22 janeiro 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1274

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

A I Conferência Estadual de Educação que iniciou no domingo, 20, em Belém conta com a participação de cerca de 2 mil educadores. O evento encerra hoje, 22. Entre os temas discutidos está a colaboração e o financiamento para educação.

A secretária de educação Kátia Américo Garcia, 20 delegados do setor educacional do município e representantes da 4ª Unidade Regional de Educação (4ª URE) participam desta conferência juntamente com os demais representantes dos 143 municípios paraenses. Amanhã, a turma deve chegar a Marabá com muitas novidades desse fórum.

A secretária de Educação Iracy Gallo informou durante a Conferência que todos os aprovados no último concurso da Seduc serão chamados para preencher as vagas no magistério até o próximo mês.

ATRASO DE IPVA/DPVAT CHEGA A 10%

Assim como ocorre país afora, Marabá não está livre daqueles atrasos nos licenciamentos anuais de veículos, cerca de 10% da frota está com seguro obrigatório atrasado, o que representa perigo em caso de acidente com vítima.

Segundo João Bosco, auxiliar da Coordenadoria de Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) o atraso também acontece nos veículos de transporte de passageiros, como ônibus vans e táxis, mas essa demora no pagamento geralmente é limitada a 30 dias. “Se o carro está com documentação atrasada a gente notifica e dá prazo para a regularização, mas, para evitar prejuízo ao proprietário, o carro fica circulando”.

Nessa situação, em caso de acidente, as vítimas podem acionar a empresa, pessoa física ou até mesmo o órgão público que deixou o veículo circular irregularmente. Também segundo Bosco, o transporte alternativo intermunicipal é obrigação da Arcon – Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará – mas quando esses veículos transitam pela Estação Rodoviária “Miguel Pernambuco”, sob controle de Marabá, às vezes o DMTU dá uma ajuda a Arcon e também fiscaliza esses veículos.

Ônibus e vans que trafegam para a zona rural de Marabá como transporte estudantil, conforme João Bosco, são os mais fiscalizados pelo DMTU, porque são regidos por legislação específica além do código de trânsito.

FEBRE AMARELA: SMS PRONTA PARA VACINAR

A Secretaria de Saúde (SMS) de Marabá garante estar pronta para intensificar a vacinação contra a febre amarela, conforme recomendou a Sespa – Secretaria de Saúde do Pará – que teve de suspender a campanha de vacinação nas regiões de risco devido à falta de vacinas no mercado nacional. Assim, as doses solicitadas pela Sespa ao Ministério da Saúde não chegaram ao Estado.

Na semana passada o secretario de Saúde do Pará, Halmélio Sobral Neto, e o secretario adjunto, Walter Amoras, estiveram reunidos com o secretário nacional de Vigilância a Saúde, Gerson Pena. No encontro, foi apresentado um balanço dos trabalhos realizados no Estado em relação à vacinação contra febre amarela.

De acordo com Walter Amoras, o aumento da procura pela vacina contra a febre amarela aumentou em 500% nas últimas duas semanas. Sobral explicou que nos últimos anos a média de aplicação da vacina no Pará é de 800 mil pessoas.

Gerson Pena mostrou-se preocupado com a corrida desenfreada aos postos de saúde em busca de vacina. Ele diz que aquelas pessoas que receberam a vacina a menos de dez anos correm muitos riscos de apresentarem efeitos colaterais ao repetir a dose sem necessidade. São efeitos como febre alta, choque anafilático e, em alguns casos até meningite e morte. As autoridades pedem que a população busque a vacina apenas nos casos que são realmente necessários.

O Pará não tem nenhum caso confirmado de febre amarela em 2008. Dos quatro casos que foram notificados esse ano, três foram descartados e um está sob investigação, garante Halmélio Sobral.

DENGUE CARECE DE EXAME

É grande o número de reclamações sobre dengue, incluindo aquelas referentes à forma mais perigosa da doença, a hemorrágica. Mas, segundo a enfermeira Ana Raquel, coordenadora da Divisão de Epidemiologia da SMS, os casos suspeitos, mesmo com o diagnóstico de um médico, carecem de exame para confirmar se o paciente realmente foi acometido por dengue.

Sabe-se, extra-oficialmente, que recentemente dois casos de suspeita de dengue hemorrágica passaram pelo Hospital Regional do Sudeste do Pará. Num deles, um menino de dois anos de idade faleceu. E como também havia suspeita de um traumatismo craniano, o corpo foi enviado ao IML, que negou a existência da lesão, permanecendo a possibilidade de dengue. Exames laboratoriais no IML de Belém vão ratificar ou não a presença da doença.

Na outra situação, uma jovem da residente na Folha 19, foi inicialmente socorrida no Hospital Municipal de Marabá, depois foi transferida para a UTI do Regional, recuperou-se e foi para casa. Provavelmente, neste caso, não foi colhido material para exames mais detalhados. A suspeita não entrará na estatística do município, é necessário confirmação por análise laboratorial.

Ainda de acordo com Ana Raquel, o diagnóstico para dengue é muito difícil. Sangramentos superficiais (poros, gengiva e nariz) nem sempre são provas de que alguém esteja com a forma mais grave, que tem sintomas semelhantes à dengue clássica. A dengue hemorrágica provoca alterações da coagulação sanguínea. Pequenos vasos podem sangrar na pele e nos órgãos internos, surgindo hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

CONFERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL

A prefeitura de Marabá, através da Seagri, realiza a “I Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável Integrado e Solidário com Inclusão Social” dia 23 de janeiro, no auditório da UEPA, na agrópolis do Incra. As associações, trabalhadores rurais e demais interessados nas ações em prol do desenvolvimento rural estão convidadas a participar do evento.

A programação é a seguinte: 8:30h- Abertura do evento com o prefeito Sebastião Miranda Filho e secretário de Agricultura Rubens Borges Sampaio; 9:00h- Apresentação do documento-base estadual e federal – Eixos Temáticos: 1. Ordenamento Territorial; 2. Produção rural e viabilidade na Agricultura Familiar; 3. Formação, Capacitação e Educação no Campo. Segurança no Campo; 4. Gestão de Políticas do Território; 9:40 – Organização de grupos de trabalho e metodologia; 10h- Intervalo para lanche; 10:30h- Trabalhos em grupos e discussões; 12h- Intervalo para almoço; 14h- Plenária final para apresentação de resultados dos grupos; 16h – Intervalo para lanche; 16:30h- Eleições de delegados para a conferência territorial; 17h- Encerramento.

REUNIÃO DO CONSELHO GESTOR

No dia 23 de janeiro será realizada uma reunião do Conselho Gestor do Plano Diretor, no auditório da Escola “Judith Gomes Leitão”. A reunião será às 16h com representantes dos comitês para discutir novas estratégias para o crescimento do município, conforme orientações propostas pelo Plano Diretor Participativo do município.

AULAS DE VIOLÃO E VIOLINO

Estão abertas as inscrições para as aulas de Violão e Violino na Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na sede da FCCM. Os interessados devem possuir o instrumento musical. As aulas de Violão e Violino terão início no primeiro dia útil após o carnaval.

Rosilan Barbosa, da coordenação da Escola de Música, avisa aos alunos que continua aberta a renovação de matrícula para as aulas de musicalização infanto-juvenil. As aulas de musicalização incluem teoria, aulas de flauta doce e canto coral. Interessados devem procurar Rosilan ou Frediane na Escola de Música de segunda sexta, em horário comercial.

TEMPO E NÍVEL DO RIO

Há previsão de chuva para os próximos 10 dias em Marabá e região, segundo o canaldotempo.com. Imagens de satélite, no entanto, mostram nuvens de pequena densidade, o que deve resultar em chuvas relativamente fracas hoje e amanhã. Temperatura segue amena, com máxima de 28º C.

De acordo com o Climatempo, estão previstos 35 mm de chuva para hoje e amanhã. Para a quinta-feira (24) são esperados 65 mm de precipitação pluviométrica.

O nível das águas do Rio Tocantins, com elevação de quatro centímetros nas últimas 24 horas, chegou na manhã de hoje aos 5 metros acima do nível do mar. Por enquanto, as chuvas regionais não têm contribuído para elevação das águas.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas