14 fevereiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1063

AULAS DE CAVAQUINHO E INICIAÇÃO MUSICAL
A escola de Música Moisés Araújo, localizada na Casa da Cultura está com inscrições abertas para as aulas de cavaquinho e iniciação musical. Estas aulas terão início no dia 3 de março. Os interessados devem procurar a secretaria da escola de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Falar com Rosilan ou Fredilane.
Rosilan Silva disse que os requisitos necessários para se matricular nas aulas de cavaquinho é ter a partir de 12 anos de idade e possuir o instrumento. As aulas serão ministradas pelo professor Diones Marinho, ex-aluno da escola da Casa da Cultura, sempre as sextas-feiras. Há dois horários disponíveis: de 8h às 9:40h e de 10h às 11:40h.
Para as aulas de iniciação musical, os alunos devem ter 4 ou 5 anos de idade. Serão formadas duas turmas com 15 alunos cada. As aulas serão ministradas pela pedagoga Fredilane Lemos, também de 8h às 9:40h e de 10h às 11:40h, sempre às segundas-feiras. As turmas participarão de atividades lúdicas envolvendo a música.
Atualmente, a Escola de Música Moisés Araújo conta com 300 alunos matriculados, participando das aulas de teoria musical, canto coral, banda e violão.
MARABÁ GANHA ESCOLA EM SEU ANIVERSÁRIO
No dia 5 de abril, quando Marabá completará 94 anos, mais uma escola será entregue à população. Orçada em mais de R$ 1,3 milhão, a escola é construída com recursos do programa Pará Urbe, numa área de 2.915 metros quadrados, para abrigar 800 alunos do ensino fundamental e médio, mas tem capacidade para atender mil alunos.
A Câmara de Marabá deverá votar um projeto para que a escola ganhe o nome de 'Professora Beta', em homenagem à educadora Albertina Sandra Moreira dos Reis, que sempre trabalhou pela educação no município.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Regional, Suely Oliveira, visitou as obras da escola e declarou que há condições para conclusão das obras até o aniversário da cidade, na área de 8,8 mil metros quadrados. Suely Oliveira visitou a obra em companhia da secretária de Educação do município, Kátia Américo Garcia.
A escola terá ensino fundamental, supletivo e nível médio. Terá oito salas de aula, salas da administração (direção, vice-direção, secretaria, almoxarifado, arquivo, coordenação, sala de professores, de Educação Física, do Grêmio, banheiros), laboratórios de Informática e de ciências e biblioteca. O espaço contará ainda com área de recreação coberta, cozinha, cantina, depósito para merenda, vestiário, banheiros masculino e feminino e para portadores de deficiência, além de quadra coberta.
CARNE INSPECIONADA DEPOIS DO CARNAVAL
Reunião ocorrida na sexta-feira, 9, entre representantes da Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura) e do matadouro que vai abater gado sob inspeção municipal para abastecimento do município, garante o início da carne inspecionada para depois do Carnaval.
Segundo o secretário de Agricultura, Rubens Borges Sampaio, o matadouro ultima preparativos para início do serviço, faltando apenas pequenos ajustes, a exemplo de uniformes para os trabalhadores. Uma das principais exigências, a caldeira, já está pronta. Ela serva para esterilização de ferramentas (serras, facas e afiadores), bancadas e outros equipamentos.
FISCALIZAÇÃO
A Seagri também inicia na próxima semana a notificação dos matadouros clandestinos com vista à interdição daqueles que não apresentam condições de adequação para fornecimento de carne inspecionada. De acordo com Rubens Sampaio será dado prazo bem reduzido (24 a 48 horas) para as justificativas, visto que esses estabelecimentos vêm sendo informados dessa decisão desde novembro do ano passado.
Por enquanto a Seagri vai trabalhar apenas com um matadouro. Mas, se por acaso outros vierem a pleitear licenciamento para este fim, serão negociadas as condições para o abate de carne, visto que a estrutura para inspecionar o produto requer tempo e investimento do poder público municipal.
SEAGRI É VITRINE NA EXPOAMA
Há mais de cinco anos a Seagri tem montado um dos mais belos estandes na Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama). Este ano, para a XXI versão da festa que acontece entre o final de junho e primeira semana de julho, a Seagri muda de espaço, será vitrine, ocupando terreno logo na entrada, a frente da área destinado ao rodeio.
Hoje, 13 de fevereiro, ocorre a primeira reunião sobre o planejamento das ações da Seagri na Expoama/2007, com expectativa de, além das costumeiras mostras da agricultura familiar, sejam agregados outros quesitos para atrair a visitação do público.
PRODUÇÃO DE CASTANHA
Esta safra (2006/2007) não foi diferente da anterior (2005/2006) quando a produção de castanha-do-pará foi das menores ao longo dos últimos anos. Segundo o titular da Seagri, Rubens Sampaio, várias são as causas dessa redução de produtividade, sendo todas relacionadas às questões ambientais.
Assim, Rubens relaciona as mudanças climáticas, devastação dos castanhais e morte da principal abelha polinizadora, conhecida regionalmente como mangangá ou mamangaba (Xilocopa spp), que são abelhas de tamanho avantajado, que desenvolvem importante papel na polinização em diversas espécies vegetais, principalmente a castanheira.
Ainda de acordo com Rubens, para aumento dessa espécie na Amazônia, seria ideal que institutos como o Imazon e Embrapa produzissem abelhas dessa espécie em laboratório. Ela, assim como as africanas e européias, têm uma ferroada bastante dolorida e não servem à produção de mel (é pouco e má qualidade – conforme literatura sobre o assunto)
NÍVEL DAS ÁGUAS
Na manhã desta terça-feira (13) as águas do Tocantins amanheceram em elevação, 9,14 metros, ou seja, aumento de 27 centímetros em relação ao nível de ontem, de acordo com a medição feita na Portobrás. De acordo com o Boletim Informativo de Vazões e Níveis, emitido pela Eletronorte, as águas podem atingir o nível de 9,77, acima do normal no dia 17 de fevereiro.
TEMPO E TEMPERATURA
Conforme prevê a Climatempo, a possibilidade de chuva todos os dias desta semana é muito elevada, cerca de 80%, mas o volume de precipitação é relativamente baixo, média de 20mm/dia. Até quarta-feira faz sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Enquanto para a quinta e sexta-feira está previsto pouco de sol com períodos nublados e chuva a qualquer hora.
De acordo com o Canaldotempo, no período de hoje (12) a 21 deste mês, ocorrerá trovoadas esparsas. O mapa de satélite aponta uma grande faixa de nuvens de chuva que atravessa todo o Brasil de Leste a Oeste, passando ao sul do Pará, o que deve manter o nível do Rio Tocantins em elevação nos próximos dias. Temperatura hoje entre a mínima de 24ºC e máxima de 34ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1062

MARABÁ GANHA MAIS DUAS OBRAS DE QUALIDADE
Mais duas inaugurações marcaram, neste final de semana, a agenda do prefeito Sebastião Miranda Filho. A primeira aconteceu na escola de ensino fundamental “O Pequeno Príncipe”, onde a reforma e ampliação do prédio transformaram a antiga escola num local moderno e confortável para os 800 alunos do ensino médio (atendidos pelo Estado) e para os 640 do ensino fundamental, de competência do município.
O prefeito Tião Miranda disse que, “uma das prioridades do nosso governo é a educação. Abrange o ensino médio e o fundamental, quando se trata de proporcionar aos nossos jovens, uma melhoria significativa na qualidade de nossas escolas”. Demonstra a capacidade do município em atender em suas escolas, a demanda referente ao ensino médio, de competência do Estado.
A escola ganhou poço artesiano, rede hidráulica, rede elétrica, quatro banheiros amplos e azulejados, copa/cozinha para merenda escolar, depósitos para material de limpeza e alimentos, salas do professor, direção e apoio pedagógico. Além de biblioteca, laboratório de informática, multidisciplinar e sala de coordenação pedagógica. A quadra poli - esportiva foi totalmente reformada.
Compareceram e discursaram durante a inauguração da escola além da secretária de Educação Kátia Américo Garcia, os vereadores Leodato Marques, Antonio Rodrigues Dias e Vanda Américo, o deputado estadual João Salame, secretários municipais, equipes das secretarias de Obras e Educação, convidados, professores, pais e alunos.
PREFEITO INAUGURA CRAS E CEACA
O prefeito Sebastião Miranda Filho entregou à comunidade às 19 horas sábado, (10) o novo prédio do Centro de Atendimento a Crainça e Adolescente (Ceaca) e seu anexo para abrigar o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social. O cerimonial contou com a presença do prefeito Tião Miranda; secretário de Assistência Social, Ronaldo Batista Chaves, o Ronaldo Yara; assessores e secretários de outras pastas da administração municipal; e representantes da CVRD – Companhia Vale do Rio Doce (Afonso Luiz Melo, assessor de Relações com a Comunidade; Luiz Veloso, coordenador de Relações com a Comunidade; e a analista de Comunicação Valéria Nascimento).
Na área destinada ao CEACA, o prédio construído junto ao CAIC (Folha 13) tem sala de aula, Brinquedoteca, sala de pintura, Oficina de Artesanato em Madeira, coordenação, atendimento, três banheiros (um para portadores de necessidades especiais), cozinha e sala de informática.
O Ceaca atende 150 crianças e adolescentes pobres. Trinta garotos, na faixa etária de 14 a 17 anos, trabalham na Oficina de Artesanato em Madeira. Outro grupo com 20 crianças trabalha na Oficina de Artes (pintura e bijouterias) e todos os 150 participam de atividades sócio-pedagógicas, promovidas pela Secretaria de Assistência Social (Seasp) em parceria com a Secretaria de Educação (Semed).
O CRAS tem sala de recepção, atendimento individualizado para psicólogos (2), assistente social (1), pedagogo (1). Além do atendimento fixo, o CRAS também está incumbido de trabalho externo, com as famílias em situação de vulnerabilidade social daquela área. Os casos que não têm solução no próprio local, serão encaminhados aos programas específicos na Seasp ou para outros órgãos de rede atendimento (Saúde, Justiça e outros).
Segundo Ronaldo Yara, mais de 500 pessoas da comunidade foram prestigiar uma das mais belas e gratificantes inaugurações, que embora tenha atrasado um pouco o cronograma de entrega do prédio, valeu a pena esperar, porque agora as crianças e adolescentes do Ceaca terão mais espaço e comodidade para suas tarefas. Na ocasião a CVRD doou ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (CMCA) cheque no valor de R$ 220 mil, cujo destino será R$ 100 mil para a construção de um prédio para o Espaço de Acolhimento Provisório, R$ 70 mil para a APAE e R$ 50 mil para o GAM – Galpão de Artes de Marabá.
Uma nova data será marcada entre a CVRD e Secretaria de Assistência Social (Seasp) para o repasse do recurso a APAE e GAM. Quanto à parte referente ao Espaço Provisório, hoje ocupando um prédio alugado, ainda estão sendo definidos o local e adaptação de um projeto para cerca de 50 crianças e adolescentes, o qual deverá contemplar áreas masculina e feminina, além da divisão por faixas etárias e área de lazer.
O Espaço de Atendimento Provisório, que em muitos casos torna-se permanente, atende hoje 35 crianças e adolescentes na faixa etária de zero a 17 anos, vítimas de abuso e exploração sexual, abandono, naus-tratos ou em trânsito por Marabá. O prédio, no entanto, não está adequado à situação, principalmente pela falta de área de lazer.
Um novo espaço, discutido com o Ministério Público, foi orçado em cerca de R$ 600 mil, mas o projeto deve ser adaptado. Ainda conforme Ronaldo Yara, o Ministério Público tem sido um grande parceiro das crianças do Espaço Provisório, no final do ano passado, por exemplo, doou um caminhão de móveis e utensílios; a iniciativa privada também doou muitos brinquedos àquela época.
SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA
Começa nesta quarta-feira (14) estendendo-se até sexta-feira (16) a I Jornada de Saúde Pública Veterinária. O evento é promovido por uma parceria entre o Sindicado dos Médicos Veterinários do Pará (Simvepa), associações de veterinários, Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e Ministério da Agricultura. A SMS será representada pelo gerente do Centro de Controle de Zoonoses, veterinário Walter de Melo Neto,.
O evento coordenado pelo Simvepa será realizado no auditório da FAEPA, na Travessa Dr Moraes nº. 21, edifício Palácio da Agricultura, em Belém, e tem como tema "Saúde pública e Segurança alimentar", contando com palestras e mesas redondas onde participarão os principais profissionais do ramo.
Essa jornada tem como objetivos: demonstrar a importância da medicina veterinária para a saúde pública; qualificar profissionais para atuarem em saúde pública; atualizar e preparar os profissionais e estudantes de medicina veterinária sobre sua função na saúde pública; informar aos médicos veterinários da iniciativa privada e de outras áreas sobre as ações de saúde pública realizadas no Estado do Pará.
Um dos grandes temas a ser abordado nesse encontro diz respeito à profilaxia da raiva, principalmente a humana, que teve repercussão no Pará a partir de 2005, quando pelo menos 15 pessoas morreram no município de Augusto Correia, vítimas da raiva contraída a partir de morcegos hematófagos.
DIVISA NO ENCONTRO DA COSANPA
Reunião ocorrida na sexta-feira, 9, para discutir a atuação da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) no município, contou com a presença da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), representada pelo veterinário Orlando Roger Lobo, o qual explanou a situação da água de poços consumida nos bairros de Liberdade e Independência, todos com elevada contaminação por coliforme fecal, ainda mais nesta época, quando o grande volume de água do lençol freático invade fossas e poços que se encontram praticamente ao mesmo nível.
Segundo Roger Lobo, a Cosanpa atende parcialmente a Cidade Nova, Belo Horizonte e Novo Horizonte, no núcleo Cidade Nova. Sua água, mesmo com a turgidez da época das chuvas, é melhor do que aquela de poços rasos sem nenhum tratamento.
ÁGUA BOA NAS ESCOLAS
A exemplo das demais escolas do município que dispõem de água potável de boa qualidade servida por poços construídos pela administração municipal, o prefeito Tião Miranda autorizou a construção de um poço artesiano na Escola Estadual “Oneide de Souza Tavares” e outro na Escola Municipal “Martinho Mota”, ambos com profundidade de 200m.
A água vai servir à comunidade escolar e também à vizinhança. Na Escola “Oneide Tavares”, na Folha 30, a secretaria de Obras estuda a instalação de uma caixa d’água de 10mil litros, para possibilitar a distribuição de água potável aos moradores do bairro, pois a de 5mil litros lá existente, só consegue atender à demanda da escola. Devido à constante falta d’água da Cosanpa, muitas vezes os moradores valem-se do chafariz construído pela prefeitura na Escola Municipal “Francisca Oliveira”, Na Folha 34.
É mais uma demonstração da preocupação do prefeito Tião Miranda em melhorar a qualidade das escolas e proporcionar mais comodidade aos jovens estudantes. Sem água potável, torna-se insustentável o estudo principalmente à tarde, quando o tempo é mais quente.
CONSTRUÇÃO DO MURO DO CEMITÉRIO
O prefeito Tião Miranda autorizou a construção do muro do Cemitério da Saudade, na Folha 29 e a Secretaria de Obras já iniciou os serviços. O muro dos fundos tem 311m e divide o espaço com a Folha 29 e na lateral direita, o muro tem 397m por 3 m de altura e divide a área com uma invasão e com Hotel Vale do Tocantins. A obra avaliada em R$142.137,69, é construída com recursos próprios.
POLUIÇÃO NO RIO TOCANTINS
Hoje, 12 de fevereiro, o secretário de Meio Ambiente Toni Rosa convocou a imprensa para anunciar que a sua secretaria, através de seus fiscais de meio ambiente, flagrou a Companhia de Navegação criada pela Cosipar, poluindo o Rio Tocantins.
Durante a coletiva, o secretário vai explicar à imprensa paraense os motivos pelos quais a Cosipar, através de sua subsidiária, foi multada. Toni Rosa após consultar os técnicos da Secretaria vai enquadrar a empresa e divulgar o valor da multa. As penas para infrações ambientais estão previstas na Lei nº.9.605/98, Lei de Crimes Ambientais.
NÍVEL DAS ÁGUAS
Na manhã de hoje, 12 de fevereiro, as águas do rio Tocantins encontram-se a 8,87m acima do nível normal, de acordo com a medição feita na Portobrás e com o Serviço de Utilidade Pública da Eletronorte. A alta das águas representa um acréscimo de 47cm de sexta-feira, 9 de fevereiro, até hoje.
De acordo com o Boletim Informativo de Vazões e Níveis, emitido pela Eletronorte, as águas podem atingir o nível de 9,77, acima do normal no dia 17 de fevereiro.
TEMPO E TEMPERATURA
Conforme prevê a Climatempo, a possibilidade de chuva todos os dias desta semana é muito elevada, cerca de 80%, mas o volume de precipitação é relativamente baixo, média de 20mm/dia. Até quarta-feira faz sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Enquanto para a quinta e sexta-feira está previsto pouco de sol com períodos nublados e chuva a qualquer hora.
De acordo com o Canaldotempo, no período de hoje (12) a 21 deste mês, ocorrerá trovoadas esparsas. O mapa de satélite aponta uma grande faixa de nuvens de chuva que atravessa todo o Brasil de Leste a Oeste, passando ao sul do Pará, o que deve manter o nível do Rio Tocantins em elevação nos próximos dias. Temperatura hoje entre a mínima de 24ºC e máxima de 34ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1061

AMMEPA E DNPM ASSINAM CONVÊNIO
Hoje, às 18h, Sebastião Miranda Filho, prefeito de Marabá e presidente da Associação dos Municípios Mineradores do Estado do Pará (AMMEPA), assina convênio de cooperação técnica com representantes do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM). O evento será no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo do convênio é viabilizar a participação dos municípios no processo de apuração e recolhimento dos valores devidos a título de compensação financeira pela exploração mineral. Todos os 143 municípios paraenses fazem parte da AMMEPA.
O prefeito Sebastião Miranda explica que é importante a busca da integração dos municípios mineradores para traçar metas que dêem sustentabilidade à atividade mineral em todo o Estado.
A Governadora do Pará Ana Júlia Carepa foi convidada para a solenidade, mas até o momento de expedição deste informativo ainda não havia confirmação sobre sua vinda a Marabá.
MAIS UMA ESCOLA NOVA
O prefeito Sebastião Miranda Filho entrega à população de Marabá, a Escola “Pequeno Príncipe”, que passou por uma ampla reforma e ampliação em sua estrutura. A inauguração será às 18h. Toda a comunidade está convidada.
A Escola “Pequeno Príncipe” ganhou nova pintura, piso, forro, novas instalações elétricas e recebeu a ampliação de quatro salas de aula. A reforma realizada através de um convênio entre Prefeitura de Marabá e Governo do Estado vai beneficiar 1300 alunos daquele estabelecimento de ensino. A escola atende 600 alunos do Ensino Fundamental e 700 alunos do Ensino Médio. As aulas do Ensino Fundamental iniciaram dia 31 de janeiro e as do Ensino Médio, começaram dia 1º de fevereiro.

INAUGURAÇÃO DO CEACA
O prefeito Sebastião Miranda Filho entrega à comunidade o novo prédio do Ceaca no próximo sábado, 10 de fevereiro, às 19h. O prédio construído junto ao CAIC (Folha 13) tem sala de aula, Brinquedoteca, sala de pintura, Oficina de Artesanato em Madeira, coordenação, atendimento, três banheiros (um para portadores de necessidades especiais), cozinha e sala de informática.
O Ceaca atende 150 crianças e adolescentes pobres. Trinta garotos que estão na faixa etária de 14 a 17 anos, trabalham na Oficina de Artesanato em Madeira. Outro grupo com 20 crianças trabalha na Oficina de Artes (pintura e bijouterias) e todos os 150 participam de atividades sócio-pedagógicas, promovidas pela Secretaria de Assistência Social (Seasp) em parceria com a Secretaria de Educação (Semed).
EM BUSCA DE PARCERIAS
Acerca do assunto, já divulgado em boletim anterior, o secretário de Saúde Pedro Correa Lima, o Pedrinho, está viabilizando, com ajuda da Câmara Municipal de Marabá, através de seu presidente Miguel Gomes Filho, o Miguelito, uma parceria com a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) para recuperação e ampliação dos centros de saúde do município, visto que todo o recurso que vem sendo disponibilizado tem sido suficiente apenas para a manutenção do sistema, não havendo dinheiro destinado a sua ampliação.
Uma reunião preliminar já aconteceu com a CVRD que acenou positivamente e pediu um orçamento para ver naquilo que pode ajudar. Da mesma forma que a Câmara está procurando ajudar a saúde, Pedrinho também vai reunir-se com o deputado Asdrúbal Bentes, no sentido de viabilizar novos convênios com o Ministério da Saúde.
Por sua vez, Pedro Correa tenta sensibilizar o Governo do Estado no sentido de enxergar Marabá como pólo regional e que por isso carece de maior aporte financeiro, até porque está entre os maiores contribuintes, superando às vezes. Nesse sentido foram apresentadas formalmente ao titular da Sespa as principais preocupações da saúde pública em Marabá.
Dentre as necessidades mais prementes está a conclusão do Hospital Materno Infantil, onde já foi aplicado grande volume de recurso; o repasse da contrapartida do Samu, atrasada há cindo meses; recurso do programa de cirurgias eletivas, como a catarata, destinado a idosos com mais de 50 anos; e ainda aumento de repasse destinado ao tratamento de doenças renais. O titular da SMS aguarda o agendamento de reunião com a Sespa para melhor discutir essa situação.
Ainda no sentido de fortalecer a saúde pública em municípios pólo, Pedro Correa vai convocar uma reunião com secretários de saúde daquelas cidades onde foram instalados hospitais regionais, para analisar e fazer um relatório ao Governo do Estado a respeito do quanto onerou para esses municípios o atendimento à saúde.
Acerca dessa questão, relata o titular da SMS, que está havendo uma inversão com o Estado do Tocantins, em conseqüência das dificuldades crescentes daquela unidade da federação na área da saúde, que já exauriu seu modelo de atendimento, agora os pacientes de municípios daquele Estado, próximos a Marabá, vêm procurar tratamento aqui.
ESTERILIZAÇÃO HOSPITALAR
Nesta sexta-feira (9), a partir das 9 horas, acontece o I Encontro de Esterilização do Sudeste do Pará, no auditório Eduardo Bezerra. O evento, destinado a enfermeiros, técnicos e estudantes de enfermagem, objetiva qualificar e reciclar quanto as principais ferramentas de combate a infecção hospitalar, ou seja, a esterilização de roupas, instrumentos e o próprio ambiente das casas de saúde. O encontro é coordenado pela diretoria de enfermagem do Hospital Regional do Sudeste do Pará, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Com inscrição momentos antes da primeira palestra, ao custo de um quilo de leite (nível superior) e para nível médio e estudantes, um quilo de alimento não perecível (exceto sal), o encontro de esterilização foi prestigiado por mais de 350 participantes, obrigando os coordenadores a não receber mais inscrição, visto que a capacidade do auditório da Eduardo Bezerra é de 250 assentos.
Na abertura o diretor técnico do Hospital Regional (HR), médico Eduardo Medrado, fez um relato dos avanços da esterilização ao longo dos anos, citando desde a simples limpeza aos mais avançados métodos da atualidade, feita com aparelhos sofisticados, mas que sem a mão-de-obra qualificada de nada adiantariam.
Citou como fato muito importante, o cuidado a não permissividade, ou seja, não relevar pequenos detalhes por acreditar que microorganismos não estejam presentes no ambiente hospitalar, porque qualquer falha sujeita os pacientes à infecção hospitalar, principalmente nas UTI,s que têm os doentes mais sensíveis às bactérias, fungos e vírus.
O encontro teve como palestrantes Terezinha Neide de Oliveira, enfermeira do Hospital Geral César Carls (Fortaleza – CE); Eliana Lobato, enfermeira do Hospital Metropolitano (Belém – PA); e Cândido Freitas, enfermeiro da 3M do Brasil (São Paulo – SP), empresa fornecedora de equipamentos para esterilização.
A mesa de abertura de evento foi composta, além de Medrado, por Leda Pereira (assessora da SMS), Remido Vizzoto Júnior (assessor do HR), Helena Tomaz (Coordenadora de Epidemiologia do HR) e Percília Augusta (coordenadora de Infecção Hospitalar no HR e coordenadora do CTA). Os mais de 300 quilos de alimentos arrecadados com as inscrições serão doados aos portadores de Aids cadastros no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento.
O encontro de esterilização é resultado de parceria entre o Hospital Regional, Secretaria Municipal de Saúde, Pró-Saúde, 11ª Regional de Saúde. Devido ao sucesso deste primeiro evento, a intenção dos coordenadores é promover um segundo encontro em uma data ser marcada.
EXPOSIÇÃO NA CASA DA CULTURA
A Pinacoteca Municipal “Pedro Morbach”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá apresenta a Exposição “Os Tipos Humanos Retratados a Bico de Pena” até dia 28 de fevereiro. A exposição traz obras dos artistas marabaenses Rildo Brasil, Pedro Morbach e Domingo Nunes.
ESPORTE
A Secretaria de Cultura e Desporto organiza um campeonato municipal com times de Handebol, Futsal e Voleibol (masculino e feminino) e Basquete (somente time masculino) para comemorar o aniversário do município de Marabá em 5 de abril. Os times interessados podem fazer sua inscrição com o coordenador de Desporto Itamar Chaves, na Secdetur até dia 15 de fevereiro,
Os participantes concorrem a prêmios em dinheiro, além de troféus e medalhas. A premiação é a seguinte: R$600,00 ao vencedor do primeiro lugar de Futsal (masculino) e R$300,00 ao 2º colocado (masculino); para o time feminino, a premiação será de R$300,00 e R$100,00 para o primeiro e segundo lugar respectivamente.
Para as modalidades: Futsal, Handebol, Voleibol (times femininos) e Basquete, a premiação será de R$300,00 ao primeiro colocado e R$100,00 ao segundo lugar. Além de troféus e medalhas aos vencedores.
Itamar Chaves disse que o valor das inscrições para os times é a seguinte: R$70,00 para time de Futsal Masculino e R$50,00, para o Futsal (Feminino) e demais modalidades. “O valor arrecadado com as inscrições será utilizado para a premiação em dinheiro aos times vencedores”.
NÍVEL DAS ÁGUAS E PREVISÃO DO TEMPO
Na manhã de hoje, 09 de janeiro, as águas do rio Tocantins encontram-se a 8,40m acima do nível normal, o que representa um aumento de 20 cm nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim da Eletronorte, as águas podem atingir 9,27 metros na quarta-feira, 14.
As condições climáticas em Marabá, conforme o canaldotempo.com são as seguintes: Sol Encoberto, 26ºC e Sensação Térmica de 29°C. Há possibilidades de chuvas no decorrer do dia.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas