28 maio 2008

Boletim Informativo Nº 1353

O Trabalho Continua
Marabá, quarta-feira, 27 de maio de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1.352
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

SAÚDE DA FAMÍLIA
Na concepção do secretário de Saúde, José Geraldo Brito, a formação das equipes do "Programa Saúde da Família", à maneira determinada pelo governo federal, ou seja, de cima para baixo, sem olhar as peculiaridades regionais está equivocada. O Ministério da Saúde definiu o programa como única alternativa da atenção básica, mas não observou as diferenças do Sul/Sudeste em comparação ao Norte e Nordeste. "Antes de criar os programas, os idealizadores deviam conhecer as regiões. O Brasil é um só, mas são diversas realidades no mesmo território".
"Não dá, como eles querem, um médico trabalhar oito horas diárias para receber o salário oferecido pelo programa", lembra, frisando que na saúde de Marabá existe um decreto limitando o horário dos servidores da saúde em 20, 30 ou 40 horas de acordo com o regime de trabalho e legislação específica. E isso, conforme Geraldo, também se aplica aos demais municípios da região.
Não é falta de interesse, diz o secretário de Saúde. Mas tem de ser estudada uma forma de criar essas equipes, que também demandam estrutura física, além de pessoal qualificado. Hoje Marabá tem só uma equipe no Programa Saúde da Família, no Centro de Saúde João Batista Bezerra (bairro Santa Rosa), mas o município já deu entrada no Estado para constituir mais duas equipes, para cobertura de 100% do bairro Pioneiro.
CONFERÊNCIA DO IDOSO
Nesta sexta-feira, 30, a partir das 8h, no auditório do Incra, acontece a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que terá como tema "Avaliação da (Renadi) Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios". Os debates versarão sobre a efetividade da Renadi nas deliberações dos planos nacional, estaduais, municipais e do Distrito Federal, definidos a partir da II Conferência Nacional, se realizar no período de 28 a 30 de outubro de 2008, em Brasília.
A conferência municipal tem caráter deliberativo e se constitui em instância democrática de discussão, participação, acompanhamento e construção coletiva das proposições de políticas públicas que legitimam um estado democrático de direito, objetivando a consolidação de um pacto político que agregue a diversidade regional na elaboração das políticas públicas e o compromisso de toda a sociedade na promoção, defesa e proteção dos direitos da pessoa idosa no Brasil.
Programação – 8:00 as 9:00 – Credenciamento; 9:00 às 9:30 – Mesa de abertura - Hino Nacional ou Municipal – Pronunciamentos: 9:30 às 10:00– Leitura e aprovação do Regimento Interno – Facilitador: Sr. José Magalhães – CMAS; Pausa para café – 20'; 10:20 às 12:00 – Plenária, 1ª abordagem – Tema: Saúde e Qualidade de Vida da Pessoa Idosa. Ministrante: Dra. Cássia G. Nunes Fisioterapeuta – Conselho Municipal de Saúde.
Segunda abordagem – Tema: A Rede Municipal de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios. Debatedores: Assistência, Saúde e Previdência Social; 12:00 às 12:20 – Debate.
Das 14h às 14:20 – Apresentação do Trabalho: "Sexualidade na Velhice" – Por Isabela Brito; entre 14:20 e 14:40 - Apresentação Cultural; de 14:40 a 15:40 - Trabalho em Grupos – sistematização; 15:40 a 16:00 – Lanche; 16:00 a 16:40 – Escolha dos delegados; 17:00 Encerramento.
O evento tem como organizadores a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), Conselho Municipal de Assistência Social e outros colaboradores.
FISCALIZAÇÃO DE AÇOUGUES
Na manhã desta quarta-feira, 28, a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) retomou as fiscalizações da carne bovina em Marabá. Todos os pontos de venda serão vistoriados quanto à origem do produto. Quem for pego com carne sem inspeção terá o material apreendido e estarão sujeito as penalidades legais.
A fiscalização deve ocorrer sempre nas primeiras horas da manhã, de preferência entre as 8h e 10h. A Divisa deu um tempo para que os açougues se adaptassem à nova realidade, depois de decisão da Justiça favorável à continuidade do serviço, que foi interrompido por força de uma liminar A favor de donos de matadouros clandestinos.
MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
Devido à proximidade do início do veraneio em Marabá, a Divisa agendou uma série de treinamentos para barraqueiros, trabalhadores em restaurantes, lanchonetes e também na XXII Expoama, que trabalham com manipulação de alimentos. Os treinos acontecem nos dias 11, 18 e 25 de junho e 02 e 09 de julho.
O objetivo do curso é informar, orientar e educar os manipuladores de alimentos de Marabá a respeito da comercialização correta dos produtos, mostrando alguns procedimentos e condutas que devem ser adotados, como limpeza do ambiente; tratamento do pescado; higiene pessoal e utilização de equipamentos de proteção; higiene do estabelecimento (equipamentos, utensílios e ambiente); estocagem dos produtos alimentícios e manipulação em geral.
No que se refere ao pescado, é proibido tratar o peixes nos balneários. O barraqueiro deve levá-los limpos de casa ou do ponto onde o comprou. Dentre as metodologias previstas para o curso estão mostras de vídeos e palestras. Os participantes também terão exame médico e receberão a carteira de manipulador de alimentos ao final de cada treinamento.
OPERAÇÃO VERANEIO
Marabá começa a ganhar um novo layout nesse período de veraneio. A Secretaria de Obras tem equipe trabalhando na pavimentação e recapeamento de ruas. Também está sendo feito o saneamento básico onde necessário.
Os pontos de ônibus estão sendo recuperados e ganham pintura nova. Enquanto a equipe de garis faz uma mega operação para a retirada de mato dos canteiros da cidade. Dezenas de homens encontram-se na VP-08, às proximidades da Folha 28 e Folha 31, fazendo a retirada do mato que cresce muito rápido durante o período das chuvas.
O prefeito Tião Miranda cobra agilidade nos serviços para tornar a cidade mais bonita durante todo o verão 2008.
TOMADA DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE BANHEIROS QUÍMICOS
Através do Contrato Administrativo Nº 153/08/CPL/SEVOP/PMM, a prefeitura realizou a licitação na modalidade Tomada de Preços para a aquisição de 20 (vinte) sanitários químicos (cabinas) em polietileno, e produtos químicos para utilização no seu funcionamento, destinados a atenderem as necessidades do município de Marabá – Pará.
O objetivo é utilizar os banheiros químicos nos períodos de grande concentração popular, inicialmente no veraneio e depois sempre que houver necessidade. O valor da licitação ficou em R$ 77.400,00.
DIVULGAÇÃO DE CAMPANHAS GOVERNAMENTAIS
A Comissão Permanente de Licitação/SEVOP divulgou hoje no Diário Oficial do Estado, o Extrato do PROCESSO DE LICITAÇÃO N.º 356/2008/CPL/SEVOP na modalidade TOMADA DE PREÇOS N.º 089/2008/CPL/SEVOP.
A Abertura será dia 13 de junho, às 10 horas. O objeto é a execução dos serviços de divulgação de campanhas da ação governamental da Prefeitura Municipal de Marabá - Pará – Informações: Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), Rodovia BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá - Pará – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092.

MARABÁ VAI SEDIAR ASSEMBLÉIA DO FOMENTUR
No dia 02 de junho realiza-se em Marabá a 30ª assembléia do Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (FOMENTUR), presidido pela presidente da PARATUR, Ann Pontes. A assembléia ordinária será no auditório do Itacaiúnas Hotel, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
O FOMENTUR sedia suas assembléias ordinárias em todos os Pólos turísticos do Estado, trazendo as discussões para as regiões, que contará com a participação dos membros representantes do setor turístico (órgão públicos e privados e o terceiro setor) e presidentes dos fóruns regionais do Estado. O objetivo é discutir políticas de desenvolvimento turístico da região Araguaia Tocantins no Estado do Pará. A última reunião foi sediada em Tracateua, pólo Amazônia Atlântica.
Ísis disse que a equipe do Fomentur espera contar com representantes municipais do sul e sudeste do Pará, dirigentes de turismo, cultura, meio ambiente, indústria, comércio e serviços, do terceiro setor ligado ao turismo e do setor empresarial, além de representantes do setor empresarial, de infraestrutura, de órgãos públicos e de entidades do município de Marabá, para nos apoiar no fortalecimento da política de turismo regional, nas ações turísticas, para nosso município.
A presidente do Fórum Regional Araguaia Tocantins, Isis Monteiro Mourão, como membro que representa o município de Marabá e os municípios da região sul e sudeste do Pará, e os 17 municípios contemplados nas rotas turísticas. A assembléia possibilita a reflexão para que o nosso turismo,alcance mais resultados e se consolide como um produto turístico, no estado do Pará.
PAUTA DO FOMENTUR
DATA: 02/06/08
LOCAL: Auditório do Itacaiúnas Hotel Fl. 30 Nova Marabá
PROGRAMAÇÃO:
08hs- Assinatura da Lista de presença
09h às 09:30h - Exposição sobre o Pólo Araguaia-Tocantins, com Ísis Mourão (presidente do Fórum – FORUMTURAT);
09:30 às 10:00h - Apresentação do Plano de Desenvolvimento Turístico da região Araguaia (Eugênio Perez –presidente do Comitê Tecnológico de Turismo da Região Araguaia);
10:30 às 11:00h - Apresentação de Plano de Desenvolvimento Turístico da região Tocantins (Mariana Bogéa, vice presidente do Fórum -FORUMTURAT);
11:00 às 11:30h – Debates
12:00 às 14:00h - Almoço
14:00 às 14:30h – Apresentação dos resultados da Pesquisa de Demanda turística do Pólo Araguaia Tocantins – Admilson Alcântara- PARATUR
14:30 às 15h00h - Resultados da Oficina do FOMENTUR
Conceição Silva -PARATUR
15:00 às 15:30h – Apresentação dos eventos Salão de Turismo e FITA Feira Internacional de Turismo da Amazônia – Conceição Silva e Jacqueline Alves
15:30 às 16:00h – Debates
16:00 às 16h30 – Encerramento Cofee- Break para os participantes

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas