo tempo criando a indústria da loucura, que tem como resultado o lucro financeiro dos proprietários desses abrigos.
A luta também objetiva conscientizar a população para que as pessoas com sofrimento mental sejam cada vez mais acolhidas, cuidadas e tratadas como sujeitos com direito de estar no convívio social, e receberem apoio especial para sua inclusão na sociedade, bem como sensibilizar o Estado e o governo a implantar e aprimorar sistemas substitutivos dos manicômios.
Programação – teatro corporal: O ontem e o hoje dos portadores de transtorno mental; exposição de trabalhos confeccionados pelos pacientes do CAPS II; exposição de painéis das atividades do CAPS II; apresentação de vídeos alusivos à saúde mental; apresentação do grupo Abadá Capoeira e grupo Dançando e Educando; e palestras ministradas pelos técnicos do CAPS II sobre o que é saúde mental.
DIA DAS MÃES
Na sexta-feira, 09, o CAPS II comemora o Dia das Mães com um chá às 16h30, exclusivo para sua clientela feminina, incluindo as famílias assistidas naquela unidade de saúde. Haverá sorteio de brindes e momento de lazer.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas