06 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1227

FEICIMA

A I Feira de Ciências do Município de Marabá (I FEICIMA) será realizada nos dias 13 e 14 de novembro, no Ginásio Poliesportivo de Marabá, localizado na Folha 16. Na ocasião serão apresentados 100 trabalhos de escolas do ensino fundamental e médio de Marabá. A abertura oficial do evento será dia 13, às 10h30.

Nilton Rios, da coordenação de ensino/Semed, disse que os trabalhos foram selecionados nas escolas públicas de ensino fundamental (6º ao 9º ano) e também nas escolas de ensino médio. Os trabalhos foram julgados em cada escola por uma comissão julgadora.

Os trabalhos apresentados na I Feicima serão avaliados de acordo com os seguintes aspectos: criatividade; relevância para a comunidade e adequação ao nível escolar e mental dos expositores. Todos os expositores serão contemplados com certificação e os melhores trabalhos representarão o município na Feira de Ciências do Pará (Feicipa). Conforme o resultado alcançado nessa fase, irão também para a Fenaceb (Feira Nacional de Ciências da Educação Básica), promovida pelo MEC.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que a experiência que o município teve ao sediar a Feicipa em 2006 serviu para revelar talentos que estavam guardados e mostrou que é possível fazer ciência através de pesquisas aqui nesta região. “Apresentamos um projeto ao governo federal e Marabá foi um dos quatro municípios contemplados para receber apoio financeiro do MEC para realização do evento. Esperamos que essa feira seja realizada a cada ano daqui para frente”. A programação é realizada pela Semed/PMM, Seduc/4ª URE com apoio do MEC e UFPA.

FARMÁCIAS DE PLANTÃO (24H)

A Divisa (Divisão de Vigilância Sanitária/SMS) informa às farmácias que atendem em Marabá no plantão 24 horas. São elas: Farmácia Cristo Rei, na Folha 28 (Nova Marabá); Drogaria São Félix, ao lado da Big Ben (Cidade Nova) e Drogaria Marabá, no núcleo Pioneiro.

As farmácias e drogarias alegam dificuldades de segurança para fazer atendimento 24 horas, principalmente nos bairros São Félix, Morada Nova e Liberdade.

CAMPANHA DO PCCU

No sábado, 10, tem início a campanha de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (PCCU) na zona urbana de Marabá, em todos os centros de saúde. A coleta de material prossegue na zona rural, através da Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro, que esta semana visita as comunidades de Macaco Careca, Josinópolis (dia 9), Capistrano de Abreu (dia 10) e Vila União, dia 11.

Para o chamado dia “D” (sábado), a Divisão de Educação em Saúde promove panfletagem em diversos pontos da cidade, na sexta-feira (9) para divulgação da campanha que se estende até dia 16 deste mês na área urbana e 25 de novembro na zona rural.

A divulgação acontece na área comercial e bancária da Marabá Pioneira e Nova Marabá, no Trevo da Transamazônica e no semáforo da Avenida Nagib Mutran, na Cidade Nova. O panfleto contém informações sobre câncer de mama e do útero, fatores de riscos, faixa etária em que as mulheres devem fazer os exames, dentre outras.

Também por ocasião do dia “D” serão oferecidos outros serviços além da coleta de material para exame do PCCU, como consultas médicas e palestras.

A intenção da Secretaria de Saúde é realizar 12 mil análises de PCCU este ano, devendo a zona rural contribuir com aproximadamente duas mil. No ano passado, a coleta de material foi realizada em 25 vilas e projetos de assentamento e rendeu 1.404 exames. Porém, este ano, deve render mais 50% em relação ao período anterior, porque o trabalho será executado em número maior de comunidades.

Além do atendimento referente ao PCCU, a equipe leva um odontólogo para fazer consultas, tratamento com flúor e extração dentária.

CONFERÊNCIA DE SAÚDE

A 7ª Conferência Municipal de Saúde, sob coordenação do Conselho Municipal de Saúde, deve realizar-se no período de 13 a 15 de dezembro. Para sua realização, conta com o apoio de vários segmentos, principalmente da saúde pública.

Sob o tema "Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento", a conferência de Marabá, que segundo os organizadores não causa nenhum contratempo o atraso de alguns meses, acontece no auditório “Eduardo Bezerra”, da Secretaria Municipal de Saúde. Estão previstos diversos palestrantes de renome, como promotores de justiça, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, médicos e outros.

Os subtemas também são bastante variados e atraentes: Financiamento da Saúde; Saúde da Mulher; Saúde do Trabalhador; Atenção Básica na Saúde Familiar; Controle Social, dentre outros, que carecem de maior empenho dos governantes nas três esferas de administração.

Quatro anos após a realização da 12ª Conferência Nacional de Saúde, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Poder Executivo convocam a 13ª Conferência Nacional de Saúde para 2007.

O tema foi aprovado na reunião ordinária do CNS, de fevereiro de 2007. E segundo o calendário inicialmente proposto por aquele conselho, o andamento das conferências municipais e da estadual, cujas sugestões aprovadas servem de base à Conferência Nacional, está muito atrasado no Pará. Veja a proposta federal: Etapa Municipal – 1º de abril a 5 de agosto; etapa Estadual – 15 de agosto a 15 de outubro; etapa Nacional – 14 a 18 de novembro, em Brasília-DF.

VIA EXPRESSA NORTE/SUL

Já está implimada (selante) a pista que em breve será asfaltada, passando pela rotatória da Folha 22 no sentido da rodoviária e pela rotatória da Verdes Mares, unindo-a à Transamazônica. Lá, um grande viaduto será construído quando a rodovia for duplicada. É a grande pista da via expressa que o prefeito Tião Miranda projetou para dar um novo sentido ao trânsito de Marabá e torna-lo mais dinâmico.

A ligação da avenida Silvino Santis, no Bairro da Santa Rosa, à rua das Mangueiras, segue em direção ao quartel general da 23ª Brigada de Selva até a rotatória da Folha 22. No sentido norte-sul, esta será a grande opção de trânsito sonhada pelos marabaenses, unindo as duas cidades, desafogando o trânsito, para permitir o fluxo Nova Marabá-Marabá Pioneira, por ocasião das obras de duplicação da Transamazônica.

A pista será iluminada, com sinalização horizontal e vertical, muda à paisagem da Nova Marabá, valoriza imóveis, abrindo perspectivas de expansão urbana em área nobre da cidade que certamente vai receber uma série de construções. Com isso a indústria da construção civil em Marabá fica aquecida, gerando postos de trabalho, renda e emprego.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas