14 março 2008

Boletim Informativo Nº 1308

ESCOLHA DA MASCOTE DO DMTU

Na segunda-feira, 17 de março, às 15h30min, será escolhida a mascote do DMTU e a premiação no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O autor do desenho será premiado com um computador e uma impressora enquanto o autor do nome escolhido ganhará uma bicicleta e um kit escolar.

A coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU Márcia Rosa disse que a votação será feita por um representante do DMTU, um da Semed, um do gabinete do prefeito, um da Assessoria de Comunicação da prefeitura e um do Detran.

O diretor do DMTU, Antonio Araújo, informa que a mascote vai representar o DMTU nas campanhas educativas. O lançamento oficial deve realizar-se no dia do aniversário de Marabá, 5 de abril.

A mascote será escolhida entre os trabalhos dos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas da rede pública ou particular do município de Marabá que participam do concurso. As inscrições foram feitas em outubro e novembro de 2007.

CCZ SE PREPARA A VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA

Um treinamento nos dias 19 e 20 deste mês, no auditório Eduardo Bezerra, promovido pela Sespa (Secretaria de Saúde do Estado do Pará) vai capacitar agentes de endemias e comunitários de saúde à próxima campanha anti-rábica, a ser deslanchada nos meses de abril e maio deste ano.

Depois de vários anos sem a infestação de animais pelo vírus da raiva, o período de junho/2006 a abril/2007 registrou mais de 50 casos da doença em Marabá. A partir de então, com as medidas profiláticas adotadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o município reduziu drasticamente a prevalência do mal que chegou a zero nos primeiros meses de 2008.

Os veterinários do CCZ são unânimes em afirmar a impossibilidade de eliminar o vírus da raiva em Marabá e região, devido à existência de morcegos hematófagos, principais transmissores da doença aos animais domésticos, como cães, gatos e até aos seres humanos. Por isso, o único meio de evitar a doença, que não tem cura depois de manifestados os sintomas, é vacinar esses animais.

No período de maior ataque da virose muita gente foi agredida por cães raivosos, mas não chegou a contrair o mal, porque foi orientada a procurar tratamento imediatamente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, basta um caso de raiva humana para que seja considerada falida a saúde pública municipal.

Em média, o CCZ envia 75 amostras/mês de encéfalos para exame no Laboratório Central do Estado (Lacen), mas este ano, apesar das 189 amostras remetidas ao Lacen até esta data, nenhum resultado positivo chegou a Marabá. Os últimos dois casos registrados da doença aconteceram em dezembro passado.

O CCZ também mandou para o Lacen quatro encéfalos caninos do município de Piçarra, mas os resultados ainda não retornaram a Marabá.

PESQUE E SOLTE

Se fosse hoje, 13 de março, o nível das águas do Tocantins estaria em condições para o torneio Pesque e Solte no Cais. Porém, está previsto para acontecer possivelmente em 6 de abril, no período de aniversário de emancipação do município, mas vai depender do nível do rio naquela data, porque esse evento não deve ser realizado com a lâmina d'água acima dos 10 metros.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Antonio Rosa de Macedo, o Tony Rosa, o torneio além de resgatar a importância do cais, serve também para testar resultados do defeso da piracema, ocorrido no período de novembro a fevereiro de cada ano.

O I Pesque e Solte no Caís aconteceu em 17 de março de 2002 e, embora não tenha acontecido em 2007, desde então serve de incentivo à população, por isso conta com o imprescindível apoio empresarial. O Torneio acontece no perímetro entre a Praça São Félix e Casa Bandeira.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente abre as inscrições ao Pesque e Solte no Cais na próxima quarta-feira, 19 de março. O investimento de R$ 15,00 dá direito a uma camiseta, boné, vara de pesca com linha e anzol, vale lanche e vale água e crachá com número da inscrição, pelo qual o participante concorre nos sorteios de premiações. A inscrição pode ser feita diretamente na Semma, Chic Lazer (Avenida Antonio Maia) e Posto Verdes Mares (VP-8, Nova Marabá).

Os participantes têm direito à premiação em cinco categorias: Masculina, Feminina (Adultos), Infantil, maior peixe e peixe mais exótico. O primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria, mais os que fisgarem o maior peixe e peixe mais exótico receberão um kit de pesca e troféu. Também, para cada categoria, será sorteado um microcomputador. E, ainda, para todos os participantes, será sorteado um casco de alumínio de cinco metros.

TEMPO E NÍVEL DO TOCANTINS

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Esta é a previsão do Climatempo para esta quinta-feira, 13 de março. Porém, é esperado baixo índice pluviométrico para hoje, cerca de 5 mm. A partir de amanhã pode voltar a chover um pouco mais, acima dos 10 mm/dia.

O canaldotempo.com, em imagens de satélite, mostra poucas nuvens de chuva sobre Marabá e região, o que pode significar um baixo volume de precipitação nas próximas horas. Temperatura hoje com máxima de 31º C.

O nível do Rio Tocantins segue em elevação, amanhecendo hoje em 9,04 metros. Nível de alerta, segundo a Eletronorte, é de 10 metros em Marabá. A partir desse parâmetro as comunidades de áreas inundáveis começam a ser afetadas. Em 13 de março de 2007 o nível do rio era 10,48 metros; em 2006, no mesmo dia/mês, encontrava-se em 8,36 metros.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas