30 janeiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1053

CAPS
O tratamento de doente mental requer o indispensável e contínuo acompanhamento dos familiares para que o paciente tenha êxito. Mesmo assim, embora não seja freqüente, ainda é possível haver crises, as quais resultam em transtorno à família e à saúde pública. Por isso, é de suma importância que os familiares não se enganem com as melhoras do doente mental e suspenda o tratamento no CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial.
Na sexta-feira, 26 de janeiro, pelo menos cinco pacientes do CAPS entraram em crise e precisaram de atendimento no Hospital Municipal de Marabá (HMM). Ao verificar o cadastro dessas pessoas, exceto de uma, todas haviam suspenso o tratamento, por conta própria. A direção do CAPS adverte: somente a equipe interdisciplinar pode dá alta ao paciente mental.
O CAPS oferece atenção diária através de sua equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, psiquiatra, enfermeira e assistente social, terapeutas ocupacionais e enfermeiros. Além dos atendimentos individuais, do paciente com a família e de grupos de pacientes, são realizadas oficinas terapêuticas de produção nas quais os pacientes fazem trabalhos manuais, restauração de móveis, mosaicos, tapetes e outros.
HANSENÍASE
Em alusão ao Dia de Combate à Hanseníase, que transcorre nesta segunda-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensifica a campanha educativa e de busca ativa de portadores da doença. Todas as unidades de saúde vão distribuir material educativo (folder e cartaz) sobre a doença, que deve baixar a níveis toleráveis até o ano de 2010, ou seja, um hanseniano para cada 10 mil habitantes, conforme preconiza a OMS – Organização Mundial da Saúde.
Marabá tem hoje 339 pacientes ativos com hanseníase, em 2007 ingressaram 14 pacientes no rol do Departamento de Ações Básicas. Em 2006 ocorreram 258 curas e 42 portadores da doença abandonaram o tratamento. Uma das causas da resistência à eliminação dessa doença milenar.
Quanto mais cedo for o diagnóstico da hanseníase, mais rápida e segura será a cura. O tratamento leva, em média, 6 meses e não deve ser interrompido. Uma vez iniciado, o medicamento mata 90% dos bacilos e a doença deixa de ser transmitida. “É importante lembrar que o tratamento é gratuito e oferecido em todas as unidades de saúde do município”, garante o secretário de Saúde Pedro Correa Lima.
A prevenção à hanseníase é feita através do tratamento de todos os pacientes, da descoberta de casos novos e da aplicação de duas doses da vacina BCG nos não infectados. Em caso de dúvidas, é aconselhável o possível portador buscar atendimento médico no centro de saúde mais próximo de casa.
Há mais de 4 mil anos, a hanseníase, que era chamada de lepra, aterroriza o mundo. Os doentes eram submetidos a isolamento, muitas vezes sem nenhum tipo de tratamento ou sob tentativas inadequadas. Esse padrão de tratamento deixou de ser utilizado a partir de meados do século passado, resultando, hoje, em 100% de cura. Agora, uma pessoa infectada pela hanseníase poderá levar uma vida normal após a cura, convivendo com as demais pessoas sem o risco de contágio.
O cientista norueguês Gerhard Hansen identificou o bacilo da lepra em 1873. Mas, só há trinta e cinco anos convencionou-se trocar o termo lepra por Mal de Hansen ou hanseníase, objetivando diminuir o preconceito. Deu certo. Apesar do elevado número de portadores desse mal ainda neste século. O Brasil já esteve pior, hoje alguns estados do sudeste estão próximos de cumprir as exigências da OMS.
CÂNCER DO ÚTERO
No decorrer de 2006 aconteceram 443 casos de positivos de alteração celular, a partir da realização de mais de 10 mil exames preventivos do câncer do colo de útero (PCCU), ou seja, resultados atípicos em células escamosas, com lesão intra-eptelial de baixo grau (compreendendo efeito citopático pelo HPV e neoplasia intra-eptelial cervical grau I).
A partir do dia 2 de fevereiro, a Divisão Extra-muro da SMS recomeça a entrega de resultados dos exames de PCCU, situações negativas, em cerca de 12 comunidades da zona rural. Nessas visitas a equipe que é composta de médico, enfermeiro e auxiliares, também distribui medicação referente a outras doenças detectadas nesse tipo de exame, como as DST.
Segundo dados da SMS, em praticamente todos os exames de PCCU da zona rural as pacientes apresentam alguma doença sexualmente transmissível (DST), cujo tratamento é feito à base de antibióticos inexistentes na farmácia básica de saúde.
LICITAÇÕES
A Comissão Municipal de Licitação (CML) realizou o Pregão Presencial para contratação da empresa especializada em Medicina do Trabalho, ao qual compareceu apenas uma empresa, a METRA, que apresentou proposta de trabalho no valor de R$119.172,24.
Rodrigo Barros, membro da CML, Devido ao comparecimento de apenas uma empresa a licitação será encaminhada ao prefeito Sebastião Miranda Filho, já encaminha da via secretaria de Administração.
A pregoeira do município Lucimar Andrade disse que serão lançados em breve outros sete pregões eletrônicos ou presenciais. Dentre as compras estão medicamentos, material radiológico, água e soluções, gazes medicinais e rouparia, para o Hospital Municipal de Marabá; além de merenda escolar para atender as escolas de Ensino Fundamental da rede municipal.
RECADASTRAMENTO NO COMPRASNET
A prefeitura de Marabá está providenciando o recadastramento no site www.comprasnet.gov.br para continuar o direito à realização dos demais pregões eletrônicos este ano. A licença referente a 2006 encerra em 31 de janeiro.
As empresas que quiserem participar devem cadastrar-se no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, um sistema automatizado de informações, através do qual os fornecedores se cadastram gratuitamente, com a finalidade de fornecer materiais ou prestar serviços para os órgãos da Administração Pública Federal Direta, Autarquias e Fundações.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas