10 maio 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1114

O Tr abalho Continua
Marabá, quinta-feira, 10 de maio de 2007 –Ano VI –Edição Nº 1114
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

AÇÃO EDUCATIVA DE LIMPEZA URBANA
Amanhã, 11 de maio, a prefeitura de Marabá realiza no bairro Independência uma ação educativa com orientações sobre os cuidados com o lixo, fazendo também a distribuição do roteiro com os dias e horários de coleta do lixo nos bairros. A ação será realizada de 8h às 12h, com concentração para iniciar as atividades, na Praça da Liberdade. Esta é a primeira atividade neste sentido, mas será realizada também em todos os outros bairros de Marabá.
O secretário de Obras Lucídio Collinetti informa que a ação é feita pela secretaria de Obras (Sevop) em parceria com a secretaria de Saúde (SMS) e Grupo de Escoteiros de Marabá. São 10 servidores do Setor Social e Setor de Limpeza Pública, 40 agentes de saúde e 30 escoteiros.
O Departamento de Limpeza Urbana e o Setor Social/Sevop elaboraram uma rotina de coleta de lixo urbano para divulgação à comunidade.
Irismar Sampaio, do Setor Social/Sevop, disse que o objetivo é deixar a população ciente dos horários em que passa o caminhão de coleta para evitar que as pessoas coloquem lixo muito antes do horário e acabe sendo rasgado pelos cachorros e sujando as ruas.
Mais Informações: Ligar p/ Irismar -9662-8752 ou Marlene - 99538752 ou 3322-2931, na Sevop.
SEMINÁRIO DE TURISMO EM MARABÁ
A Prefeitura de Marabá, através do Departamento Municipal de Turismo (Detur) e a Paratur (Companhia Paraense de Turismo) realizarão o “Seminário de Marketing e Qualificação dos Serviços Turísticos”, nos dias 24 e 25 de Maio de 2007.
A coordenadora do Detur/Marabá, Ísis Mourão, informa que a partir de 19 de maio, uma equipe da Paratur estará no sul e sudeste do Pará, visitando os municípios de Itupiranga, Parauapebas, Canaã dos Carajás, São João do Araguaia, Palestina e Jacundá, entre outros municípios, para convidá-los a participar do seminário e das Oficinas em Marabá.
A programação do seminário inclui Oficinas de Trabalho de Marketing Turístico, na orientação e divulgação do calendário de eventos; Passos para montagem de infra-estrutura de eventos; Qualidade no atendimento e propostas de materiais promocionais e de captação de recursos.
O seminário é voltado especialmente para organizadores, promotores de eventos, de entidades artísticas, sociais, culturais e ambientais, que fazem parte do calendário de eventos. Além de acadêmicos em turismo, profissionais que atuam nos eventos como fotógrafos, mestres de cerimônias, recepcionistas, músicos, buffets, dançarinos e produtores musicais, entre outros.
Outra ação será de identificação dos prestadores de serviços turísticos (meios de hospedagem, hotéis, pousadas, agencias de viagens e turismo, organizadores de eventos, transportadoras turísticas, empresas de transportes terrestres, guias de turismo) por meio de cadastramento a serem inseridos no Ministério de Turismo.
ESTATÍSTICA DO TURISMO NA REGIÃO
O Seminário de Turismo em Marabá traz como 3ª Ação a Pesquisa e o Desenvolvimento de Sistema de Informações Estatística em Turismo do Estado, em convênio com a UFPA. As palestras dos seminários serão realizadas em Marabá, com técnicos e profissionais da área de turismo, em local e horário a definir.
As vagas das oficinas são para 30 pessoas e o seminário estará aberto aos empresários do setor e ao público interessado em aprofundar seus conhecimentos sobre a atividade turística.
Maiores informações e inscrições podem ser adquiridas no Detur, localizado na Travessa Carlos Leitão, 290 – Velha Marabá, de 8 às 14h e também através do e-mail detur@maraba.pa.gov.br.


Ísis explica que o objetivo dessa estatística do turismo é a identificação do perfil da atividade turística no Estado, por ser uma das atividades econômicas que mais cresce, gera emprego, ocupação e renda. Trata-se de uma uma das estratégias do Plano de Ação do Turismo no Pará.
Marabá será o terceiro município onde será realizada a ação. De 7 a 11 de maio, está sendo realizada em Barcarena e em Conceição do Araguaia, será no período de 14 a 18 de maio.
FORUM DE TURISMO REGIONAL
O Fórum Permanente de Turismo Regional Araguaia Tocantins, reuniu-se em assembléia geral ordinária nos dias 3 e 4 de maio, em Belém, na sede da Paratur. Participaram secretários de turismo, presidentes de entidades não governamentais, e empresários do setor dos municípios de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Itupiranga, São Felix do Xingu, Xinguara, Pau D’arco, Tucuruí, Jacundá, Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia, São João do Araguaia, Palestina do Pará, Cametá, Barcarena e Abaetetuba. A assembléia contou com a presença da presidente da Paratur, Ann Pontes.
O Fórum Regional de Turismo Araguaia-Tocantins tem assento como membro representativo no Fórum Estadual de Turismo. Marabá foi representada pela Fundação Casa da Cultura por Mirtes Emília. A Secretária Executiva do Fórum, Isis Mourão, dirigiu os trabalhos da mesa diretora durante toda a reunião.
Isis disse que a entidade dá saltos significativos para seu fortalecimento na região, sendo o fórum de governância composto por órgãos e entidades do poder público, terceiro setor e iniciativa privada, de acordo com o Ministério do Turismo.
Na ocasião, foi apresentado o Plano de Turismo do Estado, com 5 propostas de subprogramas no segmentos de turismo: Cultural, Negócios e Eventos, Ecológico, Pesca e Rural, contemplando o Pólo Araguaia-Tocantins em todas as propostas.
Os grupos de trabalhos divididos por rotas turísticas levantaram demandas de necessidades prioritárias que competem a Paratur, para o incremento do Turismo Regional. As propostas foram encaminhadas a Ann Pontes. Além disso, foi implementado do programa de turismo da AMAT, um Plano de Ação do Fórum como órgão de governância regional, a ser apresentado aos órgãos/entidades executores das demandas e a Coordenação do PRT - Programa de Regionalização de Turismo do Ministério do Turismo.
SEAGRI FAZ PREPARATIVOS PARA EXPOAMA
Hoje, 10, a equipe técnica da Seagri reúne-se para discutir a programação da XXI Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), que será realizada no período de 30 de junho a 8 de julho. A Seagri já recebeu autorização do prefeito Tião Miranda para a preparação do estande, que sempre foi um dos mais destacados daquela feira.
A amostra viva pode não dispor de todas as variedades comumente plantadas pela Seagri na área do estande na Expoama, mas ainda deverá mostrar, por exemplo, o que há de melhor em hortaliças produzidas a partir da agricultura mecanizada. A secretaria também expõe pequenos e médios animais, mural da produção regional, produtos apícolas, dentre outros.
APREENSÃO DE CARNE NA FEIRA DA FOLHA 28
Em visita de rotina, ontem, 9, a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) apreendeu mais de 90 quilos de carne na Feira da Folha 28, devido ao fato dos açougueiros descumprirem normas estipuladas quanto à exposição do produto.
Conforme determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a carne para comercialização deve ser exposta em balcão refrigerado. A maioria dos estabelecimentos fiscalizados tem o equipamento, mas expõe a carne de forma inadequada.
O material foi apreendido em 05 boxes e um açougue que fica à frente da feira, os quais também foram multados em R$ 1.000,00 cada. No domingo, 13, a Divisa retorna àquela feira, quando pretende também autuar quem vende carne no meio da rua.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1113

O Tr abalho Continua
Marabá, quarta-feira, 09 de maio de 2007 –Ano VI –Edição Nº 1113
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

REUNIÃO DO CONSELHO GESTOR DO PLANO DIRETOR
Hoje, às 16h, os membros do Conselho Gestor do Plano Diretor do município de Marabá reúnem-se para tratar de temas referentes à urbanização e melhorias à qualidade de vida. A reunião será realizada no auditório da Escola “Judith Gomes Leitão”.
O coordenador da Seplan, Sebastião Almeida, explica que o Conselho Gestor do Plano Diretor Participativo é um órgão consultivo e deliberativo em matéria de natureza urbanística, política urbana, territorial e habitacional, constituído por representantes do poder público e da sociedade civil. O Presidente nato do Conselho é o secretário municipal de Planejamento, Zoran Bosnic.
Os conselheiros são 15 representantes do Poder Executivo Municipal e seus respectivos suplentes, indicados pelo Prefeito e 15 representantes da sociedade civil organizada e respectivos suplentes escolhidos durante a Conferência do Plano Diretor Participativo.
Este conselho é importante para o acompanhamento do Plano Diretor Participativo, através da análise e deliberações sobre questões relativas à sua aplicação, monitoramento e revisão. Também é necessário para o acompanhamento da execução de planos, programas e projetos de interesse do desenvolvimento urbano, territorial, habitacional e planos setoriais.
ESCOLA DA FOLHA 6
A Câmara Municipal de Marabá aprovou o Decreto Legislativo nº. 555, que dá nome à escola municipal em construção na Folha 6, de “Albertina Sandra Moreira dos Reis”. A nova escola construída através de parceria entre prefeitura de Marabá e governo do Estado (Programa ParáUrbe), recebe o nome da pedagoga em reconhecimento ao a sua grande contribuição prestada a educação do município.
A escola da Folha 6 substituirá a escola que funcionava em prédio da Maçonaria na Folha 12. A novo estabelecimento terá 8 salas de aula, sala da direção, de professores, depósito para alimentos da merenda escolar e depósito para material de limpeza. Também dispõe de espaço e será equipada com material para cozinha industrial, para alimentação escolar de aproximadamente 700 alunos.
A Escola “Beta Moreira” terá quadra de esporte coberta em estrutura metálica, é cercada com muro alto e conta com poço artesiano e caixa d’água com capacidade para 1.000 litros. O prefeito Tião Miranda também pretende colocar um chafariz para fornecer água potável à comunidade. A obra deve ficar pronta em algumas semanas e os alunos devem começar a segundo semestre já na nova escola.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O Departamento de Educação Especial/Semed promove o curso “Deficiência Mental e Dislexia – Removendo Barreiras”, no período de 7 a 18 de maio, no auditório do Hotel Plaza.
O curso é direcionado a 40 professores e coordenadores que trabalham com alunos inclusos em salas de aula. Considera-se incluso, o aluno que tem necessidades especiais e estuda nas turmas de ensino regular.
A dislexia é uma dificuldade de linguagem que deve ser tratada por profissionais especializados. As escolas podem acolher os alunos com dislexia, sem modificar os seus projetos pedagógicos curriculares. Procedimentos didáticos adequados possibilitam ao aluno vir a desenvolver todas as suas aptidões, que são múltiplas. Quem tem dislexia não significa que não vai aprender a ler e escrever. Entre famosos disléxicos estão: Einstein, Agatha Christie, Nelson Rockefeller e Tom Cruise.
AÇÃO EDUCATIVA DE LIMPEZA URBANA
No dia 11 de maio, sexta-feira, a prefeitura de Marabá realiza no bairro Independência uma ação educativa com orientações sobre os cuidados com o lixo, fazendo também a distribuição do roteiro com os dias e horários de coleta do lixo nos bairros. A ação será realizada de 8h às 12h, com concentração para iniciar as atividades, na Praça da Liberdade. Esta é a primeira atividade neste sentido, mas será realizada também em todos os outros bairros de Marabá.

O secretário de Obras Lucídio Collinetti informa que a ação é feita pela secretaria de Obras (Sevop) em parceria com a secretaria de Saúde (SMS) e Grupo de Escoteiros de Marabá. São 10 servidores do Setor Social e Setor de Limpeza Pública, 40 agentes de saúde e 30 escoteiros.
O Departamento de Limpeza Urbana e o Setor Social/Sevop elaboraram uma rotina de coleta de lixo urbano para divulgação à comunidade.
Irismar Sampaio, do Setor Social/Sevop, disse que o objetivo é deixar a população ciente dos horários em que passa o caminhão de coleta para evitar que as pessoas coloquem lixo muito antes do horário e acabe sendo rasgado pelos cachorros e sujando as ruas.
Mais Informações: Ligar p/ Irismar -9662-8752 ou Marlene - 99538752 ou 3322-2931, na Sevop.
IDOSO PODE VACINAR ATÉ AMANHÃ
A Campanha de Vacinação do Idoso encerra-se amanhã (10) no núcleo urbano de Marabá, restrita aos centros de saúde e Hospital Municipal. Enquanto na zona rural o término acontece na sexta-feira, 11 de maio.
Mais de 7 mil idosos já foram vacinados, mas ainda falta a totalização de dados referentes a alguns postos de saúde e parte da zona rural, acreditando a enfermeira Janaína Martins, responsável pelo setor de Imunobiológicos, que o total se aproxime dos 90% da meta, conforme aconteceu no ano passado.
CONSELHO DE AGRICULTURA
A partir das 10 horas desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) reúne em sua sede o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) para discutir sua reestruturação, com base na Lei Municipal 17.223, de 20/12/2006, bem como eleger a nova diretoria para o biênio 2007/2009.
O CMDRS foi criado pela Lei Orgânica de Marabá, apenas com o nome Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, mas somente regulamentado em 2006, quando acrescida a palavra sustentável. O conselho é formado por 10 entidades: Seagri, Semma,UFPA, Sasgri, Emater, Prorural, STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Fetagri, Fetrat (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) e Fecat (Federação das Cooperativas da Agricultura do Sul do Pará).
EXPOAMA
Amanhã, 10, a equipe técnica da Seagri se reúne para discutir a programação a ser desenvolvida na XXI Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), a acontecer no período de 30 de junho a 8 de julho. Aquela secretaria acabou de receber mediante autorização do prefeito Tião Miranda para a preparação do estande, que sempre foi um dos mais destacados daquela feira.
Devido o andar do tempo, este ano, a amostra viva pode não dispor de todas as variedades comumente mostradas na área plantada pela Seagri, mas ainda deverá mostrar, por exemplo, o que há de melhor em hortaliças produzidas a partir da agricultura mecanizada. Aquela secretaria também expõe pequenos e médios animais, mural da produção regional, produtos apícolas, dentre outros.
EXPLORAÇÃO SEXUAL
Três dias de muito barulho é o que pretende realizar a Rede de Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil, às proximidades do Nacional de Combate Exploração Sexual Infanto-juvenil, a transcorrer dia 18, e que em Marabá se chamará ““Dia de Combate à Violência Doméstica e Sexual contra Crianças e Adolescentes”.
No dia 16, a partira das 15h, acontece a caminhada pelo Direito, com concentração no CAIC, percorrendo o percurso até o Ginásio Poliesportivo da Folha 16.
No dia seguinte, em reunião da Rede de Enfrentamento (Seasp, através do Projeto Colibri; polícias Civil e Militar, Juizado e Promotoria da Infância e Juventude, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, dentre outros) será elaborada uma agenda mínima a ser discutida na CMM – Câmara Municipal de Marabá.
Dia 18, pela manhã, acontece uma sessão especial na CMM, ocasião em que serão debatidos os temas alusivos aos diversos abusos cometidos contra crianças e adolescentes que, só este ano, passam de 30 casos no período de janeiro e abril, sendo 16 referentes a abuso sexual; 07, negligência; 03, violência psicológica; e 04, violência física.
Segundo a psicóloga do Colibri, Gigliola Guillet dos Santos, isso é apenas uma amostra das ocorrências, porque a maioria delas não é abafada no meio familiar, porque são geralmente praticadas por pessoas conhecidas das vítimas e nem chegam ao conhecimento das autoridades.

DIA DO ASSISTENTE SOCIAL
A profissão completa 50 anos no próximo dia 15. A data será comemorada durante um evento em Belém, quando alguns representantes de Marabá estarão presentes. Dentre outras atividades, cabe ao assistente social: políticas sociais.
Realizar seleção sócio-econômica para concessão de benefícios e serviços sociais; elaborar levantamentos sócio-econômicos dos vários grupos sociais para fins de estudo e planejamento de programas de atuação; orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.
E ainda, planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais; planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais; realizar visitas domiciliares, hospitalares e outras, para elaboração de diagnósticos ou orientação sobre assuntos de sua competência.
E, também, realizar encaminhamentos para outros profissionais interna e externamente à Instituição, opinando sobre o aspecto observado, propondo medidas corretivas e participando do processo de acompanhamento, bem como orientar os cidadãos sobre os programas sociais de governos disponíveis, assim como democratizar o acesso a esses programas.
APREENSÃO DE CARNE
Em visita de rotina na manhã desta quarta-feira, a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) apreendeu mais de 90 quilos de carne na Feira da Folha 28, devido à insistência dos açougueiros em descumprir normas estipuladas para a exposição do produto.
Conforme determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a carne para comercialização deve ser exposta em balcão refrigerado. A maioria dos estabelecimentos fiscalizados tem o equipamento, mas expõe a carne de forma inadequada.
O material foi apreendido em 05 boxes e um açougue que fica à frente da feita, os quais também foram multados em R$ 1.000, cada. No próximo domingo a Divisa retornará aquela feira, quando pretende também autuar quem vende carne, segundo informações de populares, no meio da rua.





PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas