05 maio 2008

Boletim Informativo Nº. 1339

O Trabalho Continua
Marabá, segunda-feira, 3 de maio de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1339
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

DEMANDA TURÍSTICA EM MARABÁ
Uma equipe de estudantes universitários iniciou na sexta-feira, 2 de maio, a pesquisa de demanda turística em Marabá, no aeroporto da cidade. Os pesquisadores receberam treinamento no Detur e receberão pagamento por aplicação de questionários.
A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM Ísis Mourão explica que a pesquisa é realizada através de uma parceria entre Detur e Paratur, no período de 02 a 06 de maio. “São aplicados questionários no aeroporto para saber o motivo das viagens no período de baixa estação e descobrir o potencial turístico neste período em Marabá”.
São 300 questionários que estão sendo aplicados por pesquisadores/estudantes, com a coordenação da equipe do DETUR, nos horários de embarques dos vôos diários no aeroporto de Marabá. Ísis disse que a pesquisa será de grande valia para o DETUR e para setor empresarial, para identificar pontos críticos e pontos fortes no desenvolvimento do turismo na cidade. “O estudo da demanda poderá identificar mercados que não estão sendo aproveitados ou melhor explorados".
O resultado da pesquisa da alta estação 1 ª etapa será apresentada, no dia 02 de junho pelo Departamento de Estatística e Planejamento da PARATUR, na assembléia do FOMENTUR (Fórum Estadual de Turismo) que será realizada em Marabá, com a presença da presidente Ann Pontes e representantes do setor turístico de todo Estado.
O governo do estado está realizando a pesquisa nas principais cidades dos pólos turísticos do estado, visando o Estudo da Demanda como indicador do turismo e do desenvolvimento e incremento do setor.
A pesquisa identificará o perfil do turista, seu motivo da viagem, em que local ficou hospedado, qual a qualificação da propaganda do turismo na cidade , qual veiculação que conheceu a cidade,que tipo de turismo e pontos que mais atraiu,além de pontuar a oferta turística e citar os principais pontos positivos e negativos.
Com o aumento dos vôos diários observa-se a necessidade de indicadores para a melhoria da infra-estrutura aeroportuária, em todo o estado. A cidade de Marabá foi a que mais cresceu em números de passageiros, devido a sua localização estratégica, sua capacidade e investimentos na infra-estrutura hoteleira e urbana.
A pesquisa também indicará em que cidades da região o turista visitou antes ou depois de chegar a cidade de Marabá, um dos aspectos a serem observados ao turismo regional.
ARTESANATO PARA MÃES NO PIT TUR
O Pit Tur, localizado no Coreto da Praça Duque de Caxias, Marabá Pioneira, dispõe de artesanatos com motivos especiais voltados para o Dia das Mães, como bordados e crochês. O Pit Tur fica aberto durante a semana em horário comercial e também aos finais de semana.
No local, os turistas também podem adquirir souvenirs feitos com materiais da região, como ouriço, castanha, açaí, material reciclável para presentear amigos. Entre as peças disponíveis estão camisetas com motivos da cidade. O Pit Tur é coordenado pela equipe de artesãos da Associação Mãos e Artes em parceria com o Departamento de Turismo/PMM.
Ísis Mourão disse que o Detur fez parceria com o Sebrae para criar mecanismos que favoreçam a comercialização do artesanato. “O objetivo é ampliar a geração de emprego e renda para os artesãos de Marabá”.
NEGÓCIO NA ORLA
O Detur em parceria com o Sebrae desenvolve um trabalho na orla do Tocantins, onde é feito um levantamento dos empresários e donos de negócios para detectar quais as maiores dificuldades que encontram no setor. O objetivo é ajudar os pequenos e micro empresários a criarem bons negócios.
Ísis Mourão disse que o levantamento verifica se a empresa é familiar, se os empregados estão preparados para atender os turistas, entre outros aspectos. “Para a realização de ações voltadas a melhorias no atendimento na orla, vamos depender do resultado da pesquisa feita pela Consultoria Extensão Amazônia com apoio do Detur”.

FESTIVAL DE DANÇA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
O Departamento de Educação Física/Semed (DEF/Semed), está organizando o 9º Festival de Dança das Escolas Municipais a ser realizado no dia 16 de maio, no Centro de Formação “Cine Marrocos”, a partir das 16h. O evento contará com a participação de 330 alunos de 22 escolas da rede pública.
O professor Ney Alves, do DEF/Semed, informou que o tema deste ano é “Cinema, Arte e Educação”. O tema foi escolhido devido à amplitude de coreografias possíveis com base em diversos filmes musicais.
A equipe do DEF composta por Aparecida Miranda, Ney Alves e Gentil Eduardo está trabalhando na programação a ser apresentada ao público. Ney disse que a equipe deve convidar escolas da rede particular para fazer uma apresentação especial durante o festival.
INTERNET DO HMI MUDARÁ DE FREQÜÊNCIA
Desde que foi inaugurado o serviço do cartório do Hospital Materno Infantil (HMI), os técnicos vêm encontrando dificuldade na transmissão de dados, via Internet, devido a interferências no sinal entre aquele hospital e o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACI) que mantém a parceria para emissão de certidões de nascimento aos recém-nascidos. Para sanar o problema será adquirido um transmissor de maior potência.
Segundo Irizan Silva, coordenador da Divisão de Informática da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), isso acontece porque a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não dispõe de regulamentação para as freqüências de rádios transmissores de Internet em Marabá, o que facilita a invasão das ondas, prejudicando a transferência de informações.
Hoje, o HMI trabalha na freqüência de 2.4 Gigahetz, com o novo equipamento, a freqüência passará a 5.8 Gigahetz, equiparando-se aos grandes provedores, o que tornará as transmissões de dados mais eficientes e seguras.
A quantidade de certidões de nascimento emitidas no HMI não corresponde ao número de recém-nascidos naquele hospital. Vários fatores contribuem para essa diferença, como a falta de documento dos pais e o não retorno destes para requisitar a certidão dos filhos, principalmente das crianças nascidas às sextas-feiras a partir das 14h e no sábado.
FISCALIZAÇÃO DE AÇOUGUES
A Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde retorna a fiscalização da carne nos açougues de Marabá na próxima semana, enquanto o Serviço de Inspeção Municipal, está previsto para reiniciar na quarta-feira, 7 de maio. O período entre o retorno do SIM e fiscalização nos pontos de venda servirá de readaptação do comércio de carne, que desde outubro/2007 trabalha carne de origem duvidosa.
A fiscalização não se atém somente à carne inspecionada, mas também a exposição do produto, a conservação em balcão refrigerado, higiene dos utensílios e manipuladores. De acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é proibido pré-moer a carne para venda. Esta deve ser escolhida e moída na frente do consumidor e não deve conter peles e sebo.
SEASP TEM PALESTRA SOBRE BPC
Na manhã desta segunda-feira, 5, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) promove palestras para idosos que têm ou pretendem conseguir da Previdência Social um BPC – Benefício de Prestação Continuada.
A assistente social Onete Silva, coordenadora do BPC na Seasp, advertiu os idosos para os cuidados na petição do benefício, para que não percam tempo em tentativas vãs. Ela disse que basta o CPF para a Previdência Social descobrir se uma pessoa é empregada, se recebe algum benefício previdenciário.
Onete também frisou a confiança do idoso em seus familiares quando da necessidade de passar procuração para recebimento de benefícios. Acontece que muita gente recebe o dinheiro e não repassa ao beneficiário.
O BPC não é aposentaria, é um benefício de um salário mínimo destinado aos idosos de 65 anos ou mais e pessoas portadoras de deficiência, incapacitadas para o trabalho e para a vida independente. Em ambos os casos, a renda familiar per capita dos beneficiários tem de ser inferior a ¼ do salário mínimo.
AÇÃO DE SAÚDE NO PATAUÁ
No domingo, 4, a Divisão de Atenção à Zona Rural promoveu ação de saúde integrada na Vila Patauá, a 75 quilômetros do centro urbano, quando realizou mais de 829 atendimentos à comunidade.
Constou da ação consultas médicas, de enfermagem, procedimentos odontológicos, coleta de material para exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero, e muita vacina, inclusive contra Influenza.
A partir da diminuição das chuvas, essas equipes passarão a ser mais atuantes, na medida em que estradas vicinais vão sendo recuperadas, porque os fortes temporais da época tornaram muitas delas praticamente intrafegáveis.
COMPETÊNCIA FAMILIAR
Começa hoje à tarde, no auditório da SMS uma oficina para discutir as competências para as ações voltadas ao programas de governo, como o Bolsa Família. O evento será promovido pela Secretaria Executiva de Saúde do Pará (Sespa), através da 11ª RPS – Regional de Proteção Social.
Destinada à área de saúde e assistência social dos municípios abrangidos pela 11ª RPS, abertura da oficina será prestigiada pelo secretário municipal de Saúde Geraldo Brito, que deve retornar para o encerramento das atividades no próximo dia 8.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel