10 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1210

III JOGOS ABERTOS DO PARÁ

Fruto de parceria entre a Prefeitura de Marabá, por intermédio da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo (Secdetur) e Governo do Estado, através da Secretaria de Executiva de Esporte e Lazer, começa amanhã (11) a terceira versão dos Jogos Abertos do Pará, com abertura oficial no Ginásio Olímpico da Folha 16, que terá como atração uma partida de Futebol de Salão (Futsal) entre Remo e Paysandu, de Belém.

A competição que prossegue até domingo, 14, conta com a participação de equipes de 12 municípios do sudeste do Estado. São eles: Breu Branco, Goianésia, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Rondon do Pará, São Geraldo, Tucurui, Ulianópolis, Eldorado, Itupiranga e São Geraldo.

Todas as competições, de quadra e mesa, a exemplo do futsal, handebol, basquetebol, voleibol e tênis de mesa, serão realizadas em três ginásios: Olímpico da Folha 16, Irmã Teodora (Liberdade) e Monte Castelo (Belo Horizonte).

FISCALIZAÇÃO DA PIRACEMA

A intenção dos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) é enviar o projeto de Defeso da Piracema ao prefeito Tião Miranda até a próxima semana. As justificativas, sugestões e planilha de custo estão prontas, mas a equipe aguarda a posse do novo titular daquela pasta para assinatura da papelada.

Realizada no período de 1º de novembro de cada ano até o final de fevereiro, o Defeso da Piracema se faz necessário à proteção dos cardumes que se tornam presa fácil em razão da longa subida dos rios da bacia Araguaia/Tocantins para reprodução.

Segundo o Ibama, todos os anos, diversas espécies de pescado fazem esse longo percurso, vencendo os obstáculos naturais, como as corredeiras e cachoeiras, no intuito de perpetuar suas espécies. Esses cardumes têm de vencer também a pesca predatória, feita clandestinamente com armadilhas, redes, tarrafas, puçás, e outros artifícios por pescadores e outras pessoas sem a devida preocupação com o futuro dos peixes de nossas águas.

Secretário – Como estava previsto, inclusive de conhecimento da imprensa local, Antônio Rosa de Macedo, o Tony Rosa, que era titular da Semma, foi para Belém na segunda-feira (8), a convite da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), ex-Sectam, onde deverá assumir um novo posto. O prefeito deverá nomear novo secretário até o próximo dia 15.

REUNIÃO DO PLANO DIRETOR

No dia 16 de outubro, às 16h, ocorre a reunião do Conselho Gestor do Plano Diretor, no auditório da Escola “Judith Gomes Leitão”.

O coordenador do Plano Diretor Participativo, Sebastião Almeida, disse que o objetivo da reunião é verificar o andamento dos trabalhos desenvolvidos pelos comitês técnicos do Plano Diretor e conhecer as propostas de cada grupo para ajudar no crescimento sócio-econômico do município.

São três comitês técnicos com funções importantes para o progresso do município de Marabá: 1. Comitê do Plano Municipal de Habitação; 2. Comitê de Transporte e Mobilidade; 3. Comitê do Patrimônio Histórico.

CADASTRO TÉCNICO DO MUNICÍPIO

O Curso de Cadastro Técnico Municipal Multifinalitário (CTM), realizado no Itacaiúnas Hotel, até ontem, 9 de outubro, teve a participação de 78 pessoas, sendo 13 representantes das secretarias municipais e 65 alunos do CEFET, dos cursos de Informática, Agrimensura e Edificações. O curso faz parte das exigências do Plano Diretor Participativo de Marabá.

O CTM vai dar uma visão geral do município, por núcleo, bairro, quadra e rua. Os números devem identificar a quantidade de moradores, escolas, fazer identificação das áreas saneadas e servidas com pavimentação, entre outros números identificadores. Todos os dados serão expostos na Homepage da Prefeitura, possibilitando a qualquer pessoa conhecer diversas informações sobre Marabá.

Carlos Brito, coordenador geral do CTM, explica que devem contratar entre 45 a 60 pessoas como estagiárias, para trabalhar no cadastramento. Neste novo cadastro, os mapas da cidade serão feitos minuciosamente, por quadra e compilados no computador, com escala precisa de cada área.

O coordenador do Plano Diretor Sebastião Almeida explica que o trabalho começará pela Velha Marabá e depois seguirá para os outros bairros. “Com certeza vai ajudar na realização de trabalhos em diversos setores, inclusive o Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que tem obras para Marabá”.

LANÇAMENTO DO PAC EM MARABÁ

Hoje (10), às 11 horas, será o lançamento da Unidade Gestora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Marabá. O evento será no auditório do Centro de Formação “Cine Marrocos”.

O PAC é um projeto lançado pelo governo federal em janeiro de 2007, com o objetivo de promover ações de infra-estrutura logística, energética, social e urbana no país. O Pará possui quase R$ 1 bilhão do PAC para usar em obras de saneamento básico e urbanização.

As obras do PAC em Marabá são: Ampliação da captação, tratamento e distribuição de água na Cidade Nova (Bacia do Araguaia-Tocantins); Ampliação da coleta e tratamento de esgoto na Cidade Nova (Bacia do Araguaia-Tocantins) e erradicação de casebres e urbanização integrada no bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco).

PREGÃO ELETRÔNICO

A Comissão Municipal de Licitação divulga o Pregão Eletrônico Nº. 40/2007, cujo objeto é a aquisição de equipamentos de informática, a serem utilizados pela prefeitura. O edital pode ser adquirido no seguinte endereço: Folha 32, Quadra 09, Lote 01-B - Nova Marabá – Marabá/PA, de 08:00 às 14:00h. Maiores informações pelos fones: (94) 33225272 e Fax: (94) 33225272.

As propostas foram entregues no dia 04 de outubro. A abertura das Propostas será dia 18 de outubro, às 09:00h, no endereço: www.comprasnet.gov.br.

Os itens a serem adquiridos são: 30 microcomputadores; 30 monitores de vídeo; 30 estabilizadores; 5 impressoras jato de tinta e 10 impressoras a laser.

DIA DA CRIANÇA

Durante a manhã de hoje, 10, a Secretária de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) promoveu atividades de integração para crianças e adolescentes do Ceaca – Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente – localizado às proximidades da Escola Rio Tocantins (CAIC), na Folha 13.

Em alusão ao Dia da Criança, a transcorrer na sexta-feira (12), todos os participantes do projeto se envolveram em jogos, brincadeiras, ouviram palestras e finalizaram as comemorações com um almoço.

O Ceaca trabalha com 160 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, oferecendo diversas atividades em parceria com a Secretaria de Educação e Companhia Vale do Rio Doce, como reforço escolar, fábrica de brinquedos, pintura em tecido e outros.

Também no mesmo período, nas dependências do CAIC, a Seasp e Semed reuniram os 398 alunos participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), oferecendo-lhes diversas modalidades de jogos, lanche e outros trabalhos de socialização entre as diversas escolas onde eles estudam.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o canaldotempo.com, Marabá terá céu parcialmente nublado nesta quarta-feira, com pequena possibilidade de chuva à tarde. Para amanhã, a partir das três horas da madrugada, essa chance aumenta bastante, quando a umidade relativa do ar chega próximo aos 100%, podendo ocorrer precipitação com trovoada pela manhã. Temperatura hoje entre a mínima de 24ºC e máxima de 35ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas