18 dezembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1029

PLANO DIRETOR
O Plano Diretor Participativo de Marabá começa a ser efetivado em janeiro de 2007. Algumas Leis Complementares serão elaboradas para tratar de temas importantes para o município, como: Uso e Ocupação do Solo; Parcelamento e Loteamento; Lei de Criação do Novo Perímetro Urbano.
Segundo Sebastião Almeida, da coordenação do Plano Diretor na Seplan, a Lei de Criação do novo Perímetro Urbano leva em conta a Macrozona Urbana da Sede Municipal, incluído no Plano. A nova divisão urbana cria 16 distritos em Marabá, sendo que cada um possuirá uma sede, que terá um Conselho Distrital.
Os distritos sedes são: Marabá Pioneira; Cidade Nova; Nova Marabá; Distrito Industrial e Distrito de Expansão Urbana, a ser criado, devendo sua delimitação ser definida por meio de decreto expedido pelo prefeito Sebastião Miranda Filho.
Sebastião Almeida disse que no início de 2007 será realizada audiência pública para eleger o Conselho Gestor do Plano Diretor, que terá grande importância para a realização de planos e aprovação de projetos em favor do desenvolvimento do município.
SECRETÁRIA EM BRASÍLIA
Hoje, 18 de dezembro, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia viaja a Brasília onde apresentará documentação sobre FNDE referente a atividades realizadas em 2006 e apresenta novas propostas de trabalho no setor educacional do município para 2007. Quando retornar traz novidades para Marabá.
PLANO DE AÇÃO DA SEMED 2007
A coordenadora do Departamento de Ensino/Semed Vera Froz disse que os departamentos da secretaria estão elaborando relatório final de atividades e seus Planos de Ações para 2007. As escolas municipais também elaboram seus relatórios e planos de ações e devem entregar à Semed até janeiro.
Com base nestes dados, a Semed elabora seu relatório final, encaminha-o ao MEC e elabora o Plano de Ação Geral para atender às expectativas educacionais do município.
CONFRATERNIZAÇÃO DA SEMED
A coordenadora de Ensino Vera Froz disse que será realizada uma festa de confraternização para encerramento das atividades deste final de ano, com os diretores e orientadores pedagógicos. Provavelmente será na próxima sexta, 22.
O local ainda não foi definido, porque a Semed está fazendo a escolha. Tão logo sejam feitos estes últimos ajustes, o local será divulgado.
SEGURO DO PESCADOR
Mais de 600 pessoas pleitearam o Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal, equivalente a um salário mínimo e que vigora entre 1º de novembro e 28 de fevereiro. Este é o período do defeso da piracema, quando os pescadores não podem pescar determinados peixes, pois está no período de procriação e ainda estão pequenos. Se apanhados, a espécie corre o risco de extinção.
A coordenadora do Sine, Ismaelka Tavares, acredita que o número de pescadores deve que procuram o seguro, deve aumentar para 800, pois no período referente à piracema 2005/2006 foram 770 pedidos.
O Sine faz o cadastro para três colônias de pescadores: Z-30, de Marabá, uma de Jacundá e outra da Vila Apinagés, no município de São do Araguaia.
NÍVEL DAS ÁGUAS
Na sexta-feira, 15, em Marabá, o nível das águas do Tocantins encontrava-se a 4m e 79 cm acima do normal e hoje, 18, encontra-se a 5m e 20cm acima. O que representa um acréscimo de 39cm neste final de semana.
A medição foi feita pela equipe da Sessão Fluvial do Exército (antiga Portobrás), segundo informações da equipe da Defesa Civil no município.
CLIMA
De acordo com o site www.climatempo.com.br o tempo em Marabá hoje permanecerá com Sol, algumas nuvens e chuva rápida durante o dia e à noite. Temperatura máxima de 34° e mínima de 24°. A possibilidade precipitação de chuvas é de 80%.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1028

SURTO DE RAIVA NÃO PÁRA
Ontem, 14, logo depois do fechamento deste Boletim, o CCZ – Centro de Controle de Zoonoses – capturou uma cadela no bairro Laranjeiras, cujo diagnóstico preliminar aponta para a raiva animal, visto estar com comportamento muito estranho. Com mais esta ocorrência sobe para duas suspeitas só esta semana. Na terça-feira, 12, um cão foi apreendido, na casa do dono do animal, no bairro Belo Horizonte, muito agressivo, o bicho morreu no dia seguinte.
Os animais capturados com suspeita de raiva ficam em observação, segundo os técnicos do CCZ, por cerca de 10 dias. Caso esteja com a doença o animal morre em no máximo oito dias. Foi justamente o que aconteceu com o cachorro. Por enquanto a cadela capturada ontem, na rua, segue em observação.
Para analisar a situação e encontrar meios para conter o surto de raiva animal em Marabá, uma equipe da Sespa/Belém esteve recentemente no município e, junto aos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, traçou algumas medidas para ampliar o combate à doença. Dentre as medidas está a extensão do bloqueio de foco para todos os núcleos da cidade.
SINE BATEU RECORDE DE SERVIÇOS
Dentre os muitos serviços oferecidos pelo Sine – Sistema Nacional de Emprego de Marabá está à qualificação de mão-de-obra. Este ano aquele órgão ofereceu cerca de 40 cursos, treinamentos e palestras sobre as mais variadas atividades, a exemplo de cabeleireiro, decoração de unhas, pintura em tecidos, informática, corte e costura, pedreiro, bijuterias, biscuit, eletricidade de baixa e alta tensão, dentre outros.
Os últimos cursos foram encerrados já este mês, sendo que o destinado a auxiliar de contabilidade, foi concluído dia 2; manutenção de microcomputadores, dia 9; e alta e baixa tensão, dia 13. No decorrer do ano esses cursos beneficiaram mais 1.660 pessoas em todo o município, e foram realizados principalmente nas áreas mais carentes.
Os cursos do Sine contam com apoio do Planteq – Plano Territorial de Qualificação Profissional – através do Fundo de Amparo do Trabalhador e e tem como objetivo promover a universalização do direito do trabalhador à qualificação, com vista a contribuir na formação integral (intelectual, técnica, cultural e cidadã); aumento da probabilidade de obtenção de emprego e renda; inclusão social; permanência no mercado de trabalho, dentre outros.
SEGURO DEFESO
Este ano todos os pescadores praticamente já deram entrada no Seguro-desemprego do Pescador Artesanal. Até esta semana mais de 600 pessoas haviam pleiteado esse abono, equivalente a um salário mínimo e que vigora entre 1º de novembro e 28 de fevereiro, ou seja, período do defeso da piracema.
O Sine trabalha com três colônias de pescadores, a Z-30, de Marabá, uma de Jacundá e outra da Vila Apinagés, no município de São do Araguaia. Mesmo com esse número de pedidos, a coordenadora do Sine, Ismaelka Queiroz Tavares, acredita que ainda pode haver procura, devendo chegar à casa dos 800 pescadores, visto referente à piracema 2005/2006 foram 770 pedidos desse tipo de seguro.
NÚMEROS DO SINE
Dentre os diversos segmentos do Sine, no período de janeiro a outubro deste ano, foram concedidos 800 seguros (formal); 770 seguro-pescador artesanal; 100 financiamentos através do Proger – Programa de Geração de Renda ( Banco do Brasil); 130 financiamentos através do Banco Cidadão, do Governo do Estado.
Ainda na área de atendimento, o Sine dispõe de um cadastro de 16.798 pessoas; tendo encaminhado no período em referência 5.588 trabalhadores às empresas, com vista ao preenchimento de 1.910 vagas ofertadas, conseguindo empregar o equivalente a 1.524 pessoas. Além disso, pelo balcão de atendimento, passaram até outubro, mais de 24 mil trabalhadores, que solicitaram diversos serviços, inclusive 52 deles foram atendidos com solicitação médica para desempregados.
ALÉM DAS LETRAS
Projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que tem como objetivo incentivo à leitura, o Além das Letras encerra suas atividades referentes a 2006 nesta sexta-feira, 15, no auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria de Saúde. O projeto visa ampliar o prazer da leitura em alunos e professores, que trabalham como multiplicadores desse importante hábito educativo/cultural.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1027

MAIS UMA SUSPEITA DE RAIVA
As ocorrências de raiva animal em Marabá devem passar dos 17 casos já confirmados até aqui. Esta semana mais um animal morreu com suspeita da doença, no bairro Belo Horizonte. Diante da situação epidêmica, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está providenciando mais um bloqueio de foco na cidade, iniciando a vacinação de casa em casa pelo núcleo Cidade Nova/Liberdade.
O trabalho de vacinação também é acompanhado da captura dos animais errantes e se estende por todos os núcleos de Marabá, para tanto o CCZ conta com ajuda de 60 equipes, num total de 150 voluntários, dentre eles 75 do Exército Brasileiro, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, do pessoal do próprio CCZ.
Devido ao surto de raiva animal em Marabá uma equipe da Sespa esteve recentemente no município para averiguar como estava sendo encarada essa situação e, junto a equipe local, traçou algumas medidas para ampliar o combate a doença. Dentre as medidas está a extensão do bloqueio de foco para todos os núcleos da cidade.
POLÍCIA CIVIL REDUZ ATENDIMENTO NO SACI
Devido a problemas técnicos no acesso on-line do cadastro geral da Polícia Civil em Belém, o serviço de emissão de carteiras de identidade no Saci – Serviço de Atendimento ao Cidadão – está reduzido pela metade, passando de 80 senhas/dia para 40 no decorrer deste trimestre. No entanto, mesmo com essa dificuldade, o Saci ainda superou a quantidade de atendimento nos últimos 11 meses em relação ao ano passado.
No período de janeiro a novembro de 2006 foram realizados cerca de 106 mil atendimentos, contra 105 mil no mesmo período em 2005. Até o mês passado a Polícia estava na terceira posição (15 mil), vencida pelo Banpará, com mais ou menos 31 mil e pelo Sine, com aproximadamente 26 mil pessoas atendidas no período.
SERVIÇOS GERAM QUEIXAS
Em 2006 os serviços mais reclamados no Procon foram aqueles relacionados à prestação de serviço, com destaque para a manutenção de aparelhos telefônicos celulares. O serviço de telefonia fixa, bem como de energia elétrica também receberam muitas reclamações. Em seguida vieram questões menores, como cobrança indevida, lançamento indevido de nome no SPC, dentre outros.
As querelas mais demoradas de solução dizem respeito à energia elétrica e telefonia fixa, porque a reclamação geralmente vai para Belém, demorando o resultado em até 60 dias. Porém, a maioria dos problemas é resolvida em até 30 dias.
OFERTA DE EMPREGO
O Sine – Sistema Nacional de Emprego – oferece as seguintes vagas: gerente de produção, repositor, técnico em eletrônica, operador auto cad, jornalista, recepcionista, engenheiro elétrico, vendedor externo, encarregado de limpeza, cozinheiro, jardineiro, serviços gerais, fiscal de plataforma, mecânico, eletricista de auto, serralheiro, garçom, vendedora interna, babá, costureira, doméstica, gerente de recursos humanos, representante de vendas, técnico em eletrônica, técnico em segurança do trabalho.
Os interessados devem procurar o Sine no Serviço de Atendimento ao Cidadão (Saci) nos autos do Centro Administrativo da Prefeitura, no horário da manhã, munidos de documentos pessoais.
ALÉM DAS LETRAS
Projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que tem como objetivo incentivo à leitura, o Além das Letras encerra suas atividades referentes a 2006 nesta sexta-feira, 15, no auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria de Saúde. O projeto visa ampliar o prazer da leitura em alunos e professores, que trabalham como multiplicadores desse importante hábito educativo/cultural.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº1026

PERÍODO DE BALANÇOS, PLANEJAMENTOS E FESTAS
Para a maioria das secretarias municipais, com exceção dos servidores de áreas fins (saúde, educação, vigilância, trânsito) o serviço doravante se restringe ao planejamento para 2007, prestações de contas do exercício que se finda e, é claro, confraternizações.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerrou na semana passada o balança referente ao terceiro trimestre/2006, o que deve acontecer com os demais setores da administração municipal; a Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerra as atividades escolares deste ano no próximo dia 15, já tendo também definido o período de matrículas para o ano letivo /2007.
Confraternizações – Na sexta-feira, 15, os servidores da SMS confraternizam-se a partir das 22 horas, no Terrace Elegance (Folha 32). A festa, restrita aos funcionários contribuintes, tem ingresso individual, mas com direito a buffet e bebida por conta, música ao vivo e ambiente dance.
Ainda na sexta-feira à noite, acontece a partir das 19 horas, na Maçonaria do Novo Horizonte, a festa da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp). Para arrecadar grana para esta confraternização os servidores realizaram um bingo. Desta forma, o coquetel seguido de jantar e música ao vivo estão à base do 0800. Mas também há limite de acompanhante por convidado.
Outra festa de arromba, também da área da saúde, acontece na Assupa – Associação dos Servidores da Sucam (São Félix II), no sábado, a partir das 10 horas, reunindo os associados desta, do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde Pública (Sintesp) e Funasa – Fundação Nacional da Saúde. Esta confraternização também é restrita a quem confirmou presença (contribuiu), com direito até quatro pessoas por convite. A alimentação é “grátis”, enquanto a cerveja e refrigerante serão vendidos a preço de custo.
Quem entra também na onda da confraternização é a Sevop – Secretaria de Viação e Obras Públicas – com big festa no sábado, a partir das 10 horas, na Chácara Botelho. O brinde é exclusivo aos servidores daquela secretaria, com limite de acompanhantes.
CRESCER CIDADÃO ENCERRA ATIVIDADES
Na manhã de hoje, 13, encerram-se as atividades de 2006 o projeto de Crescer Cidadão, mantido pela Seasp e Polícia Militar (4º BPM) e siderúrgica Terra Norte, destinado a 60 crianças e adolescentes do sexo masculino em risco social (meninos de rua), os quais são obrigados a freqüentar aulas para participarem desse projeto de educação complementar.
Nessa parceria a Prefeitura de Marabá oferece a alimentação e o material esportivo, enquanto o 4º BPM entra com a estrutura física e a Terra Norte Metais fornece os vale transportes. As famílias dos garotos recebem ainda uma bolsa mensal da prefeitura no valor de R$25,00, mesma contribuição do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – visto tratar de iniciativa no mesmo sentido.
AABB COMUNIDADE
O programa AABB Comunidade, uma parceria entre a Federação das AABB, Fundação Banco do Brasil, Associação Atlética Banco do Brasil em Marabá e Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerrou ontem (12), na sede campestre daquela associação, as atividades relativas ao ano de 2006.
A parceria atendeu neste trimestre 73 crianças oriundas de escolas da rede fundamental de ensino. Porém, chegou a atender 90 alunos até o mês de setembro, tendo saído uma parte em conseqüência de transferência para outros municípios. Participam crianças da Fundação do Amparo ao Menor (Amapá), escolas Geraldo Veloso, Acy Barros e Basílio Miguel, também do núcleo Cidade Nova; e ainda do CAIC, escola da Folha 12, Cisne Branco, Oneide Tavares e Salomé de Carvalho, todas do núcleo Nova Marabá.
O AABB Comunidade tem como objetivo a complementação pedagógica em diversas áreas, a exemplo da higiene e saúde (apoio da Secretaria Municipal de Saúde), esporte e lazer (futsal, vôlei, natação,futebol e outros), informática e tudo o que possa contribuir na melhoria do aprendizado, cujas práticas procuram desenvolver o lado lúdico, ou seja, aprender se divertindo, dando assim mais prazer à cognição.
Além dos parceiros já citados, o programa também conta com apoio do Exército Brasileiro que disponibilizou no período de maio a setembro uma sala com 10 computadores para aulas de informática, que também teve outra parceria de fundamental importância com a Universidade Federal do Pará que cedeu os monitores, a partir de seus alunos do curso de informática.
As atividades do AABB Comunidade retornam em fevereiro, esperando contar com todas as parcerias e outras que forem possíveis, com o fim de bem atender as crianças de menor poder aquisitivo.
GOSTO PELA LEITURA
Na próxima sexta-feira, 15, também serão encerradas as atividades do Projeto Além das Letras, no auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto tem por fim incentivar e ampliar o prazer da leitura em alunos e professores, trabalhando como um multiplicador dessa importante atividade.
PREFEITO RECEBE TÍTULO HONORÍFICO
O prefeito Tião Miranda recebe hoje em Belém título honorífico referente à Ordem da Cabanagem, por indicação do deputado estadual Mário Couto.
A sessão solene acontece às 10 horas, no Palácio Cabanagem, e tem como objetivo homenagear autoridades paraenses com a comenda Ordem da Cabanagem e títulos honoríficos.

PREFEITURA DE MARABÁAssessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº1025

PREFEITO RECEBE TÍTULO HONORÍFICO
O prefeito Tião Miranda estará em Belém nesta quarta, 13, para receber título honorífico referente à Ordem da Cabanagem, por indicação do deputado estadual Mário Couto.
A sessão solene acontece às 10 horas, no Palácio Cabanagem, e tem como objetivo homenagear autoridades paraenses com a comenda Ordem da Cabanagem e títulos honoríficos.
CONVITES
Nesta segunda-feira, 11, às 19 horas, no plenário Demósthenes Azevedo, a Câmara Municipal de Marabá (CMM) e a empresa MC Log S/A farão o lançamento do novo sistema de transporte fluvial de Marabá. A audiência será aberta à comunidade, entidades e instituições relacionadas ao projeto. Na ocasião o diretor da MC Log, Eduardo Carvalho, falará sobre a logística e operação do novo sistema.
A CMM convida também para uma Sessão Especial amanhã, 12, também a partir das 19h e no mesmo plenário, em homenagem à Cultura Marabaense. Na ocasião serão entregues honrarias aos talentosos artistas da terra.
TEMPO E TEMPERATURA
Segundo o instituto de meteorologia Clima Tempo, faz sol com aumento de nuvens, podendo chover a qualquer hora do dia. Existe 90% de probabilidade de chover até 45 mm. A temperatura hoje oscila entre a mínima de 22ºC e 36ºC.
A terça-feira tem praticamente a mesma previsão de hoje, porém com menos chuva, enquanto que para quarta-feira são esperados 25 mm. Na quinta e sexta-feira pode chover 15 e 10 mm respecitivamente,

PREFEITURA DE MARABÁAssessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1024

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
No decorrer do período da piracema, 1º de novembro A 28 de fevereiro, a Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente – pretende realizar diversas ações de educação ambiental com pescadores e ribeirinhos acerca da preservação dos rios e respeito à desova dos peixes neste espaço de tempo.
Até agora aconteceram duas ações: uma delas na Vila Espírito Santo, tendo como palco a Escola Municipal, e se destinou aos alunos, professores e pescadores do povoado.
Uma segunda ação aconteceu às proximidades da Colônia Z-30 e Porto das Mangueiras, no bairro Santa Rosa, mas a intenção da Semma é estender essas palestras educacionais a um grande número de comunidades ribeirinhas.
AÇÃO DE SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão Extra-muro, faz entrega de resultados de exames de PCCU – Preventivo do Câncer do Colo do Útero – nesta sexta-feira (8) na comunidade de Josinópolis; amanhã, a mesma equipe desloca-se ao PA Frutão; e no domingo fará entrega na Vila Capistrano de Abreu.
Também foram visitadas pela Extra-muro, deste o mês passado, outras quatro comunidades com o mesmo propósito, onde foram entregues 256 resultados de exames, realizado palestras e distribuído remédios às mulheres, quando prescritos pelo médico. Nestas últimas vilas devem ser entregues mais de 280 exames de PCCU e tomadas às mesmas providências.
Toda essa campanha é direcionada principalmente as mulheres, em razão da elevada incidência do câncer de colo do útero na região. As palestras versam sobre a prevenção às DST/Aids. Um médico faz parte da comitiva para entrega do exame e consulta. Os remédios, quando necessário, são doados à paciente. A maioria é medicamento comprado especificamente para DTS, não fazendo parte da farmácia básica determinada pelo governo.
FÓRUM AMBIENTAL
Neste período a Semma também está iniciando as conversações com vista à realização do Fórum Ambiental, o qual tem como principal objetivo a eleição dos membros da 3ª gestão do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Embora ainda dependa de orçamento e fechamento de datas, inclusive quantidade de dias para o evento, convidados e outros detalhes, que dependem de uma reunião na próxima semana, é provável que o evento aconteça na primeira quinzena de janeiro e reúna representantes dos municípios ligados à Amat – Associação dos Municípios do Araguaia/Tocantins.
AUTO DE NATAL
A Praça São Francisco (Cidade Nova) será o palco de apresentação de um Auto de Natal no dia 15 de dezembro, às 18h, a ser realizado com os alunos dos projetos sócio-educativos do Centro de Formação “Cine Marrocos”, incluindo Banda Marcial, Teatro, Ginástica Rítmica (extensão que funciona na Escola Geraldo Veloso), Sambalelê (flauta doce e percussão) e Dançando e Educando. Atualmente cerca de 450 alunos participam ativamente das atividades oferecidas pela Semed no Centro de Formação.
CONVITES
Na segunda-feira, 11, a Câmara Municipal de Marabá (CMM) e a empresa MC Log S/A convidam para o lançamento do novo sistema de transporte fluvial de Marabá. A audiência será aberta à comunidade, entidades e instituições relacionadas ao projeto. O evento acontece às 19 horas, no plenário Demósthenes Azevedo, com explanação do diretor da MC Log, Eduardo Carvalho, esclarecendo sobre a logística e operação do novo sistema.
A CMM convida também para uma Sessão Especial na próxima terça-feira, 12, também a partir das 19h, no mesmo plenário, em homenagem à Cultura Marabaense. Na ocasião serão entregues honrarias aos talentosos artistas de nossa cidade.
TEMPO E TEMPERATURA
Segundo o instituto de meteorologia Clima Tempo, nesta sexta-feira faz sol com aumento de nuvens, podendo ocorrer pancadas de chuva no fim da manhã, à tarde e a noite.
O sábado também é de sol com algumas nuvens, chove rápido à tarde e a noite. Esta é praticamente a mesma previsão para domingo e segunda-feira, com um porém, a pluviosidade aumenta de 15mm para 20mm no domingo, podendo chover também cerca de 15mm/m² na segunda-feira, ou seja, são esperados 50mm de chuva entre hoje e segunda.
NÍVEL DO RIO EM BAIXA
Em São Paulo poderia ser uma catástrofe, mas para os grandes rios da Amazônia, a exemplo do Tocantins, 4,43 metros acima do nível normal parecem nem ter aumentado o volume da lâmina d’água. É claro, não dá para preocupar ninguém, principalmente considerando que esse volume está em baixa.
Acontece que a partir deste final de semana o tempo começa a mudar, voltando aquele jeito de inverno amazônico, devendo os rios começar mais um período de cheia.

PREFEITURA DE MARABÁAssessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1023

AUTO DE NATAL
Os alunos dos projetos sócio-educativos realizados no Centro de Formação “Cine Marrocos”, apresentam o Auto de Natal, na Praça São Francisco, Cidade Nova, no dia 15 de dezembro, às 18h. São alunos dos projetos Banda Marcial, Teatro, Ginástica Rítmica (extensão que funciona na Escola Geraldo Veloso), Sambalelê (flauta doce e percussão) e Dançando e Educando. Atualmente cerca de 450 alunos participam ativamente das atividades oferecidas pela Semed no Centro de Formação.
Os garotos que participam dos projetos aprendem a realizar atividades em grupo, melhoram o relacionamento com os colegas, desenvolvem habilidades para a dança, música que os ajudam a desenvolver a expressão verbal e corporal. Uma das exigências para participar é freqüentar aulas em escolas públicas e obter boas notas.
LIMPEZA PÚBLICA
A Secretaria de Viação e Obras Publicas (Sevop) está trabalhando na limpeza dos canteiros da VP-8, fazendo a retirada de lixos do divisor de águas (parte mais baixa) da VP-8 para facilitar o fluxo de águas pluviais, durante o período das chuvas que se inicia.
Hoje, 7 de dezembro, a equipe de limpeza encontra-se no trecho da VP-8 às proximidades das Folhas 29 e 30
MATADOURO DEVE TER CÂMARA FRIA
Está no acordo assinado com o Ministério Público que os abatedouros que se credenciarem ao fornecimento de carne para Marabá, devem possuir câmaras refrigeradas para a guarda de estoque de carne. Como apenas um deles está em melhores condições de fazer esse atendimento e ainda não dispõe desse equipamento obrigatório, seu funcionamento será de domingo a domingo, a partir das 17 horas, para entrega do produto aos açougues na madrugada/manhã do dia seguinte.
Segundo o veterinário da Seagri – Secretaria Municipal de Agricultura –, Neuder Wesley França da Silva, para iniciar os trabalhos de inspeção da carne bovina, ainda estão sendo instalados alguns equipamentos essenciais ao matadouro, como a graxaria e caldeira.
A graxaria é o maquinário que transforma os rejeitos do gado em farinha, para utilização em fertilizantes ou ração animal. E a caldeira tem como objetivo fornecer água quente para a esterilização de instrumentos.
ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS
A Semed recebe currículos de interessados em trabalhar no projeto Vale Alfabetizar, que atua com alfabetização de jovens e adultos nas zonas urbana e rural. Para participar da seleção, o candidato precisa ter cursado o Magistério ou Ensino Médio e ter afinidades para trabalhar com jovens e adultos. Interessados devem procurar a coordenadora do projeto, Maria Nazaré Costa.
As aulas do Vale Alfabetizar podem ser realizadas em escolas, associações e igrejas, contemplando jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de formação básica. Com uma população bastante flutuante, não há números precisos sobre o analfabetismo em Marabá. A Semed desenvolve também o programa Brasil Alfabetizado, que recentemente formou nove turmas.
A implantação desse projeto, em 2003, teve por objetivo contribuir para a erradicação do analfabetismo no país. Até julho de 2007, o Vale Alfabetizar vai beneficiar cerca de 120 mil jovens e adultos de 21 municípios dos estados do Pará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Sergipe.
AMANHÃ NÃO É FERIADO EM MARABÁ
Ao contrário do que acontece em Belém e muitas cidades, principalmente do nordeste brasileiro, amanhã, 8 de dezembro, não é feriado em Marabá. Feriado Municipal e Estadual no Amazonas, Ceará, Maranhão, Salvador (BA) e Recife (PE).
Geralmente o dia consagrada a Nossa Senhora da Conceição, que no candomblé é representada por Iemanjá, é feriado nas cidades onde é padroeira, a exemplo de Belém, que tem a Catedral da Sé a ela dedicada.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas