11 abril 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1095

PRAÇA DA CRIANÇA SERÁ INAUGURADA NO SÁBADO
O prefeito entrega a Praça da Criança – André Barbosa – para a população marabaense, no sábado, 14 de abril, às 19h. A praça localizada na rotatória do Hospital Municipal e Hotel Vale do Tocantins terá brincadeiras para a garotada durante o dia inteiro, com sorvete, algodão doce, pipoca, balas e bombons que serão distribuídos por 5 palhacinhos. A Semed e a Sevop entre outras secretarias municipais, organizam atividades lúdicas e educativas para as crianças, no dia da inauguração.
A praça possui iluminação especial, com lâmpadas do tipo vapor de sódio em 4 postes altos que iluminam melhor a área e dificultam a depredação. Os postes têm a altura especial de 22,5m para dar uniformidade e nivelamento na iluminação.
Nos moldes das demais praças feitas pela prefeitura dispõe de pavimentação em bloquetes e brinquedos em madeira de lei para a garotada. O diferencial nos brinquedos fica por conta do foguete montado no meio da praça e uma ponte suspensa para travessia da garotada. O ajardinamento com plantas do Horto Municipal já está em fase de conclusão.
ESCOLA JUDITH VAI TER QUADRA DESPORTIVA
Durante a inauguração da Escola “Judith Gomes Leitão”, em 5 de abril, o prefeito anunciou a construção de uma quadra coberta para a escola. Na ocasião, aproveitou para perguntar aos alunos presentes, que representaram os 1500 alunos daquele estabelecimento de ensino, o que faltava para que a Escola Judith se tornasse melhor ainda. Os alunos solicitaram a construção de uma quadra desportiva para a prática de esportes e ginástica.
Com novo espaço para professores, diretor e vice-diretor, secretaria, auditório com espaço para 108 pessoas sentadas, novos banheiros, estrutura hidráulica e elétrica, ou seja, completamente transformada, a escola também ganhará em breve, uma quadra de esporte para a prática de esporte. É mais uma opção de lazer saudável, no ambiente escolar, proporcionada pela prefeitura de Marabá.

NOVOS ÔNIBUS
Para cumprir acordo entre os empresários do setor de transporte coletivo urbano, Conselho Municipal de Transporte e o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), a Viação Cidade Nova entrega faz a apresentação de 05 novos ônibus logo mais às 16 horas de hoje (10), em frente à Prefeitura de Marabá. Os novos coletivos vão substituir parte da frota que se encontra além do limite de uso previsto em lei, que é de sete anos.
Segundo o DMTU, a Transbrasiliana também deverá por em circulação, nos próximos 30 dias, mais cinco novos coletivos, o que ultrapassará a meta acordada em mais dois ônibus, visto que a Viação Cidade Nova já havia colocado dois veículos a disposição da sociedade no início do ano.
A cerimônia de apresentação dos coletivos será precedida de uma reunião, na qual serão discutidos diversas questões relativas ao tempo de uso dos veículos, que tem a Transbrasiliana os mais antigos (9 e 10), portanto em desacordo com a Lei Municipal 17009, de 24/007/2002, que disciplina o transporte coletivo no município; também será discutido o redimensionamento da malha viária, no sentido de melhorar o atendimento em alguns pontos da cidade.
OFICINA DA TUBERCULOSE
A Secretaria Executiva de Saúde Pública (Sespa), através da Coordenação de Pneumologia Sanitária, realiza, a partir desta terça-feira (10), a Oficina Estadual de Avaliação e Programação das Ações de Controle da Tuberculose, quando será feito um balanço das ações de controle da doença realizadas pelo Estado no ano passado. A oficina que prossegue até dia 12, também definirá a programação para 2007 nas Regionais de Saúde e Municípios Prioritários.
Estarão em pauta na Oficina temas como levantamento de óbitos por causas mal definidas, causas e conseqüências, controle de qualidade em tuberculose, assistência farmacêutica, programação de medicamentos e programação das ações do programa de combate à tuberculose em 2007.
Levantamento ainda preliminar divulgado pela Coordenação de Pneumologia, dá conta de que o Pará registrou, no ano passado, 2.747 casos novos notificados de todas as formas da doença e 1.878 da forma pulmonar positiva, ou seja, tuberculose em sua forma transmissível confirmada com exame de escarro.
Desse total, 1.539 encontram-se nos onze municípios prioritários para as ações do Estado: Altamira, Ananindeua, Belém, Breves, Itaituba, Marabá, Marituba, Paragominas, Redenção, Santarém e Tucuruí, que estão inseridos na lista de 315 municípios de todo o Brasil priorizados para o controle da tuberculose pelo Ministério da Saúde.
Segundo o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), no primeiro trimestre de 2006 aconteceram 120 óbitos no Pará atribuídos à tuberculose que, embora acuse taxa de 1,68% (abaixo da média nacional que é de 3%), ainda mostra o poder causador de graves danos da doença. Esses mesmos dados demonstraram que o percentual de cura no Estado está em torno de 63,44%, e o abandono de tratamento em 8,30%.
Os esforços empenhados até o momento são para o alcance das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, principalmente no que se refere à cura (mínimo de 85% até 2007) e diminuição do abandono de tratamento para menos de 5% ao ano.
E um dos maiores fatores de preocupação da Coordenação de Pneumologia da Sespa é a Tuberculose multirresistente, que costuma vitimar os que abandonam o tratamento antes do tempo determinado. No Pará, foram notificados 29 casos de tuberculose multirresistente em 2006, sete a mais do que registrado no ano anterior. De 1993 até o ano passado, 235 ocorrências desse tipo de tuberculose foram diagnosticadas, dando ao Estado o quarto lugar no ranking nacional, perdendo para Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.
Ao se tornar multirresistente, a tuberculose acarreta problemas graves e pode levar a óbito. Uma vez que a doença pode afetar também outros órgãos do corpo, além do pulmão, como os rins, ossos ou mesmo o Sistema Nervoso Central, advindo daí a meningite tuberculosa.
MARABÁ REGISTROU 05 ÓBITOS
Embora as mortes não sejam diretamente provocadas pela tuberculose (TB), mas em conseqüência dela, através das chamadas doenças oportunistas, que pegam o organismo já debilitado em suas defesas naturais e matam o indivíduo. No ano passado foram registrados 05 óbitos relacionados à tuberculose em Marabá.
O movimento da doença de Koch (descobridor do bacilo em 1882) em Marabá no ano de 2006 foi o seguinte: ocorreram 51 curas; 05 óbitos; 04 abandonos de tratamento; e 06 transferências. Em 2007, até o mês de março, foram registrados 13 casos novos de TB, sendo que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contava com 41 pessoas em tratamento no mês passado, o que deve ter aumentado devido à intensificação da busca ativa durante uma semana, pelo transcurso do Dia Mundial de Combate a tuberculose.
EDITAL INEXIGIBILIDADE
O Município de Marabá publica o Edital para a realização da Inexigibilidade de Licitação Nº. 003/2007-PMM, com abertura para o dia 26 de abril, às 9h. O objeto é a habilitação de pessoa jurídica para prestação de serviço médico especializado em gastroenterologia, conforme Anexo I, do edital, em atendimento a Lei Federal N.º 8.666/93 e 9.648/98.
O edital completo pode ser adquirido na Comissão Municipal de Licitação, localizada na Fl. 32, Qd. 09, Lt. 01, N. Marabá, das 08:00 às 14:00 horas. Informações pelo fone (94) 3322-5272. Marabá (PA), 22.03.2007.
RIO SEGUE EM VAZANTE
A partir de agora, segundo a Defesa Civil, é pouco provável mais um repique da cheia 2007, embora ainda continue chovendo na região. Hoje (10) o nível das águas do Rio Tocantins amanheceu em 9,45 metros, uma vazão de 05 centímetros em relação à manhã de ontem.
METEOROLOGIA
Segundo o Instituto de Meteorologia Climatempo, hoje faz sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublados com chuva a qualquer hora. Esta é a mesma previsão para até sexta-feira, devendo ocorrer no período 50mm/m² de precipitação. Para o sábado não está prevista a ocorrência de chuva.
De acordo com o canaldotempo.com, há possibilidade de trovoadas esparsas nos próximos 10 dias, mas as chances de chuva estão na casa dos 50%. A temperatura deve permanecer amena, na faixa de 24ºC a 32ºC.




PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas