01 março 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1071

PREFEITURA VAI AOS ABRIGOS
Equipes de profissionais da Saúde, Obras e Assistência Social passam esta quinta-feira (1º) no Abrigo da Feirinha (entrada da Marabá Pioneira) para fazer levantamento das necessidades das famílias desalojadas pela enchente. O trabalho será estendido aos demais abrigos, ora em número de 10, sendo oito na Velha Marabá e dois na Folha 33 (Posto Medalhão e terreno da Assembléia de Deus)
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Ações Básicas, começa por um trabalho educativo, através de palestras, no sentido de orientar as famílias sobre higiene e cuidados para evitar as principais doenças do meio hídrico, a exemplo das diarréias, hepatite e outras.
Será dispensada atenção especial às crianças, principalmente aquelas que apresentarem alguma doença, que serão consultadas por uma enfermeira da equipe. Os adultos que estiverem doentes serão encaminhados ao Hospital Municipal ou Centro de Saúde, de acordo com a avaliação do profissional de Saúde.
Por sua vez a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) estará cadastrando as famílias, orientando-as quando a serviços de cidadania e oferecendo um cartão que as credenciarão a receber possíveis benefícios, como cesta básica, gás de cozinha e outros.
Enquanto a Secretaria de Obras irá identificar as necessidades quanto à infra-estrutura dos abrigos, no que tange a água potável, energia elétrica e outros que possam contribuir para minorar as dificuldades da população alojada em instalações improvisadas.
Segundo levantamento da Defesa Civil 644 edificações estão inundadas, atingindo uma população de 3.220 pessoas, a maioria da Velha Marabá, as quais se concentram no abrigo da Feirinha.
CCZ SERÁ REESTRUTURADO
Ainda como resultado da visita a Marabá da coordenadora do Programa Nacional de Raiva do Ministério da Saúde, Lúcia Montebello, está a melhoria do relacionamento entre a área de zoonose e a endemia; duas campanhas de vacinação à moda antiga, realizada de casa em casa e a reestruturação do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses.
A reestruturação do CCZ deve iniciar por um muro, com objetivo de evitar a fuga de animais com suspeita de raiva; reforço do canil e posteriormente outros setores. Quanto ao setor de endemias, este deve prosseguir com o levantamento, orientação e encaminhamento das pessoas agredidas por animais para tratamento.
CONTINUAÇÃO DE OBRAS NA ORLA
Durante a abertura dos trabalhos da terceira sessão legislativa da 15ª legislatura da Câmara Municipal de Marabá (CMM), o prefeito Sebastião Miranda anunciou ontem, 27, a liberação de verba para a continuação das obras da Orla da Marabá Pioneira, no sentido bairro Francisco Coelho. O valor de R$ 5 milhões que será repassado pelo Governo Federal.
Sobre as cheias do Tocantins e Itacaiúnas, o prefeito disse que todas as providências de atendimento aos desabrigados já estão sendo tomadas pela Defesa Civil, secretarias de Assistência Social e de Saúde.
Inclusive, hoje, 1º de março, a equipe da Comissão de Defesa Civil encontra-se nos abrigos para a realização de uma ação básica de saúde e assistência aos desalojados pelas cheias.
TRANSPORTE PARA ALUNOS DESABRIGADOS
Hoje, 1º de março, uma comissão de técnicos da Semed circula pelos abrigos onde se encontram os desalojados pelas cheias do rio Tocantins. O objetivo é cadastrar os alunos da rede pública que não estão freqüentando as aulas por encontrarem-se distantes das escolas.
A Semed providenciará alternativa para que os alunos não percam as aulas, seja através de transporte para as escolas ou providenciando aulas nos próprios abrigos.
CONSELHO DO FUNDEB
A Semed convoca pais e estudantes da rede pública de ensino a participar da eleição dos representantes destas categorias no Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A eleição será na segunda-feira, dia 5, no auditório da Escola “José Mendonça Vergolino”, às 15h.
Para participar do Conselho, os pais precisam ter filhos estudando na rede pública do 1º ao 9º ano e os representantes dos alunos devem ter a partir de 12 anos. Já foram escolhidos os representantes dos diretores que participarão deste conselho. São eles: Luís Gonzaga Oliveira de Almeida (Diretor da Escola Josineide Tavares - Titular) e Maria Solange Santana Moreira (Diretora da Escola Irmã Theodora – Suplente).
O Fundeb substitui o Fundef que funcionou durante 10 anos e funcionará por 14 anos. Ele atenderá não só o Ensino Fundamental (6/7 a 14 anos), como também a Educação Infantil (0 a 5/6 anos), o Ensino Médio (15 a 17 anos) e a Educação de Jovens e Adultos, esta destinada àqueles que ainda não têm escolarização. O Fundeb inserido na Constituição Federal, através da Emenda Constitucional nº. 53, de 19 de dezembro de 2006, tem por objetivo proporcionar a elevação e uma nova distribuição dos investimentos em educação.
RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS RURAIS
Mais uma etapa de recuperação das estradas rurais de Marabá acaba de ser concluída pela prefeitura. Na região do Rio Preto, sete máquinas empiçarraram 141 quilômetros. Cinco caçambas, uma patrol, uma pá mecânica e um rolo compactador estavam fazendo o serviço desde o dia 12 de fevereiro, na Vila União, Km 9 da rodovia Transamazônica. No final do período das chuvas serão executados serviços em vicinais.
1ª CONFERÊNCIA DO PLANO DIRETOR
A 1ª Conferência do Plano Diretor de Marabá será realizada no dia 31 de março, às 8h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Os objetivos da conferência são: Discussão de propostas para o Regimento Interno do Conselho Gestor; Votação do Regimento Interno do Conselho Gestor; Eleição dos membros do Conselho Gestor do Plano Diretor e demais assuntos, dentro das atribuições previstas em lei, da própria conferência do Plano Diretor de Marabá. A data da Conferência foi estabelecida pelo prefeito no Decreto Municipal nº 049/2007.
Segundo o coordenador da Seplan Sebastião Almeida, a Conferência é a instância máxima do Sistema de Acompanhamento e Controle do Plano Diretor Participativo, enquanto o Conselho é o órgão consultivo e deliberativo em matéria de natureza urbanística, política urbana, territorial e habitacional, constituído por representantes do poder público e da sociedade civil.
DIA INTERNACIONAL DA MULHER - SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Educação em Saúde, planeja uma programação para o Dia Internacional da Mulher, que transcorre dia 8 de março. O projeto conta com o apoio da Divisão de Doenças Crônico-Degenerativas que versa sobre câncer, com ênfase no PCCU – Prevenção do Câncer do Colo do Útero.
No decorrer de 2006 aconteceram 443 casos de positivos de alteração celular, a partir da realização de mais de 10 mil exames preventivos do câncer, ou seja, resultados atípicos em células escamosas, com lesão intra-eptelial de baixo grau (compreendendo efeito citopático pelo HPV e neoplasia intra-eptelial cervical grau I). Existem outros tipos de câncer no município, porém a região é mais predisposta à ocorrência da doença no útero, enquanto no centro-sul do país prevalece o câncer de mama.
DIA INTERNACIONAL DA MULHER – SEASP
A Seasp está fechando uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher que deverá ser divulgada na próxima segunda-feira, 5 de março. A programação seria fechada ontem, 28 de fevereiro, mas a equipe teve que discutir ações que serão desencadeadas aos desabrigados da enchente, a partir de hoje, 1º de março.
NÍVEL DO RIO EM BAIXA
Depois de chegar aos 12 metros na manhã de ontem (28), permanecendo nesse patamar durante o dia; no decorrer da noite, as águas derem sinal de baixa, conforme anunciou a Eletronorte, amanhecendo ao nível de 11,96 metros.
Segundo o último Boletim da Eletronorte, as águas prosseguirão em baixa pelos próximos cinco dias, devendo atingir 11 metros na terça-feira, 6 de março.
TEMPO E TEMPERATURA
O tempo permanece estável, com poucas chances de grandes chuvas no decorrer dos próximos 10 dias, de acordo com o canaldotempo.com. Existe, no entanto, a possibilidade de trovoadas esparsas, principalmente à tarde e à noite.
Essa mesma previsão é ratificada pela Climatempo: sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Porém, se chover, é em média 5mm/dia até segunda-feira. Temperatura entre a mínima de 23ºC e máxima de 32º C.




PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas