01 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1225

OBRA KOLPING TERÁ AÇÃO DE SAÚDE

Pela passagem dos 20 anos da Obra Kolping do Brasil em Marabá, a Divisão de Atenção a Zona Rural e Extra Muro/Secretaria Municipal de Saúde, a pedido daquela instituição filantrópica, promove uma ação de saúde composta de atendimento médico-odontológico, serviços de enfermagem, vacinas e outros.

No decorrer deste fim de semana aquela divisão realiza mais duas ações a pedido de associações de bairros, cuja informação sobre a disponibilidade dos serviços oferecidos e quem deve ser atendido fica a cargo das respectivas lideranças comunitárias.

PREFEITO DEVE VISITAR SANEATINS

Conforme divulgou este informativo, o prefeito Tião Miranda recebeu em audiência na manhã de hoje (1º) o presidente da Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins), Waterloo Vieira Fonseca, para discutirem a possibilidade daquela concessionária oferecer seus serviços de abastecimento de água à população de Marabá.

Como a concessão à Cosanpa está vencida, para que seja renovada haverá necessidade de uma licitação, aberta às empresas do ramo, ocasião em que a Saneatins terá a oportunidade de se instalar no município, caso vença a concorrência.

Em conversa bastante amistosa, Tião Miranda aventou a possibilidade de visitar a sede daquela empresa, no visinho Estado do Tocantins, bem como verificar in loco a satisfação dos consumidores nas cidades do sul/sudeste do Pará, onde aquela empresa também está instalada.

Waterloo disse ter gostado da sinceridade do prefeito de Marabá e aprovou sua intenção em visitar as instalações da Saneatins, o que para seu presidente é uma honra, visto que, segundo seu entendimento, Tião Miranda prima por resultados, justamente os mesmos objetivos da equipe que Waterloo dirige.

PREPARAÇÃO PARA A PROVA BRASIL

Em Marabá, a equipe do Departamento de Ensino/Semed realiza constantes reuniões com diretores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas públicas para orientá-los quanto ao processo ensino-aprendizagem voltado à aplicação da Prova Brasil.

No período de 5 a 20 de novembro, será aplicada em Marabá a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A data foi definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização das provas em todo o país.

Os estudantes farão prova de língua portuguesa e matemática. Além das provas, são aplicados questionários sobre o aluno, professor, diretor e escola. A Prova Brasil e o Saeb são a base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

TREINAMENTO PARA PROVA BRASIL

Uma equipe técnica da Semed esteve em Belém nas reuniões preparatórias para o Prova Brasil. Os participantes são multiplicadores das orientações prestadas pelo MEC. Em Marabá serão avaliados alunos de 122 turmas do 5º ano e 87 turmas do 9º ano.

Na reunião realizada ontem, 30, no auditório da Escola “Judith Gomes Leitão”, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia disse que a Prova Brasil avalia alunos de 5º e 9º ano do ensino fundamental, da rede pública e urbana de ensino.

A avaliação é universal e oferece resultados para o Brasil, para cada unidade da Federação, município e escola participantes. Enquanto o Saeb é uma avaliação por amostragem, sem participação de todos os estudantes das séries avaliadas. Participam do Saeb estudantes do 3º série do ensino médio regular, tanto da rede pública quanto da rede privada, em área urbana e rural.

TEMPO E TEMPERATURA

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. É o que prevê para Marabá nesta quinta-feira o site Climatempo. De amanhã (02) a domingo (4), sol com algumas nuvens. Não chove. Enquanto para segunda-feira (05), sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Segundo o canaldotempo.com, há pouca possibilidade de chuva de hoje a domingo. Hoje (1º) entre 09h e 12h Marabá tem céu ensolarado, em seguida o tempo fica parcialmente nublado. As chances de chuva à tarde são de 20%. Temperatura entre 25ºC e 35ºC. Umidade relativa do ar acima dos 60% no decorrer do período.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas