02 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1198

SEM INSPEÇÃO A CARNE É CONDENADA

Durante todo o dia de hoje os técnicos da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa/SMS) estarão inutilizando carne bovina encontrada nos açougues de Marabá. O trabalho teve início pelos açougues da Liberdade, eixo da Antonio Vilhena e com abrangência à Folha 28 onde existe uma grande feira popular com vários açougues irregulares em funcionamento.

Quem estiver com carnes sem a certificação atestando sua qualidade que não têm o carimbo das autoridades sanitárias serão borrifadas com um produto químico que as inutilizarão para consumo humano.

A carne sem inspeção está sujeita a doenças graves e mortais, como o botulismo, carbúnculo hemático e raiva, e outras introduzidas no organismo humano como a brucelose e tuberculose doenças que se manifestam a curto e médio prazo.

CARNE CLANDESTINA DÁ PREJUÍZO

Roger Lobo, coordenador da área de alimentos da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), disse que de pouco valerá o mandado de segurança para funcionamento de matadouros clandestinos. Embora o abate esteja neles liberado, a fiscalização vai retirar dos açougues e incinerar toda a carne que não contiver o SIM (Selo de Inspeção Municipal).

O trabalho tem início com rigorosa fiscalização em seis açougues que compram e vendem carne sem inspeção e estão situados em bairros populosos da cidade. Os vigilantes fazem este trabalho com base na resolução da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – e tem o apoio do Ministério Público Estadual.

O Frigonorte é o matadouro autorizado para servir os açougues que receberão a carne por intermédio de empresa transportadora que também será inspecionada e cujos veículos (baús), deverão obedecer as recomendações das autoridade sanitárias. “Quem vender carne clandestina será multado e, se insistir uma segunda vez terá o estabelecimento fechado” afirma Roger Lobo.

Os abatedouros interessados vender carne para o mercado de Marabá terão de se adequar às condições exigidas pela Anvisa providenciando a inspeção do produto por veterinário credenciado pelo município. A adequação passa pela compra de equipamentos que são necessários, tais como a caldeira, câmara fria e outros.

Além da fiscalização e inutilização da carne nos pontos de venda, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) vai interpor recurso para derrubar a liminar concedida aos matadouros considerados clandestinos. Eles agem sob a alegação de que os munícipes terão falta de carne, alegação que a secretaria considera improcedente. O Frigonorte, matadouro autorizado com o SIM, ainda está aquém de sua capacidade produtiva de 200 reses/dia. Hoje a média diária é de 140 abates, exceto aos domingos.

SEMANA DO IDOSO

Na manhã desta segunda-feira, no auditório Eduardo Bezerra (Secretaria de Saúde) acontece a abertura da Semana do Idoso, que se estende até a próxima sexta-feira. As comemorações iniciam com palestra e exposição de materiais confeccionados pela turma da 3ª idade. Dentre os palestrantes, o destaque fica por conta da geriatra Márcia Zveiter, que abordará os cuidados à saúde do idoso. Também acontece apresentação de teatro de fantoches, com os bonecos confeccionados pelas próprias idosas.

Um painel de fotografias retrata as principais atividades do serviço de Atenção à Pessoa Idosa, denominado Projeto Conviver, sob coordenação da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), como forró, torneios esportivos, passeios, palestras e encontros educativos.

Noutra área da sala de recepção do auditório encontra-se uma pequena amostra de materiais confeccionados pelas idosas do Conviver. A exposição refere-se a atividades manuais como artesanatos, bordados, pintura em tecido, dobradura em papel e trabalhos mistos (pintura e crochê), que são vendidos na própria Seasp, com divisão do valor arrecadado entre as artesãs e compra de material.

Para amanhã, 25, está programado o Torneio da Melhor Idade, com diversas modalidades de competição (jogos de dominó, baralho, dança, corrida, natação e outras), durante o dia, na Chácara Recanto da Nascente (ex-chácara Botelho), de propriedade do vice-prefeito Ítalo Ipojucan.

No dia 26 acontece o intercâmbio entre os idosos de Marabá e os de Nova Ipixuna, naquele município. Cerca de 150 pessoas de Marabá, em três ônibus, vão até aquela cidade participar de uma confraternização na manhã daquele dia.

O 27 de setembro, considerado o Dia do Idoso é de São Vicente de Paula, acontece à chamada integração e socialização dos idosos do Conviver com os internos do Lar são Vicente de Paula, localizado na Folha 6. A festividade inicia com um lauto café da manhã, seguido de competições, jogos de mesa.

No encerramento, dia 28, pela manhã, acontece a 5ª Caminhada “Integrando a 3ª Idade”, nas ruas da Marabá Pioneira, com concentração na Praça Duque de Caxias, que também é ponto final do passeio, com recepção pela Banda do Exército. Em seguida os idosos deslocam-se até a Maçonaria daquele núcleo para uma festa dançante, à base de muito forró.

SAÚDE DO IDOSO

Durante o dia de lazer dos idosos, amanhã (25), na Chácara Recanto da Nascente, a Divisão Extra Muro da Secretaria de Saúde vai oferecer testes rápidos de glicemia e verificação de pressão arterial aqueles que julgarem necessário.

Aquela divisão atendeu recentemente os idosos da Seasp e do Lar são Vicente de Paula com uma ação de saúde mais completa, por isso, está apenas oferecendo exames preventivos, necessários à prática de esportes e adequação alimentar.

TORNEIO DO SERVIDOR INICIA AMANHÃ

Amanhã, 25, inicia o Torneio do Servidor, no campo da Associação dos Ferroviários de Marabá (Asfem), na Folha 17. os times da série A são: FCCM, Semed, HMM, Progem/Gabinete e Saúde, da série B são: Semma, Semad, CCZ, Obras e DMTU.

O primeiro jogo na terça-feira, 25, será às 19:30h com os times Semma x Semad e às 20:30h terá início o segundo jogo: CCZ x Obras. O Torneio continua na quinta-feira com os times Seagri x Semed, às 19:30h e HMM x Progem/Gabinete, a partir das 20:30h.

O coordenador de Desporto/Secdetur Itamar Chaves disse que os jogos serão realizados sempre às terças e quintas, até dia 28 de outubro, quando será a final e também a festa em comemoração ao Dia do Servidor.

O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira já contactou com o secretário de Administração Nilton Medeiros. Estão fazendo os preparativos para a realização da grande festa, com distribuição de troféus, medalhas e brindes, ao término do torneio.

FÓRUM DE TURISMO EM JACUNDÁ

Nos dias 25 e 26 de outubro, os coordenadores e secretários de turismo da região, reúnem-se na 2ª Assembléia do Fórum Regional de Turismo, em Jacundá.

A decisão foi tomada na primeira reunião do Fórum ocorrida em Marabá nos últimos dias. Ísis Mourão, coordenadora do Detur/PMM, disse que para os municípios que fazem parte da Rota do Minério estão disponíveis os cursos: “Qualificação de agentes multiplicadores de enfrentamento à exploração sexual”; “Qualificação de prestação de serviços turísticos”; “Interpretação do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural”.

Neste segundo Fórum serão discutidas as datas e o local de realização dos cursos disponíveis pela Paratur, no Programa de Qualificação Capacitação Profissional. São cursos técnicos e de formação básica.

Ísis explica que o Fórum de Turismo pretende despertar iniciativas de desenvolvimento do turismo nos vários setores já existentes. O turismo possibilita a inclusão dos segmentos transformando-os em agentes de desenvolvimento. “Dispomos de atrativos e precisamos buscar a regionalização para crescermos no setor”.

Para incentivo ao Turismo Regional é fundamental o envolvimento de todos os setores e também a distribuição de responsabilidades a cada município, para dar andamento do projeto. As ações conjuntas e integradas serão responsáveis pelo sucesso do trabalho.

TRÂNSITO NA PRAÇA

O Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) encerra amanhã (25) as comemorações relativas à Semana do Trânsito, com um evento na Praça de são Félix de Valois, a partir das 15h. Nesta ação, o DMTU conta com a participação de 50 alunos de 10 escolas municipais que farão diversas brincadeiras, gincana educativa e outros.

Uma “transitolândia”, miniatura do trânsito ideal, será montada na praça para demonstração de como deveria ser o trânsito nas cidades, reduzir conflitos, acidentes e mortes.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o site Climatempo, o clima desta semana que se inicia não será diferente da anterior: Sol com algumas nuvens. Não chove. A temperatura chega a máxima de 38ºC. A umidade relativa do ar pode chegar a 31% às 15h de segunda-feira.

O canaldotempo.com prevê dias com predominância de sol até 03 de outubro. Para hoje (24) está descartada a possibilidade de precipitação na parte diurna, mas há pequena chance (10%) de chover à noite.

O objetivo é evitar que a população consuma carne de má qualidade e que possa fazer mal ao organismo.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº1197

SEMANA DO TRÂNSITO

“A pressa é inimiga da perfeição”. O dito popular está diretamente relacionado com o trânsito, justamente porque grande parte dos acidentes é provocada pelo excesso de velocidade. Também é importante notar que a maioria desses desastres em Marabá acontece em pistas retas e bem conservadas, segundo dados do DMTU – Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano.

Pesquisa nacional mostra que ocorrem mais acidentes de trânsito nas cidades, mas são as ocorrências nas rodovias que causam mais estragos, maior número de vítimas porque, devido à alta velocidade, os impactos são mais violentos. No trecho urbano da Rodovia Transamazônica é onde mais acontecem acidentes com vítima fatais em Marabá.

É por isso que no decorrer desta semana, em todo o território nacional, os órgãos ligados ao trânsito fazem intensa campanha em prol da educação dos condutores de veículos automotores, com vista à prevenção de acidentes. Respeitar os sinais de trânsito, incluindo o limite de velocidade de cada pista, é de fundamental importância, porque esta é uma das regras mais desobedecidas deste país.

A educação no trânsito prossegue hoje (21) com a presença do Palhaço na Faixa, em frente ao INSS. Marabá, por incrível que pareça, está conseguindo um hábito de países evoluídos, ou seja, motoristas pararem na faixa para o pedestre atravessar a rua. Essa rotina também já provocou alguns acidentes, inclusive com vítimas fatais, porque o transeunte acredita que vai atravessar com segurança, mas é atropelado pelo condutor imprudente.

Na terça-feira, 25, o DMTU encerra a programação, a partir das 15h, com evento na Praça de São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, reunindo cerca 50 estudantes de 10 escolas municipais, que participarão de brincadeiras, teatro de fantoche e de uma transitolância, uma representação em miniatura do trânsito ideal.

SEAGRI VAI ARBORIZAR ESCOLAS

Começa nesta sexta-feira (21), Dia da Árvore, a arborização das escolas municipais de Marabá, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri). Hoje, o plantio acontece na Escola da Vila São José, no Km-7 da Transamazônica (Sentido Itupiranga).

Segundo o titular da Seagri, Rubens Borges Sampaio, foi solicitado a Secretaria Municipal de Educação a relação das escolas que têm espaço e carecem de arborização para que, até o final do mandato de Tião Miranda, todas estejam beneficiadas.

A intenção do secretário de Agricultura é trabalhar três ou quatro escolas por mês, utilizando mudas de essências florestais (ipê, mogno e outras) e frutíferas a exemplo da manga e caju, o que deverá amenizar o calor nos próximos anos, melhorando principalmente as áreas de recreação.

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) encerra sua campanha do Dia da Árvore, com replantio na Praça Menino Jesus, localizada na Folha 33. Aliás, toda a semana de atividades foi voltada para aquela comunidade, principalmente aos estudantes da Escola de Ensino Fundamental Silvino Santis.

A programação consistiu de teatro de fantoches (temas variados), oficina de reciclagem de papel e palestras sobre o aquecimento global.

TURISMO

A demanda de emendas parlamentares voltadas para o turismo no Pará foram encaminhadas à Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo. Ísis Mourão (coordenadora do Departamento de Turismo/PMM) disse que a informação foi dada pela presidente da Paratur Ann Pontes, em recente reunião feita em Marabá com representantes do Fórum Regional de Turismo.

Para Marabá, as emendas sugerem investimentos no valor R$ 120 mil para a implantação do Centro de Informações Turísticas e R$ 3 milhões para a implantação de um Centro de Convenções e Eventos no município.

Ísis explica que as propostas também tratam de verbas para implantação da sinalização indicativa dos atrativos turísticos em Marabá e da Reurbanização dessas áreas.

QUALIFICAÇÃO NA ÁREA TURÍSTICA

A Paratur anunciou cursos disponíveis aos municípios visando o Programa de Qualificação e Capacitação Profissional. São cursos técnicos e também de formação básica no setor turístico.

Para a Rota do Minério, está disponível o Curso de Qualificação de Agentes Multiplicadores para Enfrentamento à Exploração Sexual. A coordenadora do Detur/PMM, Ísis Mourão disse que os coordenadores de turismo dos municípios que fazem parte da rota, devem se reunir em breve para definir a localização do curso e as estratégias de divulgação. Os municípios da Rota do Minério são: Canaã dos Carajás, Parauapebas, Igarapé Mirim, Conceição do Araguaia, Itupiranga, Marabá e São João do Araguaia.

SÃO JOÃO NA ROTA DO MINÉRIO

A Paratur acatou a inserção do município de São João do Araguaia na Rota do Minério, o que representa um avanço para região, pois trata-se de mais um espaço turístico com belezas naturais a serem exploradas.

Francisco Araújo (assessor de turismo de Parauapebas e também coordenador da Rota de Minérios) deve encaminhar reunião com a participação dos demais coordenadores de Turismo da Rota do Minério, em breve, para tratar dos cursos a serem disponibilizados pela Paratur. Entre os cursos estão “Qualificação de prestação de serviços turísticos”; “Interpretação do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural”.

As datas para realização dos cursos serão discutidas pela assembléia do Fórum Regional de Turismo, a ser realizada em Jacundá, nos dias 25 e 26 de outubro.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº1196

MAIS UMA ESCOLA

Para atender necessidades da comunidade da Folha 35 e adjacências, de onde os alunos são obrigados a atravessar a Rodovia Transamazônica para estudar em escolas de ensino fundamental, o prefeito Tião Miranda, através do Decreto 285/2007-GP, declarou de utilidade público terreno de 3 mil metros quadrados para a construção de mais uma escola naquela área.

De acordo com o decreto em referência, datado de 17 de setembro, a desapropriação será feita em caráter de urgência, por via amigável ou judicial, estando a Procuradoria Geral do Município encarregada de promover as medidas necessárias à consecução do ato expropriatório; enquanto o levantamento topográfico da área e demais atos relativos à caracterização e localização do imóvel ficam sob responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento Urbano de Marabá.

EXPOSIÇÃO MARABÁ E SUAS LENDAS

A pinacoteca municipal Pedro Morbach, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá, apresenta a Exposição “Marabá e suas lendas”, no período de 28 de setembro a 1º de novembro, de 8h às 18h.

A abertura da exposição será dia 28, às 9h, no Salão de Exposições da FCCM. Conta com obras dos artistas Netinho da Princesa, Rildo Brasil, Rita Correa e Thaís Vivacqua.

O presidente da FCCM, Noé von Atzingen, explica que as lendas e as estórias constituem importantes expressões folclóricas. “Através delas, o povo narra fantásticos fatos e acontecimentos que despertam o interesse popular”.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DIRETORES

Amanhã, 21, a Semed realiza o curso de formação para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais. Os locais da formação são: Escola “Judith Gomes Leitão”, sob coordenação de Vera Froz; Biblioteca do Professor, coordenado Leia e Arley e Casa do Professor, sob coordenação de Conceição Silva. A formação será no horário de 8 às 12h e 14 às 18h.

A Semed oferece continuamente cursos de formação para profissionais da educação, em busca da melhoria do processo ensino-aprendizagem nas escolas do município.

VI TORNEIO DO SERVIDOR

O VI Torneio do Servidor Público, organizado pela Secretaria de Desporto e Turismo (Secdetur), tem início dia 25 de setembro, no campo da Asfem (Associação dos Ferroviários de Marabá). Os times que jogam na primeira rodada são: Semma x Semad, às 19:30h e CCZ x Obras, às 20:30h.

Dez equipes de jogadores de futebol, formadas por funcionários das secretarias municipais disputam na competição. Os times são Seagri e Cultura, Semed, HMM, Progem, Saúde, Semma, Semad, Obras, CCZ e DMTU.

A sexta edição do Torneio termina em 28 de setembro, dia do Servidor Público, a exemplo dos anos anteriores, na festa em homenagem ao servidor. Na ocasião serão distribuídos troféus e medalhas aos vencedores.

JOGOS ABERTOS DO PARÁ

Marabá vai sediar a terceira edição dos Jogos Abertos do Pará no período de 11 a 14 de outubro. Este ano conta com a disputa de futsal, handebol, voleibol, basquete, tênis de mesa e atletismo. O evento conta com patrocínio do Governo do Estado e Prefeitura de Marabá e está sendo organizado pela Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Seel) e Secretaria municipal de Desporto e Turismo (Secdetur).

Confirmaram participação nos jogos, os municípios de Breu Branco, Goianésia, Jacundá, Nova Ipixuna, Rondon do Pará, São Geraldo, São João do Araguaia, Tucuruí, Ulianópolis, Eldorado, Itupiranga, São Domingos e o município anfitrião, Marabá.

O coordenador de Desporto/Secdetur, Itamar Chaves, disse que este ano a competição deve apontar o melhor índice técnico, pois as equipes estão mais preparadas. “Os vencedores de cada categoria vão a Belém disputar a fase estadual, que dá direito aos campeões o direito de disputa a fase nacional, em cidade a ser definida”.

DEFENSORIA DA INFÂNCIA

Logo mais às 16h30 será inaugurado o Núcleo e Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), fruto de convênio entre a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) e Defensoria Pública do Estado.

Segundo Ronaldo Batista Chaves, titular da Seasp, doravante todos os encaminhamentos jurídicos relativos à infância e adolescência serão feitos diretamente daquela secretaria, o que irá facilitar processos relativos à adoção e tudo que estiver afeto ao Estatuto da Criança e do Adolescente, inclusive para aqueles menores em conflito com a lei e respectivas famílias.

A Defensoria Pública, sob o coordenação de Mayanna Silva de Sousa Queiroz, somará esforços com outros órgãos da Seasp ou a ela ligados, como o Conselho Tutelar, Sentinela/Colibri e Espaço de Acolhimento Provisório, que através de uma equipe multidisciplinar, formada de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos facilitarão as ações envolvendo crianças e adolescentes em risco social.

MATADOURO TERÁ DUAS INTERDIÇÕES

O matadouro Morada Nova, localizado às proximidades do núcleo habitacional de mesmo nome, deverá sofrer duas interdições, uma pelo Estado, através da Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Pará), e outra pela Seagri – Secretaria Municipal de Agricultura – em virtude de ter sido avisado da necessidade de adaptar-se às normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não ter se adequado no tempo hábil e continuar com matança para os açougues de São Félix e Morada Nova.

Francisco Gerardo, que ainda não teve o estabelecimento interditado, entrou na Justiça e ganhou liminar, dia 21 de agosto, para garantir o funcionamento do matadouro Morada Nova, alegando desconhecer quaisquer informações acerca das exigências da Anvisa. Acontece que, segundo o veterinário Neuder Wesley França da Silva, responsável pela inspeção de carne na Seagri, Gerardo participou de audiência no Ministério Público do Estado e assinou ata da reunião, comprometendo-se a adotar medidas saneadoras para adequação de seu abatedouro às normas de produção de carne bovina.

É interessante observar que carne e o leite e outros derivados in natura (couro, vísceras), produzidos na margem direita do Rio Tocantins, não deveriam ser vendidos na outra margem, em razão do controle da aftosa. Uma situação atípica para Marabá, que resultou em tratamento diferenciado para pecuaristas do mesmo município. No entanto, Neuder acredita que aos domingos, como não há abate no Frigonorte, único com o SIM – Selo de Inspeção Municipal –, gado abatido do outro lado do rio está sendo vendido principalmente no núcleo Nova Marabá.

A fiscalização de açougues está a cargo da Divisão de Vigilância Sanitária, que foi convidada pela Seagri a verificar essa situação conjuntamente. De acordo com Neuder, é fácil desmascarar o açougueiro que está burlando o esquema de inspeção, porque não havendo abate aos domingos, não existe carne fresca na segunda-feira. Além disso, o açougue é obrigado a apresentar documento da quantidade de carne e vísceras que adquiriu no Frigonorte.

TRANSPORTE INADEQUADO

Embora o abate de gado passe por inspeção no Frigonorte, que hoje abastece o município com cerca de 150 reses/dia, o transporte dessa carne até os pontos de vendas está deixando a desejar. Por isso, segundo Neuder Silva, os proprietários de caminhões baú foram convidados a fazer urgente adequação das carrocerias desses veículos e assim como os depósitos de vísceras, num prazo de 20 dias, tempo esse que deve terminar no início de outubro.

Ainda de acordo com Neuder, o Frigonorte comprometeu-se a concluir a instalação de câmara fria até o final do ano. A partir de então a matança será em quantidade maior, ficando estoque para abastecer o mercado de Marabá diuturnamente. Quando isso acontecer, a carne só poderá ser transportada em carrocerias com refrigeração.

TEMPO E TEMPERATURA

Para hoje (20) e os próximos 04 dias a previsão é de sol com algumas nuvens. Não chove, segundo o site Climatempo. A temperatura máxima pode chegar aos 37ºC; umidade relativa do ar também fica reduzida mais ou menos 38% entre 14h e 15 horas.

De acordo com o canaldotempo.com, hoje há predominância de sol em Marabá. A partir de amanhã o tempo estará parcialmente nublado. Não há possibilidade de chuva nesta quinta-feira.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº1195

CAMIONETE PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Ontem, 18 de setembro, a Comissão Municipal de Licitação adquiriu uma camionete Ranger, no valor de R$87.990,00 através do Pregão Eletrônico nº. 39/07, para a equipe da Vigilância Sanitária. A empresa vencedora do Pregão é a Fênix Automóveis.

O pregoeiro oficial do município, Fledinaldo Oliveira, disse que a camionete será utilizada para agilizar a fiscalização e as ações básicas da Divisão de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Está prevista a aquisição, através do Pregão Eletrônico nº. 45/07, de uma camionete para o Departamento de Ações Básicas/SMS, para utilização nas Ações de Saúde do Trabalhador. Para maiores informações ligar para a sede da CML, no fone (94) 3322-5272 ou no site www.comprasnet.com.

LICITAÇÃO PARA UNIFORMES ESCOLARES

Está em andamento o processo licitatório para a aquisição de 62.424 uniformes infantis e kits escolares do ensino básico, do 1º ao 5º ano. O kit conterá caneta, lápis preto e lápis de cor, apontador, régua, caderno tipo brochurão (96 folhas, com Hino de Marabá na contracapa) e mochila escolar. A licitação está em andamento e este material será adquirido com recursos próprios do município. Até sexta-feira estará pronto o edital, para a realização do Pregão nº. 43/07.

Dessa forma, a prefeitura de Marabá e Semed oferecem melhores condições de estudo aos alunos que pertencem à rede municipal de ensino. O uniforme terá impacto altamente positivo na vida das crianças, pois diminui as diferenças sociais, gera economia significativa para os pais e garante mais segurança para as próprias crianças, na medida em que permite que sejam identificadas facilmente.

Fledinaldo Oliveira, da CML, explica que muitas famílias não têm recursos financeiros para a aquisição do uniforme e material básico dos alunos, mas o kit que será ofertado é mais uma forma de melhorar o atendimento na rede pública de ensino.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que com a doação do uniforme e também do material escolar a cada aluno, a prefeitura de Marabá ajuda os pais para que a educação dos filhos não se torne um peso no orçamento doméstico.

MATERIAL PARA CASA DE PROFESSORES DA ZONA RURAL

A Semed solicitou a CML a realização de uma licitação para adquirir material de cantina e permanente para as Casas de Professores da zona rural (alojamentos), como liquidificadores e camas. O objetivo é estruturar os espaços de forma mais confortável aos professores que precisam ficar em alojamentos. O edital estará disponível na próxima semana. Maiores informações ligar para a sede da CML, no fone (94) 3322-5272, falar com Fledinaldo.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Dia 21 de setembro, a Semed realiza o curso de formação para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais. Os locais da formação são: Escola “Judith Gomes Leitão”, sob coordenação de Vera Froz; Biblioteca do Professor, coordenado Leia e Arley e Casa do Professor, sob coordenação de Conceição Silva. A formação será no horário de 8 às 12h e 14 às 18h.

A Semed oferece continuamente cursos de formação para profissionais da educação, em busca da melhoria do processo ensino-aprendizagem.

SECRETÁRIO FAZ PRESTAÇÃO DE CONTAS

A partir das 14h desta quinta-feira (19) o secretário de Saúde Pedro Corrêa Lima estará no Conselho Municipal de Saúde onde fará prestação de contas referente ao 1º trimestre deste ano. Várias são as atividades a destacar, visto que o manancial de informações é bem eclético, com dados consolidados dos diversos departamentos da Secretaria de Saúde.

A partir desses consolidados é possível saber quantos óbitos, nascidos vivos, as principais doenças e outras informações relevantes da saúde do município. No decorrer do período em referência, ocorreram 1.087 partos com nascidos vivos, uma média de 362 nascimentos/mês. Não houve óbito materno, embora tenham ocorrido 07 mortes fetais e 05 de prematuros.

Ainda sobre o relatório, chamam a atenção os números do TFD (Tratamento Fora do Domicílio). Foi investida média mensal de R$ 41.789,00, sendo R$ 24,9 mil provenientes do Ministério da Saúde e R$ 16,8 mil de recursos próprios do município, o que resultou em R$ 125.367,00 naquele período. Um total de 379 pacientes encaminhados gerou 1083 passagens (aéreas e terrestres) e pagamento de ajuda de custo de R$ 40.446,00 nos três meses.

DEFENSORIA DA INFÂNCIA

Está prevista para 16h30 de amanhã a inauguração das atividades da Defensoria Pública da Infância e da Juventude na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp).

Segundo Ronaldo Batista Chaves, titular da Seasp, doravante todos os encaminhamentos jurídicos relativos à infância e adolescência serão feitos diretamente daquela secretaria, o que irá facilitar processos relativos à adoção e tudo que estiver afeto ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

CARNE CLANDESTINA

A venda de carne bovina não inspecionada em São Félix e Morada Nova, oriunda de matadouros clandestinos, está na mira da Divisa – Divisão de Vigilância Sanitária. Uma fiscalização rigorosa deve acontecer ainda esta semana para coibir desse produto, mesmo tendo um dos dois matadouros conseguido liminar na Justiça para funcionar.

Segundo Daniel Soares, coordenador da Divisa, Marabá dispõe apenas de dois matadouros autorizados, com carne inspecionada: O Frigonorte, com inspeção municipal; e o Frigorífico Bertim, com inspeção federal, mas que não vende carne em pequenas quantidades, visto que seu interesse é a exportação.

Desde o mês de julho, depois de intensa peleja judicial, a carne bovina para consumo em Marabá voltou a ser inspecionada, mas alguns açougues, devido o menor preço, insistem na compra e venda de produto sem procedência.

VENDA DE AÇAÍ SERÁ FISCALIZADA

Também está previsto, ainda para esta semana, o início da fiscalização dos batedores de açaí de Marabá, apenas no sentido de orientá-los quanto a medidas profiláticas para evitar possíveis contaminações pelo microorganismo (protozoário) da doença de chagas.

Segundo o coordenador da área de alimentos da Divisa, Roger Lobo, basicamente os processadores deverão acrescer á água do molho dos caroços de açaí uma solução de hipoclorito, à base de 4% (2 gotas por litro), durante 15 a 30 minutos, depois lavar o produto para retirar o resíduo químico e bater. Não deve ser usada água sanitária. Esta pode conter outros produtos não recomendáveis à saúde.

A orientação será estendida à população, que deve congelar o produto por um bom período, depois liquidificá-lo para uso. A baixa temperatura também mata os microorganismos que têm o besouro “barbeiro” como hospedeiro.

Ainda de acordo com Roger, a contaminação do açaí pode acontecer através das fezes do besouro, que costuma pousar nos açaizeiros ou quando o próprio inseto é moído com o açaí. Essa segunda situação acontece porque o besouro tem cor escura, semelhante a do fruto, tornando-o difícil de ser visualizado.

TEMPO E TEMPERATURA

Hoje o sol predomina em Marabá, mas a temperatura ficará mais baixa, segundo o canaldotempo.com. A partir de amanhã o tempo será parcialmente nublado. A umidade do ar (UR) também está bem melhor, baixando no máximo a 50%. Temperatura máxima de 35ºC (sensação térmica de 40ºC) entre as 14 e 15 horas. Pouquíssima chance (10%) de chuva.

O site Climatempo prevê sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite desta quarta-feira, 19 de setembro. De amanhã a domingo (23) sol com algumas nuvens. Não chove. Esse canal também prevê aumento na UR no decorrer deste dia, mas amanhã deve baixar novamente no horário crítico para menos de 40%.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº1194

HIDRELÉTRICA DE MARABÁ

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura recebeu convite do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) para participar de reuniões públicas sobre o licenciamento ambiental do projeto de aproveitamento hidrelétrico de Marabá.

As reuniões acontecem nos dias 24, 25 e 27 deste mês e têm como objetivo saber as preocupações da população sobre os possíveis impactos advindo da instalação do empreendimento. O resultado da discussão deverá compor o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da Usina Hidrelétrica, no Rio Tocantins.

O primeiro evento acontece em Marabá, às 19h00 do dia 24, no Ginásio Poliesportivo da Folha 16; Depois terá como sede o município de Araguatins, no Estado do Tocantins; e o último em São Pedro da Água Branca, no Maranhão.

SEMANA DO TRÂNSITO

De olho no jovem, hoje (18) até dia 25 o Brasil se volta à Campanha Nacional de Educação no Trânsito e Prevenção de Acidentes. Os jovens são maioria das vítimas fatais, assim como são aqueles que mais provocam acidentes no país.

Em Marabá não é diferente: das 40 vítimas fatais do trânsito no primeiro semestre deste ano, segundo o Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), 49,5% delas estavam na faixa etária de 18 a 30 anos. Proporcionalmente, o maior número de acidentes (23%) envolve condutores entre 2 e 5 anos de habilitação. Os mais antigos, entre 6 e 15 de CNH, participaram de 28% dos 346 acidentes contabilizados no mesmo período.

Sendo constante o perigo de acidentes, assim como o risco de morte, é necessário que as pessoas sejam educadas para o trânsito, não só os condutores de veículos automotores como os pedestres. E, para que a educação seja eficiente ela deve ser iniciada na infância, sendo a escola o meio mais indicado para ensinar o devido comportamento no trânsito.

Todos os anos o DMTU faz campanhas de educação junto aos pedestres e motoristas na Semana do Trânsito, assim como distribui material informativo e realiza eventos sobre o assunto, porém a falta de atenção dos atores do trânsito para com esses reclames não tem correspondido, resultando no aumento de acidentes.

Hoje, 18, o DMTU realiza blitze educativas nos principais pontos da cidade.

URBANIZAÇÃO DO BAIRRO FRANCISCO COELHO

Os moradores do bairro Francisco Coelho vão ganhar da prefeitura de Marabá um projeto de Urbanização e Saneamento da área. O projeto faz parte da parceria com Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Ministério das Cidades.

O projeto foi analisado pelo Conselho Gestor do Plano Diretor, conforme determina a Lei nº. 17.213/06, que institui o Plano Diretor Participativo do município de Marabá. Em seguida, o relatório foi discutido e aprovado por unanimidade pelos Conselheiros.

O objetivo é implantar o sistema de saneamento básico e da urbanização que vai beneficiar mais de 100 moradores do bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco). A execução do projeto será feita com verbas do governo municipal, Federal (repasse do Ministério das Cidades, através da Caixa Econômica Federal) e Estadual. A prefeitura de Marabá compromete-se a fazer a regularização fundiária no bairro.

REUNIÃO DO FÓRUM DE TURISMO

Hoje, 18 de setembro, os representantes do Fórum Permanente de Turismo do Araguaia-Tocantins estão reunidos em assembléia com a presidente da Paratur Ann Pontes, no auditório do Itacaiúnas Hotel.

Ann Pontes apresenta-se, pela primeira vez, oficialmente em Marabá como presidente da Paratur. Durante a assembléia, a presidente apresenta o Programa de Qualificação Profissional, coordenado pelo Núcleo de Registro e Qualidade da Paratur.

A coordenadora do Detur, Ísis Mourão, disse que a assembléia está sendo bastante produtiva. “Ann Pontes falou sobre as emendas propostas para facilitar os investimento no turismo da região”.

TEMPO E TEMPERATURA

Tempo nublado com abertura de sol à tarde, segundo o site climatempo.com. Ainda não existe previsão de chuva para período de 18 a 22 de setembro. A temperatura melhorou, chegando a máxima a 37ºC; umidade relativa do ar também ficou melhor, mas ainda pode baixar a 42% na tarde desta terça-feira.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº1193

ENCERRAMENTO DO CENSO ESCOLAR

O Departamento de Planejamento e Elaboração de Projetos (DEPEP/Semed) está concluindo o envio ao MEC dos dados estatísticos das escolas da zona urbana e rural de Marabá. O prazo foi estendido até dia 30 de setembro. Os dados fazem parte do censo escolar 2007.

Todos os dados estatísticos da zona urbana e rural de Marabá estão sendo compilados na sala de informática da Semed, que contratou 18 técnicos em informática para trabalhar durante dois meses na digitação e envio de dados das escolas municipais.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia disse que o Censo Escolar é muito importante para que a Semed tenha parâmetros das prioridades na educação e conheça o perfil das escolas e dos alunos. A partir daí é possível traçar metas que busquem cada vez mais melhorar a educação no município.

O censo escolar é muito importante para os municípios. O município que não enviar o censo escolar em tempo hábil ao MEC, perde verbas específicas da alimentação escolar, construção de escolas, cursos para professores entre outras.

EQUIPAMENTOS DE HEMOTERAPIA

Em recente reunião da CIB (Comissão Intergestora Bipartite), ocorrida em Belém, o secretário de Saúde de Marabá, Pedro Corrêa Lima, conseguiu a homologação de recurso para mais quatro máquinas de hemoterapia destinadas a Clínica de Doenças Renais. O processo relativo ao custeio dos equipamentos, equivalente a R$ 54 mil, foi enviado à homologação da Comissão Intergestora Tripartite, do Ministério da Saúde.

A adição de novos equipamentos hemodiálise é necessária em virtude do aumento de pacientes renais crônicos de Marabá e municípios próximos.

Outros três assuntos da pauta de Pedro Corrêa aguardam agendamento pelo secretário adjunto de Saúde da Sespa, Paulo de Tarso, para serem discutidos e possivelmente liberados brevemente. Trata-se de uma ambulância para atendimento na zona rural; aumento dos repasses das AIH (Autorização de Internação Hospitalar) e convênio de custeio do Hospital Materno Infantil.

Segundo Pedro Corrêa, o município tem 1.307 AIH/mês, com custo médio em 2006 de R$ 359,33 cada, mas o valor do repasse governamental foi somente de R$ 258,92, no ano passado, o que equivale a um prejuízo de R$ 131.235,57 mensal.

SEMANA DO TRÂNSITO

Sob o tema 'O Jovem e o Trânsito' começa amanhã (18) e se estende até dia 25 a Semana Nacional de Trânsito, cujas ações terão como principal objetivo chamar a atenção de condutores de veículos automotivos e pedestres para a prevenção de acidentes de trânsito. Em Marabá o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) vai deslanchar uma programação educativa através de blitze, palestras torneio esportivo.

Para amanhã estão previstas blitze nos principais pontos da cidade; dia 21, acontece a apresentação Palhaço na Praça; em 22 de setembro, torneio esportivo; e encerrando a série de ações, dia 25 acontece um evento na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira.

No primeiro semestre deste ano o DMTU registrou 346 acidentes de trânsito, um crescimento de 54,46% em relação ao mesmo período do ano passado. Essas tragédias resultaram em exatas 40 mortes, também com significativo aumento (33,33%) comparado a 2006.

Ainda de acordo com o DMTU, Marabá tem cerca de 36 mil veículos emplacados no município, mas estima-se uma frota de 45 mil, diante da grande quantidade de carros e motos registrados noutros estados e municípios, além daqueles que estão apenas em circulação por aqui. O número de carros de veículos cresce a cada ano, mas as vias de acesso aos principais núcleos da cidade são as mesmas do século passado.

Essa maior quantidade de automóveis e motos aliada à falta de sinalização e a imprudência dos condutores contribui para o desenfreado aumento de acidentes de trânsito.

Em termos de Brasil, o estudo "Morte no Trânsito: Tragédia Rodoviária", realizado pelo SOS Estradas, traz revelações surpreendentes. Todos os dias ocorrem, pelo menos, 723 acidentes nas rodovias pavimentadas brasileiras, provocando a morte de 35 e deixando 417 feridos, dos quais 30 morrem em decorrência do acidente. O que significa mais de 23 mil vítimas fatais por ano.

A maior parte das mortes no trânsito ocorre nas rodovias e não nas vias urbanas. Embora, em número menor, os acidentes nas estradas são muito violentos, provocando mais mortes e ferimentos graves.

Na avaliação do estudo, a melhoria das condições das rodovias não significa redução dos acidentes, pois 90% deles são provocados por falha humana. Na avaliação do Coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Alberto Rizzotto, é preciso aplicar rigorosamente a lei. "Não temos uma indústria de multas, mas uma fábrica de motoristas infratores, cuja produção está aumentando, estimulada pela impunidade”.

AÇÕES DE SAÚDE

Pelo menos duas ações de saúde aconteceram semana passada. A primeiras delas destinada às comunidades Jardim União, Bela Vista e Km 2 da Transamazônica, sentido Itupiranga. A segunda ação desencadeou-se no sábado, 15, na Vila Espírito Santo.

As duas atividades, comandadas pela Divisão Extra Muro da Secretaria Municipal de Saúde, renderam 2.690 atendimentos, compreendendo consultas médicas, de enfermagem, procedimentos odontológicos, teste de glicemia, verificação de pressão arterial e outros.

PRESIDENTE DA PARATUR EM MARABÁ

Hoje, 17, a presidente da Paratur Anne Pontes chega a Marabá, para a assembléia do Fórum Permanente de Turismo do Araguaia Tocantins. A assembléia conta com a participação de membros da diretoria do Fórum, autoridades convidadas e empresários do setor.

Anne Pontes vem pela primeira vez ao município de Marabá, desde que assumiu o órgão paraense de turismo. A presidente vai apresentar o Programa de Qualificação Profissional através do Núcleo de registro e Qualidade da Paratur.

A coordenadora do Departamento de Turismo, Ísis Mourão, disse que Anne Pontes vai tratar da importância e das competências do Fórum dentro do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) no Ministério do Turismo, como órgão propulsor das ações no desenvolvimento do turismo regional.

O Secretário de Administração Nilton Medeiros e a Coordenadora do Detur, Isis Mourão, são os anfitriões que recepcionam a presidente Anne que chegará, ás 15h desta segunda-feira.

Para marcar entrevista coletiva, os órgãos de imprensa devem entrar em contato com Isis Mourão pelo fone (94)9142-8050.

ESPECIALIZAÇÃO DE COMBATE À INCÊNDIO

Hoje, 17 de setembro, será realizada a Cerimônia Militar da Aula Inaugural do Curso de Especialização Operacional de Combate à Incêndio Florestal na Amazônia (CCIFA), no auditório da UFPA, às 9h.

Na ocasião, o coordenador da Defesa Civil/Marabá, Francisco Ribeiro Alves, participou da cerimônia, representando o prefeito de Marabá, Sebastião Miranda. “É muito bom que este curso venha para Marabá. Será de grande importância para agilizar o combate às queimadas em nossas florestas”.

DIA DA ÁRVORE

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) dá início nesta segunda-feira (17) a uma semana de atividades relativas ao Dia da Árvore, a ser comemorado na sexta-feira, 21 de setembro. As ações têm como palco a comunidade da Folha 33, mas especificamente na Escola Silvino Santis e imediações da Praça Menino Jesus.

A programação que iniciou às 8:30h, consiste de palestras, teatro de fantoches, distribuição de material educativo, murais e plantio de mudas. A intenção dos coordenadores das atividades ambientes é fazer um amplo replantio na Praça Menino Jesus, que foi inaugurada no início deste ano, mas que teve a vegetação praticamente eliminada pela seca e também através do vandalismo.

Este ano não haverá a costumeira doação de plantas, porque segundo a coordenadora da Divisão de Educação Ambiental da Semma, Maria Geovana, a maioria das pessoas que recebe as mudas não as planta ou não cuida para elas se desenvolvam. Por isso, doravante, serão escolhidos locais para fazer as arborizações, necessárias a melhoria do calor na cidade.

Programação

17/09

Local: Escola Municipal “Silvino Santis” (Folha 33)

Palestra: Aquecimento Global;

Horário: das 10:00 às 11:00h.

Local: Praça Menino Jesus (Folha 33); Apresentação de teatro de fantoches; Horário: das 10:00 às 11:00h

Local: Escola Municipal “Silvino Santis” (Folha 33)

Palestra: Arborização Urbana; Horário: das 16:00 às 17:00h

Local: Praça Menino Jesus Folha 33; Apresentação de teatro de fantoches; Horário: das 16:00 às 17:00h

18/09
Local: Escola Municipal “Silvino Santis”

Palestra: Arborização Urbana; Horário: das 10 às 11h;

Apresentação de teatro de fantoches; Horário: 11:00 às 11:30h.

Palestra: Aquecimento Global- Horário: 16 às 17h; Apresentação de teatro de fantoches- Horário: 17:00 às 17:30h

19/09

Local: Escola Municipal “Silvino Santis”

Oficina de Reciclagem de papel - Horário: 8:00 às 11:30h e de 14:00 às 17h.

20/09

Local: Escola Municipal “Silvino Santis”

Oficina de Reciclagem de papel - Horário: 8:00 às 11:30h.
e de 14:00 às 17:00h

21/09

Local: Escola Municipal “Silvino Santis”;

Plantio de Árvores - Horário: das 8:00 às 11:30h.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o site Climatempo.com, Marabá continua com ar seco (umidade do ar 33%, às 15h), sol forte e tempo firme. Temperaturas muito elevadas (até 39ºC). E não chove nos próximos cinco dias.

De acordo com o canaldotempo.com, hoje (17) há predominância de sol em Marabá. A partir de amanhã os dias serão parcialmente nublados. O índice de raios ultravioleta, aqueles prejudiciais à saúde, chega ao extremo.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº1192

COPA MARABÁ

O secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira reúne-se com representantes das 16 equipes que vão participar da Copa Marabá de Futsal, hoje, 14 de setembro, às 19h. os times convocados são: Velox, Folha 16, Força Nova A, Força Nova B, Sociedade, Tiradentes, Monte Castelo, Caldeirão, Fla-Ponte, Modelo, Tigres, Laranjeiras, D’Paschoal, Bangu, Sulpará e Cidade Nova.

ESPECIALIZAÇÃO DE COMBATE À INCÊNDIO

Na segunda-feira, 17 de setembro, será realizada a abertura da Cerimônia Militar de Aula Inaugural do Curso de Especialização Operacional de Combate à Incêndio Florestal na Amazônia (CCIFA), no auditório da UFPA, às 9h.

O coordenador da Defesa Civil/Marabá, Francisco Ribeiro Alves, participará da cerimônia militar. “É muito bom que este curso venha para Marabá. Será de grande importância para agilizar o combate às queimadas em nossas florestas”.

SONDAGEM PARA CONSTRUÇÃO DA ORLA DO ITACAIÚNAS

O coordenador da Seplan, Sebastião Almeida, informa que já está concluído o relatório de sondagem de solo para o projeto de construção da orla do Itacaiúnas, como parte do projeto de urbanização, infraestrutura, saneamento e habitação do bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco). O relatório foi enviado ao professor Andrade Rayol (UFPA), que participa da equipe de estudos do Plano Diretor de Marabá.

A construção da orla é um projeto que atende ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal em parceria com o Governo Estadual. O PAC engloba um conjunto de políticas econômicas, planejadas para os próximos quatro anos, e que tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil, prevendo investimentos totais de 503 bilhões de reais até 2010, sendo uma de suas prioridades a infra-estrutura, como portos e rodovias.

Na sondagem do Itacaiúnas, os resultados encontrados registram a posição do lençol freático, os índices obtidos a partir dos ensaios de penetração dinâmica, o processo de perfuração utilizado a cada metro, a indicação da compacidade (areias) ou da consistência (argilas) e a classificação dos solos constituintes de cada camada. O relatório é assinado por Jocélio Cabral de Mendonça (Engenheiro Civil, M.Sc. Geotecnia).

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº1191

ESCOLA ATIVA

Nos dias 25 e 26 de setembro realiza-se na Biblioteca do Professor, um curso de formação para 44 professores da zona rural de Marabá, sob a coordenação da professora Áurea.

A coordenadora da Biblioteca do Professor, Elaine Pacheco, disse que o curso tem por objetivo levar conhecimentos sobre formas diferenciadas de ensino.

A Escola Ativa é um programa do MEC, que se caracteriza como uma nova maneira de conduzir o ensino-aprendizagem. É oferecido material didático especial, de caráter modular; os alunos podem concluir de acordo com seu ritmo próprio; trabalham em grupo e são estimulados a participar da gestão da escola.

BIBLIOTECA DO PROFESSOR

Durante o mês de setembro, a Biblioteca do Professor dispõe de uma série de murais informativos com as comemorações do mês, como Dia da Árvore e Semana Nacional do Trânsito.

A coordenadora da Biblioteca, Elaine Pacheco, informou que mensalmente cerca de 320 professores e 500 alunos passam por aquele espaço, para pesquisar e conhecer a área de estudo. “Na Semana Nacional do Trânsito vamos distribuir material educativo a todos que passarem por aqui, para que as pessoas sejam orientadas para um trânsito seguro.”

SERRA DAS ANDORINHAS EM CHAMAS

O presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Noé von Atzingen e um grupo de pesquisadores da Fundação estiveram esta semana no Parque Estadual Serra das Andorinhas, onde constataram muitos focos de queimadas.

Noé disse que o fogo toma conta do Parque e que a paisagem é de tristeza, desolação e muito calor. “As nascentes estão secas, pois os invasores do Parque derrubam e queimam a vegetação ciliar. Grande parte da vegetação de cerrado está queimada, boa parte da restrita vegetação de galeria que protegem as nascentes, também”.

Muitas carcaças de animais silvestres queimados são encontradas ao longo da Serra das Andorinhas. “Notamos que as cercas avançam dentro do Parque. Há criação de gado e novas invasões”, explica Noé.

O Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas é uma das mais importantes áreas de preservação da biodiversidade amazônica, criado em 25 de julho de 1996, pela Lei 5.982. As queimadas estragam a área.

DANOS À MAIOR CAVERNA DA SERRA DAS ANDORINHAS

Na excursão de estudos espelológicos realizada esta semana na Serra das Andorinhas, o Grupo Espeleológico de Marabá (GEM) constatou que o fogo e a fumaça causaram irreparáveis prejuízos à fauna da maior caverna do Pará.

O presidente da FCCM, Noé von Atzingen explica que ali havia a maior colônia de morcego Pteronotus Parnellii encontrada na região. “Boa parte dos morcegos estão mortos pelo chão e o restante simplesmente desapareceu. Os morcegos levavam material orgânico para a caverna e assim mantinham a rica diversidade biológica em seu interior. Agora morreu toda a fauna associada ao guano (excrementos das aves e morcegos quando estes se acumulam. Pode ser usado como um excelente fertilizante devido aos seus altos níveis de nitrogênio) produzido por eles”.

SEDE DO PARQUE SERRA DOS MARTÍRIOS/ANDORINHAS

A Sectam (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente) inaugurou recentemente a sede do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia. A Professora Euzi Silva foi empossada como sua primeira diretora.

Noé explica que a ação da Sectam já é um avanço. “Mas não só as entidades ligadas à questão ambiental, mas a sociedade regional aguardam ansiosamente que a Sectam tome as providências necessárias para resolver estes graves problemas”.

As entidades abaixo estão à disposição para apoiar no que for necessário para minimizar este quadro de devastação no Parque:

FCCM -Fundação Casa da Cultura de Marabá

GEM - Grupo Espeleológico de Marabá

SOM - Sociedade dos Orquidófilos de Marabá

NAM- Núcleo de Arqueologia e Etnologia de Marabá

NEPAM - Núcleo de Educação Ambiental e Patrimonial de Marabá

FZB - Fundação Zoobotânica de Marabá

SEASP ENVIA PROJETOS SOCIAIS AO MDS

Um dos gargalos para a maioria das prefeituras no Norte e Nordeste brasileiro conseguirem recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é a falta de projetos que justifiquem suas necessidades. Geralmente não são poucas, diante de uma sociedade carente, mas essas administrações não dão conta de elaborar os pedidos, ficando o dinheiro sem nenhuma função naquela pasta.

Segundo o próprio ministério, recurso existe, e muito, falta apenas os municípios apresentarem onde gastá-lo. Por isso, para aplicar ainda este ano, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) apresentou dois projetos ao MDS para conseguir recurso de emenda parlamentar do deputado Asdrúbal Bentes e, um terceiro, para inserção no Orçamento da União de 2008.

Um dos projetos pleiteia equipamentos e veículo automotor para o Conviver, que trabalha com cerca de 500 idosos, parte deles sem atividade pela própria idade ou por doença, mas que precisam de exercícios físicos, cuidados médicos e locomoção para ter uma vida mais saudável.

Outro projeto requer equipamentos e veículo automotor para o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – o qual presta serviço às comunidades carentes do entorno das Folhas 11 e 12, na Nova Marabá, inclusive com assistência domiciliar. Esses dois projetos prevêem verba da ordem R$ 220 mil.

O terceiro projeto, para ser atendido em 2008, está ligado ao Colibri/Sentinela, refere-se à aquisição de equipamentos para atendimento social de média e alta complexidade para crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual.

DIA DA ÁRVORE

Começa na próxima segunda-feira (17) ampla programação em alusão ao Dia da Árvore, a transcorrer dia 21. Nesse período a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) vai desenvolver diversas atividades com a comunidade da Folha 33.

A programação será deslanchada, todos os dias desse período, no horário das 10h às 17h, tendo como palco a Escola Municipal Silvino Santis, a igreja evangélica Batista Bíblica, a igreja católica Menino Jesus e Praça da Folha 33, onde acontece replantio de árvores de pequeno e médio porte e plantas ornamentais.

É intenção da Semma chamar a atenção daquela comunidade para os benefícios que as plantas trazem à cidade. Por isso, com a contribuição dos moradores, será realizado o replantio na praça do bairro, inaugurada em janeiro deste ano, seguido de recomendações técnicas para a manutenção das plantas.

Benefícios – Uma árvore pode trazer muitos benefícios, desde a sombra aconchegante à folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.

Do ponto de vista econômico, diversos produtos são obtidos da árvore: madeira para as construções e mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores e muitos outros.

Sob o aspecto ecológico, dela recebemos incontáveis benefícios: a proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida, e muito mais.

Por tudo isso, é da maior importância à conscientização e a contribuição de cada pessoa quanto o plantio de árvores e cuidados para que se desenvolvam. Existem cidades no sul do país que têm campanhas para cada habitante adotar uma árvore. Porto alegre, por exemplo, é das mais arborizadas e se utiliza desse recurso.

Segundo a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da Semma, essa idéia de adotar árvore já foi sugerida à população e Marabá, a comunidade se compromete, até cuida uns dias, mas depois esquece, os vândalos destroem, a seca mata os canteiros.

TEMPO E TEMPERATURA

Não há previsão de chuva para Marabá. Segundo o canaldotempo.com, de hoje (13) até 22 de setembro o tempo fica entre parcialmente nublado, encoberto a predominância de sol. A temperatura fica elevada, com máximas de 37ºC e umidade relativa do ar abaixo dos 40%, por volta das 14 horas.

A baixa umidade somada à fumaça, provocada pelas queimadas para renovação de pastos, prejudica a respiração e causa ardor nos olhos. Por causa da baixa visibilidade o avião da Gol não pousou hoje (13) pela manhã em Marabá. Deu duas arremetidas e seguiu para outro destino.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas