23 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1238

MATERNO INFANTIL

É bom saber a informação, por intermédio da deputada Bernadete ten Catem, de que o Governo do Estado, através da Sespa, vai entrar na parceria com a Prefeitura de Marabá para a manutenção do Hospital Materno Infantil (HMI) que, segundo cálculos da SMS – Secretaria Municipal de Saúde –, deve custar cerca de R$ 750 mil/mês.

Conforme o titular da SMS, Pedro Corrêa Lima, na última conversa que manteve com Halmélio Sobral, secretário executivo de Saúde do Estado, este recomendou que Pedro procurasse o secretário adjunto da Sespa (Paulo de Tarso), o qual ficou de marcar uma data para discutir a situação, mas essa reunião ainda não aconteceu.

Na próxima quarta-feira (28) Pedro Lima participará de reunião ordinária da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) da Saúde, em Belém, ocasião em que voltará a falara da inauguração do HMI que está com praticamente todos os equipamentos instalados, sendo a intenção do prefeito Tião Miranda coloca-lo em funcionamento até o final deste ano.

Ainda de acordo com Pedro Corrêa, uma Portaria Federal emita em 11 de novembro repassa ao Pará a importância de R$ 28 milhões destinados à Saúde. Essa reunião da CIB vai discutir a divisão desse recurso entre os municípios. Aproveitando a oportunidade, o titular da SMS vai pedir prioridade para o HMI.

MAIS 11 CAVERNAS DESCOBERTAS EM CARAJÁS

A Casa da Cultura mantém 15 técnicos trabalhando na região de Carajás durante os meses de novembro e dezembro, na contabilização, estudo e descoberta de cavernas. Neste período a equipe descobriu mais 11 cavernas naquela área, contabilizando mais de 600 cavidades na área. A informação foi dada pelo presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Noé von Atzingen.

A pesquisa faz parte do projeto de Estudo Espeleológico em Carajás que está sendo desenvolvida há 4 anos, através de uma parceria entre CVRD e FCCM. A equipe que está em Carajás é coordenada pelos espeleólogos Rafael Luís Freitas e Rafael Scherer.

Noé informa que o grande número de cavernas descobertas naquela região coloca o Brasil no ranking mundial como o país que possui o maior número de cavidades documentadas.

POR QUE PRESERVAR CAVERNAS

Noé von Atzingen explica que a principal importância de preservação e conservação das cavernas, sítios espeleológicos e suas respectivas áreas de influências é a manutenção dos sistemas ecológicos, sensíveis e únicos.

Nas cavernas é possível o desenvolvimento de estudos científicos, da investigação minuciosa e sistemática em diversos campos do conhecimento, a fim de proporcionar a sociedade a melhor opção de crescimento social e econômico através do adequado uso desse frágil ecossistema.

CASA DA CULTURA NO PROLER

De 4 a 8 de dezembro, o presidente da FCCM Noé von Atzingen participará de uma reunião com Eliane Pszczol, coordenadora do Proler. O XII Encontro Nacional do Proler será na sede da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, para tratar da reativação do Proler, programa de incentivo à leitura, do qual a Casa da Cultura participou em anos anteriores. Nesse período será realizado no Rio de Janeiro o II Simpósio Latino-Americano de Bibliotecas Públicas, XII Encontro Nacional do Proler e XIV Encontro Nacional do Sistema De Bibliotecas Públicas, sob o tema: Biblioteca Pública e Leitura. O Livro - Do Mundo ao Cibermundo.

Através do Proler, Marabá recebeu apoio da Biblioteca Nacional em cursos para atrair à comunidade para as bibliotecas do município. Quando Proler estava ativo, foram realizados cursos técnicos para treinar bibliotecários, além de cursos para dinamizar e tornar as bibliotecas mais atrativas. Marabá recebeu curso de teatro, doação de cerca de 600 livros de literatura infanto-juvenil, editados pela Biblioteca Nacional, para cada biblioteca do município.

Noé acredita que a reativação do Proler será muito importante para Marabá, visto que oferece oportunidade dos jovens entenderem o quanto a leitura pode ampliar o universo de conhecimento, além de ser uma opção saudável de diversão e cultura.

FÓRUM AMBIENTAL

Está em curso nesta sexta-feira (23), no auditório da Escola Judith Gomes Leitão, o Fórum Ambiental de Coleta Seletiva do Lixo de Marabá. O assunto, segundo a própria Secretaria de Obras, não é novidade e Marabá, pela quantidade de lixo produzida na região metropolitana, já deveria ter adotado essa postura, inclusive a reciclagem de alguns materiais, a exemplo de plástico, vidro e papel.

Um fato interessante nesse encontro foi a não participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) como órgão opinativo, visto ser o setor da Prefeitura responsável pelas análises de atividades que podem causar impactos ambientais. “A Semma foi convidada, mas apenas como um membro oficial, sem direito a opinião”, observou a educadora ambiental Cínara Estrela.

DEFESO DA PIRACEMA

A Semma deve fechar o mês de novembro com cerca de cinco ações fiscalizadoras fluvial, tendo como saldo a apreensão de um caminhão com aproximadamente três toneladas de mapará, capturado no Lago de Tucurui, na parte mais acima, entre Itupiranga e Nova Ipixuna. Também foram apreendidos e incinerados alguns artefatos de pesca (três malhadeiras), ao longo do Rio Tocantins.

O pescado oriundo da apreensão foi doado aos responsáveis pelo Programa Mesa Brasil, sob responsabilidade do SESC, que o distribuiu para cerca de 24 entidades sociais cadastradas no programa.

A Polícia Militar, através do 4º BPM, está cedendo policiais a Semma para garantir essas fiscalizações, desde que seja feita solicitação prévia, ao contrário do que era feito em anos anteriores, quando dois homens eram cedidos para trabalhar em todo o período da piracema, que vai de novembro a fevereiro.

TEMPO E TEMPERATURA

Conforme o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia – esta sexta-feira terá tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas. Enquanto o canaldotempo.com a prevê predominância de sol para hoje, 23, mas imagens de satélite mostram nuvens de chuva próximas a Marabá e região; céu nublado no sábado (2); e trovoadas isoladas de domingo (25 novembro) até 02 de dezembro. Possibilidade de precipitação hoje é de 20%.

O Climatempo prevê para hoje sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. A partir de amanhã (24) a terça-feira (27), sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Umidade relativa do ar nesse período varia entre 43% a 97%. Temperatura mínima de 22ºC e máxima de 32º, para esta sexta-feira.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas