26 maio 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1351

O Trabalho Continua
Marabá, segunda-feira, 26 de maio de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1.351
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

6ª EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS
Nos dias 6 e 7 de junho realiza-se a 6ª Exposição de Orquídeas de Marabá, das 9 às 21h, na Fundação Casa da Cultura de Marabá. O evento é realizado pela FCCM e Sociedade dos Orquidófilos de Marabá, com apoio da Prefeitura de Marabá e Sococo.
A programação é a seguinte: 07 de junho: 9h – abertura; 10h às 20h – exposição e venda de orquídeas; exposição de fotos e textos sobre orquídeas; 08 de junho – 9h às 21h, exposição e venda de orquídeas; exposição de fotos e textos sobre orquídeas; 15h – curso de cultivo de orquídeas e às 21h – Encerramento.
O curso de cultivo de orquídeas será ministrado pelo presidente da FCCM Noé von Atzingen que dará dicas de como torna-las mais viçosas. Sua experiência com orquídeas vem de longa data, pois cultiva a planta em seu sítio e também no Orquidário “Margareth Mee”, localizado nas dependências da FCCM.
RECAPEAMENTO DE 15 RUAS NA CIDADE NOVA
A prefeitura de Marabá, através da Sevop, está fazendo o serviço de recapeamento de dez ruas na Cidade Nova. As ruas são: Rio Vermelho, Moisés Jadão, Sérvulo Brito, Pedro Fontinelli, Castanheira, Itacaiúnas, Pedro Carneiro, Miguel Davi, Isaac Araújo, Plínio Pinheiro, São Francisco, Pedro Marinho, Guilherme Oliveira e Carajás.
O recapeamento será fundamental para melhorar o tráfego nas ruas da cidade. Motoristas e pedestres serão beneficiados pela medida tomada prefeito Tião Miranda.
ESTRADA DAS MANGUEIRAS
A Sevop iniciou o serviço de terraplanagem na Estrada das Mangueiras para posterior asfaltamento. A obra servirá para desafogar o tráfego intenso na Transamazônica, principalmente nos horários de pico (almoço e final da tarde). Os motoristas ganham uma nova opção de acesso entre Nova Marabá e Marabá Pioneira. A obra é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Marabá e Vale, no valor de R$3 milhões, 510 mil, 917 e 23 (3.510.971,23).

ATENDIMENTO HUMANIZADO

Para o secretaria municipal de Saúde, José Geraldo Brito, não é fácil implantar o chamado atendimento humanizado no Hospital Municipal de Marabá (HMM), porque existem diversos fatores que contribuem para a mudança de comportamento dos que ali trabalham. No HMI, por começar do zero, foi mais fácil reunir todos em servidores num curso de relacionamento interpessoal. Mas a idéia é também incluir, pelo menos parte dos funcionários do HMM, em cursos desse tipo, para que sirvam de multiplicadores junto aos demais servidores. Melhorando gradativamente o atendimento naquela casa de saúde.
O Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar buscou implantar no Sistema Único de Saúde um novo conceito de atenção hospitalar. O atendimento humanizado pressupõe a incorporação de uma atitude ética de respeito às necessidades dos usuários e dos profissionais. Fatores básicos como a infra-estrutura hospitalar, as tecnologias e a capacitação técnico-cientifica são fundamentais para a geração de bons resultados, mas seu impacto depende fortemente da presença ou ausência de relações humanizadas entre os profissionais e os usuários da saúde, e entre os próprios.
Entre as várias ações desenvolvidas pelo Programa Nacional de Humanização, destaca-se a Pesquisa de Satisfação do Usuário e dos Profissionais de Saúde, realizada em 96 hospitais da rede SUS espalhados nas diversas regiões do país. A pesquisa procurou identificar os níveis de satisfação dos profissionais e dos usuários quanto a fatores que determinam o grau de humanização das condições de trabalho e atendimento hospitalar, além de oferecer indicações para a disseminação da política de humanização no sistema de saúde.

As principais prioridades de mudança apontadas pelos profissionais da saúde foram: 1) melhoria nas instalações hospitalares; 2) necessidade de uma ampla reformulação na filosofia e no estilo de gestão das instituições de saúde; 3) maior capacitação dos profissionais. Em contrapartida, os usuários priorizaram mudanças nos aspectos mais conclusivos do processo de atendimento: a melhoria do acesso e presteza no atendimento e a melhoria do relacionamento entre profissionais e usuários.

MARABÁ TERÁ CAPS-AD
A implantação do Centro de Atendimento Psicossocial para Alcoólatras e Drogados (CAPS-AD) depende apenas do aceno do governo do Estado com sua contrapartida. O novo espaço, a ser instalado provavelmente instalado no bairro Belo Horizonte, já tem anuência do governo federal, que sinalizou com R$ 50 mil, e município. Porém, como determinada a legislação, o CAPS-AD deve ser mantido pelas três esferas.
Segundo o secretário Geraldo Brito, o novo espaço vai servir principalmente na orientação de crianças e adolescentes que vêm se drogando e se prostituindo nos logradouros de Marabá e que não dispõe de local específico de tratamento. O CAPS-AD não tem internação, porém tem leitos para desintoxicação e funcionará durante a parte diurna com acompanhamento de equipe multiprofissional (médico, psicólogo, enfermeiros, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, dentre outros), seguido de oficinas ocupacionais, com objetivo de reinserir os pacientes no convívio social e familiar.

ALEITAMENTO MATERNO

Servidores da Saúde (HMI, divisões de Nutrição e Materno-Infantil) participaram, em Belém, de recente encontro voltado para à política de segurança alimentar, educação e saúde direcionadas à criança e à mulher. O evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS), reuniu mais de duas mil pessoas para trocar experiências nas áreas de capacitação científica e articulação sobre aleitamento materno. O X Encontro Nacional de Aleitamento Materno e o I Encontro Amazônico de Bancos de Leite Humano tiveram como tema central "Um Norte para Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno".
A programação, composta de palestras e mesas redondas, comemorou os 20 anos da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras e os 28 anos da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN).

PREVISÃO DO TEMPO

Ainda há previsão de chuvas para hoje e amanhã, segundo o site Climatempo, mas o volume de precipitação é muito baixo, um de cerca de 10 milímetros. A partir de quarta-feira, 28, sol com algumas nuvens. Não chove.
O canaldotempo.com prevê trovoadas esparsas até 30 de maio. A maior possibilidade de chuva nesse período acontece entre 21h e 6h da manhã seguinte, devido a elevada umidade do ar. No dia 31 haverá predominância de sol, podendo voltar a chover em 1º de junho. Esta semana a temperatura pode alcançar à máxima de 35ºC.


.
PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas