21 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 922

CAPACITAÇÃO PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Encerra-se hoje, 21, em Marabá, o curso de capacitação para Conselheiros de Alimentação Escolar e agentes envolvidos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), realizado na Escola “José Mendonça Vergolino”.
A capacitação conta com a participação de representantes dos conselhos de alimentação escolar de 08 municípios da região. Participam mais de 60 pessoas, representando Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Eldorado de Carajás, Jacundá, Abel Figueiredo, Rondon do Pará, São Geraldo e São João.
O curso é ministrado pelo monitor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/Brasília), Valdemir Paiva e também com a monitoria representante do FNDE/Pará .
O coordenador do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Walter Silva, disse que curso tem por objetivo aprimorar os conhecimentos dos conselheiros de alimentação escolar, nas atribuições que são de sua competência, principalmente na fiscalização da merenda nas escolas e prestação de contas.
Em Marabá, O Conselho de Alimentação Escolar é presidido por Gilberto Soares (Beto Jamaica) e possui seis conselheiros. Todos marcarão presença no curso de capacitação ministrado pelo FNDE.

DMTU PEDE APOIO DOS MOTORISTAS DURANTE CAVALGADA

O assessor do DMTU, Olympio Menezes pede a compreensão dos motoristas dia 1º de julho, durante o horário da Cavalgada de Abertura da Expoama. A cavalgada tem ínício às 7h. Com saída em frente ao Posto Medalhão (Cidade Nova), passando pela VP-8 e em direção ao Parque de Exposições, na PA 150.
Os motoristas devem obedecer à orientação dos guardas de trânsito, para não provocarem tumulto durante o evento que conta com a participação de mais de 500 cavaleiros.
A Cavalgada contará com o apoio de uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que acompanhará todo o trajeto.

AÇÕES DE SAÚDE
A Divisão Extramuro da SMS realiza hoje, 21, duas ações de saúde. Uma na Vila São José, a oito quilômetros da sede municipal, no horário das 8h às 17h, com previsão de 500 atendimentos. À comunidade será disponibilizado consultas médicas, de enfermagem e procedimentos odontológicos, vacina, teste rápido de glicemia, verificação de pressão arterial e coleta de material para exame preventivo do colo do útero.
Também serão atendidos pela Extramuro os idosos do abrigo vicentino, na Folha 6, a partir das 13h, onde terá atendimento médico, de enfermagem, nutricional, naquilo que necessitarem.
Na sexta-feira, 23, a Extramuro estará na AABB para atender 90 crianças e adolescentes do AABB Comunidade e respectivas mães. Serão disponibilizadas consultas médicas, procedimentos odontológicos, extensivo às mães, que também podem fazer o preventivo do câncer do útero.

TRIAGEM DE CATARATA
Além da triagem realizada na Sala de Atendimento da SMS, os oftalmologistas comprometeram-se ao atendimento itinerante pelos diversos bairros da cidade. Até o momento está fazendo esse trabalho o doutor Luiz Madeira que nesta quarta-feira atendeu pela manhã na Associação dos Moradores do bairro Santa Rosa. Ainda a partir das 16h o oftalmologista atenderá aos comunitários da Associação do Bairro Santa Rita.
Amanhã, 22, às 8h, Luiz Madeira estará na Associação dos Moradores do Cabelo Seco e às 16h será a vez dos sócios da Associação dos Moradores do Amapá. Sexta-feira, 23, às 8h, o oftalmologista estará na Associação dos Moradores da Folha 11; e à tarde, 16h, na Assembléia de Deus Madureira, na Folha 13.
A cirurgia de catarata é um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Marabá, através da SMS, e está destinado às pessoas com 50 anos ou mais.

CONVIVER NA QUADRA JUNINA
Nesta quadra junina os representantes da melhor idade assistidos pelo Projeto Conviver da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), sob o comando de Ronaldo Yara, estão com toda corda. Na sexta-feira, 23, a partir das 15h, os 14 pares de dançarinos da quadrilha dos idosos farão apresentação conjunta aos internos do Lar São Vicente de Paula, que congrega 28 membros da terceira idade, sendo que dois deles se encontram doentes no Hospital Municipal.
Dia 24, sábado, o grupo do Conviver se apresenta na Folha 28, na abertura da Quadra Junina da Prefeitura; e dia 27 (terça-feira), a mesma equipe estará na praça de São Félix de Valois, na Marabá Pioneira.
A Seasp atende mais de 300 idosos que participam de diversas atividades, que desde a introdução à informática a trabalhos manuais em tecidos e também alfabetização. Conforme preconiza o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), os idosos têm atendimento integral, inclusive na saúde, através de parcerias com a SMS – Secretaria Municipal de Saúde.
BPC
A Seasp está atendendo normalmente no que lhe é atribuído sobre as avaliações sócio-econômicas de idosos e portadores de deficiência para fins de requerer o Benefício de Prestação Continuada (BPC), mas o atendimento do INSS, quanto à perícia em deficientes, só está previsto a partir de agosto.
O BPC é um benefício de 01 um salário mínimo mensal pago às pessoas idosas com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, conforme o estabelecido no Art. 34 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - o Estatuto do Idoso, e às pessoas portadoras de deficiência, incapacitadas para a vida independente e para o trabalho. Está previsto no artigo 2º, inciso IV, da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei nº 8.742 de 07 de dezembro de 1993) e regulamentado pelo Decreto nº 1.744, de 08 de dezembro de 1995 e pela Lei nº 9.720, de 20 de novembro de 1998 e está em vigor desde 1º de janeiro de 1996. Compete ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a sua operacionalização.
Convênios entre o governo federal e as prefeituras que dispõem de setores de assistência social, garantem as análises sócio-econômicas do público alvo do BPC, que além do cadastro e visitas às residências para ingresso no benefício, também realizam revisões de dois em dois anos, que têm como objetivo constatar mudanças de perfil econômico, óbito e outros detalhes que podem resultar na suspensão do BPC.

MARABÁ BEM DIVULGADO NA III FITA
O stand do Pólo Araguaia Tocantins, na III Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), atraiu milhares de pessoas que não conheciam as belezas do sul do Pará. O stand de 42 m² apresentou suas 5 rotas turísticas: Rota das Águas, do Agronegócio,do Minério, do Grande Lago e do Açaí.
A coordenadora do Departamento de Turismo Municipal, Ísis Mourão, disse que esta é a primeira vez que o sul do Pará se mostra dessa forma, causando uma impressão muita positiva, ao contrário do que se fala sobre os conflitos de terra e violência na região.
O Turismo traz fatores positivos, pois as riquezas e belezas naturais que o Pará possui, ainda não são conhecidas por todo paraense. Ísis disse que os países da Guiana Francesa, Peru, Venezuela e a região do Caribe interessaram-se pela Rota do Minério para conhecer a Serra dos Carajás, maior jazida mineral do Mundo,com atenção para conhecer as ocas da Casa da Cultura.
A Orla do Rio Tocantins Sebastião Miranda chamou atenção do público que visitava o stand do Pólo Araguaia Tocantins. As pessoas não sabiam que Marabá tinha toda a estrutura exposta no grande painel do stand, o que gerou muitos interesses pela cidade.
A Lecytur Viagens e Turismo que comercializa os produtos do Pólo Araguaia-Tocantins, mostrou interesse pela Rota do Minério. Foram mais de 3.000 folders distribuídos no stand da Rota do Minério, além do Guia Mapa de Marabá que esgotou antes de acabar a feira.

CALENDÁRIO DE EVENTOS NO VERÃO
O Departamento de Turismo aproveitou a FITA para divulgar o calendário de Eventos do Verão Marabaense. Pessoas buscavam informações sobre eventos (como onde ficar,como ir e as atrações, como Expoama, Maraluar, Orla Folia e Baile dos Anos 60).
Além do Guia Mapa turístico, Isis Mourão divulgou a página da internet da prefeitura onde se pode buscar informações sobre Marabá.O evento do Maraluar estava sendo divulgado e comercializado no stand da Lecytur e o site do Maraluar também.
Empresários do setor turístico como Dauro Remor (gerente de Hotel) e Cláudio Pinheiro (Barco-Hotel Plínio) aproveitaram a oportunidade da FITA para divulgar seus serviços, fazer novos contatos, além de participarem da bolsa de negócios.
A feira foi um encontro de empresários do setor, estudantes, profissionais, entidades e órgãos públicos da área de turismo. Estavam presentes também, Nadia Julian e Mauro do SEBRAE/Marabá que participaram do Seminário e da Feira de Turismo e estiveram visitando também o stand da Rota do Minério.
De Marabá visitaram o stand Silvio Silva consultor ambiental da Fundação Zoobotânica de Marabá, o vereador Maurino Magalhães e seus assessores.
Isis Mourão foi convidada pela Agencia Ipaxé Turismo para visitar o stand do Turismo de Aventura, onde foram simulados esportes radicais que podem ser praticados em Marabá, como o bambjump a ser aplicado na ponte rodoferroviária, um dos grandes desafios dos aventureiros desses esportes. A empresa Adrena utiliza equipamentos de alta credibilidade em segurança em esportes como rapel, canoagem, rally, pára-quedismo,bikecross. Estas aventuras sempre atraem turistas.

2ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA
Encerraram-se as inscrições para a 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática a ser realizada no dia 29 de agosto. A Olimpíada está dividida em três níveis: (Nível 1 – 5ª e 6ª séries); (Nível 2 – 7ª e 8ª séries) e (Nível 3 – Ensino Médio).
O coordenador do ensino de 5ª a 8ª série/Semed, Nilton Cardoso, disse que a olimpíada contará com a participação de todas as escolas municipais. São alunos de 5ª a 8ª série e Educação de Jovens e Adultos das escolas municipais da zona urbana e alunos de ensino fundamental de estudos modulares, da zona rural.
A 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2006) é uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica da OBMEP.
A OBMEP premiará alunos, professores, escolas e municípios. A divulgação da lista dos premiados será feita pela Direção Acadêmica em data estipulada no calendário oficial da OBMEP. A premiação de alunos totaliza 300 (trezentas) medalhas de ouro; 405 (quatrocentas e cinco) medalhas de prata; 405 (quatrocentas e cinco) medalhas de bronze; certificados de Menção Honrosa; 2001 (duas mil e uma) bolsas do tipo Iniciação Científica Jr., do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.