29 janeiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1052

MATADOURO ANTARES
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através de seu titular Antônio Rosa de Macedo, o Tony Rosa, informa que não dará licença de funcionamento ao Matadouro Antares, instalado na Folha 33, Nova Marabá. Aquele matadouro está dentro da área de influência de pousos e decolagens do Aeroporto de Marabá e seu funcionamento implicaria na atração de urubus, que são terríveis ameaças à segurança dos vôos.
Disse também Tony Rosa, que aquele matadouro não receberá a autorização para funcionar porque se situa em local densamente povoado, portanto, inadequado para esse tipo de atividade.
Ainda de acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, se depender de licença da Semma, o Antares não funciona. Ele pondera, no entanto, não saber qual seria a posição da Secretaria Executiva de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam) sobre essa questão. Porém, espera que as autoridades estaduais entendam as razões pelas quais a Semma não concorda com o funcionamento daquele matadouro.
ARBORIZAÇÃO
A equipe de Paisagismo da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma), coordenada por João Anselmo Filho, está realizando o serviço de paisagismo e ornamentação no canteiro central que liga as Folhas 27, 31, 32, 33, da Folha 27, na VP-8.
O espaço ganha gramíneas e florais que dão um colorido especial à área. As mudas são feitas no viveiro da Semma, localizado na área da secretaria de Agricultura (Seagri).
INAUGURAÇÃO DA PRAÇA JÚNIOR DO VAVÁNo sábado, 27, o prefeito Sebastião Miranda entregou mais uma área de lazer à população marabaense. Trata-se da Praça “Osvaldo Mutran Júnior – Júnior do Vavá”, no bairro Novo Horizonte. A cerimônia de inauguração contou com a presença do Deputado Estadual eleito João Salame, do presidente da Câmara Municipal, Miguel Gomes Filho (Miguelito), vereadores Miguelito, Leodato Marques, Elton Mamoré, Júlia Rosa e Vanda Américo, que fizeram pronunciamento durante o evento.
O ex-prefeito Nagib Mutran Neto agradeceu sensibilizado, em nome da família, a homenagem que a Câmara Municipal e a Prefeitura fizeram ao seu irmão Júnior do Vavá, que deu nome à praça. “Apesar dessa fatalidade que ocorreu com o Júnior, ele tinha uma atitude cordata perante a vida, tinha muitos planos para política e estava sempre engajado em apoiar os movimentos em favor da sociedade”.
Também compareceram à inauguração os ex-vereadores Guido Mutran Júnior, Aderson Mutran Júnior, Ronaldo Yara, Regivaldo Carvalho e Raimundo Dequinha, além de secretários, assessores e moradores do bairro Belo Horizonte.
A praça tem lâmpadas do tipo vapor de sódio e postes altos para ampliar a iluminação na área; pavimentação em bloquetes e brinquedos em madeira de lei para a garotada. Também ganhou ajardinamento com plantas do horto municipal.
Tião Miranda confirmou as palavras de Nagib dizendo que Júnior era um vereador de palavra, que sempre honrava seus compromissos políticos. “Muitas vezes não concordávamos em âmbitos políticos, mas isso não impedia que fôssemos amigos. Senti muito a perda de Júnior do Vavá exatamente pelo tipo de político que foi, ele tinha posições sérias em favor da população”.
Tião fez um relato das obras que serão entregues à população e as que pretende realizar no decorrer de 2007. Na área de Educação, são escolas novas, reformadas e ampliadas, na zona urbana e rural do município. As escolas reformadas e ampliadas passaram por uma reconstrução, que inclui desde a instalação elétrica, troca de telhado e novas salas. Na zona urbana, são: Escola Folha 12 (localizada na Folha 13, Q-5, Lt-1); Escola Duque de Caxias (Vila Militar), Escola Pequeno Príncipe (Folha 32) e na zona rural as escolas são “João 23”, na Vila Café e “Adão Machado”, na Vila Trindade.
Nos próximos dias, o prefeito Sebastião Miranda inaugura a Praça da Criança, que está em fase de acabamento, na Rotatória do Hotel Vale do Tocantins e Hospital Municipal, dando continuidade à entrega do pacote de obras à população em 2007.
FÓRUM DE TURISMO REGIONAL
Nos dias 8 e 9 de fevereiro, realiza em Marabá, o Fórum Regional de Turismo, na sala de reuniões do Hotel Del Príncipe, bairro Amapá, com a presença dos secretários de turismo do sul e sudeste paraense.
A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM Ísis Mourão disse que os participantes são representantes de turismo da região e membros de entidades ligadas ao setor turístico. “Na ocasião, vamos discutir nossas propostas para o turismo sustentável e apresenta-la à nova diretoria da Paratur”.
A pauta inclui: Atualização das discussões da posse da Nova Diretoria; Posicionamento referente ao novo Governo Estadual; Finalizar requisitos para legalização definitiva do Fórum e Indicação da pauta de reivindicações e ações conjuntas com a PARATUR e Governo do Estado.
Anne Pontes assume a presidência da Paratur dia 2 de fevereiro e logo após convoca uma reunião com todos os secretários de turismo do Pará para conhecer os pontos positivos e as dificuldades regionais.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1051

CONSELHO DE TRANSPORTE
Hoje, 26, às 15h45, na Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), acontece reunião de trabalho com representantes do Conselho Municipal de Transporte Público (CMTP), objetivando traçar estratégias de ação com vista a implementação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, bem como tratar de outros assuntos inerentes à melhoria do transporte público em Marabá.
O coordenador de Transportes/DMTU Rogério Mathias da Silva, explica que na reunião, as empresas de transportes vão conhecer as vantagens do novo sistema, já em uso em grandes cidades do país, inclusive parte da frota urbana de Belém.
O Sistema de Bilhetagem Eletrônica é um instrumento que visa garantir aos usuários do transporte coletivo urbano, o pagamento de um preço de passagem mais justo, visto ter como uma das principais funções a minimização de fraudes e, com isso, as empresas concessionárias podem investir mais recurso na qualidade de seus serviços.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Os coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Marabá reúnem-se com a Coordenação do Departamento de Programas e Projetos/Semed nos dias 30 e 31 deste mês, para tratar do Planejamento Educacional 2007.
A coordenadora daquele Departamento, Maria da Conceição Lima, informa que o encontro será no auditório da Semed, de 8 às 12h e de 14 às 18h.
PREFEITO INAUGURA PRAÇA NO BH
Neste sábado, 27, o prefeito Sebastião Miranda entrega a população de Marabá mais uma bela área de lazer. Trata-se da Praça “Osvaldo Mutran Júnior – Júnior do Vavá”, no bairro Novo Horizonte.
Para a cerimônia de inauguração, que acontece a partir das 19 horas, o prefeito convida a todos os moradores do município, principalmente aqueles que moram as proximidades do local, para participarem desse momento festivo.
A praça ganhou ajardinamento com plantas do horto municipal; iluminação especial, com lâmpadas do tipo vapor de sódio e postes altos para ampliar a iluminação na área; pavimentação em bloquetes e brinquedos em madeira de lei para a garotada. Esta é uma nova área é mais uma opção de lazer saudável ao alcance de todos.
ADIADA INAUGURAÇÃO DO CEACA
O prédio do Centro de Atendimento da Criança e Adolescente (Ceaca), que também vai congregar um novo serviço da Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura –, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), previsto para ser inaugurado amanhã, 27, mais uma vez foi adiado, ficando a provável data de inauguração o próximo sábado, 03 de fevereiro.
Segundo o titular da Seasp, Ronaldo Yara, o prédio foi construído em amplo térreo junto ao CAIC (Folha 13) e comporta, no que tange ao Ceaca, sala de aula, brinquedoteca, artesanato, sala de pintura, oficina de brinquedo, coordenação, atendimento, três banheiros (um para portadores de necessidades especiais), cozinha e sala de informática.
Quanto ao CRAS, uma sala de recepção, atendimento individualizado para psicólogos (2), assistente social (1). Todos os móveis e equipamentos já foram adquiridos, estando apenas na dependência da agenda do prefeito Tião Miranda para sua inauguração.
Além do atendimento fixo, o CRAS também está incumbido de trabalho externo com as famílias em situação de vulnerabilidade social daquela área. Os casos que não têm solução in loco, devem ser encaminhados para programas específicos na Seasp.
Ronaldo acredita que o CRAS é uma grande conquista do governo que vai ajudar a minimizar os problemas sociais do município, inclusive na redução da demanda da Seasp, hoje muito grande. A partir dos resultados desse projeto piloto, a intenção é ampliar o atendimento social a outros bairros, visto que Marabá necessita de pelo menos mais três CRAS (São Félix, Velha Marabá e núcleo Cidade Nova, bairros Independência e Liberdade).
MUNICÍPIO PRECISA DE PARCERIAS
Com objetivo de proceder reformas e ampliações no sistema de saúde pública, a Prefeitura de Marabá, através do secretário de Saúde Pedro Correa Lima, está buscando parcerias com a iniciativa privada, inclusive a Companhia Vale do Rio Doce. No ano passado o município gastou mais 3% além do previsto constitucionalmente com a saúde da população local e de outros municípios, mas não está conseguindo sequer atender a demanda, que triplicou com a instalação do Hospital Regional do Sudeste do Pará, por isso, não existe a mínima possibilidade sobrar recursos para aperfeiçoamento do sistema.
REPASSES DO ESTADO
Pelo menos em três áreas a SMS tem encontrado dificuldade para administrar, devido à falta de repasses do governo estadual, a exemplo do tratamento de doentes renais, manutenção do Samu e do Programa de Cirurgia de Catarata, sem falar da conclusão do Hospital Materno Infantil, em parceria com o Estado. Referente ao Samu o Estado deixou de repassar, desde agosto/2006, o equivalente a R$ 178,75 mil, o que inviabilizou até o conserto de uma ambulância, danificada em outubro, o que está sendo viabilizado agora, com recurso próprio do município.
Conforme acordo celebrado entre o Estado, Ministério da Saúde e Prefeitura, o governo federal repassa R$ 70 mil/mês para o Samu; a Prefeitura e Estado, R$ 35 mil, cada. A federação e município estão em dia, mas o Estado está em dívida com o serviço.
Quanto ao tratamento de doentes renais, o Ministério da Saúde cortou parte do recurso destinado a esse serviço, por isso o município fechou o ano com dívida de R$ 195.577 a Clínica de Doenças Renais, justamente por falta de repasse do Estado, haja vista tratar-se de serviço de alta complexidade, que é de responsabilidade do Estado, além de grande parte dos pacientes ser de outros municípios.
CATARATA E HMI
Referente a esse serviço, realizado pelas clínicas oftalmológicas de Marabá, o governo do Estado deve ao município R$ 55 mil. O não pagamento desse valor pode tornar o programa inviável no decorrer de 2007.
No que tange ao Hospital Materno-Infantil (HMI), a prefeitura gastou cerca de um milhão de reais no ano passado, mas aguarda contrapartida do Estado para inaugurar aquela casa de saúde. Diante da situação, o secretário municipal de saúde envia amanhã um relatório a Sespa, informando sobre a situação da obra e equipamentos já adquiridos.
A intenção de Pedro Correa é colocar o mais rápido possível o HMI em funcionamento ou pelo menos conseguir autorização do governo Estado para utilizar os equipamentos noutros setores da rede pública de saúde, porque esse material não pode ficar muito tempo sem funcionar.
PIS
Os servidores da Sespa que não receberam o abono PIS 2006, e que têm direito a esse benefício, deverão dirigir-se a uma agência do Banco do Brasil para receber o referido pagamento, que deve estar à disposição dos interessados desde o dia 10 deste mês.
DEPARTAMENTO DE PESSOAL
Com apoio do Sine (Sistema Nacional de Emprego) a Fundação Nova Vida oferece o curso de Departaento de Pessoal, com o seguinte programa: Contratação de funcionários; Legislação Trabalhista; Contribuições (INSS, FGTS, PIS e outros); e Rescisão de Contrato.
O curso acontece no período de 27/01 a 03/02 e tem como instrutora a pedagoga Patrícia Nazaré (especialista em Departamento de Pessoal). Inscrições e informações 3323-5687, com Onita.
ESTERILIZAÇÃO HOSPITALAR
Dirigido a enfermeiros, técnicos e estudantes de enfermagem, a direção de enfermagem do Hospital Regional do Sudeste do Pará, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove o I Encontro de Esterilização do Sudeste do Pará, a acontecer no dia 9 de fevereiro, no auditório Eduardo Bezerra.
Valor da inscrição: nível superior, um quilo de leite; nível médio e estudantes, um quilo de alimento não perecível (exceto sal). Os interessados deverão inscrever-se no local do evento, às 8h do dia de sua realização.
Programação: esterilização, limpeza e desinfecção; processos de esterilização a vapor saturado, calor seco e peróxido de hidrogênio; monitoramento do processo de esterilização a vapor; e modelos de registros.
O encontro tem como palestrantes Terezinha Neide de Oliveira, enfermeira do Hospital Geral César Carls (Fortaleza – CE); Eliana Lobato, enfermeira do Hospital Metropolitano (Belém – PA); e Cândido Freitas, enfermeiro da 3M do Brasil (São Paulo – SP), empresa fornecedora de equipamentos para esterilização.
TEMPO E NÍVEL DAS ÁGUAS
Segundo o instituto de meteorologia Clima Tempo de hoje (26) a terça-feira, 30, vai haver sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A possibilidade de precipitação chega a até 80% a partir de amanhã, com volume de chuva na casa dos 20 mm/m².
Enquanto o Canal do Tempo prevê trovoadas esparsas para o período de hoje a 4 de fevereiro. Há maior chance de chuva à noite, em função do aumento da umidade relativa do ar, que hoje deve chegar aos 70%. Temperatura entre a mínima de 25º C e máxima de 32º C.
Diante do baixo volume de chuvas, as águas do rio Tocantins estão em baixa, amanhecendo nesta sexta-feira aos 5,77m, oito centímetros abaixo do nível de ontem (5,85m). Em 26/01/2006, a régua pluviométrica media 7,08 metros acima do nível do normal.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas