07 novembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1005

RESPONSABILIDADE SOCIAL
De 8 a 10 de novembro, o presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Noé von Atzingen, participa em Belém, da Conferência de Responsabilidade Social da Amazônia 2005, cujo tema central é “Trabalho e Renda para uma Sociedade Sustentável”.
O convite é da Associação Cultural do Pará e Organizações Rômulo Maiorana. O evento será realizado no Teatro Sylvia Nunes para um público aproximado de 400 pessoas, que representam Ong’s, empresas e órgão públicos, com programas voltados para as questões sociais e comunitárias.
Com a palestra sob o tema: A cultura como caminho à inserção no mercado de trabalho - a experiência da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Noé Atzingen mostra “nossa cidade se sobressaindo no cenário estadual através de seu exemplo e suas experiências, na área da responsabilidade social dentro de questão cultural”.
CULTURA NO MERCADO DE TRABALHO
A palestra de Noé Atzingen traz aspectos das regiões sul e sudeste do Pará, cheia de riquezas naturais e culturais, onde há populações tradicionais com um secular conhecimento acumulado. “Devemos falar também na responsabilidade social que cada um possui para preservá-las”.
A sociedade amazônica começa a ter voz ativa no Brasil devido à existência e prática de responsabilidade social desenvolvida por algumas empresas privadas e das esferas públicas. Mas é necessária a sensibilização de estudantes, profissionais liberais, empresas e sociedade civil, sobre a necessidade e importância da responsabilidade social que cada um tem.
A FCCM criada em 15 de novembro de 1984, atua em Marabá e região de forma significativa, levando cultura e conhecimento às comunidades regionais, tendo sempre a preocupação da responsabilidade social, principalmente, no sentido da inclusão de novos profissionais no mercado de trabalho, o que pode ser observado através centenas de alunos da Escola Municipal de Música, criada em 1993, e que hoje possui ex-alunos em funções ligadas à música em vários lugares.
Noé explica que a Fundação promove também novos artistas plásticos, inserindo-os no mercado de trabalho. Na área científica, tem oportunizado ingresso no mercado de trabalho a estudantes universitários, no desenvolvimento de projetos de arqueologia e espeleologia. A Fundação Casa da Cultura também oferece estágios oficiais nas áreas de: Educação Ambiental, Educação Patrimonial, em museologia (Botânica, Zoologia e Geologia) às universidades regionais.
VISTORIA NO HR
Com licenciamento provisório para funcionar, o HR – Hospital Regional do Sudeste do Pará “Geraldo Veloso” passa por vistoria a partir desta terça-feira, 7, pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) órgão da Secretaria Municipal de Saúde, visando o licenciamento definitivo.
Mesmo sendo uma casa de saúde do estadual, o HR terá de ser vistoriado e licenciado anualmente como qualquer casa comercial, de acordo com convênio firmado com o governo do Estado. Em razão do tamanho do hospital, a vistoria deverá durar cerca de três dias.
AÇOUGUES
A Divisa conclui esta semana a terceira visita aos açougues de Marabá, devendo encerrar o trabalho na sexta-feira, pelo distrito de Morada Nova. Esta vistoria é seguida de mais uma orientação com vista à adequação às normas da Anvisa (Agência Nacional de vigilância Sanitária) e também o regular licenciamento municipal.
Acerca da adequação as normas vigentes, os açougues têm até o mês de dezembro para cumprir as determinações, que não são apenas exigências da Prefeitura, mas também do Ministério Público Estadual.
FINANCIAMENTO
A reunião entre gerentes de bancos, Sebrae, Divisa e açougueiros, está prevista para quinta-feira, 9, às 15 horas, no auditório da Sespa (11ª Regional de Proteção Social), bairro Novo Horizonte.
Na ocasião os representantes de bancos vão oferecer as linhas de crédito disponíveis ao financiamento do setor, que reclama da falta de recurso para adequar os açougues às exigências legais.
Numa primeira reunião, ocorrida há duas semanas entre os bancos, Divisa e Sebrae, foi dito que os melhores juros bancários são destinados às empresas, por isso, seria mais interessante os açougueiros unirem-se em cooperativa, o que facilitaria a oferta de garantias coletivas, caso faltem garantias reais.
VACINA ANTI-RÁBICA
No sábado, 11, acontece mais uma campanha de vacinação anti-rábica em Marabá. O imunobiológico estará disponível em mais de 70 postos e para executar essa tarefa Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) conta com apoio, além da própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de outras instituições, a exemplo das escolas técnicas de enfermagem de Marabá, do Centro Regional de Proteção Social e também da secretaria Municipal de Educação (Semed) que gentilmente cede suas escolas para a vacinação.
A raiva é a principal zoonose monitorada pelo CCZ uma doença causada por vírus, que tem o cão como maior transmissor ao ser humano no ambiente urbano, seguido pelo gato. Por isso, a intenção é fazer no sábado uma ampla cobertura vacinal nos três núcleos principais mais São Félix e Morada Nova.
Veja a relação dos postos onde a vacina estará disponível e não esqueça de levar seu animal de estimação ao que estiver mais próximo de sua casa para que seja imunizado contra raiva:

Nova Marabá
Centro de Saúde Hiroshi Matsuda, Folha 14;
Hospital Municipal – Folha 17;
Centro de Saúde Mariana Antunes;
Crismu – Centro de Referência Integrada à Saúde de Mulher – Folha 33;
Escola José Cursino de Azevedo - Folha 10;
Escola Salomé de Carvalho – Folha 16;
Escola Silvino Santis – Folha 33
Escola Pequeno Príncipe – Folha 32;
Escola Martinho Mota – Folha 27;
Escola Gaspar Viana – Folha 16;
Escola Chapeuzinho Vermelho – Folha 28;
Escola Odilio Maia – Folha 8;
Escola Pedro Cavalcante – Folha 12;
Escola Mirian Moreira dos Reis – Folha 7;
Escola Felipa Serrão Botelho –
Escola Inácio de Souza Moita- Km 7;
Escola Oneide Tavares – Folha 30;
Igreja Assembléia de Deus – Folha 35;
Hospital do Exército – Folha 26;
Escola Ilan Jadão – Folha 18;
Escola Jonathas Pontes Athias – Folha 22;
Escola Augusto Morbach – Folha 20;
Terminal Rodoviário – Folha 32;
Sagri – Folha 30;
Postos Fixos – nas folhas 06, 08, 23, 28 e 29;
Escola Tocantins (CAIC) Folha 13;

Cidade Nova
Centro de Saúde Pedro Cavalcante – Transamazônica (Amapá);
Centro de Saúde Liberdade – bairro Liberdade;
Centro de das Laranjeiras – bairro Laranjeiras;
Centro de Saúde Jaime Pinto – Belo Horizonte;
Centro de Controle de Zoonoses – Belo Horizonte;
Sesi – Novo Horizonte;
Igreja Católica – Jardim União;
Escola Darcy Ribeiro – Novo Horizonte;
Escola Ida Valmont – Belo Horizonte;
Escola Luterana – Laranjeiras;
Escola Heloísa Castro – Laranjeiras;
Escola Elinda Simplício Costa – Laranjeiras;
Escola Raimundo José de Souza – Liberdade;
Escola Basílio Miguel dos Santos – Amapá;
Escola São Francisco – Km 2;
Escola Maria Elinda – Km 02;
Escola Alto Alegre – Km 12;
Escola Francisca Souza Ramos – Belo Horizonte;
Escola Anísio Teixeira – Novo Horizonte;
Associação de Moradores – Vila Poupex (Belo Horizonte);
Obra Kolping – Belo Horizonte;
Casa da Ração – Novo Horizonte;

Marabá Pioneira
Centro de Saúde Demosthenes de Azevedo – Cabelo Seco;
Unidade Saúde da Família João Batista Bezerra – Santa Rosa;
Escola Plínio Pinheiro – Centro;
Escola Rufina Silva – Centro;
Escola Eduardo de Castro Bezerra – Centro;
Escola Antônio Rocha – Olarias;
Escola Magalhães Barata – Centro;
Estádio Zinho de Oliveira – Centro;
Casa de Oração Assembléia de Deus – Centro;
Maçonaria – centro;

São Félix e Morada Nova
Centro de Saúde Maria Bico Doce – São Félix I
Centro de Saúde Amadeu Vivácqua – São Félix II
Geladinho
Escola Jarbas Passarinho – São Félix I
Escola Walquise Viana – São Félix II
Escola Pequeno Pajé – São Félix II;
Escola Manoel Cordeiro Neto – São Félix II;
Escola Pedro Peres Fontinelle – Morada Nova;
Escola Arco Íris – Morada Nova;
Escola São Francisco – Morada Nova;
Escola Fé em Deus – Morada Nova;
Escola Gabriel Sales Pimenta – Morada Nova;
Centro de Saúde Carlos Barreto – Morada Nova.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social
- Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas