27 dezembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1259

EMPREGO E RENDA

A intenção da Secretaria de Assistência Social (Seasp) para 2008 é entrar em parceria com as secretarias municipais de Obras e Agricultura para oferecer às famílias assistidas pela CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – geração de emprego e renda através do cultivo de hortaliças.

Segundo o titular da Seasp, Ronaldo Batista Chaves (Ronaldo Yara), as famílias a ser beneficiadas residem no entorno da Folha 12, na Nova Marabá, e participam dos projetos Ceaca, destinado a crianças e adolescentes; o Criarte e do próprio CRAS, as quais serão convidadas a participar das hortas comunitárias, a ser instaladas em terrenos próximos ao Caic.

Essas secretarias já trabalham outros projetos de hortas comunitárias, tanto na área urbana como na zona rural, a exemplo da vila São José, no Km 8 da Transamazônica, que absorveu famílias catadoras de resíduos no antigo lixão.

DENGUE VOLTA A ATACAR

A capital paraense, talvez por concentrar maior quantidade de pessoas, foi onde o Aedes Aegypti mais atacou em 2007, foram mais de 30 vítimas de dengue hemorrágica, que resultaram em diversos óbitos. Em Redenção, no sul do Estado, a forma mais grave da doença também resultou em alguns óbitos. A dengue também foi violenta em Parauapebas e outros municípios do sudeste paraense. Em Marabá, onde o índice de contaminação chegou a quase zero em no período mais seco, volta a aumentar os registros a partir deste mês.

A coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Ana Raquel Miranda, chama a atenção da população sobre a preocupação com a dengue hemorrágica, quando em verdade deveria estar mais preocupada com a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Enquanto houver o Aedes vai ter gente com dengue”.

No período de maio a setembro deste ano, a maior quantidade de focos de mosquito estava no núcleo Nova Marabá, folhas 5, 11, 12, 15 e 18. Os agentes de saúde chegam a fazer mutirões nesses bairros, mas a enfermeira garante que o problema continua. “São 2.473 focos de Aedes em Marabá, todos dentro de habitações particulares. Os agentes não têm encontrado foco do mosquito em terrenos baldios e nem no comércio”.

É simples eliminar o mosquito, basta que lhe tire a água. A partir de agora todo cuidado é pouco, os casos da doença voltarão a aparecer em maior quantidade, por isso, basta tampar caixas d’água, cisternas, não deixar água empossada em qualquer vasilhame, limpar o quintal, que o mosquito não se prolifera.

REVEILLON NA ORLA

A Secdetur está fazendo os preparativos para realizar uma grande festa de reveillon 2008 na Orla do Tocantins. O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira informa que o palco será montado às proximidades da Praça São Félix, como no reveillon 2007.

Wilsão disse que serão 10 minutos de fogos de artifício na hora da virada do ano. São fogos multicoloridos e de diversos tipos que serão dispostos numa balsa no meio do rio, para maior segurança às pessoas.

A festa da virada terá início às 21h e será animada pela Banda Maresia (Belém), Swing Moleque (Marabá), Nenzinha, uma dupla sertaneja e dois Dj’s. São apresentações com estilos musicais diferenciados para agradar todos os gostos.

A prefeitura de Marabá fez a ampliação da orla no sentido do bairro Cabelo Seco, mas ainda não será inaugurada agora. Somente após as chuvas, com tempo para boa compactação do terreno é que a Sevop fará o serviço de pavimentação daquele espaço e então haverá a entrega oficial aos moradores do bairro.

ESTATÍSTICA ESCOLAR

A Semed recebe os dados das escolas municipais referentes ao número de alunos aprovados, reprovados e os matriculados em 2008. Os dados serão repassados ao MEC, através do setor de estatística/Semed para que o município continue a receber as verbas do Fundeb e do setor de alimentação escolar.

As estatísticas finais das escolas em 2007 vão revelar como está processo de ensino em Marabá. Os dados bimestrais das escolas fazem uma prévia sobre a aprovação e evasão. Mas os resultados exatos só poderão ser conhecidos quando cada escola apresentar a sua estatística final.