17 abril 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 881

O Trabalho Continua
Informativo da Prefeitura de Marabá

CAMPANHA DA VOZ
Sob o tema “Ouça a Voz da Experiência. Cuide da sua voz”, começa amanhã, 18, e segue até quinta-feira, 20, a campanha realizada em parceria das sociedades brasileiras de Otorrinolaringologia e de Fonoaudiologia com a Prefeitura de Marabá, com objetivo de orientar e prevenir a população das doenças do aparelho vocal.
Amanhã a ação acontece na Praça são Francisco (Cidade Nova); na quarta-feira, 19, na Praça Osório Pinheiro (Nova Marabá); e na quinta-feira, 20, na Praça Duque de Caxias (Velha Marabá), sempre no horário das 8h às 14h.
Os problemas mais comuns do aparelho vocal são faringite, nódulos de corda vocal, cisto, pólipo, leucoplasia e câncer de laringite. Além de orientar os cuidados necessários à prevenção dessas doenças, também serão selecionados 100 pacientes para a realização de exames de videolaringoscopia.
Estarão disponíveis para esta campanha dois otorrinolaringologistas, seis fonoaudiólogas e pessoal de apoio, fornecido pela SMS. “Seja amigo de sua voz”, cuide-se.
VACINA DO IDOSO
A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, destinada às pessoas com 60 anos ou mais, começa na próxima segunda-feira, 24, devendo ser aplicadas 9.636 doses da vacina antigripal; 2.409 contra tétano e difteria; 289 doses de vacina antipneumococos (contra pneumonia); e uma quantidade livre de vacinas contra a febre amarela.
Essa campanha se estende de 24 de abril a 5 de maio na zona urbana e de 17 de abril a 5 de maio na zona rural. As vacinas contra pneumonia não foram entregues a SMS até esta data. No entanto, essa vacina só será aplicada nos casos de deficiência renal, hepática e cardio-respiratória grave ou crônica.
Já a vacina contra a febre amarela pode servir como reforço aquelas pessoas que estão a mais de 10 anos sem vacinação contra essa doença, por isso têm livre arbítrio para vacinar-se ou não.
PESQUE E SOLTE
Estão abertas as inscrições aos torneios de pesca de Marabá, podendo os interessados se dirigir a Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente –, as lojas Chic Lazer e Shopping Verdes Mares para adquirir os kits, compostos de bonés, camiseta, cupons de lanche e material de pesca.
Além desses locais fixos, a Semma também dispõe de vendedores ambulantes, visto que a intenção é inscrever 600 pescadores amadores no “Pesque e Solte no Cais” e 30 para o Torpem – Torneio de Pesca Esportiva de Marabá –, destinado a pescadores esportivos profissionais. As inscrições para o Pesque e Solte no Cais custam R$ 12,00; e, para o Torpem, R$ 200,00
Premiação – Para o Torpem, além dos troféus para as três primeiras classificações, existe prêmio para o primeiro e segundo colocados, que receberão um motor de 15 HP e um motor elétrico. Enquanto para o Pesque e Solte estão reservados sorteios de um microcomputador e uma rabeta.
Essa é a quinta versão do Pesque e Solte no Cais e a segunda do Torpem, que já compõem o calendário turístico do município. Esses torneios dependem muito da mãe natureza, ano passado, por exemplo, foi adiado umas três vezes em razão do elevado nível do rio Tocantins.
Em razão da cheia do Tocantins, o prefeito Tião Miranda solicitou adiamento dos torneios de pesca. Em reunião marcada para esta segunda-feira os coordenadores devem sugerir os dias 29, sábado, para a realização do Torpem; e 30, um domingo, para o “Pesque e Solte no Cais”.
FÓRUM DE TURISMO EM MARABÁ
A prefeitura de Marabá e o Departamento de Turismo convidam a população para o I Fórum de Governância Regional de Turismo do Araguaia Tocantins, que será realizado dia 21 de abril em Marabá. O Fórum será realizado no Hotel Itacaiúnas, localizado na Folha 30, de 8 às 12h e de 14 às 18h. Esta é uma realização da Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins (Amat), Associação dos Municípios do Baixo Tocantins (Ambat) e Consorcio de Desenvolvimento Sócio Econômico Intermunicipal (CODESEI).
40 municípios da região sul e sudeste do Pará deverão participar da instalação do I Fórum Regional de Turismo do Araguaia Tocantins.
A coordenadora do Departamento de Turismo, Ísis Mourão, explica que o fato de Marabá ser cidade estratégica da região contribui para maior participação de representantes da sociedade civil, iniciativa privada e poder público, ligados direta ou indiretamente ao turismo. “Ela convida a todos a participarem do Fórum, para fortalecer a participação mais efetiva do município de Marabá”.
A realização do Fórum é um dos processos do programa de regionalização do turismo “Roteiros do Brasil”, que contemplou cinco rotas turísticas do Pará - Rota do Minério (Portal de entrada Marabá), Rota das Águas (Conceição do Araguaia), Rota do Agronegócio (Redenção), Rota do Grande Lago (Tucuruí) e Rota do Açaí (Abaetetuba e Barcarena).
Ísis Mourão explica que o Pólo Araguaia Tocantins é uma das regiões mais ricas de belezas naturais. As oportunidades, negócios e lazer se alternam na grandeza dessa região, que congrega eventos com uma grande diversidade cultural. “Marabá é uma cidade estratégica no desenvolvimento do turismo na região”.
CURSO TURISMO COM QUALIDADE
Nos dias 03 e 04 de maio será realizado na sede do Sebrae o curso Turismo com Qualidade. O curso é direcionado para gerentes e proprietários de hotéis, bares, restaurantes, similares e empreendimentos turísticos (clube de lazer, casas noturnas, agências de viagens). É realizado através de uma parceira entre Prefeitura de Marabá/Detur, Sebrae e Sindihotel.
As vagas são limitadas para 30 participantes. Maiores Informações pelo fone 3321-1829 e 3324-4448/4449. O objetivo é capacitar empresários e despertar nos participantes a mentalidade empresarial através da identificação e promoção do produto turístico.
O curso será realizado em todos os municípios que fazem parte da Rota do Minério. Começa em Marabá, mas a programação continua em maio nos demais municípios. Em Parauapebas será nos dias 05 e 06 de maio; em Canaã dos Carajás, nos dias 07 e 08 de maio; em Itupiranga, em 9 e 10 de maio.
VAGAS PARA O CURSO DE TEATRO
O projeto Teatro no Centro de Formação de Ensino Fundamental “Cine Marrocos” continua com vagas abertas para adolescentes e pré-adolescentes que estudem em escolas públicas. O projeto faz parte da série de projetos sócio-educativos desenvolvidos pela Semed, no Centro de Formação. Atualmente estão matriculados cerca de 650 alunos nos seguintes projetos: Dançando e Educando, Sambalelê (Percussão e Flauta Doce), Banda Marcial, Teatro e Coro Infanto-Juvenil.
Os interessados em matricular seus filhos no projeto Teatro deve se dirigir ao Centro de Formação, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Os pais devem levar uma declaração informando que estudam em escola pública e duas fotos 3x4 do candidato à vaga.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que o projeto é uma forma de desenvolver a expressão corporal e oral dos alunos. O Objetivo geral é formar cidadãos para construção de um mundo melhor.
As aulas práticas e teóricas estimulam a expressão corporal e oral, traz ensinamentos sobre os elementos teatrais, leitura e compreensão textual, jogos teatrais, higiene e dicção.
NÍVEL DO TOCANTINS
Nos últimos cinco dias o nível das águas do rio Tocantins baixou de 12,34 metros para 11,80 metros, o que representa um bom começo de vazante. Como foi ultrapassada a metade deste mês, acredita-se que o nível prossiga em baixa.
PREVISÃO DO TEMPO
Segundo o canaldotempo.com, Marabá e região estão sujeitos a trovoadas esparsas no período de 17 a 26 de abril, com possibilidade de chuva em torno dos 50%
De acordo com o Instituto Clima Tempo, o marabaense terá uma segunda-feira de sol e nebulosidade variada com pancadas isoladas de chuva. A partir desta terça, 18, as áreas de instabilidade perdem força e o tempo abre em quase todo o Norte. Situação que pode significar o final do período de chuvas para a região e conseqüentemente o retorno do rio Tocantins ao leito normal.



PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá. CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://boletimmaraba.blogspot.com.br
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas