05 dezembro 2006

Boletim Informativo nº 1021

LUZES DO NATAL
Marabá já se enfeita com as luzes do Natal. O prefeito Tião Miranda entende que a decoração natalina, embora modesta este ano, marca este grande momento da cristandade. Deverá ocorrer em diversos logradouros, a começar pelo paço municipal, com decoração da praça e contornando os arcos da prefeitura, com enlaces nas palmeiras e com uma árvore de natal que está sendo montada.
LUZES NAS PRAÇAS
Tião mandou comprar 2 mil metros de chicote de cilicone iluminado, com pequenas luzes internas, uma espécie de mangueira contendo as lampadinhas dentro, que serão distribuídas nas praças Duque de Caxias, Praça São Francisco, Praça da Liberdade (hoje como expressiva concentração popular, um das mais movimentadas da cidade), Pracinha do Novo Horizonte (colada na grande escola Ida Valmont), Praça da Bíblia, na Transamazônica, e na tradicional avenida Antonio Maia.
HOJE TEM MANHÃ CULTURAL
Com apresentação especial de teatro, música, ginástica rítmica, coro infanto-juvenil, a partir das 8h em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura, a garotada do Centro de Formação Cine Marrocos promove uma “Manhã Cultural”, fruto de projetos sócio-educativos, desenvolvidos pela Semed naquele centro educacional. Quem for ao Saci, Centro Administrativo, Centro de Arrecadação, Banco do Brasil, Correios e proximidades (Folha 32), poderá prestigiar o trabalho desenvolvido com aqueles jovens.
O trabalho da Semed envolve 130 alunos de todos os projetos, com uma mostra expressiva do que é desenvolvido com a meninada da rede pública de ensino fundamental. Mais de 500 alunos participam dos projetos no Centro de Formação, em horários diferenciados do que estudam no ensino regular.
CONFRATERNIZAÇÃO DE IDOSOS
A programação dos idosos prevista para o dia 9 de dezembro, com um dia de lazer na chácara de Ronaldo da Yara, em São Félix, foi adiada para 16 de dezembro, um sábado, no mesmo local. Na ocasião os idosos vão apresentar o Coral da 3ª Idade, peça teatral (presépio vivo), dança de carimbó e outras atividades. A confraternização no Lar São Vicente de Paula, está com a data mantida, acontece dia 14 de dezembro.
Os idosos têm ainda uma terceira comemoração neste período, a acontecer dia 12, na própria Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura –, que é o encerramento das atividades da escola de alfabetização e também do artesanato.
Participam dessa atividade cerca de 300 idosos do Projeto Conviver, mantido pela Seasp, os quais já assistiram, em 28 de novembro, ao 1º Concerto da 3ª Idade, promovido pelos integrantes da Banda Shallon, no auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria Municipal de Saúde.
Em verdade a Seasp tem 485 idosos cadastrados no Conviver, mas devido alguns estarem com idade muito avançada e às vezes até doentes, somente cerca de 300 são assíduos às atividades oferecidas, que vão desde lazer a noções de informática, alfabetização e artesanato.
Numa tentativa de levar o Conviver para a zona rural, a Seasp cadastrou também 100 idosos na Vila Brejo do Meio, os quais dependem de reforma de um prédio naquela comunidade para abrigar as atividades da turma da terceira idade. Além desses, o Conviver dá atenção a 28 idosos do Lar São Vicente de Paula, localizado na Folha 6, Nova Marabá. Esses são bem velhinhos e a maioria já não se locomove para outros lugares, por isso a comemoração deles é realizada no próprio internato.
ESPECIAL FUNCAP
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura recebeu convite da Funcap – Fundação da Criança e Adolescente do Pará – para participar do Especial Funcap – Unidade Ciam/Marabá, a acontecer na tarde desta terça-feira, 5, no Centro de Formação Cine Marrocos.
A Funcap tem a missão de executar medidas sócio-educativas destinadas aos adolescentes em conflito com a lei, medidas de proteção dirigidas à criança e adolescente em situação de vulnerabilidade social, ambas preconizadas no Estadtuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069/90.
Enquanto o Ciam – Centro de Internação de Adolescente Masculino – de Marabá é uma unidade da Funcap destinada a internação provisória de adolescentes para cumprimento de medidas sócio-educativas, visando a reintegração de menores à família e à sociedade, possibilitando o restabelecimento do exercício pleno de cidadania.
TEMPO E TEMPERATURA
Segundo o Canal do Tempo a pode acontecer trovoadas esparsas nesta terça-feira; amanhã, predominância de sol; o tempo ficará será parcialmente nublado na quinta-feira; sexta-feira, nublada; em seguida retorna a possibilidade de chuva entre os sábado (9) e quinta-feira 14 de dezembro. A temperatura hoje fica entre a mínima de 24ºC e máxima de 32ºC.
Pelo Climatempo esta terça-feira em Marabá é de sol e aumento de nuvens de manhã, com pancadas de chuva à tarde e à noite. Na quarta-feira o sol aparece com algumas nuvens, pode chover rápido durante o dia e à noite. Esta última previsão segue até sábado, quando também aumenta a precipitação, sendo esperado cerca de 15mm/m², o que significa uma chuva considerável.

PREFEITURA DE MARABÁAssessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas