30 agosto 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1182

CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Iniciada ontem (29) à noite, a VI Conferência Municipal da Assistência Social terá sua plenária hoje (30) quando será discutida e aprovada uma pauta de sugestões à Conferência Estadual, prevista para setembro, na capital paraense.

O evento visa debater as metas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em funcionamento há dois anos, mas ainda não conseguiu atingir plenamente seu programa, inclusive pela falta de projetos das áreas básica da assistência social. Por isso, a conferência tem como tema Compromissos e Responsabilidades para Assegurar Proteção Social pelo Sistema Único de Assistência Social.

Ao final do encontro serão escolhidos os delegados que vão representar Marabá na Conferência Estadual. O evento é aberto a toda comunidade, em especial aquelas entidades ligadas ao serviço social, representantes de empresas, que muitas vezes estão distantes de quaisquer responsabilidades sociais para com a comunidade local.

Para esclarecer acerca das possibilidades de melhor aproveitamento do SUAS, o evento terá como um dos principais palestrantes o professor da Unama Reinaldo Pontes, especializado em Assistência Social.

O SUAS é fruto da Constituição Federal de 1988, integrando a Assistência Social à Seguridade Social, com a Saúde e Previdência Social. Baseado no pacto federativo, o novo sistema promove a descentralização na gestão, no monitoramento e no financiamento dos serviços. Ele ainda dá mais autonomia aos municípios na aplicação dos recursos federais, organizando-os em três níveis de gestão (Inicial, Básica e Plena), de acordo com a capacidade da prefeitura em executar os programas.

O que é SUAS - O SUAS faz parte da nova política nacional da assistência social que está sendo implantada em todo o país, que objetiva proporcionar às famílias em vulnerabilidade social e pessoal garantias de maior acesso aos programas sociais.

Este sistema é constituído pelo conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios no âmbito da assistência social, prestados diretamente ou através de convênios com organizações sem fins lucrativos por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo poder público. Dessa forma, os atendimentos estão divididos em Proteção Social Básica, que tem caráter preventivo, processador de inclusão social e Proteção Social Especial, que é destinada a indivíduos que se encontram em situação de alta vulnerabilidade.

MANUSEIO DE LIXO HOSPITALAR

A Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), da Secretaria Municipal de Saúde, conclui amanhã (31) treinamento para manuseio de lixo hospitalar aos funcionários de serviços gerais lotados no Hospital Municipal e Centros de Saúde de Marabá.

O curso tem como objetivo orientar os servidores quanto aos cuidados exigidos no manuseio do lixo produzido nas casas de saúde, desde o local onde é produzido até o local de coleta, que agora é feito em carro especial recém-adquirido pela Prefeitura de Marabá.

Inicialmente a coleta de lixo hospitalar se resume ao setor público, no entanto, esse serviço poderá ser estendido posteriormente às clínicas particulares.

Lixo hospitalar – Segundo especialistas no assunto, das três grandes classes de lixo existentes, o urbano, o industrial e o hospitalar, este último merece algumas considerações especiais, diante das possibilidades de contaminação de pessoas e meio ambiente.

Nunca seria demais, mesmo para aqueles que já sabem bastante do assunto, alguns repasses de informações e, para aqueles que nem desconfiam da importância no trato do lixo hospitalar, alguns aprendizados serão, também, úteis.

Dentro de uma casa de saúde, nem todo o lixo produzido é hospitalar propriamente dito, os resíduos provenientes dos setores administrativos se comportam na classe dos lixos urbanos.

O lixo hospitalar é aquela porção que pode estar contaminada com vírus ou bactérias patogênicas das salas de cirurgia e curativos, das clínicas dentárias, dos laboratórios de análises clínicas, dos ambulatórios e laboratórios não localizados em hospitais, além de biotérios e clínicas veterinárias.

A composição de tal lixo é a mais variada possível, podendo ser constituída de restos de alimentos de enfermos, restos de limpeza de salas de cirurgia e curativos, gazes, ataduras, peças anatômicas etc.

É importante estar atento ao manuseio desse lixo, porque as pessoas que o manipulam podem ficar sujeitas as doenças que estão no material contaminado, assim como transportá-las para outras, inclusive seus familiares.

O lixo hospitalar contaminado deve ser embalado de forma especial, segundo a Norma EB 588/1977 (sacos plásticos branco-leitosos, grossos e resistentes).

O depósito desses sacos deve ser em vasilhames bem vedados e estes colocados fora do alcance de pessoas, até a chegada do carro próprio para a coleta. Nunca tais lixos devem aguardar a coleta em locais públicos; nas calçadas, por exemplo.

A melhor forma de destruir o lixo hospitalar é a incineração, desde que os incineradores possuam tecnologia adequada e estejam em locais que não causem incômodos à população. A pior forma, e que deve ser evitada, é levar o lixo hospitalar para usinas de lixo urbano, aterros sanitários e lixões, o que é praxe.

Os custos do tratamento do lixo hospitalar são elevados e seria, de todo interessante, a formação de consórcios de geradores, para a adoção de uma solução comum na destinação. Como se pode ver, o trato do Meio Ambiente tem nuances muito específicas para cada tipo de agressão.

NOVAS ATIVIDADES

A partir de segunda-feira (3) a Divisa vai atuar em mais três vai atuar em outras frentes, porque os setores em que vinha atuando (açougue, farmácia e produtos inalantes) encontram-se organizados e necessitam apenas de fiscalização de rotina.

O pessoal da fiscalização será dividido em três equipes, uma para atuar em cada área. Em reunião ocorrida esta semana, foram definidos três setores específicos: Supermercados e depósitos de alimentos; consultórios médicos e odontológicos; hotéis e motéis.

Um quarto setor também está na mira da Divisa, os consultórios e clínicas oftalmológicas, que ultimamente vêm proliferando na cidade. No entanto, vai depender de tempo e disponibilidade de pessoal para mais esta tarefa.

GUIA TURÍSTICO

Hoje, 30 de agosto, a partir das 20h, no segundo piso do Farol, o Departamento de Turismo/PMM fará o lançamento oficial do Guia-Mapa Turístico de Marabá. São 15 mil exemplares a ser distribuídos entre os patrocinadores do projeto para divulgação entre seus clientes, sobre o potencial turístico de Marabá.

Entre os patrocinadores que colaboraram com a prefeitura para a confecção dos mapas estão agências de viagens, representantes do setor de gastronomia, hotelaria e transporte.

A coordenadora do Detur, Ísis Mourão, disse que o Guia com informações turísticas da cidade será apresentado em maio a manifestações culturais com cantores e grupos folclóricos de Marabá.

A arte e a diagramação do mapa são de Kleber Brasil e a responsável pelo projeto é Ísis Mourão. O projeto faz parte do Programa de Marketing Turístico do Município.

Ísis explica que o guia traz informações turísticas úteis tanto para a alta quanto para a baixa estação. “Cerca de 20 mil pessoas passam pelo aeroporto de Marabá todo mês. Por esta razão precisamos divulgar continuamente a oferta turística do município, pois cresceram o volume de negócio e as empresas da região”.

CAMPANHA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) dá continuidade à campanha de Educação Ambiental, nos municípios do sudeste paraense, em parceria com a empresa Transmissora Brasileira de Energia (TBE).

O jornalista Éderson Oliveira, da FCCM, disse que o objetivo é a conscientização dos proprietários das áreas cortadas pela Linha de Transmissão 500 KV Tucuruí-Açailândia, quanto ao perigo de danos ambientais nas proximidades do Linhão.

O trabalho é dividido em duas etapas. Na primeira etapa, Éderson Oliveira contacta com os gestores dos municípios, fala da importância do trabalho e entrega informativos da Casa da Cultura com as atividades realizadas e os diversos programas ambientais. Na segunda etapa, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental e Patrimonial (Nepam/FCCM), coordenada pela bióloga Tânia Nascimento vai aos municípios para aplicar nas escolas, oficinas de reciclagem de garrafas pet e papéis, que são transformados em bijouterias. As oficinas são ministradas aos professores que tornam-se multiplicadores do programa.

Os proprietários de terra recebem informações sobre os cuidados com o linhão, como: não fazer queimadas embaixo, pois há riscos de provocar rompimentos dos cabos devido ao calor intenso e com isso cortar a energia para diversos municípios; não deixar crianças empinando pipa na área e nem cavar próximo aos postes.

NOVA ETAPA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Em setembro, tem início mais uma etapa da campanha que atingirá Goianésia do Pará, Breu Branco e Tucuruí, quando a equipe da FCCM continuará as atividades educativas. O trabalho da FCCM e TBE já atingirá 08 municípios paraenses: Jacundá, Nova Ipixuna, Goianésia, Breu Branco, Tucuruí, Bom Jesus do Tocantins e Rondon do Pará e também os municípios maranhenses São Pedro da Água Branca, Açailândia, Cidelândia e Vila dos Martírios.

De acordo com o presidente da Fundação, Noé von Atzingen, a campanha é muito importante, pois a qualidade ambiental depende fundamentalmente da ação de cada ser humano, portanto ele precisa ser conscientizado para não depredar o ambiente.

Embaixo do Linhão de Energia de 500KV, o barulho é constante. Ocorre uma série de pequenos estouros, devido à quantidade de energia que passa. Há também grande risco de magnetização. Não é indicada a plantação de árvores de grande porte nem de agricultura às proximidades do linhão, pois há risco de acidentes muitas vezes fatais.

INSCRIÇÕES AO TORNEIO DO SERVIDOR

Os interessados em participar do Torneio do Servidor podem inscrever seus times de futebol até a próxima segunda-feira (3) na sede da Secdetur em horário comercial.

O secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira informou que onze secretarias confirmaram a participação no Torneio na reunião ocorrida ontem, 28, pela manhã na Secdetur. Na ocasião ficou decidido que os jogos serão de Futebol Society.

Todo ano o Torneio do Servidor é realizado entre os times de futebol formados por secretarias municipais, nos meses de setembro e outubro. O encerramento ocorre no dia 28 de outubro numa confraternização no Dia do Servidor Público. Na ocasião, divulgam-se os times vencedores e ocorre a distribuição de prêmios diversos. Por enquanto ainda não está definido o local dos jogos, mas é provável que ocorra no Clube da Vale, na Folha 17, a exemplo de anos anteriores.

PREVISÃO DO TEMPO

Segundo a Climatempo, pelo menos até segunda-feira (3) não chove em Marabá. Os dias serão muito sol com algumas nuvens. A temperatura fica entre mínima de 21ºC e máxima de 36ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas