09 janeiro 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1265

ALERTA SOBRE A FEBRE AMARELA
Não há registro de febre amarela em Marabá e região, mas a proximidade com o Estado de Goiás, onde a doença está presente e há intenso movimento de pessoas entre Marabá, Goiânia e Brasília, é motivo mais do que suficiente para que a população local fique em alerta.
A febre amarela está entre as doenças evitáveis, com prevenção por meio de vacina, cuja imunização dura 10 anos. Quem não se vacinou contra a doença ou fez isso há muito tempo e pretende viajar para o Goiás ou Distrito Federal deve procurar um posto de saúde de Marabá para se vacinar. A vacina antiamarílica que está facilmente disponível aqui está em falta nas cidades goianas.
Qualquer pessoa pode se vacinar. A dose não apresenta contra-indicações e deve ser tomada a partir dos seis meses de vida nos locais de risco e dos nove meses em áreas de risco, como a Amazônia. A recomendação é que todos os que estão planejando passar suas férias nas regiões endêmicas da febre amarela procurem os postos de vacinação.
Há dois tipos de febre amarela: a urbana e a silvestre. A principal diferença é que nas cidades, o transmissor da doença é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Nas matas, ela ocorre em macacos e os principais transmissores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que picam preferencialmente esses primatas.
Segundo o site Educação em Saúde, o último registro de febre amarela urbana no Brasil foi em 1942, no Acre. Já a forma silvestre da doença provoca surtos localizados anualmente. As principais áreas dessas ocorrências eram na Bacia Amazônica, incluindo as grandes planícies da Colômbia e regiões orientais do Peru e da Bolívia, e na parte setentrional da América do Sul, mas desta feita a doença se manifesta no Centro-Oeste brasileiro.

APERTO AO FUMANTE
Servidores da Secretaria Municipal de Saúde, área de vigilância em saúde, foram convocados a participar da capacitação promovida pela Sespa sobre a Lei 9294/96, no que concerne a proibição de fumar. O evento acontece nos dias 29 e 30 deste mês, em horário integral, no Hotel Vale do Tocantins.
O Art. 2º da citada lei que também regula a propaganda de cigarros, bebidas e alguns tipos de medicamentos, reza que é proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente.
§ 1º - Incluem-se nas disposições deste artigo as repartições públicas, os hospitais e postos de saúde, as salas de aula, as bibliotecas, os recintos de trabalho coletivo e as salas de teatro e cinema.
§ 2º - É vedado o uso dos produtos mencionados no "caput" nas aeronaves e veículos de transporte coletivo, salvo quando transcorrida uma hora de viagem e houver, nos referidos meios de transporte, parte especialmente reservada aos fumantes.
Em tese, a lei que já existe há 11 anos não vem sendo cumprida em Marabá, quando se trata de bares, restaurantes e outros ambientes fechados, o que certamente vai trazer muito trabalho para o pessoal da vigilância sanitária. Nos coletivos, felizmente, não é comum ver gente fumando.
PCCU
A Secretaria Municipal de Saúde realizou mais de 11 mil exames preventivos do câncer do colo do útero (PCCU) no decorrer do ano passado, com maior incidência no período da campanha, realizada entre outubro e dezembro. Até aqui os dados são parciais, porque ainda faltam ser adicionados os resultados de três centros de saúde.
Desse total, 10.310 coletas foram realizadas na zona urbana e 1.217 na rural. Os resultados com alteração celular ainda estão sendo contabilizado, mas são superiores as mais de 400 ocorrências de 2006. A meta da SMS era realizar 12 mil exames, o que ainda é possível contabilizar, visto que já atingiu mais de 95% do previsto.
PRAÇA DA CRIANÇA COM NOVO LAYOUT
A Praça da Criança, localizada na rotatória do Hospital Municipal e Hotel Vale do Tocantins, ganha uma cerquinha branca com 80 cm de altura em madeira de lei. A cerca ajuda na conservação, decoração e maior segurança das crianças que brincam na área. A madeira resistente suporta bem a ação das chuvas e do sol forte.
A praça inaugurada em abril de 2007 possui iluminação especial, com lâmpadas do tipo vapor de sódio em quatro postes altos que iluminam melhor a área e dificultam a depredação. Os postes têm a altura especial de 22,5m para dar uniformidade e nivelamento na iluminação.
Nos moldes das outras praças feitas pela prefeitura, dispõe de pavimentação em bloquetes e brinquedos em madeira de lei para a garotada. O diferencial nos brinquedos fica por conta do foguete montado no meio da praça e uma ponte suspensa para travessia da garotada.
EDUCAÇÃO
A secretária municipal de Educação Kátia Américo Garcia reúne-se com a nova secretária de estado de Educação Iracy Gallo Ritzman, na sexta-feira, 11, às 16h. O objetivo é tratar de diversos assuntos relacionados à educação pública em Marabá, entre eles a questão da parceria entre estado e município para o fornecimento de alimentação escolar.
De acordo com portaria do governo federal, a partir deste ano a merenda será fornecida também aos alunos do Ensino Médio.
Kátia explica que na parceria o município deverá ser o distribuidor desta merenda, razão pela qual é preciso formalizar o que cabe ao Estado e ao Município.
INÍCIO DAS AULAS
A Escola “Oneide Souza Tavares” informa que as aulas do Ensino Fundamental e Médio terão início no dia 14 de janeiro. A 4ª URE deixa a critério das escolas estaduais a adequação do calendário escolar desde que cumpra os 200 dias letivos.
Algumas escolas atendem as duas redes públicas: municipal e estadual. O diretor da “Oneide Tavares” Cícero Alves explica que a equipe gestora reuniu com professores e decidiu optar pelo início na mesma data. Uma das vantagens para os servidores e professores que trabalham para as duas redes é o fato de ganharem a opção de férias tanto do Fundamental como do Médio na mesma data.
AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS
No dia 11 de janeiro de 2008 realiza-se o Pregão Eletrônico nº. 592007 cujo objeto é a aquisição de gêneros alimentícios estocáveis, perecíveis e materiais de higiene e limpeza. O início dos lances será às 10h.
Os alimentos e materiais de higiene serão adquiridos pela administração municipal para utilização pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seasp) em seus programas de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade.
LICITAÇÃO PARA SERVIÇO OFTALMOLÓGICO
O presidente da Comissão Municipal de Licitação (CML) Fledinaldo Lima informa que dia 28 de janeiro, às 10h, a comissão estará recebendo documentos de habilitação para unidade prestadora de serviços oftalmológicos para o município de Marabá.
Até o momento nenhum Centro Oftalmológico se cadastrou para prestação dos serviços, apesar do edital de inexigibilidade da licitação ter sido publicado em dezembro no Diário Oficial do Estado e em jornais locais no dia 21 de dezembro de 2007.
Fledinaldo informa que os interessados podem dirigir-se a CML na Folha 32, Qd- 09, Lt- 01, Fone (94) 3322-5272 ou e-mail cml@skorpionet.com. br, para obter detalhes sobre a documentação necessária para participar do processo de Inexigibilidade de Licitação.
Na próxima semana a CML divulgará 18 pregões cujo objeto é a obteção de materiais e serviços das secretarias municipais, sendo que a maioria beneficiará a área de saúde.
TEMPO E TEMPERATURA
O período que vai de hoje a 18 de janeiro, segundo o canaldotempo.com, está sujeito a trovoadas esparsas, ou seja, chuvas não contínuas e que ocorrem num ponto e outro não da região. A temperatura segue amena para o padrão de Marabá, entre a mínima de 24ºC e máxima de 31ºC.
Para o Climatempo desta quarta-feira até sexta faz sol com muitas nuvens durante o dia, com possibilidade de chuva a qualquer hora. No período seguinte, até domingo, sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A umidade relativa do ar permanece alta, entre 46% nos momentos mais secos até 90%.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas