20 abril 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 882

OS 21 ANOS DA FCCM

Praticamente tudo o que a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) produziu nos seus 21 anos de existência está resumido em pequeno folder de duas dobras. Sob o título “Casa da Cultura de Marabá 2006 – 21 anos preservando nossa memória” – o folder comenta desde o início da coleta de documentos que deu origem a FCCM em 1984 as melhorias das 11 bibliotecas públicas, por ela administradas, nas escolas da rede municipal de ensino.
O documento cita ainda o Projeto Martírios do Araguaia, uma iniciativa pesquisas da FCCM na Serra das Andorinhas, que teve a primeira expedição em 1987; o museu municipal, composto de diversos setores, como Zoologia, Botânica, Geologia e outros; o Projeto de Interiorização, responsável por levar exposições e trabalhos de atividades científicas e culturais aos locais mais distantes do centro urbano.
Estão inclusos também o Núcleo de Espeleologia de Marabá, responsável por pesquisas de cavernas no Pará, Maranhão e Tocantins; Escola de Música, Pinacoteca e Núcleo de Arqueologia e etnologia.

PLANO DIRETOR – LEITURA TÉCNICA
Depois de colher dados na zona urbana e rural, a equipe do Plano Diretor Participativo entra em nova fase, denominada de Leitura Técnica, na qual serão feitos mapas temáticos da situação atual do município, os quais serão checados (comparados) com a visão da comunidade no que tange aos principais problemas do dia-a-dia.
Ao contrário do que preconizava a população até bem pouco tempo, quando uma pesquisa mostrava a pavimentação de rua como maior necessidade, hoje o saneamento básico (água, esgoto, drenagem) desponta como primeiro desejo nas comunidades consultadas. Também, é muito solicitada a melhoria da infra-estrutura como estradas vicinais, transporte e escolas.
No que tange ao ensino fundamental, embora os últimos governos municipais tenham construído e reformado diversos estabelecimentos escolares, algumas áreas ainda têm déficit de salas de aula. Nesse contexto, observam os técnicos do Plano Diretor, existe má distribuição das escolas, porque têm regiões bem atendidas, onde sobram vagas, enquanto noutras há uma demanda não atendida.

CAMPANHA DA VOZ
A equipe da Campanha da Voz atendeu dia 18 de maio praça São Francisco e ontem, 19, atendeu na praça Osório Pinheiro, em frente a Prefeitura. Nesta quinta-feira, 20, o atendimento será na praça Duque de Caxias (sempre no horário das 8h às 14h). Essa ação de saúde tem como objetivo de orientar e prevenir a população sobre as doenças do aparelho vocal.
Os problemas mais comuns são faringite, nódulos de corda vocal, cisto, pólipo, leucoplasia e câncer de laringite. Os cuidados com a voz são: beber água natural (2 litros/dia); evitar fumo, drogas e álcool; comer uma maçã por dia; evitar cantar; evitar gritar ou falar alto; evitar roupas apertadas na região do pescoço e abdômen; evitar contato com poeira, pó de giz, plumas, mofo...; não usar sprays ou pastilhas sem prescrição médica; falar pausadamente; evitar alimentos como refrigerantes, chocolates, condimentos, café, leite e seus derivados, frutas cítricas, frituras e gorduras.
Além de orientar sobre os cuidados à prevenção de doenças da voz, também serão selecionados 100 pacientes para a realização de exames de videolaringoscopia. Ontem foram realizados mais de 100 atendimentos, sendo 45 exames laringoscópicos e hoje, 19, também foram atendidas mais de 100 pessoas e realizados 55 exames laringoscópicos.
Sob o tema “Ouça a Voz da Experiência. Cuide da sua voz”, essa campanha é uma parceria das sociedades brasileiras de Otorrinolaringologia e de Fonoaudiologia com a Prefeitura de Marabá. Foram disponibilizados para esta campanha dois otorrinolaringologistas, seis fonoaudiólogas e pessoal de apoio, fornecido pela SMS.

VACINA DO IDOSO
A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso iniciou na segunda-feira, 17, na zona rural e começa na próxima segunda-feira, 24, tendo como meta a aplicação de 9.636 doses da vacina antigripal; 2.409 contra tétano e difteria; 289 doses de vacina antipneumococos (contra pneumonia); e uma quantidade livre de vacinas contra a febre amarela.
Destinada às pessoas com 60 anos ou mais, a campanha se estende de até 5 de maio. A vacina contra pneumonia só será aplicada nos casos de deficiência renal, hepática e cardiorespiratória grave ou crônica.
Já a vacina contra a febre amarela pode servir como reforço aquelas pessoas que estão a mais de 10 anos sem vacinação contra essa doença, por isso têm livre arbítrio para vacinar-se ou não.

ADIADO O PESQUE E SOLTE
Devido à cheia e número de desabrigados, inclusive acampados na praça São Félix de Valois, foram adiadas as datas dos torneios de pesca de Marabá, devendo ocorrer provavelmente a pesca embarcada no dia 6 e a pescaria do cais no domingo, 7 de maio.
As inscrições estão abertas na Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente –, as lojas Chic Lazer e Shopping Verdes Mares para adquirir os kits, compostos de bonés, camiseta, cupons de lanche e material de pesca.
Além desses locais fixos, a Semma também dispõe de vendedores ambulantes, visto que a intenção é inscrever 600 pescadores amadores no “Pesque e Solte no Caís” e 30 para o Torpem – Torneio de Pesca Esportiva de Marabá –, destinado a pescadores esportivos profissionais. As inscrições para o Pesque e Solte no Cais custam R$ 12,00; e, para o Torpem, R$ 200,00.
Premiação – Para o Torpem, além dos troféus para as três primeiras classificações, existe prêmio para o primeiro e segundo colocados, que receberão um motor de 15 HP e um motor elétrico. Enquanto para o Pesque e Solte estão reservados sorteios de um microcomputador e uma rabeta.
Essa é a quinta versão do Pesque e Solte no Cais e a segunda do Torpem, que já compõem o calendário turístico do município. Esses torneios dependem muito da mãe natureza, ano passado, por exemplo, foi adiado umas três vezes em razão do elevado nível do rio Tocantins.

VAGAS EM PROJETOS SÓCIO-EDUCATIVOS
A Semed oferta vagas em três projetos sócio-educativos realizados no Centro de Formação “Cine Marrocos”. O projeto Teatro possui vagas para turmas de alunos na faixa etária de 08 a 10 anos e para turmas a partir dos 12 anos. O Coro Infanto-Juvenil tem vagas para crianças de 08 a 10 anos e o Sambalelê Percussão tem vagas para garotos a partir de 08 anos.
Os pais interessados em matricular seus filhos em um desses projetos devem se dirigir ao Centro de Formação “Cine Marrocos”, em horário comercial, portando uma declaração de que o candidato é matriculado em escola pública e duas fotos 3x4.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que os projetos desenvolvidos para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino têm por objetivo oferecer uma atividade saudável, que proporciona ao aluno à socialização com garotos de outras escolas, além de desenvolver sua sensibilidade e capacidade intelectual.
Atualmente os projetos sócio-educativos desenvolvidos no Centro de Formação de Ensino Fundamental “Cine Marrocos” possuem 677 alunos matriculados. O projeto Dançando e Educando tem 240 alunos; a Banda Marcial tem 167 alunos; o projeto Teatro tem 120 alunos; Coro Infanto-Juvenil: 70 alunos; Sambalelê Flauta Doce: 50 alunos e Sambalelê Percussão: 30 alunos.

LANÇAMENTO DO PROJETO EDUCANDO PARA A VIDA
Amanhã, 20 de abril, a equipe de Educação para o Trânsito do DMTU fará uma apresentação especial do Projeto Educando para a Vida, através de Teatro de Fantoches, na própria sede do Departamento. Este é o lançamento do projeto que será apresentado aos alunos das escolas municipais. Os convidados especiais para apresentação são o prefeito Tião Miranda, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia e o presidente da Câmara Municipal de Marabá Maurino Magalhães. Todos os funcionários do DMTU também estão convidados para o lançamento do projeto.
Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU, Márcia Cardoso Rosa, o objetivo é apresentar o projeto e receber as críticas e sugestões de temas, para fazer os ajustes necessários antes de partir para as apresentações efetivas nas escolas.
A apresentação dos fantoches será feita por uma equipe de cinco pessoas treinadas para fazer o trabalho educativo nas escolas. A princípio será desenvolvido nas escolas municipais, mas com o tempo deverá ser estendido também às escolas particulares. “Há uma solicitação muito grande das escolas particulares para que façamos este trabalho”, disse Márcia Rosa.
Márcia Rosa explica que há uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro para que o estudo voltado à educação para trânsito seja realizado do Ensino Fundamental ao 3º grau. “Estamos trabalhando para tentar cumprir essa determinação. Vamos iniciar com o trabalho nas escolas de ensino fundamental” .
O teatro de fantoches foi escolhido para trabalhar o tema Educação para o Trânsito com crianças e adolescentes porque só as palestras não chamam atenção da garotada. O teatro chama mais atenção à garotada, além de informar, é lúdico.

FANTOCHES EDUCAM PARA O TRÂNSITO
Há apoio da Semed para montagem do cronograma de apresentações do Teatro de Fantoches nas escolas municipais. O objetivo é fazer com que os alunos aprendam de uma forma mais agradável. Os bonecos de fantoche representam seis personagens: o Agente Fina e a Agente Leza, Estradinha, Farolzinho, Vovolante e Dona Pista. O cenário é um ônibus onde os fantoches vão aparecer. Nas cenas, além do trabalho de fantoches, haverá também expressão corporal dos atores. A apresentação dura em média 40 min.
Segundo Márcia Rosa as estatísticas mostram um número grande de acidentes em Marabá, principalmente na Rodovia Transamazônica, que corta o município. Muitas escolas estão nas imediações dessa pista, como a “Artur Guerra”, “Miguel Basílio”, “Nazaré Barbosa”, “Acy Barros” e também Universidade do Estado do Pará. “Queremos que os alunos sejam multiplicadores do tema Educação no Trânsito, por isso criamos essa forma lúdica para chamar mais a atenção do público”.

NÍVEL DO RIO
Depois de baixar a 11,75 metros na tarde de quinta-feira, 13, o nível das águas do Tocantins voltou a subir, chegando aos 11,86 metros às 7h desta quarta-feira, com aumento de oito centímetros em relação à manhã de ontem, 18 de abril. Segundo a Eletronorte, as águas seguem em elevação até dia 24, quando poderá alcançar 12,11 metros.

PREVISÃO DO TEMPO
Segundo o canaldotempo.com, Marabá e região estão sujeitos a trovoadas esparsas no período de 19 a 28 de abril, com possibilidade de chuva em torno dos 50%. Temperatura nesta quarta-feira entre a mínima de 23ºC e máxima de 31ºC.
De acordo com o Instituto Clima Tempo, Marabá e região terão uma Quarta-feira de sol e nebulosidade variada com pancadas isoladas de chuva. A possibilidade de precipitação é de 80%, sendo esperado volume de 25 mm.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá. CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com.br
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas