25 outubro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 997

HEMOPA PROMOVE TREINAMENTO MULTIDISCIPLINAR
Sob a coordenação da Fundação Hemopa iniciou nesta quarta-feira (25) e prossegue até sexta-feira (27), no auditório Eduardo Bezerra da Secretaria Municipal de Saúde, um treinamento multidisciplinar com objetivo é capacitar profissionais atuantes na Rede Básica de Saúde de Marabá e municípios vizinhos ao Hemocentro Regional de Marabá, no atendimento a pacientes coagulopatas e portadores de anemias falciformes, dentro dos protocolos específicos vigentes.
Denominado de “Treinamento Multidisciplinar Ambulatorial para Profissionais da Saúde da Rede Básica dos Municípios”, a capacitação é destinada a médicos pediatras e clínicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, odontólogos, fisiatras e fisioterapeutas atuantes na rede básica de saúde do município, Hospital Municipal e programas de agentes comunitário e saúde da família.
Na programação de hoje, 25, depois de confirmadas as inscrições, sucederam a abertura, feita pela coordenadora de Atendimento Ambulatorial da Fundação Hemocentro/Belém, médica Sandra Lobato, dando as boas vindas aos cerca de 200 treinandos de Marabá, São Domingos, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Conceição do Araguaia, dentre outros municípios. Logo em seguida a primeira palestra, proferida pela também médica Ana Maria Almeida Souza, a respeito de Interpretação de hemograma; depois do Intervalo do lanche, Saide Sarmento Trindade, falou sobre anemia carencial; voltando a mesma palestrante, a partir das 14, a falar sobre anemia falciforme/traço falciforme.
Fechando a programação desse primeiro dia de trabalho, a doutora Ana Maraia A. Souza, disseca o tema Hemofilia. A partir de amanhã, 26, – às 8h10 – serão ministrados os temas: Protocolo de atendimento odontológico de coagulopatias; 10 às 10h15 – Intervalo; 10h15 às 12 horas protocolo de atendimento odontológico de anemia falciforme; das 14 às 16 horas reabilitação de pacientes hematológicos; 16 às 15h15 Intervalo; das 16h15 às 18 horas – Intervenção psicológica ao paciente hematológico.
Dia 27 – às 8h10 – Conduta técnica de enfermagem ao paciente hematológico; das 10h às 19h15 – Intervalo; 10h15 às 12 horas – Ato transfusional; 14h às 16 horas - atendimento social ao paciente hematológico; 16h às 16h15 Intervalo; e das 16h15 às 18 – Avaliação do treinamento. Todos os palestrantes do treinamento são da Fundação Hemocentro, de Belém.
ANIVERSÁRIO SAMU
Depois de uma série de apertos no atendimento de urgência, a Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), governo do Estado e Ministério da Saúde formalizaram convênio para a instalação do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – no município, o qual iniciou oficialmente suas atividades em 03/10/05.
Embora seu aniversário já tenha passado, devido a agenda do auditório “Eduardo Bezerra” e viagem do coordenador, Arlen Martins, a Belém, para aditamento do convênio com o Estado, o primeiro ano de existência do Samu foi comemorado na manhã de ontem, 24, com uma cerimônia simples, seguida de coquetel no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Os discursos proferidos pelo secretário municipal de Saúde, Pedro Correa Lima, Arlen e Jânio Seto, este último coordenador clínico do Samu, versaram sobre a importância do órgão, a quantidade de atendimentos (10.577), como e quando as pessoas devem solicitar os serviços.
Foi destaque também a quantidade de trotes através do telefone Samu 192, telefone gratuito, de fácil, que permite a crianças e até marmanjos utilizarem desse expediente, fazendo com que o atendimento a quem de fato precisa seja feito com atraso.
A exibição de parte de um vídeo mostrou o dia-a-dia dos profissionais do Samu, justificando a atenção da equipe em remoções de pacientes com suspeita de traumatismos diversos, que exigem perícia para imobilizados e transportá-los à ambulância sem que lhes piore a delicada situação.
PPCU MAIS PERTO DA META
Uma sacudida nos ânimos do público feminino fez com que o programa de Prevenção do Câncer do Cérvico-Uterino (PCCU) passasse de cerca de 36% no primeiro semestre para 63,34% da meta pactuada no final de setembro, com realização de exames em 7.601 mulheres. A meta do Ministério da Saúde considera apenas as mulheres na faixa etária dos 25 aos 59 anos, mas a SMS faz o exame em todas aquelas sexualmente ativas.
A intensificação da campanha foi até 18 de outubro, devendo outra parcial ser divulgada no início de novembro, esperando-se que até o final do ano a Divisão de Ações Básicas da SMS alcance a meta estipulada que de 12 mil mulheres.
O PCCU visa à detecção precoce do câncer cérvico - uterino, mas também é importante para detectar alguma doença sexualmente transmissível (DST). Se a mulher apresentar alguma alteração celular significativa, ou seja, início de um processo cancerígeno, deverá fazer tratamento específico prescrito pelo ginecologista e repetir o exame em 3 ou 6 meses conforme a gravidade. Se o resultado for negativo para alterações anormais, a mulher deverá repetir o exame anualmente.
No Brasil, o câncer de colo do útero é a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, sendo superado pelo câncer de pele (não-melanoma) e pelo câncer de mama, e que seja a quarta causa de morte por câncer em mulheres. Para o ano de 2006, as estimativas da incidência de câncer no Brasil apontam a ocorrência de 19.260 novos casos de câncer do colo do útero.
FAÇA UMA CRIANÇA FELIZ
As comemorações alusivas ao mês da criança, promovidas através de parceria dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Samu e do Hospital Municipal de Marabá (HMM), aconteceram na sexta-feira, 20, naquela casa de saúde, que sob o tema “Faça uma Criança Feliz”, efetivou a entrega de brinquedos e brindes às crianças ali internadas.
A animação ficou a cargo dos palhaços Tibirica e Chocolate, que durante a entrega dos presentes, junto a uma mesa de frutas, sucos, refrigerantes, doces e salgados, promoveram muitas brincadeiras, fazendo sorrir até mesmo aquelas crianças mais desanimadas por suas enfermidades.
Mesmo antes de iniciar a festa, com muita disposição, os hilariantes palhaços saíram de sala em sala convidando as crianças a participarem da festividade a elas dedicada, que culminou com a distribuição de presentes adquiridos através cooperação entre os servidores das duas instituições envolvidas.
Embora com atraso, visto que o Dia da Criança transcorreu em 12 de outubro, os servidores da Saúde acreditam que todo dia é dia de criança, porque brinquedo, a qualquer momento, torna os pequeninos mais felizes.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A equipe do departamento de Educação Ambiental da Casa da Cultura realizou nos dias 19 e 20 de outubro, o projeto de Educação Ambiental no núcleo Morada Nova, na Escola Arco-Íris. O projeto contou com a parceria com a Semed, que forneceu o local para a realização do evento e estimulou a participação de professores e alunos daquele núcleo.
A mobilizadora ambiental da Casa da Cultura, Paula Brenda, disse que o tema: “Educação ambiental, além das salas de aula” abriu a discussão sobre a importância da preservação e do desenvolvimento sócio-ambiental.
O projeto deverá ser realizado em outros núcleos, com carga horária de 16h. A apresentação é feita através de data-show e as atividades práticas incluem oficina de reciclagem de garrafas plásticas de refrigerante; serragem e montagem de colares de bijuterias de jornal e/ou revistas.
O programa é a parte de valorização do projeto de Educação Ambiental que está sendo realizado pela FCCM – Programa de Educação Ambiental LT 500 KV – Tucuruí – Marabá – Açailândia, para a Empresa Norte de Transmissão de Enegia.
AÇÃO GRIÔ
A coordenadora da Escola de Música “Moisés Araújo”, Mirtes Emília, pesquisadora dos costumes e ritmos indígenas, deve ir a Aldeia Suruí nos próximos dias, para contactar com a índia Areihera, uma das mais antigas da tribo. O objetivo da visita é inseri-la no projeto Ação Griô que tem propostas educacionais relativas à preservação e valorização da tradição oral do Brasil. Para participar da Ação Griô, proposta pelo Ministério da Cultura, o Ponto de Cultura, coordenado pelo Galpão de Artes de Marabá (GAM), objetiva inscrever representantes da cultura de Marabá que conheçam as tradições da região.
Mirtes Emília disse que a índia Areihera viveu as experiências do período do caucho e conheceu o frei Gil Gomes, que esteve na região na década de 60. Portanto será muito importante sua inserção na Ação Griô.
Cada Ponto de Cultura para participar do processo de seleção de bolsistas da Ação Griô - Cultura Viva, deverá inscrever um Projeto Pedagógico realizado em parceria com uma Escola ou Universidade Pública, envolvendo até 6 (seis) Griôs e Mestres, devendo contar, obrigatoriamente, com apenas um Griô Aprendiz, como coordenador, e pelo menos um Griô e um Mestre de Tradição Oral.
SEMINÁRIO SOBRE MINERAÇÃO NO PARÁ
Dia 11 de novembro, sábado, às 20h, será realizada a solenidade oficial de posse da 1ª Diretoria da Associação dos Municípios Mineradores do Estado do Pará (AMMEPA).O presidente da AMMEPA/prefeito Sebastião Miranda Filho, preside a solenidade, a realizar-se no salão de recepções da Revemar. Às 22h será realizado um jantar de confraternização.
A programação é a seguinte: 1º seminário sobre atividade mineral no Estado do Pará, de 14 às 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com os palestrantes Abrózio Ichihara (Geólogo do DNPM), que vai tratar da potencialidade mineral do Pará; Izaías de Carvalho (Consultor da Assoc. dos Municípios Mineradores de Minas Gerais), que vai falar da organização de uma Associação de Municípios Mineradores; Aristoginton Moura (Strategia Consultores Ltda), que explana o tema: Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento e Wellington Valente (Consultor da ACIM), que vai abordar a importância da AMMEPA e o fortalecimento dos Municípios Mineradores do Pará.
O presidente da AMMEPA/Prefeito de Marabá, Sebastião Miranda Filho, explica que a Associação dos Municípios Mineradores do Estado do Pará, criada em agosto de 2006, tem por objetivo agregar os municípios paraenses que tenham

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas